You are on page 1of 39

COMUNICAO

em

CUIDADOS PALIATIVOS
COMUNICAR ENQUANTO ARTE PROFISSIONAL, TEM DE SE APRENDER, ANALISAR, ADAPTAR E SOBRETUDO, TREINAR
Cndida Machado Antnio Monteiro Nelson Ferreira Vtor Silva

COMUNICAO EM PALIATIVOS
EQUIPA INTERDISCIPLINAR

COMUNICAO DOENTE FAMLIA

COMUNICAO EM PALIATIVOS
Tipos de Comunicao:
Verbal
Falar Comunicao escrita Linguagem gestual e Braille

Comunicao no verbal
Linguagem corporal aparncia, expresses faciais, postura corporal, gestos,

Funes da Comunicao

1. Informativa

As pessoas sentem necessidade de obter conhecimentos e tambm de os transmitir. a necessidade de difundir os conhecimentos para que seja possvel formular opinies e juzos acerca da realidade que nos rodeia. Na relao interpessoal vulgar querer-se que os outros ajam tal como se quer que ajam e pensem de determinada maneira. Esta funo est, de certo modo, ligada ao controlo social a necessidade de ajustar as atitudes e comportamentos entre membros de determinado grupo social. Todo o ser, quando nasce, fica integrado numa sociedade, que est interessada em veicular, ao novo ser, a sua herana social e cultural. Esta vai-lhe sendo comunicada e ele experimenta-a, ao longo da sua existncia estando sujeita ao controlo e vigilncia, pelos transmissores. Esta funo, permite a integrao dos sujeitos em grupos. Permite a troca e a difuso de informaes. Atravs desta funo, o sujeito aprende a vivncia das regras e das normas em sociedade, fazendo-as suas. Esta funo varia com as culturas e ser tanto mais diversificada e utilizada quanto mais elevada for a vida dos grupos.

2. Persuaso e Motivao

3. Educao

4.Socializao

5.Distraco

Comunicao Verbal

Comunicao Verbal
-Chamar o doente pelo nome. -Manter sempre o contacto verbal com o doente, essencialmente aquando a realizao de procedimentos que impliquem a perda do contacto ocular. -Informar o paciente dos procedimentos a serem realizados antes da sua administrao (aumenta o autocontrolo do paciente, permite envolver o paciente no processo da doena e seu tratamento). -Utilizar uma linguagem adequada ao paciente e responder s dvidas. -Utilizar encorajamentos, reforos verbais e incentivos para que o doente continue o seu discurso (ex. mmm...mmm motiva o doente para continuar, utilizar as palavras chave do doente como fio-condutor; perguntar ao doente se no foram respondidas todas as dvidas);

Comunicao Verbal
-Fazer sumarizao dos contedos, resumir os contedos transmitidos
com os dados mais importantes, utilizando sempre que possvel as palavras do prprio doente para obter uma melhor compreenso; -Fazer perguntas abertas para explorar sentimentos, sintomas e contedos mais gerias (ex.: Como tem passado?, Como se sente hoje?)

-Utilize questes fechadas para focar e obter informaes mais concretas (ex. certificar se determinados sintomas esto presentes ou no) - Utilizar a reflexo de sentimentos: para explorar emoes e sintomas,
utilizar as palavras do doente (ex. Disse-me que estava cansado, poderia falarme mais acerca disso) facilita a comunicao. Sempre que necessrio identificar e sumariar os sentimentos (ex.: Disse-me que hoje se sentia triste, nervoso....);

-No interromper o paciente; -No julgar;

Comunicao Verbal
Controvrsia dos profissionais de sade face revelao da verdade:
H quem defenda que deve ser revelada toda a verdade custe o que custar; Outros so da opinio que s se deve contar ao doente aquilo que o doente pergunta, e partem do principio se o paciente no pergunta porque no quer saber; Alguns Profissionais de Sade, seguem as instrues dos familiares, enganam

o paciente e crem que esta a maneira de proteger o paciente da tristeza e do desespero; Outros comunicam aquilo a que chamam a verdade suportvel, isto , vo
gradualmente fornecendo a informao sobre o processo medida que o doente vai sendo confrontado com a realidade e vai ficando preparado para a receber.

Antes de dar qualquer tipo de informao, o profissional de sade deve, avaliar:


o grau de compreenso de cada doente; a vontade de saber e ter conhecimento da situao; os comentrios dos doentes acerca do seu estado de sade.

REFLEXES!!!

Seja como for, lembre-se que o paciente espera de voc a verdade, e apenas a verdade...

