You are on page 1of 70

Aspectos Legais e ticas no cotidiano da Enfermagem

Ms. Esmeraldina Peixoto Neri Prof. Liliane Medeiros

O NOVO CDIGO DE TICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Resoluo COFEN 311/2007


12 de maio de 2007
Apoio Assessoria Jurdica do COREN-RS

Ao nos capacitarmos e habilitarmos na profisso de enfermagem, vinculada a rea da sade; compreendendo a: profilaxia; Assistncia tanto curativa, como paliativa; reabilitao; pesquisa e educao continuada. Nosso objeto de trabalho a vida humana e somos prestadores de servio tendo como foco o cliente, usurio/paciente, bem como, a famlia e as relaes de trabalho. Onde temos: direitos, deveres, relaes multidisciplinares, responsabilidades, proibies e, punies quando necessrias. Dessa forma, temos a oportunidade de nos reciclarmos e atualizarmos nesta questo

OBJETIVO GERAL
Reciclar e atualizar a tica nas relaes de trabalho tendo como base o Novo cdigo de tica de enfermagem Brasileiro- Resoluo Cofen n 311/2007 em vigor desde 12 de maio de 2007. Refletir sobre problemas ticos e enfrentados em nossas instituies, na busca de sua soluo. Conhecer e praticar o Novo cdico de tica da Enfermagem Brasileira.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Qualificar o servio prestado a comunidade nas instituies de sade, bem como, melhorar as relaes de trabalho e solidariedade. Diminuir as punies administrativas cabveis aos profissionais infratores pelas chefias. Zelar pela defesa da vida humana, mantendo o respeito e pudor desde a concepo at aps a morte. Valorizao e respeito perante a opinio pblica, tanto da equipe de enfermagem, quanto das Instiuies.

Site: www.portalcoren-rs.gov.br
Pasta de rotina setores:Rotinas do servio de enfermagem, Regimento interno,
Novo cdigo de tica enfermafem(contm 132 artigos, desses 9 podem cassar o COREN),

Manual de padronizao de medicamentos e medicaes injetveis padronizadas Sistema de Avaliao de desempenho peridica: Conhece e pratica o cdigo de tica ( fica documentado ).

Nos processos administrativos e sindicncias consultado o cdico de tica e avaliao de desempenho para atenuar ou agravar as punies quando necessrias.

Globalizao da economia do mundo; Ambiente mais legalstico; Ignorncia no constitui defesa; Paciente como consumidor de servio; Crnica deficincia de pessoal de Enfermagem nos servios.

CONCEITUANDO RESPONSABILIDADE:

D/Aurlio- define responsabilidade como qualidade ou condio de responsvel, ou seja responder pelos prprios atos ou de outrem.
Na linguagem jurdica, existe a idia de violao de direito o que obriga ao dever de reparao.

Cdigo de tica dos profissionais de Enfermagem


Define infrao tica como a ao, omisso ou conivncia que implique em desobedincia e/ou inobservncia s aes desse Cdigo art. 81;

e estabelece que responde pela infrao quem a cometer ou concorrer para a sua prtica, ou dela obtiver benefcio, quando cometida por outrem art. 83

Cdigo Civil,
no art. 1545, que postula sobre os profissionais da sade. so obrigados a satisfazer o dano, sempre que da imprudncia, negligncia ou impercia, em atos profissionais, resultar morte, inabilitao de servir ou ferimento. No art. 3 dispe que ningum se excusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece e corroborado pelo Cdigo Penal art. 21 que o desconhecimento da Lei inescusvel

Cdigo Penal, Quanto a co-autoria para a prtica de atos ilcitos o Cdigo Penal prev no art. 29 que quem , de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. Podendo a pena ser diminuida de um sexto para um tero, podendo tambm ser aumentada at a metade na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave.

