You are on page 1of 57

Gtico

Catedral de Notre Dame, em Paris, 1163.

1254. Robert de Sorbon, o capelo da corte, funda em Paris a escola dos telogos (chamada de Sorbonne a partir do sc. XIV).
1275. Marco Polo chega a Pequim. 1300. As profisses de boticrio (farmacutico) na Alemanha, de oculista na Itlia e de vitralista iniciam uma lenta difuso; surge o tear de pedais e o relgio de rodas dentadas na Itlia. 1429. Joana dArc consegue a coroao do rei Carlos VII e em 1431 condenada a fogueira pelos ingleses por bruxaria. 1445. Primeira impresso de um livro com caracteres mveis por Johann Gutenberg, Maiz, Alemanha.

1481. Inicia a Inquisio na Espanha.


1492. Descoberta da Amrica por Cristvo Colombo; Martin Gebhain concebe o primeiro globo terrestre.

O Gtico surge na Frana, entre 1137 e 1144, estendendo-se por outros pontos na Europa, especialmente Inglaterra e Alemanha, at aprox. 1500. O vigoroso ressurgimento da vida urbana, desde o comeo do sc. XI, prosseguia a um ritmo acelerado e a importncia das cidades no se fez sentir apenas no campo econmico ou poltico, mas tambm em outras esferas; os bispos e o clero urbano ganharam nova influncia; as escolas-catedrais e as universidades ocuparam o lugar dos mosteiros como centros do saber, enquanto os esforos artsticos da poca culminavam nas grandes catedrais.

Catedral de Notre-Dame, Paris, 1163 1197 Fachada oeste

Como no Romnico, a fora que impulsionou o Gtico foi o cristianismo. Nenhum gnio foi responsvel por ele, mas todo um exrcito de arquitetos, mestres-pedreiros, pintores, vitralistas e escultores colaborou para isso...

Foi provavelmente em Notre Dame que se utilizou pela primeira vez o sistema de contrafortes abertos, que deram origem aos arrojados arcobotantes de grande envergadura.

Planta baixa da Catedral de Notre Dame. 1163, Paris. 1. Nave principal; 2.nave lateral; 3. transepto; 4.cruzeiro; 5. capela; 6. coro; 7. absside com duplas naves laterais e capelas.

Catedral de Notre Dame, Paris, 1163. O esquema mostra como funciona o arcobotante. 1.telhado da nave principal; 2. semi-arco; 3. pinculo; 4 .semi-arco; 5. arcobotante; 6. pilar da nave; 7. parede da nave lateral.

Catedral de Notre Dame, Paris, 1163. Roscea da fachada lateral.

Catedral de Notre Dame, Paris, 1163. Vista lateral.

Catedral de Notre Dame, Paris, 1163. Vista interna da nave central.

Catedral de Notre Dame, Paris, 1163. Arcobotantes e contrafortes externos.

O arco ogival possibilitou cobrir-se com abbada qualquer forma quadrada ou retangular. Os arcobotantes (elemento que serve para ancorar ou escorar as abbadas) foram outra importante inovao gtica. Dava estabilidade as paredes que recebiam os empuxos dos arcos ogivais da nave central e do coro aparecia como uma notvel caracterstica da forma externa.

Os pinculos, muitas vezes esculpidos, eram colocados no topo dos arcobotantes para acrescentar peso e aumentar e estabilidade.

Catedral de Sevilha, Espanha, 1402-1519. Os arcobotantes e os contrafortes externos vistos na fachada lateral. 130 m de comprimento, 76 de altura, 68 abbadas, 40 pilares e 93 vitrais...

Catedral de Sevilha Vista da cobertura em abbadas e arcobotantes

Vista interna da nave lateral da Catedral de Sevilha, Espanha.

Para os defensores da teoria funcionalista, a arquitetura gtica foi o resultado dos progressos da engenharia, que tornaram possvel a construo de abbadas mais eficientes e a concentrao dos respectivos impulsos em alguns pontos crticos, o que permitiu suprimir as grossas paredes da arquitetura romnica. As janelas foram ampliadas at o ponto de ocuparem quase toda a superfcie das paredes e o impulso das abbadas contido por pesados contrafortes vistos somente pelo exterior- o que confere leveza, verticalidade e luminosidade no interior das igrejas.

Arcobotantes e contrafortes da Catedral de Bourges, 12091214, Inglaterra.

