You are on page 1of 16

INTERFACE HOMEM-COMPUTADOR

INTRODUO
Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges paulocesar-iesb@hotmail.com

Mtodo Cientfico Aplicado IHC


PROJETO DE PESQUISA DE IHC
Estudos preliminares

Anteprojeto
Projeto

Mtodo Cientfico Aplicado IHC


VARIVEIS
Dependentes Independentes

Relao de dependncia

Obs: h as intervenientes, que atuam sobre a relao entre as duas anteriores.

Gerais
Nvel de abstrao Intermedirias Operacionais ou empricas (indicadores)

Mtodo Cientfico Aplicado IHC


VARIVEIS (1 VI de IHC ao final da aula)
1. Nas atividades a seguir, identifique as variveis que traduzam os graus

variados de abstrao de uma pesquisa de campo na rea educacional, para construir um portal para alunos, pais e professores de uma escola secundria:
Separar os alunos do 3 ano vespertino por sexo (M: masculino; F: feminino). Separar os alunos de uma sala de aula (amostra) por suas caractersticas fsicas. Separar os alunos de uma sala de aula (amostra) por suas caractersticas. 2. Admitindo-se a relao y=f(x,...), em que y a varivel dep. e x ..., a indep., identifique nas frases abaixo os termos ou oraes que podem ser representados dessa forma simblica: Aluno estudioso o aluno que sabe. Aluno que sabe o aluno que aprovado.

Mtodo Cientfico Aplicado IHC


IHC: CAMPO INTERDISCIPLINAR
A obs o ponto de partida de todo estudo cientfico
A obs valida (d evidncia) os conhecimentos adquiridos Classificao: 1) Vulgar e 2) Cientfica: 2.1) Sistemtica e 2.2) Assistemtica Perguntas que presidem a obs cientfica sistemtica:
Por que observar? (problema) Para que observar? (objetivos e interesse da pesquisa) Como observar? (metodologia, instrumentos,...) O que observar? (o campo de observao, dados,...) Quem observar? (atores do sistema)

Elementos do campo de Obs


POPULAO (a quem obs) CIRCUNSTNCIAS (qdo obs) LOCAL (onde obs)

Mtodo Cientfico Aplicado IHC


CAMPO DE OBSERVAO (Exerccio)

Suponha que voc tenha sido contratado para realizar um estudo preliminar e formular um anteprojeto para um portal da CBF. Na fase de preparo para a coleta de requisitos para o sistema, suponha que um dos cenrios para a representao visual do sistema seja um jogo de futebol. Como voc exercitaria a capacidade de abstrao da equipe de desenvolvimento, para identificar os elementos de observao sistemtica do fenmeno? Und. Obs 1. Populao
-Time A

Variveis
- Entusiasmo

- Time B
2. Circunstncia -1 tempo - 2 tempo - Gols de cada tempo de jogo - Meteorologia - Faltas, cartes ...

(Continua )

Mtodo Cientfico Aplicado IHC


CAMPO DE OBSERVAO (Cont. do exerccio)

Und. Obs 3. Local


- Meio-campo - Pequena rea - Grande rea - Escanteios

Variveis
- Conservao - Infra-estrutura (multivalorada) - Revestimento do campo

TERMINOLOGIA
Gnese da quantidade
Plano de pesquisa (problema, objetivos e hipteses) Variveis: o incio da mensurao! Tratamento numrico das variveis

Terminologia
Estudos ou pesquisas observacionais (ou descritivos): coletam dados de uma populao (objetivo: amostra ou retrato da populao). Medem variveis de interesse das unidades observadas da amostra. Fracos para estabelecer relaes entre as unidades amostrais observadas. Ficam na descrio dos fatos (estatsticas descritivas por grficos e tabelas). Experimentos (estudos ou pesquisas experimentais): alm da coleta de dados e da mensurao de variveis de uma amostra, intervm nas unidades amostrais observadas. Medem as variveis e estabelecem relaes entre elas (correlaes e relaes de causa e efeito). Convencem o pesquisador sobre a natureza observada e afetada pelas modificaes introduzidas.
Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges paulocesar-iesb@hotmail.com

TERMINOLOGIA
Unidades observacionais: entidades (indivduos) que so o alvo da observao. Se seres humanos: sujeitos. Unidades experimentais: entidades (indivduos) sobre as quais se realiza o experimento. Se seres humanos: sujeitos.