Falta de prtica ou ausncia de

conhecimentos que se mostram necessrios para o exerccio de uma profisso ou de qualquer uma arte; ignorncia, inexperincia ou inabilidade acerca da matria que deveria ser conhecida, para que se leve a bom termo ou se execute com eficincia o encargo ou servio, que foi confiado a algum.

Ex. A prtica do auxlio cirrgico

IMPRUDNCIA

Derivado do latim imprudentia

(falta de ateno, imprevidncia, descuido), tem sua significao integrada na impreviso; falta de prudncia; forma de culpa, que consiste na falta involuntria de observncia de medidas de precauo e segurana, de conseqncias previsveis, que se faziam necessrias no momento, para evitar um mal ou da lei.
medicao

Ex: No realizar diluio correta de

NEGLIGNCIA Falta de cuidado; falta de apuro; de ateno; desleixo, desmazelo; falta de interesse, de motivao; indiferena, preguia; inobservncia e descuido na execuo de ato; desleixo, descuido, indiferena, inrcia. Ex: No realizar a mudana de decbito.

ATENUANTE
aplicada na terminologia da lei penal, para significar a diminuio da pena que, assim, ser imposta ao infrator ou criminoso, em virtude de certas circunstncias que vm, legalmente enfraquecer a severidade da punio. (Art. 122). Ex: Profissional que comete um erro se apercebe do mesmo e comunica imediatamente, podendo evitar maiores danos ou seqelas ao paciente.

AGRAVANTE

Tornar

o ato mais grave. Aumentar a gravidade do ato praticado. (Art. 123).

Ex: Com medo de punio o


profissional no comunica o erro que cometeu.

RESOLUO COFEN N. 311/2007

Aprova a Reformulao do Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem

O QUE MUDOU?

O EXERCCIO DA ENFERMAGEM e o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem Resoluo COFEN N 311-2007 (12/05/2007)
Prembulo Prncpios Fundamentais Captulo I Das relaes profissionais Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Seo I Das relaes com a pessoa, famlia e coletividade Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Seo II Das Relaes com os trabalhadores de Enfermagem, Sade e outros Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Seo III Das Relaes com as organizaes da categoria Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Seo IV Das Relaes com as Organizaes empregadoras Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/

O EXERCCIO DA ENFERMAGEM e o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem 12/05/2007


Captulo II Do sigilo profissional Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Captulo III Do Ensino da Pesquisa e da produo Tcnico Cientfica Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Captulo IV Da Publicidade Direitos / Responsabilidades e Deveres / Proibies/ Captulo V Das Infraes e Penalidades Captulo VI Da Aplicao das Penalidades Captulo VII Das Disposies Gerais

O EXERCCIO DA ENFERMAGEM e o Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem Resoluo COFEN N 311-2007 (12/05/2007)
Art. 5 - Exercer a profisso com justia, compromisso equidade, resolutividade, dignidade,competncia,responsabilidade, honestidade e lealdade. Art. 6- Fundamentar suas relaes no direito, na prudncia, no respeito, na solidariedade, e na diversidade de opinio e posio ideolgica. NO ANTIGO CDIGO

Art.22

Exercer a Enfermagem com justia, competncia, responsabilidade e honestidade Art. 24prestar clientela uma assistncia de Enfermagem livre de riscos decorrentes de impercia, negligncia e imprudncia . Devido a sua importncia repetido nos arts. 16, 24, 33 e 39.

CAPTULO I
DAS RELAES PROFISSIONAIS

CAPTULO I DAS RELAES PROFISSIONAIS

Seo I Das Relaes com a Pessoa, Famlia e Coletividade.

Responsabilidades e Deveres

Art.

16 mesmo em caso de suspenso das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatrios da categoria. (Lei n 7.783 28/06/89) Artigos 10 Serv/Ativ. Essenciais Art.13Comunicar Empregadores/usurios com antecedncia de 72 horas.

Art. 25 Registrar no Pronturio


do Paciente as informaes inerentes ao processo de cuidar.

