You are on page 1of 85

Bacharelando em Teologia Oaidson Bezerra e Silva

O inicio do sculo XXI traz consigo uma realidade de progressos para humanidade, a capacidade de produzir bens e servios rapidamente se expandiu, a cincia nos vrios nveis e ramos da sociedade sempre segue uma linha crescente. As expectativas sempre so superadas, pases onde no havia democracia comeam a ver um governo com bases decididas pela populao. Mas tanto progresso parece no impactar de forma eficaz e mudar a realidade social no mundo hodierno.

DADOS DO BANCO MUNDIAL (2009):

1.2 bilhes vivem em condio de extrema pobreza. Quase 3 bilhes vivem abaixo da linha da pobreza. 1/3 das crianas dos pases em desenvolvimento so mal

nutridas. 1.3 bilhes no dispem agua potvel para beber. 17 milhes ainda morrem todos os anos por doenas parasitarias curveis (malria, diarreia, tuberculose, etc.). 30% da populao mundial est desempregada ou subempregada. S na Amrica latina mais de 40% sobrevivem de renda informal (sem acesso a seguros sociais).

A concentrao de renda continua aumentando o abismo entre ricos e pobres. Nas ultimas trs dcadas o acumulo de renda entre o mais ricos cresceu de 70% para 85 %, ao passo que os a renda entre os mais pobres diminuiu de 2% para 1,45%. O quinto da populao mundial vive em pases ricos e dono de 86% do produto bruto mundial, 82% das exportaes, e mais de 95% do credito, j o quinto mais pobre s possui 1% disso tudo. Cerca de 2% da populao mundial possuem metade de toda riqueza mundial. A polarizao social cria diferenas to agudas e acentuadas que chega ao absurdo.

Exemplo de polarizao social.

Exemplo de polarizao social.

Dados da FAO (FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION, 2012) apontam: 800 milhes passam fome. 1 em cada 7 pessoas vo para cama com fome. A fome o nmero um na lista dos 10 maiores riscos para a sade. Ela mata mais pessoas anualmente do que AIDS, malria e tuberculose juntas. Custa apenas 25 centavos de dlar por dia alimentar uma criana com todas as vitaminas e os nutrientes de que ela precisa para crescer saudvel. (Fonte: PMA, 2011). A fome o nico grande problema solucionvel que o mundo enfrenta hoje.

Para quem tem uma boa posio social, falar de comida coisa baixa. compreensvel: eles j comeram. Bertolt Brecht

Kliksberg, foi assessor da ONU, BID, UNESCO, UNICEF, OIT, OEA, OPS e outros organismos internacionais,(2009) afirma: As fortes tenses sociais acumuladas em todas as reas referidas, alm de outras que a elas se podem acrescentar, constituem um espao favorvel para processos de enfraquecimento do tecido social, como a desintegrao da famlia e o aumento da criminalidade. A famlia, instituio central de grande parte das sociedades, fornecedora de normas morais, educao bsica, sade preventiva, afeies bsicas, modelos de referncia, est seriamente deteriorada pelos problemas sociais e tende a criar o abandono de sua figura masculina. Por outro lado, em diversas sociedades, observa-se um marcado aumento das cifras de criminalidade. (O IMPACTO DAS RELIGIES SOBRE A AGENDA SOCIAL ATUAL, 2009.)

O brasil a sexta economia mundial, porm, impera como


uma das mais desiguais do mundo. Considerada a sexta economia do mundo ainda convive com 16,2 milhes de brasileiros em situao de extrema pobreza. Conforme o relatrio do ndice do Desenvolvimento Humano (IDH) de

2011 o Brasil foi apontado na posio de numero 84 entre os


187 pases avaliados, no ndice de desigualdade social. O percentual de brasileiros extremamente elevado. socialmente excludos

TERRAS BRASILEIRAS.

O Brasil o quinto pas em rea territorial com 8.547,403


Km.