Tratamento: condio experimental especfica aplicada s unidades experimentais. Constituem-se da combinao de variveis diversas.
Varivel independente = varivel explanatria = fator

Varivel dependente = varivel resposta


Nvel: valor especfico assumido por um fator no decorrer de um tratamento num experimento.

Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges

paulocesar-iesb@hotmail.com

ANLISE
1 Tarefa agendada*
Um pesquisador foi contratado pelo C.E.O. (diretor-presidente) de uma grande empresa de consultoria em assuntos de comrcio exterior, para ajudar a criar um plano de carreira para os empregados da Diviso de Artes Grficas Digitais, a mais afetada pelas tecnologias da informao (T.I.). De alguns dos questionrios que o pesquisador aplicou, pde-se descobrir as seguintes entidades de pesquisa e alguns de seus relacionamentos: - Os operadores das estaes de trabalho (workstations) so de nvel mdio de instruo e poucos so os operadores que lem e entendem o ingls; - Todas as interfaces de comunicao homem-mquina (menus, janelas e tutoriais) dos programas de artes grficas esto em ingls; - Alguns operadores trabalham em estaes com monitores de vdeo maiores e produzem mais do que os que operam em estaes com monitores menores. Com base nas informaes acima, responda ao que se segue:
_____________________ *: entregar por e-mail at a vspera da prxima aula. Trabalhos parecidos ou idnticos no sero considerados.

ANLISE
1 Tarefa agendada (continuao)
a.

Que tipo de pesquisa voc acha mais adequada para o caso? ( ) Observacional ( ) Experimental O rol de variveis a seguir foi relacionado pelo pesquisador: - Produtividade do operador - Idioma da interface do programa de arte grfica - Dimenses do monitor de vdeo Qual dessas variveis a dependente para as finalidades da pesquisa? Resp:

b.

Qual(quais) delas (so) a(s) independente(s) ou fator(es)? Resp:


Quais so os nveis de quantificao para os fatores identificados? Resp:

Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges

paulocesar-iesb@hotmail.com

ANLISE
2 Tarefa agendada**
Quais so os efeitos da exposio repetida a uma mensagem de propaganda? Os sujeitos do experimento so estudantes de graduao de um curso de comunicao. Todos eles assistiram a um programa de TV de 40 min., que inclua anncios de uma cmera fotogrfica de 35 mm. Alguns assistiram a um comercial de 30s, outros assistiram a uma verso do comercial em 90s. O mesmo comercial foi repetido, 1, 3 ou 5 vezes durante o programa. Aps assistirem ao programa, todos os sujeitos responderam questes sobre o que lembravam do comercial, sua atitude em relao cmera e sua inteno de compr-la. Com base nas informaes acima, responda ao que se segue:
_____________________ **: entregar por e-mail at a vspera da prxima aula .Trabalhos parecidos ou idnticos no sero considerados.

Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges

paulocesar-iesb@hotmail.com

ANLISE
2 Tarefa agendada (continuao)
a.

Quais so as variveis-respostas do experimento? Resp:

b.

Quantos e quais so os fatores desse experimento? Resp:

c.

Quais so os nveis de quantificao para os fatores identificados? Resp:

d.

Quantos quais so os tratamentos aplicados nesse experimento? Resp:

Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges

paulocesar-iesb@hotmail.com

ANLISE Referncias Bibliogrficas

CASTRO, Cludio de Moura. A prtica da pesquisa 2 Ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall. 2006. 190 p. NEUFELD, John L. Estatstica aplicada administrao usando o Excel. So Paulo: Pearson Prentice Hall. 2003. 434 p. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social, mtodos e tcnicas. So Paulo: Ed. Atlas. 1999.

Prof Dr Paulo Csar Rodrigues Borges

paulocesar-iesb@hotmail.com

O CONHECIMENTO ...

... A MAIS DEMOCRTICA ...

FIM

... FONTE DO PODER.

(A 3 ONDA - ALVIN TOFFLER)

You might also like