You are on page 1of 18

Linguagem

Caractersticas gerais
A mais assimtrica das funes. Inmeras funes para as espcies.

Normalmente os sistemas de comunicao so inatos. O homem seria uma exceo (j que a nossa comunicao sonora aprendida). Animais mais evoludos so capazes de aprender a falar? A exclusividade da linguagem humana.

A comunicao entre os homens


Emissor e receptor. Tipos de expresso: oral, gestual, escrita. Fonemas: unidade mais simples da linguagem falada. Sintaxe e semntica.

A linguagem falada
Principal modo de comunicao entre os humanos. Produo e compreenso de sons vocais (aparelho fonador e sistema auditivo) Como se d o mecanismo da fala?

A busca de significados
Lxicon mental: dicionrio interno (semntico, sinttico e fonolgico). Como o lxicon se organiza no crebro? Hiptese das redes semnticas (de acordo com categorias de significados semelhantes).

A busca de fonemas
Produzidos por movimentos particulares e precisos do aparelho fonador, cujos msculos esto sob comando da rea cortical M1. Evidncias da localizao do lxicon fonolgico: reas em torno do sulco lateral de Sylvius no hemisfrio esquerdo.

A construo de frases
Suposio da existncia de um lxicon sinttico. A construo de frases parece comear com a conceituao (planejamento do contedo da mensagem). Formulao (busca de fonemas, palavras e regras sintticas) rea de Broca.

Emisso da fala
Articulao: ltima etapa planejamento da sequncia de movimentos necessrios emisso de voz, e o envio de comandos a partir de M1 para os ncleos motores do tronco enceflico, que comandam todo o aparelho fonador. Regies envolvidas: reas pr-motoras do crtex frontal esquerdo e os setores de representao da face no giro pr-central.

A compreenso da fala
Sentido inverso da emisso: identificao fonolgica identificao lxica compreenso sinttica compreenso semntica.

Distrbios da fala
A importncia da descoberta de Broca. Afasia: distrbio da linguagem falada. Pode ser classificada de acordo com a natureza do sintoma e a regio cerebral lesionada.

Afasias
Afasia de expresso (de Broca) : incapacidade de falar ou fala no-fluente, Anomia dificuldade de encontrar palavras. Fala telegrfica so empregadas palavras de contedo (substantivos, verbos e adjetivos), mas no so utilizadas palavras de funo (artigos, pronomes, conjunes). Parafasias trocas de palavras.

Afasias
Afasia de compreenso (de Wernicke): Parafasias fonmicas Neologismos Pobre compreenso Pobre repetio Pobre nomeao

Fala fluente, mas a compreenso pobre.

Afasias
Afasia de conduo: Leso no feixe arqueado; erros de repetio e de respostas a comandos verbais.

A escrita e a leitura
Componentes inatos menos fortes que a linguagem falada. Escrita: aprendizado de padres motores realizados pelas mos.

Leitura: varredura feita pelos olhos sobre o material escrito.

Neurobiologia da leitura
Crtex visual (V1 e V2) bilateralmente Regies visuais de ordem superior na face lateral do hemisfrio esquerdo Regies perissivanias parietais e temporais Crtex pr-frontal inferior esquerdo

Distrbios da escrita e da leitura


Agrafia: paciente no consegue escrever (mas consegue ler). Alexia: paciente no consegue ler (mas consegue escrever). Dislexia: perda da capacidade de associar grafemas com fonemas, realizando uma leitura com erros de pronncia.

You might also like