56% dessa extenso est concentrada nas mos de 3% da populao, j 89% dos brasileiros dividem cerca de 23% das terras brasileiras. Conflitos entre ndios e recorrentes em nosso pas . agricultores ainda so

[No]ano de 2010 o crescimento do nmero de assassinatos em conflitos no campo: 34 assassinatos, um nmero 30% maior que em 2009, quando foram registrados 26. O estado do Par mantm a liderana quanto ao nmero dos assassinatos, 18, nmero 100% maior que em 2009, quando foram registrados 9 mortes. Alm dos assassinatos, em 2010 foram registradas 55 tentativas de assassinato, 125 pessoas receberam ameaas de morte, 4 foram torturadas, 88 presas e 90 agredidas.(COMISSO PASTORAL DA TERRA 2010)

CONCENTRAO DE RENDA. Outro grande problema no Brasil a concentrao de renda: Em 1995 o Brasil o Banco Mundial classificou nosso pas com o numero um no item desigualdade social no que se refere a concentrao de renda. 3% da populao recebia acima de 20 salrios mnimos, e quanto a maioria esmagadora no passava de 2 salrios. Em 2012 o Brasil sai dessa colocao mais ainda lidera entre os cinco piores. A m administrao de recursos e a falta de prioridade em investimentos realmente importantes (educao e saude por exemplo) recorrente por aqui.

ESCOLARIDADE E IMPOSTOS.
DADOS IBGE 2012

11%

da populao acima de 10 anos de idade ainda analfabeta. 31% no possui nenhum tipo de saneamento bsico. 28% no possuem coleta de lixo. Alm dos dados supracitados ainda temos a questo do aumento do trabalho informal com suas consequncias e a carga tributaria que onera o cidado brasileiro a ponto de impedir subir os estamentos sociais impostos pelo capitalismo.

A previso que em 2012 o brasileiro deixe cerca de 5 meses de trabalho para pagar seus impostos.
O Brasil tem uma das maiores cargas tributarias do planeta. A arrecadao de impostos coloca o brasil ao lado de pases como Alemanha, Canada, EUA, Frana e Japo. Visivelmente o retorno desses impostos no chegam de forma eficaz a populao.

At 28/05/12 cada brasileiro pagou de imposto R$3107,87

No nordeste brasileiro os problemas se acentuam, a regio a mais desigual da nao, liderando em todas as pesquisas de excluso social. A excluso social h anos castiga o nordeste. DADOS DO IBGE: Cerca de 56% da populao nordestina vive sem renda. Alagoas (63,08%); Piau (58,97%); Maranho (58,00%); Cear (56,92%) e Bahia (55,15%). O mesmo estudo mostra que 26% da populao no possui servios de redes de gua, 53,56% no acesso a rede de saneamento bsico.

Em relao a educao Lemos observa:

Mais uma vez observa-se que a regio Nordeste apresenta os piores indicadores em itens essenciais ao desenvolvimento. A regio apresentou os maiores percentuais de analfabetos maiores de 10 anos. E as taxas exibidas pelos estados do Nordeste, no geral, so muito elevadas. Esta regio chegou ao final de 2005, com 19,02% da sua populao, maior de 10 anos, analfabeta. As maiores taxas de analfabetismo, em maiores de 10 anos, observadas em 2005 so, pela ordem decrescente, nos estados de Alagoas (23,84%); Piau (23,11%); Maranho (21,18%); Paraba (20,92%); Cear (18,61%) e Bahia (18,32%). No Rio Grande do Norte (15,48%) e em Sergipe com 17,96% esto as menores taxas de analfabetos do Nordeste em 2005.
LEMOS, Jos de Jesus Sousa. Mapa da Excluso Social no Brasil. Radiografia de um pas assimetricamente pobre. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2005, pg. 123.

O estado do Piau figura como um dos ltimos no ranking de qualidade social.

58% da populao excluda no quesito renda monetria (PNAD 2005).

Estado como menos emprego formal da nao.


98,3% dos municpios piauienses esto mergulhados em uma situao de extrema pobreza.

Penltimo lugar no quesito alfabetizao.

O termo ao social por vezes confundido com assistncia social e servio social. Abaixo a definio dos termos

1.

Assistncia social prestar algum tipo de ajuda a algum que carece, de alguma forma, de apoio em suas necessidades. social Ir pouco mais afundo na realidade social do individuo. Trazendo um auxilio mais eficaz, porm paliativo. Ao social Mobilizao para mudanas na estrutura do problema.

2. Servio 3.

1. ARGUMENTOS BBLICOS VT E NT 2. ARGUMENTOS HISTRICOS NO


CRISTIANISMO.

3.ARGUMENTOS TEOLGICOS.

A POBREZA E A BBLIA - ANTIGO TESTAMENTO


Genesis.

O homem criado a imagem e semelhana de


Deus.

O homem como criatura dignamente superior a


outras criaturas.

A terra como bem comum do gnero humano.

Resumindo o pentateuco.
A opresso proibida (DT 24.14). A usura proibida (EX 22.25). A injustia proibida (LV 19.15).

A mais profunda ideia social veterotestamentria est em Levtico 19.18 amars o teu prximo como a ti mesmo

Um dos primeiros sistema fiscal que se tem conhecimento foi o dizimo.


