You are on page 1of 29

Modelo Normativo da Gesto da Qualidade ISO 9001:2008

SGI Sistema de Gesto Integrados


Os clientes atuais no se restringem apenas questo relacionadas com o produto final, mas tambm com o processo de produo e as conseqncias dele para a sociedade. Desta forma as empresas viram a necessidade de gerenciar outros fatores como: questes ambientais e questes relacionadas com a qualidade de vida dos trabalhadores e profissionais envolvidos. Da mesma forma que o gerenciamento pela qualidade, esses fatores tambm tem que atender padres j estabelecidos como normas ISO, e outras normas que sugiram dentro dos pases, de forma geral, com o objetivo de garantir que as normas ambientais e as de respeito sade e segurana dos trabalhadores sejam respeitadas. Atualmente muitas empresas no esto utilizando somente o gerenciamento pela qualidade baseado na nas normas ISO 9000, baseiam-se tambm no gerenciamento ambiental, norma ISO 14001 e no gerenciamento da sade ocupacional e segurana no trabalho, especificao OHSAS 18001, de forma integrada. assim que surge o SGI, Sistema de Gesto Integrada.

SGI Sistema de Gesto Integrados


O SGI visa o atendimento s normas de forma simultnea para os pontos comuns, como por exemplo, no processo de aquisio deve ser verificado tanto as especificaes tcnicas, como as especificaes ambientais e de sade e segurana no trabalho. E incluir os valores no contemplados em alguma norma de forma que sejam visto como um s processo de garantia de qualidade. O conceito de qualidade desta forma se amplia, pois o cliente no leva somente em conta as caractersticas do produto ou servio, mesmo que esse j contemple um valor agregado. Ele tambm busca uma maior coerncia ambiental e uma garantia que no est comprando de empresas que no respeitam os seus funcionrios e o meio ambiente. Embora parea utopia, ou at demagogia, pois algumas empresas utilizam essas ferramentas apenas para se destacarem no mercado, sem a real conscientizao do assunto, notrio que uma realidade que est se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade. E mesmo no conseguindo fazer que o atendimento a esses requisitos seja algo decorrente de uma conscientizao real dos nossos gerentes, s atendimento aos requisitos legais j um grande passo, principalmente para o Brasil.

O que Qualidade?
Qualidade tudo aquilo que percebemos como algo positivo, que atenda ou supera nossas expectativas. Por isso, muito importante compreender aquilo que o cliente percebe e valoriza em nossos produtos e servios. Ou seja, quais so os requisitos que precisamos atender e cumprir para conquistar e aumentar a satisfao do cliente.

Mas no s isso! Conta tambm a Qualidade com que executamos o nosso trabalho e atingimos nossos resultados. A qualidade est diretamente ligada a Produtividade e a Competitividade da empresa.

Conceito - ISO
A sigla ISO refere-se :(Organizao
para Normalizao) Internacional

Organizao no governamental fundada em 23/02/1947, presente hoje em cerca de 150 pases, representando 95 % da Produo Mundial, A sua funo a de promover a normatizao de produtos e servios, para que a qualidade destes seja melhorada. A palavra ISO que vem do Grego e significa IGUALDADE/HOMOGENEIDADE/UNIFORMIDADE, d idia de padronizao/sistematizao.

Conceito ISO - 9001


de Gesto da Qualidade mais utilizada no mundo inteiro e aplicvel em qualquer tipo de empresa. Possui como MISSO Promover o desenvolvimento da normalizao e atividades relacionadas no mundo com vistas a facilitar o comrcio internacional de bens e servios e o desenvolvimento da cooperao nas esferas intelectual, cientfica, tecnolgica e atividades econmicas.

ISO 9001 a norma sobre Sistema

A origem das Normas da Srie ISO-9000


.

O Comit ISO funcionou como um verdadeiro liquidificador quando da origem das Normas da Srie ISO 9000. Este Comit analisou normas de vrios pases, dentre eles o Brasil, os EUA, Reino Unido, Canad, etc. em 1987 originou as Normas ISO-9000/87; ISO-9001/87, ISO-9002/87, ISO-9003/87 e muitas outras.

A origem das Normas da Srie ISO-9000


Em 1994, estas normas foram revisadas, vigorando at dezembro:2000, quando foram emitidas as Normas da Srie ISO 9000 verso 2000, sendo que a ISO 9001:94, a ISO 9002:94 e a ISO 9003:94 se transformaram na ISSO 9001:2000, e em 26/12/2008 na ISO 9001:2008.

O QUE ABNT & NBR ?


A ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), fundada em 1940, http://www.abnt.org.br, representa o Brasil nas organizaes internacionais de normalizao: ISO (Organizao Internacional para Normalizao) e IEC(Comisso Eletrotcnica Internacional), e possui atualmente 28 Comits Brasileiros (dentre eles o CB-25 Comit Brasileiro da Qualidade) e 1 Organismo de Normalizao Setorial. NBR a sigla para Normas Brasileiras. No qual por ela esta presente a verso oficial da norma para a lngua portuguesa.

Benefcios da ISO 9001


Reduzir custos e desperdcios; Melhorar a qualidade e produtividade; Evitar falhas, atrasos e retrabalhos; Melhorar processos, produtos e servios; Reduzir o acmulo de problemas; Fortalecer a imagem da empresa; Gerar confiabilidade; Garantir a satisfao dos clientes; Identificar oportunidades de melhoria, entre outros.

