You are on page 1of 34

Profa. Ms.

Nathlia Cristina Cirone Silva

a invaso e multiplicao de um microrganismo dentro ou sobre um tecido corporal. Provoca sinais, sintomas e resposta imune. Para ocorrer a transmisso da infeco:
Agente causal Hospedeiro susceptvel Reservatrio infeccioso Porta de entrada do hospedeiro Modo de traansmisso Porta de sada

Enfraquecimento dos mecanismos de defesa Fatores ambientais e de desenvolvimento Caractersticas patognicas

Pele Flora normal Lisozimas Estrutura de defesa Sistema imune saudvel

Ocorre alterao na capacidade de reconhecer e combater agentes patognicos. Alterao das funes dos linfcitos T e B.
Congnitas: Gentica. Adquiridas: Infeco, desnutrio, estresse crnico ou gravidez.

Higiene inadequada Desnutrio Barreiras fsicas inadequadas para evitar a invaso microbiana Estresse fsico e emocional Doenas crnicas Tratamento clnicos e cirrgicos Imunizao inadequada

Sistema imune no completo at seis meses de idade Idade avanada: declnio do sistema imune

Fatores que influenciam a patogenicidade:


Especificidade Capacidade de invadir Quantidade Virulncia e toxigenicidade Adesividade Viabilidade

Incubao: O microrganismos se multiplica e contagioso. Estgio prodrmico: O paciente, ainda contagioso, sente mal estar vago. Doena aguda: Os microrganismos esto destruindo clulas e afetando sistemas especficos do hospedeiro. Estgio de covalescena: O sistema imune combate a infeco e h cicatrizao dos tecidos lesionados.

Bactrias:
Unicelulares Parede celular que as protegem Reproduo rpida Podem ser em formas de cocos, bacilos ou espirilos. Aerbicas e anaerbicas. Mveis e imveis. Encapsuladas ou no e esporuladas. Lesa os tecidos corporais interferindo nas funes celulares ou liberando exotoxinas. Causam infeco de ferimentos, pneumonia, infeces e/ou intoxicaes intestinais

Fungos:
Parede rgida e ncleo. Ocorrem como leveduras ou bolores. Muito encontrados no meio ambiente Maioria oportunistas. Causam p de atleta, infeces vaginais.

Vrus:
RNA. Menores organismos conhecidos. S se replica na clula hospedeira. Destroem o tecido adjacente e liberam toxinas. Podem entrar pelos tratos Gi, respiratrio ou genital. Os retrovrus so incorporados pela clula hospedeira (p.e. HIV)

Riqutsias:
Se assemelham s bactrias. No tem parede celular e precisa da clula hospedeira para proteo. Transmisso por picadas de insetos. Causa tifo, doena de Chagas.

Clamdias:
So menores que bactrias e maiores que vrus. Dependem da clula do hospedeiro para replicao. Transmisso por contato direto. Infeces de uretra, bexigas e prstata.

Micoplasma:
Semelhante s bactrias. Podem viver fora da clula hospedeira. Causa pneumonias atpicas e infeces secundrias.

Parasitas:
Organismos unicelulares ou pluricelulares que obtm sua nutrio do hospedeiro. Habitualmente no matam o hospedeiro. Parasitas que podem causa infeces: helmintos, pulgas, carrapatos, etc)

Inflamao:
Principal mecanismo de defesa reativo. Resulta de leso tissular, infeco ou reao alrgica. Estgio vascular: As arterolas locais sofrem constrio breve seguido de dilatao, levando ao aumento de lquido nos capilares que causa o edema. Liberao de histamina e bradicinina aumentam a permeabilidade capilar. Estgio celular: leuccitos e plaquetas se dirigem para as clulas lesadas. Fagocitose e controle de sangramento.

Anlise do nmero de leuccitos. Coloraes utilizadas para identificar agente patognico. Diagnstico em meio de cultura para identificar o microrganismo. Exames adicionais: Tomografia computadorizada, radiografias, etc.

Vacinas: Induzem resposta imune primria. Antibiticos: podem ser bactericidas ou bacteriostticos. Drogas antifngicas: aumento da permeabilidade da membrana. Drogas antivirais: interrompem a replicao. Evitar disseminao da infeco,no tomar medicamentos sem prescrio mdica nem tomar de forma errada, evitar pessoas com outras doenas

CONTAMINAO Presena transitria de microrganismos em superfcie sem invaso tecidual ou relao de parasitismo. Pode ocorrer em objetos inanimados ou em hospedeiros. Ex: Flora transitria das mos. COLONIZAO Crescimento e multiplicao de um microrganismo em superfcies epiteliais do hospedeiro, sem expresso clnica ou imunolgica. Ex: Microbiota humana normal. INFECO Danos decorrentes da invaso, multiplicao e ao de produtos txicos de agentes infecciosos no hospedeiro, ocorrendo interao imunolgica. INTOXICAO Danos decorrentes da ao de produtos txicos que tambm podem ser de origem microbiana. Ex: Toxinfeco alimentar.

PORTADOR
Indivduo que alberga um microrganismo especfico, sem apresentar quadro clnico atribudo ao agente e que serve como fonte potencial de infeco.

DISSEMINADOR
o indivduo que elimina o microrganismo para o meio ambiente. Pode se tornar um disseminador perigoso quando passa a ser fonte de surtos de infeco. Sendo um profissional de sade, deve ser afastado das atividades de risco at que se reverta a eliminao do agente.