Era destinado aos:

Sacerdotes. Pobres (vivas,

estrangeiros, rfos) 26.12,13 e DT 14.28,29.

DT

QUEM

ATITUDE EM RELAO A:

VERSICULO

NO MALTRATAR, AMAR, NO OPRIMIR, SE TORNAVA IGUAL PERANTE A LEI, ESTRANGEIRO EMPRESTAR SEM USURA, DIREITO A COLHEITA DOS RESPIGOS, RECEBER PARTE DOS DIZIMOS DA NAO SEREM ACOLHIDAS, NO MALTRATAR, AMAR, NO OPRIMIR,EMPRESTAR SEM USURA, DIREITO A COLHEITA DOS RESPIGOS, RECEBER PARTE DOS DIZIMOS DA NAO,

xodo 22.21; 23.9; Levtico 19.33; 25.35; Deuteronmio 10.19; 24.17; 27.19;

VIVA

xodo 22.22; Deuteronmio 10.18; 24.17; 27.19

RFOS

NO SOFRER QUALQUER ESPECIE DE TORTURA, NO MALTRATAR, AMAR, NO OPRIMIR, DIREITO A COLHEITA DOS RESPIGOS, RECEBER PARTE DOS DIZIMOS DA NAO,

xodo 22.22; Deuteronmio 10.18; 24.17; 27.19

No antigo testamento temos ainda os profetas, incansveis delatores das mazelas sociais existentes em suas realidades.

Isaas denuncia os lideres e ancios pelo desprezo aos pobres (IS 3.10,11,15; 10.1,2; 32.7).

Porventura, no este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade desfaa as ataduras da servido, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, no tambm que repartas o teu po com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e no te escondas do teu semelhante? (58.6,7).

Ezequiel demonstra no capitulo 18 que uma das caracterstica do homem piedoso a ajuda ao necessitado. E afirma qual foi a iniquidades de Sodoma:

Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irm: soberba, fartura de po e prspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado (16.49)

Jeremias afirma que o sangue dos pobres e inocentes manchavam as vestes da nao. Ams, Malaquias, Osias fazem denuncias semelhantes.

A POBREZA E A BBLIA - NOVO TESTAMENTO

Jesus e os excludos. A igreja primitiva. Os apstolos e questo social.

JESUS E OS POBRES.
Jesus se fez pobre. A pregao do evangelho foi direcionado aos pobres. Conviveu com pobres e necessitados A viso de Cristo sobre as riquezas difere dos padres de sua poca e de hoje A base do julgamento divino de acordo com Cristo ser a atitude do cristo ante o necessitado.

A IGREJA PRIMITIVA E OS POBRES.


Os cristos e o bens em comum. Houve problemas de cunho social ATOS 6.1-7. Os diconos foram institudos para amparar os necessitados. O exemplo de Tabita. O exemplo de Cornlio.

dar melhor que receber (ATOS 20.35)

O pensamento dos apstolos. Paulo que nos lembrssemos dos pobres, o que tambm procurei fazer com diligncia. (GLATAS 2.10). Tiago A religio pura e imaculada para com Deus, o Pai, esta: visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes (TIAGO 1.27). Joo Se algum rico e v o seu irmo passando necessidade, mas fecha o seu corao para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? (1JOO 3.17).

Perodo Patrstico. Perodo Escolstico. Pensamento dos O PENSAMENTO Reformadores SOCIAL CRISTO Da reforma at aos dias de hoje. NA HISTORIA

So Baslio Magno (331-379 D.C.)


Imita a terra, homem, e produz frutos sua semelhana: no sejas pior que a criatura inanimada. A terra produz frutos no para o proveito prprio, antes para tua sustentao. Tu, no entanto, qualquer fruto de bondade que produzires, recolhers para teu proveito, dado que o mrito das boas obras se reverte para os doadores. Deste ao faminto? O dom se volta para ti e te restitudo com juros. Como o trigo lanado terra transforma-se em lucro para aquele que o semeou, assim o po dado ao faminto te render, a seu tempo, lucro abundante. Pe fim, pois, ao cultivo dos campos e comea a semear para o cu.

Joo Crisstomo (347-407 D.C.)