IMPOSSIVEL NO COMUNICAR
A NOSSA COMUNICAO PODE SER SILENCIOSA (Fast, 1970)

Comunicao No Verbal

Comunicao No Verbal
Objectivos
Atravs da comunicao no verbal transmitimos muitas das nossas emoes, sentimentos e atitudes. Muitas das vezes, a linguagem no verbal que acompanha a linguagem verbal, oferece um significado mais profundo e verdadeiro que esta ltima. Ajudam o sujeito a certificar-se das intenes da pessoa que fala, reforando a mensagem verbal.

A comunicao no verbal informa-nos sobre o contedo da comunicao verbal e ajuda-nos a interpretar a mensagem verbal.

Comunicao No Verbal
Resultados

Temos tendncia para confiar mais em pessoas


cujas mensagens no verbais se adequam e reforam as suas mensagens verbais.

Temos mais empatia com as pessoas que falam


de acordo com o que sentem e agem de acordo com o que dizem.

Comunicao No Verbal
O que transmite
Comunicao do grau de compreenso, interesse, desagrado e envolvimento Comunicam os nossos sentimentos, emoes e reaces, intencionalmente ou no. A maneira como olhamos e somos olhados comunica muitas coisas; Atravs do olhar sentimos hostilidade simpatia ou desafio, Podemos transmitir confiana, interesse, ternura, desconfiana.

Comportamentos a adoptar
Deve ser congruente com o contedo da informao verbal. Para que o doente se sinta compreendido, o profissional de sade deve. Manter o contacto ocular Fazer acenos com a cabea, sem exageros. .

Expresso Facial

Comunicao No Verbal
O que transmite Comportamentos a adoptar
Reflecte o estado emocional Nas visitas aos doentes
da pessoa e a atitude internados o profissional de perante o outro. sade deve, inclinar o corpo pois denota interesse e Uma postura rgida pode proximidade. significar resistncia interaco. Quando fala, o sujeito deve elevar ligeiramente as mos, Uma postura ligeiramente utilizando os gestos que inclinada poder favorecer a reforcem a comunicao escuta e a empatia. verbal. Os braos cruzados, mos Quando estamos a falar nos bolsos ou mos atrs devemos evitar: das costas, impedem uma braos cruzados, interaco aberta e mos na cintura; favorvel comunicao. mos nos bolsos; mos atrs das costas; gestos agressivos; apontar o dedo.

Postura

Comunicao No Verbal
O que transmite Comportamentos a adoptar O acariciar e o pegar
da mo, um dos gestos mais apreciados pelos pacientes.

mensagens verbais. O contacto fsico est muito dependente da cultura. Gestos O modo como se toca o e outro exprime uma srie Toque de sentimentos, como o amor, medo,
desespero, ansiedade, conforto segurana etc.

Enfatiza ou substitui as

Comunicao No Verbal
O que transmite
A voz transmite

Comportamentos a adoptar
Deve ser utilizado um tom de voz suave,

Tom de Voz

energia, entusiasmo firme e no paternalista. e interesse. A voz deve ser projectada de modo que a Reflecte o estado pessoa oua tendo em conta a distncia. afectivo e o grau de O tom no deve ser nem muito alto, nem compreenso. muito baixo, deve revelar confiana e interesse. A deve-se articular as palavras de um modo claro, pois pode-se gerar ambiguidade. O discurso no deve ser monocrdico, a modulao um excelente meio para manter o interesse.

Comunicao No Verbal
O que transmite
O espao, no qual se estabelece a comunicao tambm afecta a nossa relao. Cada um de ns tem o seu espao pessoal, o seu espao psicolgico que no deseja invadido. Existe uma distncia fsica que est de acordo com a cultura, o tipo de comunicao e o tipo de relao que temos com os outros. Podemos considerar, nas nossas relaes interpessoais, trs tipos de distncias: intimas ( aproximadamente 7 a 15 cm), sociais (1 a 1,5 m) e a distncia pblica ( 2 a 30 m). Sempre que uma pessoa desconhecida se aproxima temos tendncia para nos afastarmos e marcamos determinada distncia. Atravs da distncia interpessoal exprimimos os nossos sentimentos, definimos o papel que o indivduo desempenha. O espao deve ser adequado ao tipo de relacionamento e s circunstncias. A distncia a ser mantida dever ser adequada s necessidades e o espao fsico e psicolgico de cada pessoa dever ser respeitado. A proximidade poder ser vista pela outra pessoa como uma invaso, no entanto, o afastamento poder desencadear na outra pessoa sentimentos de desinteresse e dificultar a comunicao.

Distncia

Comunicao
-Mostrar disponibilidade e receptividade para que o doente no se sinta inibido em colocar questes e falar sem receios. -Promover uma escuta activa.

