You are on page 1of 13

DOPAMINA (Revivan)

Aumenta a contratilidade e a

frequncia cardaca. utilizada para hipotenso grave. Infundir em bomba de infuso, com exceo da parada cardaca.

DOBUTAMINA (Dobutrex)
Atua na contratilidade

ventricular, aumentando o dbito cardaco. indicada nos casos de hipotenso severa e hipertrofia do msculo cardaco. Infundir em bomba de infuso, com exceo da parada

NITROPRUSSIATO DE SDIO (Nipride) um vasodilatador perifrico, com ao na musculatura lisa, tanto arterial quanto venosa. indicado no tratamento da hipertenso severa. uma droga fotossensvel. Infundir em bomba de infuso.

NITROGLICERINA (Tridil)
eficaz na angina pectoris, relaxa a

musculatura lisa e dilata as artrias coronrias. Utilizada tambm no IAM (infarto agudo do miocrdio) e no trans e ps-operatrio de cirurgias cardacas. Infundir em bomba de infuso e diluir o contedo do frasco em soro fisiolgico ou diluente prprio (grande quantidade), nunca administrar diretamente.

NOREPINEFRINA (Noradrenalina)
usada no tratamento de hipotenso

significativa, no responsiva as outras drogas, aumenta a frequncia cardaca, presso arterial, dbito cardaco, resistncia vascular sistmica, resistncia vascular pulmonar, sobrecarregando o ventrculo esquerdo. Deve ser infundida em catter vascular central e em bomba de infuso. Seu extravasamento pode causar

EPINEFRINA (Adrenalina)
1 droga de escolha na parada

cardaca por ter efeito de vasoconstrio, que melhora a perfuso das artrias coronrias e cerebral. Aumenta o dbito cardaco e a frequncia cardaca.

AMIODARONA (Ancoron)
Utilizada nas arritmias cardacas

como taquicardia ventricular e fibrilao atrial. Controla a frequncia cardaca. Seu extravasamento pode levar flebite.

DORMONID (Midazolan)
um hipntico que tambm possui o

efeito de sedao; Largamente utilizado dentro da UTI durante o perodo de entubao do paciente, mas tambm pode ser utilizado como pr-anestsico ou no trans-operatrio. Efeitos Adversos: hipotenso ar arterial e depresso

FENTANIL (Fentanila)
um analgsico narctico que se

caracteriza pelas seguintes propriedades: Rpida ao; Curta durao; Elevada potncia (100 vezes mais do que a da morfina). Efeitos colaterais: depresso respiratria e bradicardia.

PAVULON (Pancuron)
o relaxante muscular mais usado

na UTI, em casos de entubao; Depende de mecanismos renais (70%) e hepticos (30%) para sua eliminao, acumulando-se nos pacientes com insuficincia renal e heptica.

DIURTICOS OSMTICOS
Os principais efeitos dos diurticos

osmticos consistem em aumentar a quantidade de gua excretada, com aumento relativamente menor de Na. Assim, estas substncias so teis no tratamento de condies associadas reteno de Na, no tratamento da elevao aguda da presso intracraniana (edema cerebral) e da presso intra-ocular elevada (glaucoma).

Tienam (Imipenem)
um dos antibiticos de ltima gerao

mais utilizado dentro da UTI; Tem indicao de infeces em todas as partes do corpo e infeces mistas, devido ao seu amplo espectro alcanado, jamais visto em outros antibiticos. Tem um preo elevado, cada frasco tem o preo mdio de R$140,00, imaginando que o paciente faa o tratamento de 6/6h por 7 dias, temos o custo de R$3.920,00 somente de antibitico!

You might also like