No vos digo isto para vos impedir de fazer doaes religiosas, mas defendo que simultaneamente, e mesmo antes, se deve dar esmola. [...] Que proveito resulta de a mesa de Cristo estar coberta de taas de ouro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? Sacia primeiro o faminto, e depois adornars o Seu altar com o que sobrar. Fazes um clice de ouro e no ds um copo de gua fresca? . [...] Pensa que se trata de Cristo, que Ele que parte errante, estrangeiro, sem abrigo; e tu, que no O acolheste, ornamentas a calada, as paredes e os capiteis das colunas, prendes com correntes de prata as lmpadas, e a Ele, que est preso com grilhes no crcere, nem sequer vais visit-Lo? [...] No te digo isto para te impedir de tal generosidade, mas exorto-te a que a acompanhes ou a faas preceder de outros atos de beneficncia. [...] Por conseguinte, enquanto adornas a casa do Senhor, no deixes o teu irmo na misria, pois ele um templo, e de todos, o mais precioso

TOMS DE AQUINO

JUSTIA CUMULATIVA- TODOS TEM DIREITO A PREO JUSTO E PARTICIPAO NOS LUCROS OBTIDOS

JUSTIA DISTRIBUTIVA- TODOS OS BENS DEVEM ESTAR A DISPOSIO DE TODOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA UM.

OS REFORMADORES

LUTERO.
Deve-se ensinar aos cristos, proceder melhor quem d aos pobres ou empresta ao necessitado do que os que compram indulgncia. que pela obra de caridade cresce o amor ao prximo e o homem torna-se mais piedoso; pelas indulgncias, porm, no se torna melhor seno mais seguro e livre da pena.( tese 45 e 46) A revoluo comeada com a reforma de Lutero mudou para sempre a Alemanha.

OS REFORMADORES

Calvino.

Chegando a Genebra, vendo a misria e a corrupo de costumes a reinantes, organizou um consistrio composto por pastores e leigos que tinha autoridade para controlar a conduta dos cidados: o consistrio determinava o vesturio, o comportamento; proibia a bebida, o jogo e a dana. Havia uma disciplina bastante severa com o objetivo de moralizar os costumes. Foram estabelecidas rijas regras de comportamento, era proibida a vadiagem e o comerciante ficava impedido de roubar no peso, ou cobrar alm do preo justo.
Genebra se tornou a cidade dos sonhos.

ALGUNS EXEMPLOS PS-REFORMA

1559 JONH KNOX REVOLUCIONA A ESCOCIA.


1675 SURGE O PIETISMO COM JACOB SPENER

(ORFANATOS, ESCOLAS PARA POBRES).

1738 JONH WELEY E O USO DO DINHEIRO.


1780 SURGE A EBD ROBERT RAIKES. 1793 WILIAM CAREY E OS CINCO FUNDAMENTOS DAS MISSES.

(1. Igreja Local. 2. Agricultura. 3. Educao. 4. Medicina. 5. Ao Social).

1807 WILIAM WILBERFORCE E ESCRAVATURA NO IMPRIO BRITNICO.

ABOLIO

1817 - ELIZABETH FRY e o ministrio das mulheres encarceradas na Europa.

ALGUNS EXEMPLOS PS-REFORMA.

1865

WILIAM BOOTH cria o Exrcito da Salvao.

1963 O pastor

Martin Luther King Jr e a luta

contra o racismo.

Argumento Teolgico .
Uma das tarefas prioritrias da Igreja como comunidades de discpulos de Cristo... a encarnao dos valores do Reino de Deus e a globalizao da solidariedade com as vtimas do sistema institucionalizado de injustia no nvel mundial. (PADILLA, 2002, p.97)

Argumento Teolgico .
O amor s de palavras aumenta a incredulidade no corao do homem, distancia mais e mais o homem de Deus; porque ns vamos pregar-lhe a f, a f em Deus, e ento o deixamos l, com o seu problema, com a sua f, com a sua misria. E ento ele fica se questionando Que Deus perverso esse que tem s palavras? (Francisco Chagas de Souza 1 Seminrio Batista Cearense de Ao Social, 1989)

Argumento Teolgico .

1. 2. 3. 4. 5. 6.

O carcter de Deus como motivao para ao Amor e Justia O homem como imagem e semelhana de Deus A dignidade da pessoa humana. mandamento divino cuidar do pobre. da vontade de Deus uma sociedade justa. Argumento protolgico e escatolgico da criao.

ESCAPISMO ESCATOLOGICO

REALIDADE SOCIAL

Ns crentes, tipicamente aceitamos que o reino de Deus por fim encher toda a terra, e que isso se far de um modo sobrenatural. Por isso damos toda a nfase pregao do evangelho, orao e evangelizao. Quanto ao restante da vida a arte, a universidade, a poltica etc. bem, no precisamos nos envolver diretamente com essas coisas. Afinal, a f diz respeito s coisas espirituais, a nossa luta espiritual e o reino de Deus espiritual. Quem j no ouviu algo parecido?

