You are on page 1of 25

Aula 01

P1 7/1/13 P2-18/2/13 PF 4/3/13 UERJ FAF Anlise de Balanos Prof.: Ricardo Davi

ANLISE DE BALANOS
Histrico sobre Anlise de Balano Em seu estado primitivo, a utilizao da contabilidade remonta a mais ou menos 4000 a.C, poca em que se registravam os primeiros inventrios de rebanhos, principal atividade econmica daqueles tempos, bem como a preocupao do homem em inventariar a variao da riqueza em determinado perodo (aumento do rebanho). Diante da anlise da variao do rebanho, realizada pela comparao do que j existia e o que foi acrescido e reduzido (nascimentos e mortes) possvel afirmar que a anlise de balano to antiga quanto contabilidade. Mesmo diante dessa informao posiciona-se em poca mais recente o surgimento da anlise das demonstraes contbeis em carter mais slidos e desenvolvidos.

ANLISE DE BALANOS
Com o surgimento dos bancos governamentais, bastante interessados na situao econmico-financeira das empresas tomadoras de financiamentos, e a abertura de capital por parte das empresas (companhias S.A), tornando possvel participao societria de pequenos e grandes investidores, a anlise de balanos desenvolveu-se ainda mais, tornando indispensvel ferramenta para a tomada de deciso. Em nove de fevereiro de 1895, o Conselho Executivo da Associao dos Bancos no Estado de New York resolveu recomendar aos seus membros que solicitassem aos tomadores de emprstimos declaraes escrita e assinadas de seus ativos e passivos. Em 1900, essa mesma associao divulgou um formulrio de proposta de crdito que inclua espao para o balano (exames superficiais).

ANLISE DE BALANOS
Em 1913, alm da comparao do ativo circulante com o passivo circulante, chamou-se a ateno para outros ndices como: depsito bancrio em relao ao exigvel, percentual de contas a receber em relao aos demais itens do ativo, percentual de estoques em relao a vendas anuais. Em 1915, a Anlise de Balano tornou-se praticamente obrigatria nos Estados Unidos (sem uniformidade da terminologia, classificao). Em 1919, Alexander Wall, considerado o pai da Anlise de Balano, apresentou um modelo de anlise de balano, atravs de ndices, e demonstrou a necessidade de considerar outras relaes, alm do Ativo Circulante contra o Passivo Circulante.

ANLISE DE BALANOS
Adotando o mtodo de computar vrios coeficientes, pois havia a necessidade de padres de referncia para auxiliar a avaliao. Na dcada de 30, surgiu dentro da empresa Du Pont, um modelo de anlise da rentabilidade da empresa (ROI - return on investiment). Em 1968, a Anlise de Balano era ainda um instrumento pouco utilizado na prtica. Nesse mesmo ano foi criada, a SERASA, empresa que passou a operar como central de Anlise de Balano de bancos comerciais. Embora a expresso adequada seja Anlise das Demonstraes Financeiras, uma vez que todas as demonstraes so alvo de anlise, constatamos que a denominao Anlise de Balano mais utilizada, mesmo no sendo apenas o Balano Patrimonial a ser analisado.

ANLISE DE BALANOS
A importncia da Anlise de Balano Analisar o balano decomp-lo nas partes que formam, para interpretar seus elementos. recomendvel a anlise dos resultados mensais como importante ferramenta de avaliao de desempenho do patrimnio disponvel da empresa, que servir como orientao para as medidas apropriadas para melhorar o desempenho das reas comerciais, de custos, compras e financeira. Est na prpria conceituao da cincia contbil a importncia da anlise de balano. No se resume a Contabilidade ao registro dos fatos contbeis, interessando principalmente conhecer os aspectos econmico e financeiro do patrimnio.