INFECO HOSPITALAR (IH)


aquela adquirida aps a admisso do paciente, que se manifesta durante a internao ou aps a alta e que pode ser relacionada com a internao ou procedimentos hospitalares. Diagnstico das IH: 1- Princpios: - Evidncia clnica - Exames laboratoriais - Evidncias de estudos com mtodos de imagem - Endoscopia - Biopsias

INFECO COMUNITRIA (IC) aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente, desde que no relacionada com a internao anterior no mesmo hospital.
So tambm IC: - Infeco que est associada com complicao ou extenso da infeco j presente na admisso, a menos que haja troca de microrganismos. - Infeco do RN cuja aquisio por via placentria conhecida e tornou-se evidente logo aps o nascimento. Ex: toxoplasmose, herpes simples. - Infeco do RN associada bolsa rota >24 horas.

INFECO NO PREVENVEL aquela que acontece a despeito de todas as precaues tomadas.

INFECO ENDGENA a infeco causada pela microbiota do paciente. INFECO EXGENA a infeco que resulta da transmisso a partir de fontes externas ao paciente. INFECO METASTTICA a expanso do agente etiolgico para novos stos de infeco.

CLASSIFICAO DAS CIRURGIAS QUANTO AO POTENCIAL DE CONTAMINAO

POTENCIAL DE CONTAMINAO Nmero de microrganismos presentes no tecido a ser operado. CIRURGIA LIMPA - No ocorre penetrao no trato digestivo, respiratrio ou urinrio. - realizada em tecidos estreis ou passveis de descontaminao. - Ausncia de processo infeccioso e inflamatrio local ou de falhas tcnicas grosseiras. CIRURGIA POTENCIALMENTE CONTAMINADA - Ocorre penetrao nos tratos digestivo, respiratrio ou urinrio sem contaminao significante. - realizada em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos de difcil descontaminao. - Cirurgia com drenagem aberta.

Constitui um mecanismo de defesa local, exclusivo de tecidos mesenquimais lesados. Pode ser definida como sendo uma... "... resposta local do tecido vascularizado agredido, caracterizada por alteraes do sistema vascular, dos componentes lquidos e celulares, bem como por adaptaes do tecido conjuntivo vizinho".

feito por antiinflamatrios que inibem a produo de prostaglandinas. Prostaglandinas: causam uma maior permeabilidade capilar e tambm tem o poder da quimiotaxia, atraindo clulas como macrfagos especializadas na fagocitose de restos celulares resultantes durante o processo inflmatrio.

Vermelhido: as arterolas se dilatam e a circulao aumenta no local. Calor: Resulta da vasodilatao local e extravasamento de lquidos no interstcio. Dor: Receptores so estimulados pelo tecido edemaciado, alteraes de ph e produtos qumicos excretados. Edema: Vasodilatao local, extravasamento de lquidos para o espao intersticial e loqueio da drenagem linftica.

Febre:
Elevao da temperatura auxilia contra a infeco. Sudorese para resfriar o corpo.

Inflamao crnica:
O corpo deixa o microrganismo encapsulado para isolamento. Pode ocorrer cicatrizes permanentes e perda da funo tissular.

Leucocitose:
Aumento do nmero e tipo de leuccito circulante. Fagocitose de tecidos mortos e bactrias. Macrfagos preparam a rea para cicatrizao.

1) Fase irritativa: modificaes morfolgicas e funcionais dos tecidos agredidos que promovem a liberao de mediadores qumicos, estes desencadeantes das demais fases inflamatrias. 2) Fase vascular: alteraes hemodinmicas da circulao e de permeabilidade vascular no local da agresso. 3) Fase exsudativa: caracterstica do processo inflamatrio, esse fenmeno compe-se de exsudato celular e plasmtico oriundo do aumento da permeabilidade vascular.

4) Fase degenerativa-necrtica: composta por clulas com alteraes degenerativas reversveis ou no(neste caso, originando um material necrtico).

5)Fase produtiva-reparativa: relacionada caracterstica de hipermetria da inflamao, ou seja, exprime os aumentos de quantidade dos elementos teciduais - principalmente de clulas -, resultado das fases anteriores. Essa hipermetria da reao inflamatria visa destruir o agente agressor e reparar o tecido injuriado.

Sada de clulas e lquidos de dentro do vaso. Esse fenmeno corresponde fase exsudativa.

1) Isquemia transitria: devido constrio arteriolar oriunda de um reflexo provocado pelo estmulo agressor; h parada do fluxo sangneo e, conseqentemente, o local fica esbranquiado. 2) Hiperemia: arteriolar ou ativa: aps a contrao e a parada de circulao sangnea, o fluxo restabelecido, sendo os capilares totalmente preenchidos por sangue; o que resulta em uma vasodilatao arteriolar, leva ao aparecimento do eritema (zona avermelhada); 3) Edema: devido ao aumento da presso hidrosttica e da permeabilidade venular, provocando perda de gua e eletrlitos e diminuio da velocidade sangunea.

Refere-se migrao, para o foco inflamatrio, de lquidos e clulas, provenham eles de vasos ou dos tecidos vizinhos.
EXSUDAO PLASMTICA : Sada de plasma para fora da luz vascular, com quantidades diversas de gua, eletrlitos e protenas. EXSUDAO CELULAR: Passagem de clulas pela parede vascular em direo ao interstcio, ao local atuante do agente inflamatrio.

Quanto ao tempo de durao:


Fase aguda: Resposta inflamatria imediata e inespecfica do organismo diante da agresso. Fase Crnica: Reao tecidual caracterizada pelo aumento dos graus de celularidade e de outros elementos teciduais mais prximos da reparao, diante da permanncia do agente agressor.

Quanto ao tipo de elemento tecidual:


Serosa: Bolha de queimadura Hemorrgica: Glomerulonefrite Necrotizante: ulcerao Purulenta: Furunculo

You might also like