You are on page 1of 8

NADO COSTAS

CURSO:Educao Fsica, 5 Semestre Noturno. DISCIPLINA: Atividades Aquticas DISCENTES: Auxiliadora Miranda Mendona, Allex Fernandes Amorim. DOCENTE: Prof Rosymaire Pereira de Oliveira
Cuiab/Mt 2012/12

A HISTORIA DO NADO COSTAS

No se sabe ao certo quando o homem comeou a nadar de costas. Porm, em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores comearam a praticar o nado com mais velocidade. O mrito dessa evoluo cabe ao nadador norte americano Harry Hebner, que venceu os cem metros nos jogos de Estocolmo, na Sucia, em 1912, utilizando-se de uma nova maneira de bater os ps.O nado de costas, ao contrrio do que se imagina, no to fcil de se aprender com correo, por falta de condies perceptivas nos movimentos que fogem do nosso controle visual, principalmente no que concerne execuo subaqutica, alm de uma certa insegurana quanto direo, que se est progredindo.

CARACTERISTICAS DO NADO COSTAS


Nado costas um dos estilos

que pode ser utilizado em competies desportivas de natao. Caracteriza-se pela posio do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rpida de pernas e braadas alternadas.

DESENVOLVIMENTO DO NADO COSTAS


Na natao de costas, o competidor fica de barriga para cima e

as pernas tm muito mais importncia do que no crawl. Existem vrias maneiras de nadar de costas. A mais comum o crawl de costas, em que os braos giram alternadamente como se fossem hlices. Na fase area, o brao se mantm estendido e depois levantado sempre na linha do ombro. Normalmente, os tcnicos dizem: sai o dedo entra o dedinho, para explicar o movimento giratrio dos braos. O batimento das pernas seguem o padro natural baseado na frmula de seis batimentos para um ciclo completo de braadas. Para aumentar a eficincia da batida de pernas, os joelhos devem ficar o tempo todo dentro da gua.

A SAIDAS DO NADO COSTAS


A sada do nado de costas

realizada dentro da piscina. Por isso, o atleta precisa estar atento ao seu posicionamento junto raia. Ao ser dada a sada, o nadador puxa o seu corpo contra o agarre e, ao mesmo tempo, empurra, com os ps, a borda de modo que o corpo se eleve e os quadris saiam da gua, como se fosse uma mola comprimida. Ao ouvir o tiro, ele mergulha para trs.

VIRADAS DO NADO COSTAS

Para fazer a viragem, o nadador deve fazer uma aproximao parede na posio ventral.O seu movimento dentro da gua semelhante a uma cambalhota de costas, composta unicamente por uma rotao do corpo que lhe coloca novamente na posio inicial, ou seja, posio dorsal. Ao tocar a borda com a palma da mo, a cabea comea a afundar-se e a voltar-se no sentido oposto. As pernas devem acompanhar esse movimento, sendo lanadas por cima at encostarem-se parede da piscina. Em seguida, o nadador d impulso com os ps e prepara-se para voltar posio original do estilo.

A RESPIRAO DURANTE O NADO COSTAS


A respirao no apresenta

grandes problemas para os nadadores no estilo costas porque seus rostos ficam a maior parte do tempo fora da gua. No entanto, alguns especialistas recomendam que o nadador faa a respirao naturalmente, nadando e respirando de forma tranquila. Esse mtodo o mais recomendado para quem est comeando a nadar.

BIBLIOGRAFIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Costas_(nata%C3%A7%C3%

A3o) Acesso dia 16/09/12. http://natacaoinclusiva.wordpress.com/category/uncatego rized/ Acesso dia 16/09/12.


Domingos F. Gomes, Wagner, 1995 . Livro Natao uma alternativa

Metodolgica. Rio de Janeiro: SPRINT.

You might also like