ANLISE DE BALANOS
O balano uma representao sinttica dos valores patrimoniais, mas a Contabilidade dinmica. Se desejarmos conhecer certas particularidades da situao econmica e financeira do patrimnio devemos nos valer do processo de anlise; A Contabilidade tem outras funes, procurando as causas dos fatos e interpretando. A determinao das causas dos fenmenos contbeis funo de anlise. A exatido dos princpios contbeis como prova depende do emprego de processos de anlise e mtodos.

ANLISE DE BALANOS
Para que serve e qual a aplicao da Anlise de Balano A Anlise de Balano serve para verificar os estados Patrimoniais ,Econmicos e Financeiros da empresa: Estado Patrimonial: verifica a existncia de todos os bens, direitos e obrigaes da sociedade, quer para com seus proprietrios, quer para com terceiros; Estado Econmico: verifica se a empresa est conseguindo obter, vender e ganhar com a colocao de sues produtos no mercado consumidor. Estado Financeiro: verifica se empresa tem condies de saldar seus compromissos, com os valores que ela tem para receber, mais o numerrio disponvel em caixa.

ANLISE DE BALANOS
A Anlise de Balano realizada no intuito de instrumentar ou auxiliar, acionistas, administradores, fornecedores, clientes, governo, instituies financeiras, investidores e outras pessoas fsicas ou jurdicas interessadas em conhecer a situao da empresa ou para tomar decises. Pode aplic-la a todos os ramos de atividades, industriais, comerciais, de servios e tambm em rgos pblicos. indispensvel para a leitura, anlise e interpretao do resultado de qualquer empresa, pleno conhecimento de contabilidade, custos, matemtica financeira, bem como legislao tributria; trabalhista e previdenciria.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


Execuo da Anlise de Balano Para que se possa fazer uma perfeita anlise do balano, ele necessita saber se foram observados todos os procedimentos recomendados pelas normas em vigor. Um desses requisitos a auditoria financeira, fiscal, tributria e operacional. Portanto, a verdadeira anlise das Demonstraes Contbeis deve abranger: a avaliao de Ativos (Circulante e No-Circulante) e Passivos (Circulante e No-Circulante) utilizando-se os princpios e demais regras constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade, da Lei das S/A, do Regulamento do Imposto de Renda;

ANLISE DE BALANOS AULA 02


a anlise das receitas e despesas, principalmente no que se refere apurao de fraudes documentais com o intuito de manipulao de resultados; a verificao e a apurao de aes administrativas ou judiciais tanto ativas como passivas de cunho trabalhista, previdencirio, fiscal e tributrio; Nesse sentido, alguns procedimentos devem ser adotados:

ANLISE DE BALANOS AULA 02 Para os Ativos:


efetuar o levantamento, a verificao e a anlise da documentao de suporte contabilidade nos casos de:
aplicaes em ttulos de renda fixa ou varivel, em ouro ou moedas, em duplicatas, notas promissrias ou commercial papers, export notes ou notas de exportao, em bens imveis, mveis, maquinrio e veculos, em estoques, em participaes societrias e; outros investimentos permanentes;

ANLISE DE BALANOS AULA 02


todos esses ativos devem ser avaliados com base nos preos de mercado no estado em que se encontram; tambm devem ser analisados e avaliados alguns valores subjetivos tais como:
o fundo de comrcio, as marcas e patentes, os crditos tributrios (incluindo os prejuzos fiscais) e; outros valores to comumente no considerados nas privatizaes das empresas estatais.

Para os Passivos: efetuar o levantamento da documentao a ser analisada quanto s despesas, aos riscos fiscais e contingncias no contabilizadas, quanto atualizao dos passivos, proviso das causas judiciais, entre outros gastos no provisionados. Ento, o analista deve tomar algumas precaues. Primeiramente verificar os antecedentes da entidade, seu porte, quem so seus administradores e controladores, procurando saber se existem fatos passados que os desabone, no s quanto entidade como tambm que desabone todos os seus membros individualmente.