PROIBIES

Art. 31 Prescrever medicamentos e praticar ato cirrgico... (Resoluo COFEN n 280/03 Auxlio Cirrgico) Art. 35 Registrar informaes parciais e inverdicas sobre a assistncia prestada.

SEO II

Das Relaes com os Trabalhadores de Enfermagem, sade e outros. Responsabilidades e Deveres

Art. 40 Posicionar-se
contra falta cometida durante o exerccio profissional seja por impercia, imprudncia ou negligncia.

Art. 41 Prestar
informaes, escritas e verbais, completas e fidedignas necessrias para assegurar a continuidade da assistncia.

SEO III

Das Relaes com as Organizaes da Categoria

Responsabilidades e Deveres

Art. 53 Manter seus dados

cadastrais atualizados, e regularizadas suas obrigaes financeiras com o Conselho Regional de Enfermagem.
Art. 54 Apor o nmero e

categoria de inscrio no Conselho Regional de Enfermagem em assinatura, quando no exerccio profissional.

PROIBIES
Art. 58 Realizar ou facilitar aes que causem prejuzo ao patrimnio ou comprometam a finalidade para a qual foram institudas as organizaes da categoria. Art. 59 Negar, omitir informaes ou emitir declaraes sobre o exerccio profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem.

SEO IV

Das Relaes com as Organizaes Empregadoras

Responsabilidades e Deveres

Art. 72 Registrar informaes inerentes e indispensveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva e completa.

PROIBIES

Art. 80 delegar suas atividades privativas a outro membro da equipe de Enfermagem ou da sade, que no seja Enfermeiro.

CAPTULO II DO SIGILO PROFISSIONAL

Responsabilidades e Deveres

Art. 82 - ordem judicial, ou com o consentimento da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
1 - Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento pblico e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
2 - Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poder ser revelado quando necessrio prestao da assistncia.

3 - O profissional de Enfermagem intimado como testemunha dever comparecer perante a autoridade e, se for o caso declarar seu impedimento de revelar o segredo.
4 - O segredo profissional referente ao menor de idade dever ser mantido, mesmo quando a revelao seja solicitada por pais ou responsveis, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, exceto nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao mesmo.

Art. 83 Orientar, na condio de Enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade sobre o dever do sigilo profissional.

PROIBIES
Art. 84 Franquear o acesso a

informaes e documentos a pessoas que no esto diretamente envolvidas na prestao da assistncia, exceto nos casos previstos na legislao vigente ou por ordem judicial.
Art. 85 Divulgar ou fazer

referncias a casos, situaes ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.

CAPTULO III

DO ENSINO, DA PESQUISA E DA PRODUO TCNICO-CIENTFICA

Responsabilidade e Deveres

Art. 89 Atender as normas vigentes para a pesquisa envolvendo seres humanos, segundo a especificidade da investigao. Art. 90 - Interromper a pesquisa na presena de qualquer perigo vida e integridade da pessoa.

Art. 91 - Respeitar os princpios da honestidade e fidedignidade, bem como os direitos autorais no processo de pesquisa, especialmente na divulgao dos seus resultados.

Art. 92 - Disponibilizar os resultados de pesquisa comunidade cientfica e sociedade em geral.

Art. 93 - Promover a defesa e o respeito aos princpios ticos e legais da profisso no ensino, na pesquisa e produes tcnicocientficas.

PROIBIES
Art. 94 - Realizar ou participar de atividades de ensino e pesquisa, em que o direito inalienvel da pessoa, famlia ou coletividade seja desrespeitado ou oferea qualquer tipo de risco ou dano aos envolvidos. Art. 95 - Eximir-se da responsabilidade por atividades executadas por alunos ou estagirios, na condio de docente, Enfermeiro responsvel ou supervisor.

Art. 96 - Sobrepor o interesse da cincia ao interesse e segurana da pessoa, famlia ou coletividade.

Art. 97 Falsificar ou manipular resultados de pesquisa, bem como, us-los para fins diferentes dos prdeterminados.

