You are on page 1of 13

Como fazer uma prova!

Monitoria do 9 semestre Prof Rubens Antnio Reisig Moreira

PREPARO Seja honesto com voc mesmo, no se engane!!!

Comece a ver a prova como algo agradvel! Fazer provas bom, gostoso, uma oportunidade. Aprenda com suas provas. pa! Tire os pensamentos negativos da cabea. SAIBA DE ANTEMO SUAS DEFICINCIAS E DOMNIOS! Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. Objetivo acertar as questes! Leve um relgio e gua!!!

AO RECEBER A PROVA Agora hora do jogo! O bom jogar! Voc j treinou!

Separe e organize seu material! Deixe ao alcance tudo, inclusive relgio e gua! Respire! Calma, tranquilidade! Simplesmente respire! Deixe seu crebro entender que voc est na prova! Concentre-se somente em sua prova e em voc mesmo! Distraes fazem voc perder tempo! Leia as instrues das Provas. Isso fundamental!!! Passeie pela prova! ( a volta de reconhecimento!!). Veja se h valores diferenciados!

A PROVA Comece pelo fcil!

D um pequeno tempo para resolver cada questo! Identifique as questes fceis, complexas e difceis.
Fceis Eu sei que vou acertar! Complexas - Eu posso acertar se me esforar, pois estudei. Difceis - dificilmente vou acertar, pois no estudei, ou estudei pouco.

Faa tudo que puder neste tempo, passando pela prova toda!!! Pule o que for grande!!!

A PROVA Fazendo a parte difcil!

Volte e se d um tempo maior! Faa a mesma coisa! Marque as questes que j tenha certeza. Adiante os clculos. Leia as perguntas das que envolvem textos longos e anote o que procurar. S que agora voc est vendo pela 2 vez!!! Voc estar garantindo a de grau mdio! Resolva preferencialmente as de maior valor dentro deste grau, caso no consiga ter tempo para todas nesta etapa! Faa as de clculos antes do cansao!

A PROVA ltimas questes e Reviso!

Leia o enunciado novamente! Observe suas anotaes iniciais! Voc quebrou a linha de raciocnio, pode ser que agora voc entenda! Enfrente os textos que ainda ficaram, procurando respostas a anotao! Resolva as complexas! Reviso! Sobre tempo para ela, isto garante o no erro por distrao!

PROVA OBJETIVA mobilizao de informaes e raciocnio!

Classificao:
Sistema de Resposta:
Mltipla escolha simples Mltipla escolha condicionada Verdadeiro ou falso

Natureza da formulao:
Puramente conceituais ou conteudistas conceito!!! l Problema ou operatrias mobilizao de conceitos apropriados.

PROVA OBJETIVA Caminho estratgico!

I. Questes conteudistas que dispe de informao! II. Questes problemas que tenha a disponibilidade de informao! III. Questes problemas sem disponibilidade de informaes do conceito! Mobilizar outros conceitos disponveis ao longo da prova!
H resposta em enunciados ou assertivas descartadas em outras questes.

IV. Questes conceituais que o candidato no tem disponibilidade de informao!


Seguir a lgica da matria!

PROVA OBJETIVA Reserve tempo para o gabarito!

Seja metdico ao responder! Ateno (acuidade)! Reserve tempo para o gabarito! A pressa faz errar sries inteiras de questes! No entre em pnico! A prova igual para todos! Marque as questes que j tiver certeza! Garanta pontos de questes fceis e rpidas! Elimine as alternativas que no podem ser o gabarito! Adiante os clculos!

PROVA OBJETIVA Obter o xito da pontuao necessria!

Identifique o formato da prova adotado pelo examinador! Valorize a pontuao maior! Obtenha o xito por meio do alcance da pontuao necessria! Agora s falta o chute!!! Use a lgica para isto!
Ao eliminar as improvveis, chute sempre na mesma letra, de preferncia a com menor frequncia. Ou seja, a que voc pouco assinalou! UMA LETRA S!!!! usual ter equilbrio entre alternativas!!!

PROVA DISSERTATIVA Simplicidade e objetividade!

A simplicidade e a objetividade so indispensveis! Florear no vale a pena! Faa rascunho e guarde tempo para passar a limpo, principalmente, das questes complexas!!! Rasuras e letra ilegvel podem diminuir sua nota! Utilize linguaguem tcnica! Correo lingustica! Estudo da lngua nunca desperdcio!!! Evitar invenes! Atentar ao modo de entender dominante e/ou do examinador! Teoria da fluidez + Teoria do consumidor

PROVA DISSERTATIVA Coerncia entre as partes!!!!

Identifique as questes fceis, complexas e difceis. No incio e no final de cada questo seja objetivo; no miolo ou desenvolvimento, mostre seus conhecimentos do assunto. Seja prudente e pragmtico! Ler as questes e depois o texto contido nelas! No se apresse, no sentido de se libertar rpido! sempre apropriado repassar as questes j resolvidas. Tudo certo!?! Passe a limpo!

PROVA MISTA OU HBRIDA Faa as dissertativas!!!!

Utilize os mtodos abordados anteriormente!


Principalmente, a classificao de questes quanto a dificuldade e a forma! Textos e assertativas erradas ainda podem ajudar a outras questes, INCLUSIVE, as dissertativas!!!!

No esquea de fazer as dissertativas antes do cansao!!!


Elas geralmente valem mais!!!! As objetivas tem o chute!!! Tempo de gabarito e de passar a limpo!!!

A objetividade requerida mais ainda aqui!

You might also like