You are on page 1of 54

SEGURANA E SADE NO TRABALHO RURAL E AGROINDUSTRIA

Objetivo

Aplicabilidade

Histrico da Segurana no Trabalho Rural


uma das atividades mais antigas e mais importante no desenvolvimento evolutivo e scio-econmico da humanidade, sendo que cerca de 1 bilho e meio de pessoas no planeta trabalham hoje no campo. Segundo o IBGE, no Brasil, cerca de 20 milhes de pessoas trabalham em atividades agrrias.

Apesar do grande nmero de trabalhadores, a preocupao com a segurana e a sade do trabalho rural bastante recente. Segundo a Organizao Internacional do Trabalho, o setor rural uma das atividades de maior ndice de acidentes no mundo, ao lado da construo civil e minerao.

Os acidentes fatais giram em torno de 170 mil trabalhadores por ano na agroindstria mundial. A OIT, adota desde 1921, diversas convenes referentes aspectos das atividades agrcolas, inclusive a segurana e sade no desenvolvimento do trabalho.

Lei n 5.889/73 Direito do Trabalho Rural

Art. 3 Considera-se empregador rural, para efeitos desta Lei, a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados.

Art. 4 Equipara-se ao empregador rural, a pessoa fsica ou jurdica que, habitualmente, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem.

Art. 5 Em qualquer trabalho contnuo de durao superior a seis horas, ser obrigatrio a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, observados os usos e costumes da regio, no se computando este intervalo na durao do trabalho. Entre duas jornadas de trabalho haver um perodo mnimo de onze horas consecutivas de descanso.

Art. 7 Para efeitos desta Lei, considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte na atividade pecuria.

Pargrafo nico Todo trabalho noturno ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) sobre a remunerao normal. Art. 8 Ao menor de 18 anos vetado o trabalho noturno.

Segurana e Sade do Trabalhador Rural

As pessoas imaginam que o trabalho rural sempre mais seguro que o industrial porque mais perto da natureza.

Isso j foi mais verdadeiro no tempo em que os lavradores no utilizavam produtos qumicos, mquinas perigosas e nem ficavam sujeitos insolao e radiao solar to forte como acontece em nossos dias.

As polticas de modernizao da agricultura, devem se preocupar com a capacitao e treinamento do trabalhador rural. Pois, os prejuzos causados pelo uso inadequados de agrotxicos, ganharam dimenso social, uma vez que, ao prejudicar a sade humana, demandam verbas pblicas e privadas para o atendimento mdicohospitalar.

Para afastar os riscos de contaminao com produtos perigosos em contato com a pele e outros rgos, o que se necessita de cobertura isolante como luvas, botas, aventais, mscaras ou de instrumentos como pinas, ps, etc.

Ainda cumpre observar que sendo o trabalho rural a cu aberto obrigatrio o oferecimento de abrigos contra as intempries e at protees especiais contra insolao excessiva (protetor solar), calor, frio, umidade, quando se trabalha tambm em terrenos encharcados, ventos, condies sanitrias e outras tantas medidas, como proteo contra rudos, gases em excesso (comuns nas criaes de animais).

Todo trabalhador rural tem direito ao EPI (Equipamento Proteo Individual) que devem ser fornecidos de graa pelo seu empregador. Deixar de fornecer o EPI gera responsabilidade civil e criminal conforme a natureza das conseqncias, ou seja, dos danos sofridos pelos empregados.

Segundo Pesquisa da Agncia Brasileira de Defesa Vegetal (ANDEF), as medidas mais importantes que aumentam a probabilidade de intoxicao so, os indivduos que admitiram no usar equipamento de proteo individual; lavar os equipamentos em tanque de uso domstico.

As reclamaes mais comuns que levam trabalhadores rurais a no usarem equipamentos de proteo individual so o desconforto e ferimentos causados pelo uso inadequado, falta de capacitao e esclarecimentos, e, os empregadores no disponibilizarem adequadamente os equipamentos de proteo.

O produtor tem um papel importante e deve educar o trabalhador, demonstrando o perigo que a exposio aos agentes nocivos pode causar, por falta do uso correto dos protetores.

Conseqentemente, essas aes preventivas podem diminuir a exposio a riscos e aos problemas de sade, melhorando o trabalho e reduzindo futuras aes judiciais.

Respiradores utilizada em locais onde h somente a necessidade de proteo nasal, podendo haver um ou dois filtros. A sua cinta de quatro pontas, propicia uma melhor fixao, gerando uma melhor proteo e conforto ao usurio. recomendado para vrios setores como agricultura na pulverizao, na indstria em cabines de pintura etc.

