You are on page 1of 9

Jesus mesmo perguntou a Seus discpulos: Quem dizem os homens que sou eu? (Marcos 8:27).

Eis algumas respostas que se ouve por a: Um homem bom; mas humano e nada mais. Um dos grandes profetas. Um grande filosofo. Pregou a paz e o amor. Filho de Deus; Salvador do mundo. O Messias prometido. Na verdade, nunca houve um Jesus histrico. Um esprito iluminado. Um guia espiritual avanado.

Jesus disse sou Filho de Deus e quem me v, v tambm o Pai (Deus) (Mateus 27:43 e Joo 14:9). Ele afirmou ser o Messias ou Cristo prometido (Marcos 14:61, 62; Joo 4:25, 26). Jesus admitiu ser Rei (Lucas 23:3) e possuir um Reino (Mateus 13:41). Jesus disse que era Mestre e Senhor (Joo 13:13). Jesus disse: Eu sou o po da vida (Joo 6:35); Eu sou a luz do mundo (John 8:12); Eu sou l de cima; eu no sou deste mundo (Joo 8:23); Eu sou a porta (Joo 10:9); Eu sou o bom pastor (Joo 10:11). Jesus disse a Seus discpulos claramente: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai (Deus) seno por mim (Joo 14:6).

Jesus disse a Seus discpulos: Basta que vocs creiam nisto que Eu estou no Pai e o Pai est em Mim. Creiam nisto ao menos por causa dos poderosos milagres que Me viram fazer (Joo 14:11 BV). Os milagres de Jesus no podiam ser negados nem sequer por Seus maiores opositores.* Mas existe uma prova ainda maior de Sua divindade: as profecias sobre Ele no Velho Testamento. Elas contam aonde Ele nasceria em Belm (Miquias 5:2); que Ele nasceria de uma virgem (Isaas 7:14); e at o nmero exato dos dias at a Sua chegada oficial so fornecidos (Daniel 9:24-27), tendo sido cumprido no Domingo de Ramos, quando Jesus entrou em Jerusalm. As profecias predisseram que Jesus seria rejeitado e que morreria por nossos pecados (Isaas 53). E como morreria? Salmo 22 diz: traspassaram-me as mos e os ps, e inclui outras referncias Sua crucificao. E isto s uma amostra. Nenhum livro religioso contm profecias como as da Bblia (isto , todas cumpridas sem nenhum erro)!
(*) Inclusive, quando Jesus ressuscitou a um amigo dentre os mortos, os lderes religiosos, Seus maiores opositores, se reuniram e disseram: Que que vamos fazer? Este homem est fazendo muitos milagres! Se deixarmos que ele continue assim, todos vo acreditar nele (Joo 11:47, 48 - BLH).

No h meio-termo. Quando algum se declara o Filho de Deus, Rei e Senhor, a Verdade e a Vida, voc no finge que nunca declarou ser divino e diz: Ah, mas ele um profeta to bom, uma pessoa to generosa. Por isso que s existem trs alternativas lgicas e legtimas a que voc pode chegar:

Quando Jesus se identificou com Deus (a quem chamou de Pai), Ele no estava dizendo a verdade e sabia que no estava. Neste caso, Ele teria sido o maior charlato que jamais viveu e deveria ser ignorado e esquecido. Mas se voc escolher esta alternativa, ter de explicar por que Ele consentiu ser executado de modo to brutal, quando poderia facilmente ter negado ser Deus e ter sido solto sem um arranho.
Baseado em um argumento por C. S. Lewis em seu livro Cristianismo Autntico

O que Jesus disse sobre si mesmo no era verdade mas ele no sabia que no era (ele pensava que era Deus mas no era). Se fosse esse o caso Ele teria sido louco e seus seguidores uns pobres equivocados. Claro que voc teria de explicar como que um luntico sempre conseguia ganhar os debates com Seus acusadores. E como podia ensinar verdades to maravilhosas que at os guardas que foram captur-Lo deram meia-volta e disseram: Jamais algum falou como este homem (Joo 7:46).

Jesus estava dizendo a verdade: disse ser Deus e o realmente. Neste caso deve ser ouvido, obedecido, seguido e adorado! Claro que voc pode chegar a esta concluso e ainda escolher rejeitLo. Mas neste caso voc que seria um pobre equivocado, pois estaria fechando seus olhos para a Verdade e perderia seu nico possvel acesso a Deus o Pai.

Infelizmente muita gente arrisca uma quarta alternativa, que aceitaria a Jesus como uma pessoa boa mas O rejeitaria como Deus. Entretanto, simplesmente no seria possvel que Jesus pudesse estar enganado sobre Sua prpria identidade e ser um bom mestre, um ser iluminado ou um profeta inspirado. J vimos que se o que disse no fosse verdade teria sido mentiroso ou louco, e tais pessoas no podem ser boas, iluminadas ou inspiradas.

Quando Jesus chamou Seus seguidores, disse que tinham que arrepender-se e crer (Marcos 1:15). A maioria das pessoas que rejeita Jesus escolhe no crer no porque no haja provas o suficiente, mas porque no querem se arrepender. Arrepender-se significa reconhecer seus pecados e pedir perdo a Deus. Significa tambm estar disposto a deixar seus pecados pra trs, mudar o rumo de sua vida e colocar Cristo em primeiro lugar. Crer significa depositar sua f e esperana em Jesus, confiando sua vida e destino eterno a Ele e a mais ningum. Jesus o Caminho para Deus e a Porta para a salvao. E as chaves que abrem esta Porta so arrependimento e f.

Depois de perguntar a Seus discpulos quem as pessoas pensavam que Ele era, Jesus indagou: E vocs? Quem que vocs dizem que eu sou? Pedro respondeu: O Senhor o Cristo (Messias), o Filho do Deus vivo (Mateus 16:15-16). Voc j respondeu essa pergunta? Voc j se decidiu por Jesus? Se no, faa-o antes que seja tarde. Voc pode se arrepender, crer e convidar Jesus para entrar em sua vida agora mesmo. Fale com Deus em suas prprias palavras, ou ore assim: Deus, obrigado por ter mandado o Seu Filho Jesus para mostrar-me o caminho para Ti. Te agradeo porque Ele morreu na cruz em meu lugar e pelos meus pecados. Confio nEle para perdoar-me e apagar a minha culpa diante de Ti. Me arrependo de todo o mal que tenho praticado. Daqui para frente quero viver para Ti. Convido o Senhor a entrar na minha vida agora mesmo e a ser o meu Salvador e Senhor. Em nome de Jesus, amm.

Leia a Bblia. Ore. Una-se a uma igreja crist que ensina que Jesus o nico caminho para Deus.
Esta mensagem - tanto o texto como as ilustraes - tambm est disponvel em forma de folheto. Para adquerir folhetos coloridos impressos (somente em ingls), entre em contato com a Caribbean Christian Publications (ver endereo abaixo). Para receber folhetos em preto e branco, grtis, que podem ser baixados, e para receber mais documentos eletrnicos Power Point como este, que podem ser copiados e distribuidos grtis vontade, entre em contato com os Ministrios J 3:16 (ver abaixo).
Citaes bblicas: Sociedade Bblica do Brasil; BV = Bblia Viva; BLH = A Bblia na Linguagem de Hoje

2004 - J 3:16 - Escrito e ilustrado por John Hatton.

Caribbean Christian Publications


3400 Raleigh Street Hollywood, Florida 33021 Tel: 954-981-2271 Email: ccp@ccpcbf.org Web: http://www.ccpcbf.org

J 3:16
Email: j3-16@pobox.com Web: http://www.impacto.org/j3-16

You might also like