INDAGAES
1. Como conviver com tamanhas injustias e agir
passivamente?

2. 3. 4.

Onde esta a sede de justia? Se a mensagem crist atinge todas as esferas da vida humana, como no conseguimos atingir o corao da sociedade? Aguardar Cristo significa viver alienado e alienando?

A IGREJA EVANGELICA ATUAL

ENTRE OS EXEMPLOS DO PASSADO

E O DILEMA DO PRESENTE

1. 2. 3. 4.

Vamos encarar o problema, ento. Qual seria a nossa finalidade como evanglicos? Prover sociedade moderna uma forma hedonista de religio, centrada na experincia prazerosa do divino? Apresentar ao homem contemporneo o deus dos seus sonhos, um alvio de fim de semana, customizado e com garantia de devoluo? Em meio a toda essa movimentao religiosa, no temos nada de singular e essencial a oferecer, do ponto de vista da relevncia histrica?

A Deus ( dimenso vertical)

A si mesmo (dimenso interior)

Ao prximo (dimenso horizontal)

A pesquisa realizada em Parnaba (ainda com resultados parciais) revela: Falta de compromisso de algumas igrejas evanglicas. Falta de organizao da pratica social . Falta transparncia do investimento dos recursos s obras sociais. Falta o ensino para os fiis dessa pratica como orientado na bblia. A seguir alguns grficos que mostram alguns resultados:

1- Dentro de sua viso qual era a finalidade, para que servia, qual era a destinao do dizimo no antigo testamento?
( ) Sustento dos sacerdotes e levitas. ( ) Manuteno do templo de Jerusalm e compra de utenslios

( ) Ajuda aos desfavorecidos socialmente (rfos, vivas, estrangeiros) e sustento dos sacerdotes.

2- Em sua concepo, a destinao desses dzimos hoje em dia correta? ( ) SIM


( ) NO

3- Voc conhece o que a bblia fala sobre ao social?


( ) SIM ( ) NO

4- Sua igreja tem ou investe em algum projeto social em Parnaba?


( ) SIM ( ) NO ( ) DESCONHEO

5- Voc sabe quanto do que doado a sua igreja destinado para aes sociais?
( ) SIM ( ) NO ( ) DESCONHEO

6- Voc conhece a situao social de Parnaba ?


( ) SIM ( ) NO ( ) DESCONHEO

7- A questo da pobreza e o amparo aos pobres discutida ou pregada em sua igreja ? ( ) SIM
( ) NO

Quando existe a pratica social:

Ao efetuar ao social, a Igreja mostra aos homens que Deus justo e misericordioso, visto que a ao social visa instituir a justia e uma demonstrao da misericrdia, atributos divinos por excelncia. Ao efetuar ao social, a Igreja mostra que Jesus veio para servir e no para ser servido. O Cristo, Servo do Senhor, que ama e tem compaixo de toda a humanidade mostrado quando a Igreja pratica ao social.

Ao efetuar ao social, a Igreja, desde j, adianta o que o Reino de Deus, torna realidade, ainda que parcial e tnue, o que est a pregar e a esperar com a vitria final sobre o mal e o pecado a ser realizada pelo

Quando existe a pratica social:

Ao efetuar ao social, a Igreja mostra o devido valor que Deus d ao homem e a posio singular dada ao homem na ordem csmica. A Igreja, ao praticar a ao social, reala a dignidade da pessoa humana. Ao efetuar ao social, a Igreja mostra ao mundo que um povo especial, zeloso de boas obras, a agncia do reino de Deus na Terra. Comprova, com fatos (e contra fatos, no h argumentos), que Jesus ama e veio salvar a humanidade A ao social da Igreja mostra, claramente, que a Igreja tem, dentro de Si, o Esprito Santo, o Consolador, aquele que vem dar alvio e conforto aos homens.

Quando existe a pratica social:

A ao social da Igreja mostra o que a salvao em Cristo Jesus, uma salvao que no se circunscreve a partes do homem, mas ao homem integral: corpo, alma e esprito A ao social da Igreja leva os homens a perceber a injustia reinante na sociedade e que isto resultado do pecado, efeito nefasto da rebelio do homem contra Deus.

No a conscincia do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrrio, o seu ser social que lhe determina a conscincia. Karl Marx

Friedrich Engels

1Joo 3.18

Oaidson@hotmail.com Oaidson.silva@citylar.com.br

fone: 086 99812844 086 9943 9189


Obrigado.

You might also like