You are on page 1of 16

Um Olhar Histrico sobre a Superviso Pedaggica

Klvia de Cssia Silva Nunes

Histria da Superviso

O ensino foi orientado pelo Plano Geral dos Jesutas, conhecido como Ratio Studiorum, no qual j se notava a idia de superviso. O Ratio previa a figura do prefeito geral de estudos como assistente do reitor para auxili-lo na boa ordenao dos estudos. O alvar que instituiu as Reformas, previu o cargo de diretor geral dos estudos e a designao de comissrios para fazer, em cada local, o levantamento do estado das escolas. ... Nesse sentido, a idia de superviso englobava os aspectos poltico-administrativos (inspeo e direo) ...

Histria da Superviso

A Lei de 15 de outubro de 1827 instituiu as escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populosos do Imprio, sob a orientao do mtodo do Ensino Mtuo pelo qual o professor exerce as funes de docncia e tambm de superviso.
Em 1834 - necessidade de criao de um INSPETOR DE ESTUDOS. As reformas Couto Ferraz, pelo regulamento de 17 de fevereiro de 1854, estabelecem como misso do inspetor geral supervisionar... todos os estabelecimentos de ensino pblicos e particulares. O final do perodo monrquico assistiu a uma grande quantidade de reformas no sistema de ensino, no sentido de organizar um sistema nacional de ensino fundamentado na organizao pedaggicoadministrativa do sistema como um todo, enfatizando, desta forma, a necessidade do servio de superviso.

Histria da Superviso

1896: No incio do perodo republicano, a reforma da instruo pblica paulista, instituiu, entre outros rgos de educao, o INSPETOR DE ENSINO, cuja funo, que deveria ser orientadora, caracterizou-se, na poca, pela ao burocrtica em detrimento das funes pedaggicas.
A dcada de 20 marcada, na educao brasileira, pelo surgimento dos profissionais da educao, ou seja, os TCNICOS. A reforma Carneiro Leo de 1928, implementa uma organizao de trabalho marcada pela separao da parte administrativa e tcnica. A separao entre a parte administrativa e a parte tcnica condio para o surgimento da figura do supervisor, distinta do diretor e do inspetor sendo a parte administrativa de responsabilidade do SUPERVISOR e a parte tcnica, do inspetor.

Histria da Superviso

E quando se quer emprestar figura do inspetor um papel predominantemente de orientao pedaggica e de estmulo competncia tcnica, em lugar da fiscalizao para detectar falhas e aplicar punies, que esse profissional passa a ser chamado de supervisor. No contexto do iderio escolanovista, os Pioneiros da Educao em seu manifesto (1932), sugerem a pretenso de se atingir, na educao, o estgio tecnolgico, pela via da fundamentao cientfica. Neste contexto surgem os tcnicos, chamados ESPECIALISTAS EM EDUCAO, entre ele, o SUPERVISOR que seria formado pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, criada pela reforma Francisco Campos, em 1931.

Histria da Superviso

A funo de superviso nas escolas de quinta oitava sries surge aps o golpe de 64. O profissional que exerce essa funo , ento, habilitado pelo curso de Pedagogia, com o objetivo de garantir, nas escolas, a eficincia e a produtividade do processo educativo. No final da dcada, pelo Parecer n 252 de 1969, o curso de Pedagogia foi organizado na forma de habilitaes: administrao, inspeo, superviso e orientao.
A nova estrutura do curso de Pedagogia decorrente do Parecer 252/69 abria, pois, claramente, a perspectiva de profissionalizao da superviso educacional na esteira da orientao educacional, cuja profisso j havia sido regulamentada por meio da Lei n 5564, de 21 de dezembro de 1968, antecipando-se, portanto, ao prprio Parecer n 252/69. Saviani (2000)

Histria da Superviso

O carter tecnicista do mtodo de diviso do trabalho promove no meio educacional, atravs da hierarquizao das funes. o distanciamento entre as etapas de concepo e execuo do ensino, colocando o supervisor numa posio de controle hierrquico, caracterstico do sistema capitalista. A utilizao da tcnica, de forma descontextualizada, mais serviu ao supervisor como forma de controle de qualidade do que um meio de orientao e atuao pedaggica.

O conceito de superviso esteve atrelado ao seu significado na organizao industrial do trabalho, como atividade tcnica especializada.

