You are on page 1of 23

O STRESS NO TRABALHO

Psicloga Marcia Toledo Duarte


mtoledoduarte@hotmail.com

O Que o Stress?

qualquer adaptao requerida Pessoa.


Esta definio apresenta o stress como um agente Neutro, capaz de tornar-se Positivo ou Negativo, de acordo com a percepo e a interpretao de cada pessoa.

Existe Stress normal?

O STRESS POSITIVO (eustresse) No nvel emocional, ele motiva e estimula a pessoa a lidar com a situao. Faz o indivduo sentir-se vivo. O STRESS NEGATIVO (distresse) Ele acovarda, fazendo e fuja da situao. com o indivduo se intimide

Quanto as reaes fisiolgicas eles so similares

As extremidades (mos e ps) tendem a ficar suados e frios, a acelerao cardaca e presso arterial tendem a subir, o nvel de tenso muscular tende a aumentar, etc.

Quando o stress anormal?

O Que Causa o Stress?

As Fases do Stress?

Doenas Provocadas pelo Stress

Sndrome de Burnout
Trata-se de um problema, uma sndrome que afeta principalmente os trabalhadores encarregados de cuidar. Profissionais da rea de servios quando em contato direto com seus usurios.

Burnout = em portugus significa perder fogo perder energia

Sndrome de Burnout

uma sndrome atravs da qual o trabalhador perde o sentido da sua relao com o trabalho, de forma que as coisas j no importam mais e qualquer esforo lhe parece ser intil.
A sndrome definida por Malach e Jackson (1981) como uma reao tenso emocional crnica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos.

Sndrome de Burnout
CLIENTELA DE RISCO DA SNDROME:

Profissionais da Educao; Sade Policiais e agentes penitencirios (entre outros)

Sintomas do Stress?

Preveno do Stress: rea Fsica

Preveno do Stress: rea Existencial e Social

Preveno do Stress: rea Emocional

Cura do Stress

Algumas tcnicas que ajudam


Exerccios respiratrios e de relaxamento
Terapia Cognitiva Massagens, sauna, exerccios fsicos Terapia Medicamentosa Prtica Espiritual

ALGUMAS DICAS:
Primeira coisa: INVISTA EM VOC ANTES QUE SEJA TARDE. Aprenda a livrar-se da tendncia de querer fazer todas as coisas ao mesmo tempo. Voc acha que vale a pena correr atrs do dinheiro e esquecer do resto? E a sua sade, vale cuidar? Que tal eliminar o stress no trnsito, no trabalho e em casa? Reduza o stress em qualquer lugar a nveis mnimos - pare e reflita, respire fundo e pense. A alimentao e a respirao podem combater o stress - d mais ateno a elas. Comida pesada causa stress pois voc precisa de muita energia para a digesto - escolha a hora. Telefone celular, laptop e computador deixam voc ligado demais - cuidado!

MUITO OBRIGADA!

You might also like