Mascara Descartavel PFF1 - Poeiras e Nvoas Poeiras e nvoas,conforme normas de segurana do trabalho e programa de proteo respiratria. Advertncias - No utilizar caso atmosfera apresente baixa concentrao de oxignio,locais com riscos explosivos. No devem ser feitas alteraes na estrutura da mscara,e nem adaptaes.

ESFOTEC

Mscara Descartvel Protege contra poeira em obras. Serve para contatos com tintas e outras qumicas etc Mais conforto e durabilidade.

Filtro para Vapores Orgnico.

Filtro para Vapores gases cidos.

Mascara Facial - REAL Material: Termoplstico atxico, cinco pontos de fixao, visor em policarbonato. A mscara panormica facial utilizada em casos onde h o manuseio de produtos qumicos nocivos a pele e/ou aos olhos, pode vir acompanhada com filtros VO (vapores orgnicos) ou VO/GA (vapores orgnicos e gases cidos).

Luva Latex Forrada - Luva Sanro Top internamente aveludada com flocos de algodo,proporciona maior conforto e sensibilidade. - Tamanho pequena . - Sanro Top antiderrapante e dispensa o uso do talco. - Elaborada com latx de borracha natural da mais alta qualidade,portanto,mais durvel e resistente. - Cor verde

Luva Latex Misto - Luva mixta (cano amarelo e palma azul). - Ltex natural, flocada, palma antiderrapante. - Medida: 33cm comprimento, 0,70mm espessura.

Um dos problemas mais freqentes e menos percebido nas edificaes de propriedades e empresas rurais, diz respeito s condies do sistema de fornecimento e distribuio de energia eltrica.

Animais Peonhentos

Animais peonhentos so aqueles cujo organismo produz veneno. Em geral, tm um ferro com o qual injetam o veneno nas suas vtimas.So animais peonhentos as aranhas, os escorpies e as lacraias entre outros.

Examinar roupas, calados, toalhas e roupas de cama antes de us-los. Andar sempre calado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construo, lenha, etc.

PROFISSIONAIS LEGALMENTE HABILITADO/N DE COLABORADORES ( RURAL ).


N N TRABALADORES TRABALADORES ENG. MED. ENG. MED. SEGURANA TRABALHO SEGURANA TRABALHO TEC. TEC. SEGURANA SEGURANA ENF. ENF. TRABALHO TRABALHO AUX. AUX. ENFERMAGEM ENFERMAGEM

51 a 150 51 a 150
151 a 300 151 a 300 301 a 500 301 a 500 501 a 1000 501 a 1000 Acima de 1000 Acima de 1000

---01 01 01 01

--01 01 01 01 01 01

01 01
01 01 02 02 02 02 03 03

---01 01 01 01

-01 01 01 01 01 01 02 02

CLT

PROFISSIONAIS LEGALMENTE HABILITADO/N DE COLABORADORES ( RURAL ) EXTERNO.


N N TRABALADORES TRABALADORES ENG. MED. ENG. MED. SEGURANA TRABALHO SEGURANA TRABALHO TEC. TEC. SEGURANA SEGURANA ENF. ENF. TRABALHO TRABALHO AUX. AUX. ENFERMAGEM ENFERMAGEM

Ata 150 51 500 501 a 1000 151 a 300

01 01 -

01 01 -

02 01 03 01

01 01 -

01 01 01

Acima5001000 301 a de

02 -

02 01

04 02

02 -

03 01

CLT

A CIPATR, ser composta por representantes indicados pelo empregador e representante eleitos pelos empregados de forma paritria, de acordo com a seguinte proporo mnima.
N Trab. N de Membros Repres. dos Trabalhadores Repres. do Empregador 20 a 35 36 a 70 71 a 100 101 a 500 501 a 1000 Acima de 1000

01

02

03

04

05

06

01

02

03

04

05

06

CLT

Definio e Classificao dos Agrotxicos

Por determinao legal, todos os produtos devem apresentar nos rtulos uma faixa colorida indicativa de sua classe toxicolgica.
CLASSE NVEL TOXICOLGICO FAIXA COLORIDA INDICATIVA

Classe I
Classe II Classe III Classe IV

Extremamente txico
Altamente txico Medianamente txico Pouco ou muito pouco txico

Vermelha
Amarela Azul Verde

You might also like