You are on page 1of 12

Amaznia

Alunas: Alxya e Mayra Professor: Matheus Melo L. Serie: 7 ano.

Floresta Amaznica. O Pulmao Do Mundo


Introduo Situada na regio norte da Amrica do Sul, a floresta amaznica possui uma extenso de aproximadamente 7 mil quilmetros quadrados, espalhada por territrios do Brasil, Venezuela, Colmbia, Peru, Bolvia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porm, a maior parte da floresta est presente em territrio brasileiro (estados do Amazonas, Amap, Rondnia, Acre, Par e Roraima). Em funo de sua biodiversidade e importncia, foi apelidada de o "pulmo do mundo". Conhecendo a floresta uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por rvores de grande porte, situando-se prximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta no muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta formada pela decomposio de folhas, frutos e animais mortos. Este rico hmus matria essencial para as milhares de espcies de plantas e rvores que se desenvolvem nesta regio. Outra caracterstica importante da floresta amaznica o perfeito equilbrio do ecossistema. Tudo que ela produz aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na regio tambm colabora para o seu perfeito desenvolvimento.

Como as rvores crescem muito juntas uma das outras, as espcies de vegetao rasteira esto presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetao no consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espcies desta floresta vive nas rvores e so de pequeno e mdio porte. Podemos citar como exemplos de animais tpicos da floresta amaznica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amaznica (rio amazonas e seus afluentes) so repletos de diversas espcies de peixes. O clima que encontramos na regio desta floresta o equatorial, pois ela est situada prxima linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas so elevadas e o ndice pluviomtrico (quantidade de chuvas) tambm. Num dia tpico na floresta amaznica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.

Problemas atuais enfrentados pela floresta amaznica.

Um dos principais problemas o desmatamento ilegal e predatrio. Madeireiras instalam-se na regio para cortar e vender troncos de rvores nobres. H tambm fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliao de reas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilbrio no ecossistema da regio, colocando em risco a floresta. Outro problema a biopirataria na floresta amaznica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorizao de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espcies animais. Levam estas para seus pases, pesquisam e desenvolvem substncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substncias cujas matriasprimas so originrias do nosso territrio.

Com a descoberta de ouro na regio (principalmente no estado do Par), muitos rios esto sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercrio no garimpo, substncia que est contaminando os rios e peixes da regio. ndios que habitam a floresta amaznica tambm sofrem com a extrao de ouro na regio, pois a gua dos rios e os peixes so importantes para a sobrevivncia das tribos.

Aspectos Naturais:
Relevo: O relevo Amaznico na sua maioria de baixa altitude, em razo das plancies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia, e das depresses. No extremo norte, h um pequeno pedao de planalto (planaltos residuais norte-amaznicos), e logo embaixo, uma grande depresso (depresso marginal norteamaznica). H tambm pequenas partes de planaltos residuais no sul da regio. Por fim, no leste h a depresso do Araguaia, e tambm planaltos e chapadas da bacia do Parnaba. Destacando que no ponto mais setentrional do pas, no planalto residual norte-amaznico, esto os picos mais altos do Brasil: o Pico da Neblina (3014m) e o 31 de Maro (2992m).

Clima: O clima predominante no complexo regional Amaznico

o Equatorial mido, que quente e mido, gerando altas taxas de precipitao (cerca de 2500mm anuais). A temperatura bem estvel, sempre em torno de 25C. Numa pequena poro setentrional do pas, h o clima equatorial semi-mido, que ainda quente, mas menos chuvoso. Isso por causa do relevo acidentado (o planalto residual norte-amaznico), e das correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul, entre os meses de setembro a novembro. No sudeste do complexo regional, est presente o clima tropical, que recebe influncias do equatorial mido (quente) e das massas polares do sul (fria), resultando em estaes do ano bem definidas.

Vegetao: A vegetao da Amaznia fortemente influenciada pelo clima quente e hidrografia, que juntos propiciaram a formao da Floresta Amaznica, a mais exuberante e diversificada floresta no planeta Terra. Ocupa cerca de 40% do territrio Brasileiro (3,5 milhes de km). A dificuldade para a entrada de luz pela abundncia de copas, faz com que a vegetao rasteira seja muito escassa na Amaznia, bem como os animais que habitam o solo e precisam dessa vegetao rasteira. A maior parte da fauna amaznica composta de animais que habitam as copas das rvores, entre 30 e 50 m. No existem animais de grande porte, como nas savanas. Entre as aves da copa esto os papagaios, tucanos e pica-paus. Entre os mamferos esto os morcegos, roedores, macacos e marsupiais.

Hidrografia: a hidrografia da Amaznia a caracterstica mais marcante deste complexo regional. Contm a maior bacia hidrogrfica do planeta, que se estende por mais de 7 milhes de quilmetros quadrados (4 milhes no Brasil). O rio Amazonas contribui com boa parte desse nmero, pois sua extenso da nascente foz de 7100km. As nascentes dos rios mais importantes, como Solimes, Negro, Madeira, etc, nascem na Cordilheira dos Andes, no Peru. Alguns atravessam outros pases antes de chegar ao Brasil, como Equador, Colmbia, Venezuela, Guianas, etc. Toda esta rede hidrogrfica depende de dois fatores: a floresta amaznica, e o clima equatorial, com chuvas em quase todos os dias do ano.

Imagens :

Obrigada pela ateno de todos!

*----*

You might also like