Numa relao de prestao de cuidados, o foco de ateno o paciente e a sua individualidade, o comportamento deve ser moldado s necessidades dos pacientes e promover a eficcia dos cuidados que lhes vo ser administrados.

Escuta Activa
Tcnicas de Escuta Activa: A escuta activa um processo que requer uma ateno voluntria, uma atitude onde os sentimentos, pensamentos e emoes dos outros so aceites e compreendidos sem restries ou preconceitos. A escuta activa envolve: Ausncia de formulao de juzos Permitir que a pessoa expresse as suas ideias, pensamentos e emoes sem interrupes O desenvolvimento de uma atitude emptica que envolve a capacidade de nos pormos na perspectiva do outro Colocar perguntas abertas, no sentido de se verificar se a mensagem foi percebida Fazer sntese do que se vai transmitindo Perceber os sentimentos do outro, atendendo ao modo como comunica

Fases da Relao Teraputica


Fase contratual profissional e utente fazem o acordo de trabalhar juntos com a finalidade de resolver um ou mais problemas do utente; Fase activa avaliao do utente (sentimentos, valores, crenas e atitudes menos visveis), examinando e explorando dados colhidos; Fase da concluso no deve ser abrupto nem inesperado; as expectativas devem ser clarificadas desde o inicio da relao;

Fases da Relao Teraputica


Facilitar uma Relao Teraputica:
Estar atento Aceitao e respeito Empatia Identificar pontos comuns Preocupar-se com Objectividade Autenticidade e franqueza Proteco Proximidade ou distanciamento profissional Sentido de humor

REFLEXES!!!
E lembre-se, principalmente, que a verdade no pode ser uma arma que destri; a verdade tem que ser:
progressiva e suportvel amorosa e emptica

Atender ao facto de que o doente na maioria das vezes tem conhecimento da gravidade da situao porque:
Algum familiar ou amigo est a ter sintomas semelhantes; Os tratamentos so longos e complicados; As explicaes dos mdicos e dos familiares so pouco claras; O mdico/profissionais de sade parecem nervosos ao falar com ele; So notadas mudanas na famlia e nos amigos (tristeza, silencio, evitamento, etc.).

Como Contar a Verdade

Como Contar a Verdade Ms Notcias


De uma forma simples, sem muitos detalhes tcnicos;
Ter em conta que o doente, muitas das vezes j percebeu a sua situao;

Conseguir um ambiente calmo;


Fragmentar as informaes; Aguardar perguntas complementares que o doente possa colocar; No discutir aquilo que o doente se recusa a reconhecer; Perguntar ao doente se ele compreendeu bem, se necessita de informaes adicionais; No suprimir a esperana;

No dizer nada que no seja verdade.

Como revelar a verdade


Dar-lhe a conhecer que no possvel que tenha uma recuperao total; De seguida entrever o que se espera mesmo que haja algum agravamento;

Finalmente fazer com que ele se d conta que a sua situao pode ser fatal.

Geralmente o uso correcto do silncio funciona bem e mais do que dizer, por vezes melhor deixar que seja ele prprio a inferir e dizer o resto;

Tendo-se apercebido da gravidade, assegurar-se ao doente que a equipe que vai fazer tudo que puder para o ajudar, mant-lo livre de dores e outros sintomas, que cuidar dele, que o visitar regularmente e que haver sempre

algum disponvel.

Como Contar a Verdade


Revelao do Diagnstico
Quando o paciente quer saber
A confiana entre o doente e o Profissional de Sade uma componente essencial para o bom relacionamento. Os pacientes precisam de perceber que o profissional de sade compreende as suas condies de sade e no se surpreende com a evoluo do seu estado. Deve-se revelar apenas o suficiente para as necessidades imediatas do paciente e tratar posteriormente das outras questes medida que elas vo surgindo.
-Estou na posse dos seus exames.

Prefere discuti-os detalhadamente comigo agora, ou por enquanto prefere apenas ficar a saber qual o melhor tratamento para a sua condio?
-Voc

tem uma obstruo do intestino e Ter que fazer uma operao...


-Eu sabia que isto ia acontecer.. (prosseguir explicando como o pode ajudar no momento).

Como Contar a Verdade


Quando o paciente no quer saber
O correcto deixar o paciente controlar o fluxo de informao. H situaes onde esta atitude pode ser prejudicial, essencialmente quando o paciente no tem conscincia da gravidade da situao e no tem a noo de que tm uma doena grave que Terminar com um desfecho fatal, no perguntam porque no colocam esta possibilidade. Quando o paciente tem essa conscincia e mesmo assim preferem no saber, eles esto a usar esta negao como forma de defesa e estratgia para reduzir o seu sofrimento, especialmente a sua ansiedade.

