You are on page 1of 19

A Norma Oculta Marcos Bagno

Componentes:
Jos Augusto
Danielle de Sousa

Thayssa Jlia
Adriana Camelo

Tatiane Gonalves
Miriam Santana

Norma-padro brasileira... Brasileira?

At a independncia poltica do Brasil, em 1822, no havia dvidas quanto ao padro lingustico que deveria ser considerado modelar. Durante a maior parte do perodo colonial no Brasil, a lngua portuguesa foi de uso minoritrio: as lnguas realmente mais empregadas por toda a populao, inclusive descendentes de portugueses, eram o tupi e o tupinamb.

Em suas diferentes fases, essas discusses sobre a lngua brasileira se processaram dentro de um pequeno circulo de letrados- essencialmente masculino, branco e oligrquico.

O que se reivindicava era a legitimao de um escasso nmero de aspectos, sobretudo morfossinttico. No se pretende que toda inovao seja boa: defende-se a ideia do progresso da lngua, no o abuso que a acompanha.

Explicaes para as trs grandes caractersticas da sociedade brasileira, praticamente inalteradas desde a poca colonial: autoritarismo, oligarquismo e elitismopoliticamente autoritria, economicamente oligrquica e culturalmente elitista.

o domnio da lngua-padro ter naturalmente um valor mais alto se ele permitir pessoa ingressar no conclio dos poderosos. Do contrrio, o estmulo para aprend-la, exceto talvez passivamente, pode ser muito baixo. Se o status social for fixado por outros critrios, compreensvel que transcorram sculos sem que uma populao a adote.

Toda lngua muda com o tempo


Perdudei, madre, cuideu, meu amigo; macar mel viu, sol non quis falar migo, e mia sobervia mi-o tolheu, que fiz o que mel defendeu.
Macar mel viu, sol non quis falar migo e eu mi-o fiz, que non prix seu castigo, e mia sobervia mi-o tolheu, que fiz o que mel defendeu.

Senhor, posto queo capitam moor desta vossa frota e asy os outros capites screpuam avossa alteza anoua do achamento desta vossa tera noua que ora neesta nauegaom achou, nom leixarey tam bem de dar disso minha comta avossa alteza asy como eu milhor poder ajmda que perao bem contar e falar o saiba pior que todos fazer [...]

A lngua nunca est pronta ou acabada. Enquanto houver gente falando uma lngua, essa lngua vai sofrer mudanas. Com isso, a lngua permanece rejuvenescida e no envelhecida.

Foras Centrfugas e Centrpetas


Foras Centrfugas: Foras que levam os elementos da lngua a se afastar, de suas formas-funes atuais e caminhar para formas-funes novas. Foras Centrpetas: Foras que refreiam a lngua, que tentam conter seu impulso e mudana e so exercidas pelas instituies sociais. Um elemento fundamental a presena da escrita.

A mudana lingustica inevitvel como a prpria mudana de tudo o que existe no universo.

Os diferentes ritmos da

mudana

As mudanas tambm seguem ritmos distintos em regies diferentes do Brasil.

Traos descontnuos e traos graduais


Os traos descontnuos aparecem, frequentemente, nas classes sociais menos favorecidas. Um trao gradual, no que se diz respeito pronncia das palavras seria, a reduo do ditongo escrito ou numa nica vogal fechada pronunciada o, esse fenmeno no sofre estigma na sociedade, porque ocorre em qualquer regio do pas, em qualquer classe social...

So normalmente pronunciadas como se fossem escritas ro, pco, cheg... Por outro lado, a pronuncia trabaio, teia ou paia para o que se escreve TRABALHO, TELHA E PALHA um trao descontnuo por que virtualmente no comparece nas variedades prestigiadas. Traos descontnuos tambm podem ser encontrados no lxico, encontrados nas diferentes comunidades falantes, o caso que no deixa dvida da origem social do falante. Ex: despois, antonce...

O papel poltico dos lingustas


preciso que os lingustas faam uma investigao profunda, ultrapassando barreiras acadmicas e se tornem instrumentos sociais e efetivos para uma mudana de concepo da lngua portuguesa que vigora em nossa sociedade.
Devem assumir o papel poltico que tem (ou deveriam ter) e transferir para todos os conhecimentos atravs de investigaes cientficas.

Os lingustas profissionais precisam fazer valer sua voz, acerca de todo esse preconceito existente em nossa sociedade. Fazer uma reforma padro e admitir como vlidas as regras lingusticas que j fazem parte da lngua de todos os brasileiros, uma obrigao poltica de todos as pessoas comprometidas realmente com a democratizao deste pas. preciso parar com esse processo de excluso social.

Por uma gramtica do portugus brasileiro

Por que no podemos recorrer s gramticas normativas ou s demais obras que encaram o (pr) conceito de norma culta?

Em questo do pronome ELE como objeto direto no crime e nem pecado. No entanto, apesar desse uso amplamente documentado e que fez parte da nossa instituio lingustica mais ntima e mais cara, que faz parte da nossa lngua materna, como que as obras de carter tradicional abordam essa questo?

Tambm quero uma gramtica assim!


Quem Mrio A. Perini? Qual o objetivo da obra de Perini? O que a gramtica de Perini prope ensinar? O que est por trs do ttulo deste livro? (A Norma Oculta)

You might also like