Histria da Superviso

A dcada de 80 foi marcada pelo 'movimento crtico' da Educao que apontou os 'especialistas do ensino', mais especificamente os supervisores, como responsveis pelo insucesso escolar. O sonho, segundo Mary Rangel, era ento revolucionar o pedaggico e lanar as sementes de uma educao geral, crtica e poltica. Porm, a realidade mostra que a mudana no vir com a extino do especialista. orientado o orientador supervisionado o supervisor. A funo de superviso foi extinta. Contudo, a ausncia do profissional foi, negativamente, sentida pelos professores;

Histria da Superviso

Concluiu-se logo que era na prtica que o conhecimento do supervisor tinha origem e finalidade; a prtica necessitava, no de poder, mas de articulao. Permanecera a demanda dos professores por um profissional que executasse um trabalho, coletivo, interdisciplinar e democrtico. A dcada de 90 assiste redescoberta da SUPERVISO, apontada como instrumento necessrio para a mudana nas escolas. Contudo, a educao , como aparelho de um sistema poltico, enxerga a figura do supervisor como 'mero intermedirio na implantao de novas propostas curriculares amplamente divulgadas pelos rgos oficiais'.

Histria da Superviso

A realidade, entretanto, apresentava uma outra demanda, mais coerente com o momento scio-poltico, de inquietao e de quebra de paradigmas, onde a concepo e a execuo do trabalho no se separam. O cunho autoritrio do qual a funo se revestiu nas dcadas marcadas pelo movimento tecnicista no atendia mais as necessidades de um sistema aberto de ensino, integrado sociedade e com ela comprometido. A funo supervisora torna-se ento 'aglutinadora e impulsionadora' de um grupo diversificado de pessoas, representantes de um iderio moderno de educao, cuja forma de conhecimento valorizado era de emancipao, fundamentado na participao e na solidariedade. Como 'mediadora de um sistema' a funo no era mais de subordinao autoridade e de controle da qualidade do servio educacional, mas de 'intrprete' de uma realidade em constante transformao.

Histria da Superviso

Voltamos ento a Mary Rangel para entender, pela descrio do sonho, qual o desafio do supervisor: No sonho, desenha-se o supervisor competente, entendendo-se que a competncia , em si,um compromisso com o pblico, com a sua etimologia na plis , cidade, coletividade. E o interesse coletivo ope-se ao interesse individualizado, na educao e no servio supervisor.

A anlise da realidade permite ao pesquisador averiguar at que ponto, o sonho da dcada de noventa, realidade no novo sculo.

SUPERVISO: SCULO XXI BRASIL

LDBEN 9.394 de 1996: Ttulo VI (Art. 61/67): trata dos Profissionais da Educao. O artigo 64 institui que a formao de profissionais de educao para administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica, ser feito em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de ps-graduao. A redefinio e a busca do curso de pedagogia e a luta dos movimentos sociais dos educadores por uma proposta curricular para que a formao do pedagogo seja de carter cientifico, acadmico, poltico, tcnico, didtico-pedaggico, mas sobre tudo por ter como base de sua formao a docncia como foco importante na reconstruo de sua identidade.

SUPERVISO: SCULO XXI BRASIL


Campo da Pedagogia: A base de sua atuao ento, seria a docncia na educao infantil, nas sries iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas da formao pedaggica do nvel mdio, podendo ainda atuar na organizao de sistemas, unidades, projetos e experincias educacionais escolares e no-escolares; na produo e difuso do conhecimento cientfico e tecnolgico do campo educacional e nas reas emergentes do campo educacional. (ANFOPE, 2004)

A AO SUPERVISORA

Pensar a superviso tambm pensar como se intitula: o nome uma atribuio da identidade. O significado do nome o significado da funo. O nome objeto de estudo e pesquisa. Anlise do nome superviso: o prefixo super uni-se a viso para designar o ato de ver o geral. Para possibilitar a viso geral preciso ver sobre na perspectiva de ngulo de viso que possibilite o olhar do conjunto dos elementos e os elos articuladores.

A AO SUPERVISORA

SUPERVISO EDUCACIONAL: extrapola as atividades da escola para alcanar, em nvel macro, os aspectos estruturais, sistmicos, da educao. SUPERVISO ESCOLAR: supe a superviso da escola nos servios administrativos, de funcionamento geral, como tambm os pedaggicos. SUPERVISO PEDAGGICA: refere-se abrangncia da funo, um olhar sobre o pedaggico oferece condies de coordenao e orientao. COORDENAO: co-ordenar organizar em comum, prever e promover a integrao do trabalho da escola.

Referencia
NAURA, Syria Carrepeto Ferreira. Superviso Educacional para uma escola de qualidade: da formao ao. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2006. ____________________________. Superviso Educacional: uma reflexo crtica. Petrpolis: Editora Vozes, 1987, 11 ed.

You might also like