-Prof. Sade - Como que

tem passado?

-Doente - Eu estou melhor

no estou... j no sinto dores...


-Prof. Sade verdade

que no tem sentido muitas dores pois est a ser medicado nesse sentido...

Como Contar a Verdade


A revelao do Prognstico
Quando o paciente informado que possui uma doena terminal quase sempre pergunta quanto tempo de vida tem. Ainda que por vezes seja possvel mais ou menos fazer uma perspectiva, esta incerta e no deve ser informada, pois nunca se deve acabar com a esperana do paciente e mesmo que essa estimativa fosse comunicada s iria agravar ainda mais o estado de sofrimento do paciente. Mesmo que o profissional de sade dissese que o paciente teria uma perspectiva de um a seis meses esta informao iria ser recebida diferencialmente. Os mais pessimistas iriam dizer famlia que s tinham seis meses de vida enquanto os optimistas diziam que tinham ainda alguns anos. -Sabe-me

dizer quanto tempo de vida eu tenho... eu tambm no lhe sei dizer. Como se sentia se eu tentasse adivinhar?
- Vamos supor que eu lhe

dizia que tinha X tempo de vida, eu posso imaginar como se iria sentir. Todos os dias contava os dias, as horas e os minutos que lhe restavam. Como iriam sentirse todos com o aproximar desse dia?

REFLEXES!!!
Ao se aproximar do paciente, lembre-se que: A doena assusta e incomoda, porque se torna a companhia indesejada de todas as horas... A contagem regressiva que ela parece trazer vida destri sem pena a nossa fantasia de imortalidade... As perdas parecem se suceder numa procisso infindvel e afastar, para nunca mais, a alegria, a paz e o amor...

Suporte ao Doente
Adaptao do espao vital Informao e orientao para apoios sociais Ajudas Tcnicas

Permitir a realizao realista de projectos a mdio e curto prazo desejados pelo doente

Como podem os Profissionais de Sade ajudar o Doente Ser capaz de:


Ver a doena como algo pessoal, individual e familiar, o que supe saber captar os sinais do corpo e a atitude do paciente, interpretar os medos e incertezas, lidar com os sentimentos e emoes; Responder s necessidades dirias do paciente adequando as doses da medicao aos limiares do paciente;

Apoiar emocionalmente e favorecer a comunicao entre o paciente e


a famlia; Criar uma equipe interdisciplinar flexvel.

Respeitar os Direitos do Doente Terminal


Direito verdade; Direito ao dilogo; Direito esperana; Direito de exprimir os seus sentimentos; Direito de participar nas decises mdicas;
Direito aos cuidados contnuos para um conforto fsico e moral;

Direito morte tranquila; Direito a uma resposta honesta s questes; Direito ajuda familiar e que a sua famlia seja ajudada na aceitao da morte; Direito de morrer em paz e dignidade;
Direito de fazer uma opo mdica, religiosa ou espiritual, mesmo que aparentemente contrarie as crenas dos outros indivduos.

Suporte para a famlia


Suporte emocional
Privacidade :Sala em que no haja riscos de interrupes, tenha se possvel lenos de papel, copo de gua e telefone Comunicao imediata: palavras claras, precisas, sem termos tcnicos. Diga morte, morreu. Evite expresses faleceu, foi a bito Nmero mnimo de profissionais e consistncia dos mesmos Identifique-se,assim como qualquer outro profissional que ficar no recinto junto com voc. Sempre utilize o nome do doente e do familiar Sente-se junto com a famlia. Nunca fique de p. Olhar nos olhos

Suporte para a famlia


Espere o inesperado
Reaes inesperadas podem ocorrer como raiva, negao, surtos psicticos ou mesmo estado de choque Aps todas comunicaes, assegure que algum ficar disponvel, mas permita a privacidade da famlia para ela lidar com a dor da perda neste momento. Evite fornecimento de sedativos: prejudicam a memria e a compreenso das informaes Interveno psiquitrica: surtos psicticos agudos ou ideao suicida Evitar pedidos de desculpas Expresse solidariedade Mostre disponibilidade

Suporte para a famlia


Suporte tcnico
Planeamento: Atestado de bito, necropsia, funerria, preservao do corpo, informao para outros familiares Orientar priorizao de tarefas Discutir sobre doao de rgos

EQUIPA
Saber reconhecer o quanto seus prprios sentimentos comprometem na sua habilidade de conduzir a situao Se necessrio dispense alguns minutos para voc se recompor (sala isolada)

REFLEXES!!!
Falar antes de ser convidado, a faz-lo precipitao. No falar, quando convidado a faz-lo, dissimulao. Falar sem observar a expresso do outro cegueira.
Confcio

You might also like