You are on page 1of 16

Geografia

Conceito Geografia a cincia que estuda a distribuio dos fenmenos fsicos, biolgicos e humanos na superfcie da Terra, as causas e as relaes locais desses fenmenos.

Evoluo da Geografia
Os primeiros registros de conhecimentos geogrficos se encontram em relatos de viajantes, como o grego Herdoto, no sculo V a.C. A percepo dos gregos sobre a Terra era bastante avanada, e filsofos como Pitgoras e Aristteles acreditavam que ela tinha a forma esfrica. No sculo III a.C., Eraststenes de Cirene, na Geographica, primeira obra a usar a palavra geografia no ttulo, calculou a circunferncia da Terra com assombrosa aproximao.

Com a queda do Imprio Romano no Ocidente, o conhecimento geogrfico greco-romano perdeu-se na Europa, mas, durante os sculos XI e XII foi preservado, revisto e ampliado por gegrafos rabes. As adies e correes que estes fizeram, no entanto, foram ignoradas pelos pensadores europeus que, na poca das cruzadas, retomaram as primeiras teorias. Assim, os erros de Ptolomeu se perpetuaram no Ocidente at que as viagens realizadas dos sculos XV e XVI comearam a reabastecer a Europa de informaes mais detalhadas e precisas sobre o resto do mundo. Em 1570, o cartgrafo flamengo Abraham Ortelius organizou vrios mapas sob a forma de livro, no primeiro Atlas de que se tem notcia.

Determinismo Ambiental
Teoria formulada no sculo XIX pelo gegrafo alemo Friedrich Ratzel que fala das influncias que as condies naturais exerceriam sobre o ser humano, sustentando a tese de que o meio natural determinaria o homem. Nesse sentido, os homens procurariam organizar o espao para garantir a manuteno da vida. O maior sinal de perca de uma sociedade seria a perda do territrio.

Possibilismo Geogrfico
Teve origem na Frana, com Paul Vidal de la Blache. Enquadrado no pensamento poltico dominante, num momento em que a Frana tornou-se uma grande soberania, ele realizou estudos regionais procurando provar que a natureza exercia influncias sobre o homem, mas que homem tinha possibilidades de modificar e de melhorar o meio, dando origem ao possibilismo. A natureza passou a ser considerada fornecedora de possibilidades e o homem o principal agente geogrfico.

Geografia Regional ou Mtodo Regional


Representou a reafirmao de que os aspectos prprios da Geografia eram o espao e os lugares. O mtodo era comparar regies, segundo critrios de similaridade e diferenciao. Os gegrafos regionais dedicaram-se coleta de informaes descritivas sobre lugares, dividir a Terra em regies. As bases filosficas foram desenvolvidas por Vidal de La Blache e Richard Hartshorne. Hartshorne no utilizava o termo regio: para ele os espaos eram divididos em classes de rea, nas quais os elementos mais homogneos determinariam cada classe, e assim as descontinuidades destes trariam as divises das reas. Este pensamento geogrfico ficou conhecido como mtodo regional.

Geografia Pragmtica (Nova Geografia, Geografia Teortica ou Quantitativa)


Corrente de pensamento da dcada de 1950 que surgiu da necessidade de exatido, atravs de conceitos mais tericos e apoiados em uma explicao matemtico-estatstica.

Foi usada como um forte instrumento de poder estatal, pois manipulava dados atravs de resultados estatsticos. Predominou na GrBretanha e nos Estados Unidos, principalmente na dcada de 1960 a meados de 1970. A partir da dcada de 1960, a Geografia Pragmtica comeou a sofrer duras crticas. Uma das principais crticas o fato de no considerar as peculiaridades dos fenmenos, pois o mtodo matemtico explica o que acontece em determinados momentos, mas no explica os intervalos entre eles, alm de apresentar dados considerando o todo de forma homognea, desconsiderando, portanto, as particularidades.

Geografia Crtica ou Geografia Marxista


Essa corrente de pensamento geogrfico surgiu na Frana, em 1970, e depois na Alemanha, Brasil, Itlia, Espanha, Sua, Mxico e outros pases. A Geografia crtica estabelece o rompimento da neutralidade no estudo da geografia e prope engajamento e criticidade junto a toda a conjuntura social, econmica e poltica do mundo. Estabelece tambm uma leitura crtica frente aos problemas e interesses que envolvem as relaes de poder e pratividade frente as causas sociais, defendendo a diminuio das disparidades scio-econmicas e diferenas regionais. Defendia ainda a mudana do ensino da geografia nas escolas, ao estabelecer uma educao que estimulasse a inteligncia e o esprito crtico.

Geografia Humanstica ou Cultural


Tem como base os trabalhos realizados por Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, Edward Relph e Mercer e Powell. A Geografia Humanstica ou Cultural procura valorizar a experincia do indivduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relao aos seus lugares, ou seja, a cultura dos grupos sociais. Para cada indivduo, para cada grupo humano, existe uma viso do mundo, que se expressa atravs das suas atitudes e valores para com o ambiente. o contexto pelo qual a pessoa valoriza e organiza o seu espao e o seu mundo, e nele se relaciona.

Geografia Ambiental
Ramo da geografia que descreve os aspectos espaciais da interao entre humanos e o mundo natural. Requer o entendimento dos aspectos tradicionais da geografia fsica e humana, assim como os modos que as sociedades conceitualizam o ambiente.Emergiu como um ponto de ligao entre a geografia fsica e humana como resultado do aumento da especializao destes dois campos de estudo.Como a relao do homem com o ambiente tem mudado em consequncia da globalizao e mudana tecnolgica, uma nova aproximao necessria para entender esta relao dinmica e mutvel. Exemplos de reas de pesquisa em geografia ambiental incluem administrao de emergncia, gesto ambiental, sustentabilidade e ecologia poltica.

PRINCPIOS METODOLGICOS DA CINCIA GEOGRFICA


A) Princpio da Extenso ou Localizao - O gegrafo, ao estudar um fato geogrfico ou rea, deve proceder sua localizao e delimitao, utilizando para tanto os recursos atribudos pela Cartografia. Defensor: Frederich Ratzel

B) Princpio da Analogia /Generalidade ou Geografia Geral - Delimitada e observada a rea, o gegrafo deve compar-la com outras reas, buscando semelhanas e diferenas existentes. Defensores: Karl Ritter e Paul Vidal de La Blache

C) Princpio da Conexo ou Interao - Estuda o relacionamento recproco entre os fatos. Os fatos jamais devem ser estudados isoladamente, sendo sempre correlacionados. Um fato sempre influencia um outro fato. Defensor: Jean Brunhes

D) Princpio da Causalidade - O gegrafo deve explicar os motivos das ocorrncias dos fatos ou paisagens geogrficas, ou seja, buscam as causas e examinam as suas consequncias. a prpria lei de causa e efeito. Defensor: Alexander von Humboldt

E) Princpio da Atividade - Os fatos geogrficos esto em constante mutao e que seu entendimento depende de uma anlise do passado para compreender o presente.Permite analisar as tendncias de evoluo dos fatos. Reconhecer o presente como um produto ou herana do passado e analisar as transformaes ocorridas ao longo do tempo, constituem importantes bases para Geografia Moderna.Defensor: Jean Brunhes

You might also like