You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PS-GRADUAO EM DANA EDUCAO

UM RELATO ICONOGRFICO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA PS-GRADUAO EM DANA EDUCAO

PORTFLIO
Disciplina de Metodologia Prof. Socorro Nbrega

PORTFLIO
Carmem Lcia Meira Arce

UM RELATO ICONOGRFICO

APRESENTAO

Nada supera o efeito que uma imagem causa no indivduo, pois ela pode expressar o indizvel das sensaes e das percepes humanas. Muitas vezes, numa frao de segundos, uma ao pode ser eternizada pelas lentes de uma mquina fotogrfica, ficando assim registrada para sempre em forma de imagem. A partir deste pressuposto, este trabalho, que nasceu da visita tcnica Comunidade Indgena Beija Flor, prope apresentar um estudo iconogrfico em forma de portflio a cerca das percepes geradas a partir das imagens captadas na referida comunidade; trabalho este proposto pela professora da disciplina de metodologia Prof. Dr. Socorro Nbrega, do curso de

COMUNIDAD E BEIJAFLOR
UM RELATO ICONOGRFICO

A Comunidade Indgena Beija-flor localiza-se na zona urbana do m Municpio de Rio Preto da Eva, na rodovia Am-010, Km 78. Ela est inserida no municpio de Rio Preto da Eva, tendo como permetro delimitador da cidade e sua rea um ramal (pequeno riacho). Sendo recortada no meio por uma rua por onde circulam automveis, caminhes, etc.

COMUNIDADE BEIJA-FLOR

Foto: Bianca & Marcos

A aldeia formada por vrias etnias que convivendo no mesmo espao, so elas: Sater-Maw, Mura, Twyuka, Dessana, Tarianos, Borari, Cokama, Mundurucu, Bar, Kambeba, Arara, Murubu, Apurin

Apresentam atitudes e comportamento urbanos, mas sua relao com a comunidade no Municpio s se estreitou a pouco tempo. Antes eram ignorados pelos moradores da cidade, muitos nem sabiam da existncia deles na regio.

COMUNIDADE BEIJA-FLOR

Foto: Bianca & Macos Vincius

Transformao cultural

COMUNIDADE BEIJA-FLOR
ndios com costumes urbanos

Traos da modernidade Vestimenta Moradia

O acesso comunidade se d atravs de contato prvio, onde expressase a intenso de visita; a partir da h toda uma preparao por parte os ndios para receber os visitantes.

COMUNIDADE BEIJA-FLOR

Foto: Bianca & Macos Vincius

Apresentao do lder da comunidade


Visitante s presente s

Reunio no chapu de palha

Artesanato da tribo

No Chapu de palha foram expostos alguns trabalhos feitos pelos ndgenas da comunidade.

A r t e

s a n a

t o A r

t e s a

n a t o

Artesanatos tpicos dos indgenas da comunidade

e d u c a

o e f a m l

i a e d u c a

o e f a m

l i a e d u

c a a e f

a m l i a e

d u c a o

e f a m l i

Obedincia e respeito a mxima da educao indgena, desde crianas eles aprendem o respeito e obedincia aos mais velhos.

Os aspectos culturais de cada aldeia muito particular, nesta imagem pode-se perceber que muitos elementos do indcios do quanto a interao intercultural j est estabelecida nesta comunidade, um exemplo a trave ao fundo da foto, que demonstra que o esporte do homem branco j chegou at a aldeia.

Interao e visita Comunidade Beija-Flr


Os pesquisadores da rea de dana interagem com os indgenas

Consideraes finais
Nesta visita tcnica podemos refletir sobre as transformaes e influncias entre as vrias culturas sofrem todos os dias em razo desta interao entre o homem e o ambiente. Porm, nesta experincia pode se perceber que mesmo j adquirindo algumas caractersticas urbanas, os indgenas ainda preservam sua cultura e j tm a noo do quanto ela interessante s pesquisas scio-antropolgicas, pois fizeram dela, um meio de se firmar economicamente.

You might also like