Art. 98 - Publicar trabalho com elementos que identifiquem o sujeito participante do estudo sem sua autorizao.
Art. 99 Divulgar ou publicar, em seu nome, produo tcnicocientfica ou instrumento de organizao formal do qual no tenha participado ou omitir nomes de co-autores e colaboradores.

Art. 100 - Utilizar sem referncia ao autor ou sem a sua autorizao expressa, dados, informaes, ou opinies ainda no publicados. Art. 101 Apropriar-se ou utilizar produes tcnico-cientficas, das quais tenha participado como autor ou no, implantadas em servios ou instituies sob concordncia ou concesso do autor.

Art. 102 Aproveitar-se de posio hierrquica para fazer constar seu nome como autor ou co-autor em obra tcnicocientfica.

CAPTULO IV

DA PUBLICIDADE

Responsabilidade e Deveres

Art. 105 Resguardar os princpios da honestidade, veracidade e fidedignidade no contedo e na forma publicitria. Art. 106 Zelar pelos preceitos ticos e legais da profisso nas diferentes formas de divulgao.

PROIBIES
Art. 107 Divulgar informao inverdica sobre assunto de sua rea profissional. Art. 108 Inserir imagens ou informaes que possam identificar pessoas e instituies sem prvia autorizao.
Art. 109 Anunciar ttulo ou qualificao que no possa comprovar.

Art. 110 Omitir, em proveito prprio, referencia a pessoas ou instituies. Art. 111 Anunciar a prestao de servios gratuitos ou propor honorrios que caracterizem concorrncia desleal

CAPTULO V
DAS INFRAES E PENALIDADES Art. 118 As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n. 5905, de 12 de julho de 1973, so as seguintes... I Advertncia Verbal II Multa

Art. 121 As infraes sero consideradas leves, graves ou gravssimas segundo a natureza do ato e as circunstncias de cada caso. 1 - So consideradas infraes leves as que ofendam a integridade fsica, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizaes da categoria ou instituies.

Atos lesivos a vida (homicdios, induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio, infanticdio e abortamento) Leses corporais

Periclitao da vida e da sade ( perigo de contgio ou molstia grave, perigo para a vida ou sade de outrem, abandono de incapaz, exposio ou abandono de recm-nascido, omisso de socorro e maus tratos)
Atos Lesivos a liberadade individual ( contra a liberdade pessoal, contra a liberdade inviolabilidade dos segredos)

Atos lesivos ao estado de filiao (parto suposto, supresso ou alterao do direito inerente ao estado civil do recm-nascido, sonegao do estado de filiao), Atos lesivos sade pblica (infrao de medida sanitria preventiva, omisso de notificao de doena, exerccio ilegal da , curanderismo, charlatanismo, uso indevido de substncias entorpecentes), Falsidade ideolgica.

IATROGENIAS NO EXERCCIO DA ENFERMAGEM :


Falta de acolhimento ao cliente/usurio. -Demora nos atendimentos por desorganizao tcnica da equipe de enfermagem. -Falta de cuidado com instrumental ou desperdcio de material ou por falta de tcnica ao lidar com material esterilizado. -Registros de dados incompletos, horrio de incio e fim dos procedimentos , nome dos profissionais envolvidos no pronturio do paciente e em outros formulrios a serem encaminhados para a Secretaria de sade. O profissional de Enfermagem que registrar dados incompletos ou inverdicos estar incorrendo no Crime de Falsidade Ideolgica

Unidade de terapia inteniva A participao dos profissionais de Enfermagem na incidncia de iatrigenias como sendo decorrente de omisso de doses, administrao de medicamentos em concentrao incorreta de aplicao em horrios ou vias imprprios, administrao de medicamentos no prescritos em pacientes trocados, decorrentes de substituies indevidas ou de dvidas na transcrio ou interpretao da prescrio mdica. Outras Iatrogenias: queimaduras provocadas por bolsas de gua quente, fraturas e traumatismos causados por quedas, hemorragias por desconexo de sondas ou cateteres, asfixias por obstruo de cnula endotraqueal, administrao de dieta de sonda em intra-cath, passagem ectpica de sonda nasogstrica, leses cutneo mucosas, bem como, comprometimentos graves ao nvel da perfuso, da ventilao e da condio nutricional, levando a anormalidade nos mecanismos de defesa do indivduo.