Dificuldades
Mudana da cultura da empresa; Resistncia dos funcionrios; Capacitao dos funcionrios; Burocracia; Interpretao das normas; Adequao s normas.

Quais so os principais motivos que levam a obteno da ISO 9001?

Exigncia dos clientes; Aumento da qualidade; Melhoria do controle de processo; Aumento da padronizao interna; Melhoria da competitividade; Melhoria da organizao interna.

Certificao ISO - 9001

Muita gente confunde empresas de consultoria com organismos certificadores. As consultoria apenas ajudam uma empresa a implementar os requisitos de uma norma e treinar a equipe. Apenas organismos certificadores podem auditar e certificar sistemas de gesto da qualidade baseados na norma ISO 9001 ou outras.

Principais Organismos Certificadores da ISO 9001


Pas de Origem: Brasil Sede no Brasil: Rio de Janeiro Website: www.abnt.org.br

Pas de Origem: Estados Unidos Sede no Brasil: So Paulo Website: www.abs-qe.com

Pas de Origem: Inglaterra Sede no Brasil: So Paulo Website: www.bsibrasil.com.br

Principais Organismos Certificadores da ISO 9001


Pas de Origem: Frana Sede no Brasil: So Paulo Website: www.bvqi.com.br

Pas de Origem: Noruega Sede no Brasil: So Paulo Website: www.dnv.com

Pas de Origem: Brasil Sede no Brasil: So Paulo Website: www.vanzolini.org.br

Principais Organismos Certificadores da ISO 9001


Pas de Origem: Brasil Sede no Brasil: Belo Horizonte Website: www.sascertificadora.com.br

Pas de Origem: Alemanha Sede no Brasil: So Paulo Website: www.brtuv.com.br

Pas de Origem: Itlia Sede no Brasil: So Paulo Website: www.rinabrasil.com.br

Principais Organismos Certificadores da ISO 9001


Pas de Origem: Brasil Sede no Brasil: Rio de Janeiro Website: www.lr.org

Nmero de empresas certificadas no Brasil

O diferencial do Profissional que conhece a norma


Destaque profissional na empresa certificada ou que busca certificao; Maiores chances e visibilidade no mercado de trabalho; Possibilidade de desenvolver a capacidade empreendedora; Maior conhecimento e viso dos processos empresariais.

Roteiro de certificao da Norma


DECIDIR IMPLANTAR (analisar os ganhos e definir escopo, ou seja, que processo ou processos, desejamos certificar para agregar mais valor ao nosso Negcio); DIAGNOSTICAR (aplicar Lista de Verificao baseada nas sees 4 a 8 da ISO 9001:2008). Algo que til nesta tarefa saber que nestas sees existem 135 palavras deve/devem, denotando a obrigatoriedade do seu cumprimento;

Roteiro de certificao da Norma


IMPLEMENTAR (Treinar/Conscientizar pessoal na ISO9001/2008; Preparar plano de aes (com colunas do tipo por que, o que, quem, como,onde, quando, quanto custa); Desenvolver plano de aes com anlises crticas (implementao do plano de aes); Formar auditores internos, elaborar plano de auditorias e cumprir; Resolver no conformidades, Realizar auditoria de prcertificao/resolver no conformidades, ... CERTIFICAR (realizar auditoria de avaliao inicial, por Certificadora, e ter a recomendao homologada por Acreditadora).

Roteiro de certificao da Norma


PERENIZAR (manter Sistema de Gesto da Qualidade sempre ativo atravs principalmente de Anlises Crticas da Direo, Planos de Melhorias Contnuas, Planos de Auditorias Internas e Auditorias de Manuteno da Certificao por Entidade Independente a cada 6 meses e de Recertificao a cada 3 anos).

Principais procedimentos obrigatrios


Controle de documentos e registros; Auditoria interna; Controle de produto no conforme; Aes corretivas e preventivas.

Ciclo PDCA

Concluses
No mercado globalizado, cada dia mais aberto e competitivo, a certificao conforme a ISO-9001:2008 se reveste de grande importncia, sendo em muitos casos vital para a sobrevivncia de algumas Organizaes. Sabemos entretanto, que a Busca da Excelncia sempre requer melhorias Contnuas.

CONFIANA uma palavra que nos acompanha a vida inteira. Um processo de certificao nada mais do que uma parceria, sendo mais do que necessrio CONFIANA entre as partes. Seja sempre um bom profissional e conduza processos tecnicamente consistentes e de forma a agregar valores aos negcios da empresa que voc est inserido e a sua vida profissional.

Questes para estudo


1- Qual o significado da qualidade para uma empresa? 2- Indique a misso da ISO 9001. 3- Em que poca se originou a norma ISO 9000 e quando foi sua ltima atualizao? 4- Quem a representante oficial no Brasil da ISO mundialmente, e quem gera a verso documentada brasileira? 5- Cite benefcios da ISO 9001 para uma empresa. 6- Cite as principais dificuldades para a implementao.

Questes para estudo


7- Quais so os principais motivos que levam uma empresa a buscar a certificao em ISO 9001? 8-Explique o ciclo PDCA. 9- Quais so os itens definidos como roteiros para uma boa implantao da certificao? Explique o significado de cada um. 10- Cite os quatro principais procedimentos obrigatrios 11- Para que serve o SGI?

You might also like