You are on page 1of 13

Regulao da Clivagem

Disciplina: Histologia e Embriologia

Docente: Rubiani Pagotto


Discentes: Ana Paula Ramos; Ana Paula

Bellon; Bruna Viana; Bruno Umbelino; Carol Parra; Fernanda Estfani; Ksid Rafael; Melissa Barbosa; Renata Gurgel; Reginaldo Calixto e Said Azzi.

Clivagem
uma srie de divises mitticas pelo qual o enorme volume do citoplasma do ovo dividido em numerosas pequenas clulas nucleadas. Essas clulas em estado de clivagem so chamadas de blastmeros. O padro da clivagem embrionria de uma dada espcie determinado por dois parmetros principais: (1) a quantidade e a distribuio de protena do vitelo dentro do citoplasma e (2) aqueles fatores no citoplasma do ovo que influenciam no ngulo do fuso mittico e na determinao do tempo de sua formao.

Tipos de Clivagens:
Clivagem Radial;

Clivagem Bilateral;
Clivagem Superficial;

Clivagem Discoidal;
Clivagem Espiral;

Clivagem Rotacional.

Clivagem Holoblstica Radial


Clivagem holoblstica radial a forma mais simples de clivagem de se entender, as primeiras divises ocorrem perpendicular ou paralelamente ao eixo polar. O grupo em questo realiza uma clivagem indeterminada, ou seja, as clulas iniciais so indiferentes, sendo que se as primeiras quatro clulas forem separadas, cada uma possuir a capacidade de formar uma larva completa e, caso uma dessas clulas seja retirada da blstula, as restantes compensaro. Esse tipo de clivagem caracterstico de equinodermos e do protocordato Amphioxus, assim como de rs e salamandras.

Clivagem Holobltica Espiral


Clivagem espiral caracterstica de vermes aneldeos, platelmintos turbelrios, vermes nemertinos e todos os moluscos, exceto cefalpodos. Difere da clivagem radial em muitas maneiras: Primeiro, os ovos no se dividem em paralelo ou em orientaes perpendiculares ao eixo animal-vegetal do ovo; de preferncia, a clivagem se d em ngulos oblquos, formando a disposio espiral de blastmeros filhos. Segundo, as clulas se tocam entre si em mais lugares do que a clivagem radial. Terceiro, embries de clivagem espiral normalmente realizam menos divises antes de comear a gastrulao, tornando possvel saber o destino de cada clula da blstula.

Clivagem Bilateral
A clivagem holoblstica bilateral, primariamente nos ascdios (tunicados). encontrada

PRIMEIRA CLIVAGEM: estabelece um nico plano de simetria no embrio, separando o embrio do que ser o seu futuro lado direito e lado esquerdo. Cada diviso sucessiva, orienta-se em relao a esse plano de simetria, e o meio embrio formado de um lado da primeira clivagem, a imagem espelhar do meio embrio do outro lado.

SEGUNDA CLIVAGEM: meridional, como na pimeira. Porm, o que difere a diviso no ocorre no centro do ovo. Ao invs disso, ela cria duas grandes clulas anteriores e duas pequenas clulas posteriores. Durante as trs prximas divises, as diferenas no tamanho e na forma, destacam-se a simetia bilateral. No estgio de 32 clulas, uma pequena blastocele se forma e comea a gastrulao.

Clivagem Holoblstica Rotacional


A clivagem rotacional tem dois tipos de ovo, o oligolcito nos nematodos e o alcito nos mamiferos placentrios. A primeira clivagem uma diviso meridional, originando dois blastomeros. A segunda clivagem consiste na diviso de um dos blastomeros meridionalmente e o outro equatorialmente, obtendo uma ausencia de sincronia de divises desde as fases precoces da segmentao. Na terceira clivagem, os blastomeros se unem e aumentam o contato entre si por meio da compactao.

Clivagem Meroblstica Discoidal


A clivagem se dar apenas na regio da clula que no tem vitelo, chamada de cicatrcula. Esse tipo de clivagem ocorre nos ovos telolcitos. Ou seja os ovos telolcitos, como os de peixes telesteos, rpteis e aves, devido ao grande acmulo de vitelo, o fuso mittico deslocado para um pequeno disco de citoplasma no polo animal. As clivagens limitam-se a essa regio sem vitelo, no havendo a separao completa da clulame.

Clivagem Meroblstica Superficial


A Clivagem Superficial ocorre nos ovos centrolcitos, como os dos insetos. O ncleo vai se dividindo sucessivamente e os ncleos resultantes migram para a periferia do ovo. Nesse local so formadas as membranas celulares, apresentando-se uma camada de clulas, a blastoderme, que envolve a cavidade central.

You might also like