ANLISE DE BALANOS AULA 02

ANLISE DE BALANOS AULA 02


O analista deve tambm ter em mos no um nico balano, mas os demonstrativos contbeis de pelo menos trs exerccios fiscais. Se possvel, deve ter em mos tambm balancetes mensais de todo esse perodo para fazer o levantamento da regularidade das receitas e das despesas e de preferncia a lucratividade por segmento operacional e/ou por unidades fabris e/ou comerciais.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


Anexados aos balanos devem estar todos os demais demonstrativos exigidos pelas NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade, pela Lei das Sociedades por Aes e pelo Regulamento do Imposto de Renda, incluindo um extrato do LALUR relativo aos perodos analisados. Dentre esses demonstrativos devem estar o Relatrio da Diretoria e/ou do Conselho de Administrao e o Relatrio e o Parecer dos Auditores Independentes, quando a empresa tiver tais servios qualificados sua disposio.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


importante verificar a ocorrncia de fatos no Brasil ou no exterior que desabone a condutados auditores, principalmente os estrangeiros, que nada tm a perder aqui. comum verificarmos que empresas estrangeiras esto sendo processadas, inclusive em seus pases de origem, por terem prejudicado investidores quando deram informaes imprecisas ou as sonegaram.

ANLISE DE BALANOS
Etapas do Processo de Anlise O processo de Anlise pode ser desenvolvido em sete etapas: 1 etapa Exame e Padronizao das demonstraes financeiras: Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, Demonstrao dos Fluxos de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


2 etapa Coleta de dados: extrao de valores das demonstraes financeiras, como total do Ativo Circulante, total do Ativo No-Circulante, total do Patrimnio Lquido, valor das Vendas Lquidas etc. 3 etapa Clculos dos indicadores: quocientes, coeficientes e nmeros-ndices.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


4 etapa Interpretao de quocientes: interpretao isolada e conjunta. 5 etapa Anlise Vertical/Horizontal: interpretao isolada e conjunta de coeficientes e nmeros-ndices. 6 etapa Comparao com Padres: clculos e comparaes com quocientespadro.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


7 etapa Relatrios: apresentao das concluses da anlise em forma de relatrios inteligveis por leigos. Fonte: Ribeiro, Osni Moura Estrutura e Anlise de Balanos fcil, pag. 115.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


Formas ou tcnicas de Anlise

Vrias so as anlises que podem ser efetuadas a partir dos resultados obtidos pela Contabilidade, atravs, dos relatrios apresentados. Esses relatrios podem ser tanto o balano patrimonial e a demonstrao de resultados, e alguns relatrios chamados de extra contbeis, elaborados para outros controles internos.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


Convm salientar que, embora as anlises dos demonstrativos contbeis forneam uma boa idia do aspecto da empresa, ainda, podemos no encontrar todos os resultados. Para obter resultados absolutamente reais e confiveis, necessria uma anlise detalhada de todo o processo contbil do exerccio em questo, comparando sempre com os resultados de exerccios anteriores, para assim comparar a evoluo da empresa.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


Anlise por quocientes: o estudo comparativo entre grupos de elementos das demonstraes financeiras por meio de ndices, objetivando o conhecimento da relao entre cada um dos grupos do conjunto. Anlise Vertical: consiste na determinao da porcentagem de cada conta ou do grupo de contas em relao ao seu conjunto. Este processo tambm conhecido por Anlise por Coeficiente.

ANLISE DE BALANOS AULA 02


Anlise Horizontal: comparao feita entre componentes do conjunto em vrios exerccios, por meio de nmeros-ndices, objetivando a avaliao ou o desempenho de cada conta ou grupo de contas ao longo dos perodo analisados. Anlise por quocientes - ndices que orientam o empresrio Os ndices constituem a tcnica de anlise mais empregada, sua caracterstica fundamental fornecer uma viso ampla da situao econmica ou financeira da empresa. Os interesses dos empresrios ou administradores no conhecimento doestado patrimonial das empresas so variados; assim, deve-se selecionar, da

You might also like