IATROGENIAS O EXERCCIO DA ENFERMAGEM NO:


Centros cirrgicos - quedas de pacientes, queimaduras por placas de bisturi eltrico, realizao exames ou cir. Desnecessrias ( como ocorre com as cesrias no Brasil), ou sem consentimento, infeces ps operatrias por contaminao de campo, do instrumental ou material por causas acidentais ou por falta de tcnica ou cuidado ao lidar com material esterilizado, registros de dados incompletos ou inverdicos seja em relao ao material efetivamente consumido, ao horrio de incio e fim de cirrurgia, ao nome do cirurgio e respectivos assistentes no pronturio do paciente e em outros formulrios a serem encaminhados para a contabilidade ou estatstica.

Art. 118 - As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e

Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n 5.905, de 12 de julho de 1973, so as seguintes:

I-Advertncia verbal; II - Multa; III - Censura; IV - Suspenso do Exerccio Profissional; V - Cassao do direito ao Exerccio Profissional. 1 - A advertncia verbal consiste na admoestao ao infrator, de forma reservada, que ser registrada no Pronturio do mesmo, na presena de duas testemunhas. 2 - A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional qual pertence o infrator, em vigor no ato

Art. 118 - As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e

Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n 5.905, de 12 de julho de 1973, so as seguintes:

3 - A censura consiste em repreenso que ser divulgada nas publicaes oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulao.

4 - A suspenso consiste na proibio do exerccio profissional da Enfermagem por um perodo no superior a 29 (vinte e nove) dias e sero divulgados nas publicaes oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulao e comunicada aos rgos empregadores.
5 - A cassao consiste na perda do direito ao exerccio da Enfermagem e ser divulgada nas publicaes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulao.

Art.119 - As penalidades, referentes advertncia verbal, multa, censura e suspenso do exerccio profissional, so da alada do Conselho Regional de Enfermagem, sero registradas no pronturio do profissional de Enfermagem; a pena de cassao do direito ao exerccio profissional de competncia do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no Art. 18, pargrafo primeiro, da Lei n 5.905/73. Pargrafo nico - Na situao em que
o processo tiver origem no Conselho Federal de Enfermagem, ter como instncia superior a Assemblia dos Delegados Regionais.

Art. 120 - Para a graduao da penalidade e respectiva imposio consideram-se: I - A maior ou menor gravidade da infrao; II - As circunstncias agravantes e atenuantes da infrao; III - O dano causado e suas conseqncias; IV - Os antecedentes do infrator.

Art.121 - As infraes sero consideradas leves, graves ou gravssimas, segundo a natureza do ato e a circunstncia de cada caso.

1 - So consideradas infraes leves as que ofendam a integridade fsica, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizaes da categoria ou instituies. 2 - So consideradas infraes graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporria de membro, sentido ou funo em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros. 3 - So consideradas infraes gravssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilizao de membro, sentido, funo ou ainda, dano moral irremedivel em qualquer pessoa.

Art. 122 - So consideradas circunstncias atenuantes: I - Ter o infrator procurado, logo aps a infrao, por sua espontnea vontade e com eficincia, evitar ou minorar as conseqncias do seu ato; II - Ter bons antecedentes profissionais; III - Realizar atos sob coao e/ou intimidao;

IV - Realizar ato sob emprego real de fora fsica;


V - Ter confessado espontaneamente a autoria da infrao.