A perfeita relao matemtica entre as partes harmonia e simetria e a miraculosa luz (uma revelao mtica do esprito de Deus) caracterizam os espaos gticos. Os espaos gticos so mais leves e verticais enquanto que os espaos romnicos denunciam claramente o esforo exigido para suportar as pesadas abbadas. As paredes exteriores passaram a ser cobertas com janeles que, no entanto, no deixavam passar a luz clara do dia. As dificuldades da produo do vidro exigiam que fossem fechadas com inmeros pequenos pedaos, suportados por molduras de chumbo (vitrais). Pintados ou tingidos, estes gigantescos quadros de vidro eram geralmente criados com cores fortes mas solenes, que brilhavam tanto mais, quanto menos o espao interior fosse iluminado por eles. A luz, ao passar pelas imagens sagradas, manifestava a sua origem divina. As janelas serviam para transmitir visualmente a mensagem bblica aos que no sabiam ler ou que no tinham posses suficientes para adquirir um exemplar da Bblia.

Roscea da Saint Chapelle, Paris

Vitral na catedral de Chartres, Inglaterra, 1145-1155

Portal central da fachada poente da Catedral de Chartres, Inglaterra, 1145-1155.

Em detalhe, uma roscea de pedra.

As catedrais gticas francesas so monumentos verdadeiramente nacionais, de custo incalculvel, erguidos com donativos recolhidos em toda a Frana e de todas as acamadas sociais...

As Trs Virgens Esculturas do portal da Catedral de Magdeburgo, Alemanha.

Catedral de Beauvais, Frana, 1220

Catedral de Ulm, sc. XIV XVI, Alemanha. A agulha s foi completada em 1890, quando tornou-se o edifcio medieval mais alto da Europa, com uma altura de 160m. A largura geral da nave de 45m.

Igreja Santa Wendreda, Inglaterra, sc. XVI. Anjos entalhados decoram a ponta das trelias, em madeira.

Palcio de Doge, Veneza, 1309-1424, tem aprox. 152m de comprimento e uma rede de arcadas e rendilhado de pedra aberto que sustenta a fachada revestida com mrmore rosa e branco.

Capela de Kings College, Cambridge, Inglaterra, 1446-1515.

Capela de Henrique VII, Westminster, Londres, 1503-1519

Torre Bell Harry, catedral de Canterbury, a 1 igreja gtica na Inglaterra, cerca de 1174.

Para que fosse possvel organizar e dirigir projetos construtivos desta envergadura eram formadas lojas uma espcie de associao de oficinas de todos os operrios que participavam na construo da igreja frente das quais se encontrava o mestre-pedreiro.
As tarefas deste ultrapassavam a simples atividade de artfice, exercendo as funes de arquiteto, da elaborao do projeto a sua execuo. Os conhecimentos de esttica eram cada vez maiores, mas baseavam-se ainda em valores empricos e no existiam clculos cientficos das presses e dos esforos. Deste modo, os desmoronamentos continuavam a ser freqentes, especialmente pelo fato de as paredes terem se tornado muito delgadas, a delicadeza do esqueleto construtivo e a sua acentuada verticalidade.

Igreja de Saint- Denis, prximo a Paris, consagrada em 1144.

Sainte-Chapelle, Paris, consagrada em 1248. Esta capela pertenceu ao palcio de Luis IX.

Catedral de Lincoln, Iniciada em 1192, Inglaterra.

Catedral de Santa Cruz, Nordhausen, Alemanha, meados do sc. XIV

Catedral de So Pedro e Santa Maria, Colnia, Alemanha, iniciada em 1248.

Catedral Colnia, Alemanha

de

Vista interna da Catedral de Colnia. Alemanha

Palcio governamental, Siena, Itlia, 1297-1348.

Rendilhados 1. Catedral de Reims, Frana.


2. Catedral Notre Dame, Frana. 3. Catedral de Amiens, Frana.

Catedral de Amiens, iniciada em 1220. Frana.

Planta da Catedral de Amiens, Frana, iniciada em 1220. 1. Nave principal; 2.naves laterais; 3.capelas; 4.transepto; 5.coro; 6.ambulatrio; 7.capela; 8 .capela absidal; 9.cruzeiro.

Catedral de Amiens, 12201258. Estrutura geral.

La Saint-Chapelle, Paris, 1248. Foi construda a pedido de Luis IX para abrigar a coroa de espinhos de Cristo. Possui vitrais com 15 m de altura e 1134 passagens do velho e novo testamento.

Fonte textos e imagens: GYMPEL, Jan. Histria da Arquitectura. Portugal: Knemann, 2000. GLANCEY, Jonathan. A histria da Arquitetura. So Paulo: edies Loyola, 2201. MANSELL, George. Anatomia da Arquitetura. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico S/A, 1980.

You might also like