Art. 123 - So consideradas circunstncias agravantes: I - Ser reincidente; II - Causar danos irreparveis; III - Cometer infrao dolosamente; IV - Cometer a infrao por motivo ftil ou torpe; V - Facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou a vantagem de outra infrao; VI - Aproveitar-se da fragilidade da vtima; VII - Cometer a infrao com abuso de autoridade ou violao do dever inerente ao cargo ou funo; VIII - Ter maus antecedentes profissionais.

CAPTULO VI DA APLICAO DAS PENALIDAES Art. 124 - As penalidades previstas neste Cdigo somente podero ser aplicadas, cumulativamente, quando houver infrao a mais de um artigo. Art. 125 - A pena de Advertncia verbal aplicvel nos casos de infraes ao que est estabelecido nos artigos: 5 a 7; 12 a 14; 16 a 24; 27; 30; 32; 34; 35; 38 a 40; 49 a 55; 57; 69 a 71; 74; 78; 82 a 85; 89 a 95; 89; 98 a 102; 105; 106; 108 a 111 Cdigo.(58) Art. 126 - A pena de Multa aplicvel nos casos de infraes ao que est estabelecido nos artigos: 5 a 9; 12; 13; 15; 16; 19; 24; 25; 26; 28 ;29 a 35; 38 a 43; 48 a 51; 53; 56 a 59; 72 a78, 79 a 80; 82; 84; 85; 90; 94; 96; 97 a 102; 105; 107; 108; 110; e 111 deste Cdigo. (58) Art. 127 - A pena de Censura aplicvel nos casos de infraes ao que est estabelecido nos artigos: 8; 12; 13; 15; 16; 25; 30 a 35; 41 a 43; 48; 51; 54; 56 a 59 71 a 78, 79 a 80; 82; 84; 85; 90; 91; 94 a 102; 105; 107 a 111 deste Cdigo.(46)

Art. 128- A pena de Suspenso do Exerccio Profissional aplicvel nos casos de infraes ao que est estabelecido nos artigos: 8; 9; 12; 15; 16; 25; 26; 28; 29; 31; 33 a 35; 41 a 43; 48; 56; 58; 59; 72; 73; 75 a 78, 79 a 80; 82; 84; 85; 90; 94; 96 a 102; 105; 107 e 108 deste Cdigo. (43)
Art.129 - A pena de Cassao do Direito ao Exerccio Profissional aplicvel nos casos de infraes ao que est estabelecido nos artigos:

9, 12; 26; 28; 29; 78 e 79 deste Cdigo.(07)

Consideraes finais
Levando em considerao o exposto na futura profisso, sobre as questes ticas no cotidiano da Enfermagem e o novo cdigo de tica de Enfermagem Brasileiro podemos refletir melhor sobre nossa dura realidade de trabalharmos sob constante presso seja, por jornada dupla, tripla ou mais de servio,seja por estresse, cansao, problemas pessoais, afetivos, financeiros, carncia de recursos humanos e equipamentos sucateados,etc...

Consideraes finais
No podemos deixar de lutar e fazer a coisa certa, pois lidamos com vida humana e devemos usar sempre o bom senso que regido pela moral, a pela tica. Pois assim seremos valorizados como profissionais, ter uma conscincia tranqla e no necessitarmos passar pelo constrangimento das punies ou perder o registro profissinal.

AGINDO COM TICA PERCEBEMOS


a PAZ de todo o universo dentro do nosso corao e, noite, quando olharmos as estrelas, poderemos ter orgulho de pertencer humanidade desse pequeno planeta. Cuidaremos da TERRA E DA PESSOAS com o carinho que elas merecem, porque sentiremos que como um jardim onde cultivamos no s plantas, cuidados mas tambm nossas prprias ALMAS. parafraseando Carlos Aveline, 1997

Referncia Bibliogrfica
SITE: www.portalcoren-rs.gov.br /Novo cdigo de tica enfermafem Brasileira- Resoluo Cofen N 311-2007. maio 2007.

You might also like