You are on page 1of 67

Unidade 1 | Reproduo humana e manipulao da fertilidade

FECUNDAO, DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO E GESTAO

A FECUNDAO O INCIO DE UMA NOVA VIDA

Durante uma relao sexual, vrios milhes de espermatozides so depositados na vagina. (2 a 5 ml de esperma) A entrada no tero difcil, pelo que apenas cerca de 1% desses espermatozides o consegue fazer. Deficincias de mobilidade dos espermatozides bem como a existncia de secrees produzidas pela vagina e pelo colo do tero reduzem a viabilidade daqueles.

Essas secrees so constitudas essencialmente por glicoprotenas, sais e gua.


Por volta do 12 dia do ciclo sexual, o muco apresentase mais fluido. No incio e no final do ciclo, apresenta uma maior viscosidade o que dificulta a deslocao dos espermatozides. (fig. 23 do manual) Aqueles que conseguem ultrapassar o colo do tero, sobem em direo s trompas de Falpio.

Se entretanto tiver ocorrido a ovulao, o ocito II rodeado por centenas de espermatozides.

Dos milhes de espermatozides que so normalmente ejaculados, apenas um entra no ocito II.

A fecundao ocorre na trompa de Falpio. Resulta da unio de duas clulas haploides (os gmetas), formando-se uma clula diploide, o OVO ou ZIGOTO.

ATIVIDADE 8 da PGINA 29 do manual

O ocito II libertado durante a ovulao desloca-se em direo ao tero, por ao de contraes musculares da trompa e pela vibrao de clios a presentes. O encontro dos gmetas d-se no tero superior da trompa de Falpio.

O ocito II encontra-se rodeado por uma camada formada por protenas e glcidos designada por zona pelcida (a vermelho).

As clulas foliculares da corona radiata libertam uma substncia que permite aos espermatozides reconhecerem e encontrarem o ocito II.

REAO ACROSSMICA

REAO ACROSSMICA
Para que ocorra fecundao, o espermatozide tem de atravessar as camadas que envolvem o ocito II (corona radiata e zona pelcida). Quando o espermatozide ultrapassa as clulas foliculares e atinge a zona pelcida ocorre a REAO ACROSSMICA.

REAO ACROSSMICA
REAO ACROSSMICA interao entre o acrossoma e a zona pelcida, que permite a entrada do ncleo do espermatozide no citoplasma do ocito II.
Ligao de glicoprotenas existentes na zona pelcida com molculas de reconhecimento que existem na cabea do espermatozide; Libertao do contedo do acrossoma (exocitose); As enzimas proteolticas digerem a zona pelcida; Fuso entre as membranas do espermatozide e do ocito II.

A interao entre as duas membranas permite que ocorra fecundao.

Os espermatozides ligam-se zona pelcida atravs de recetores especficos.

A cabea do espermatozide e a pea intermdia penetram no citoplasma do ocito II. Destruio das mitocndrias da pea intermdia.

Completa-se a segunda diviso da meiose, formando-se o vulo e o 2 glbulo polar.


Para se impedir a entrada de mais do que um espermatozide polispermia formada uma membrana que envolve o vulo MEMBRANA DE FECUNDAO.

A sua formao ocorre devido libertao de substncias presentes em vesculas citoplasmticas do ocito grnulos corticais para a regio adjacente zona pelcida.
Saber mais: http://umavisaodoser.blogspot.com/2005_09_01_archive.html

Existem dois mecanismos envolvidos no bloqueio da polispermia: um rpido e um lento (figura).

O ncleo do vulo aumenta de volume, originando o PRONCLEO FEMININO. O ncleo do espermatozide tambm aumenta de volume, originando o PRONCLEO MASCULINO.
Os dois proncleos (haploides) aproximam-se um do outro e fundem as suas membranas, permitindo a mistura dos cromossomas maternos com os paternos CARIOGAMIA. Forma-se o OVO ou ZIGOTO.

Fecundao: http://umavisaodoser.blogspot.com/2005_09_01_archive.html

O desenvolvimento embrionrio inicia-se com a formao do zigoto e culmina no nascimento.

Desenvolvimento embrionrio consiste num conjunto de transformaes que ocorrem depois da formao do zigoto e que conduzem diferenciao e especializao celular para formao de tecidos e rgos num novo organismo. Tambm designado EMBRIOGNESE. Podem distinguir-se dois perodos/fases:
Perodo EMBRIONRIO Perodo FETAL

Perodo embrionrio
Vai desde a fecundao at 8 semana de gestao.

Perodo em que ocorrem significativas para o embrio.


Diviso do zigoto, por mitoses sucessivas at formar a mrula, altura em que chega ao tero (4 dias);

as

alteraes

mais

Neste estdio, o embrio move-se lentamente pela trompa at ao tero.

Perodo embrionrio

Perodo embrionrio
As clulas formadas vo sendo sucessivamente mais pequenas, designando-se blastmeros. Ao chegar ao tero, a mrula com o mesmo tamanho do ovo formada, geralmente, por 48 clulas. (3 a 4 dias) A mrula desenvolve-se para originar uma nova forma embrionria designada por BLASTOCISTO.

Perodo embrionrio
Nesta fase (blastocisto), o embrio constitudo por dois conjuntos celulares:

um aglomerado de blastmeros BOTO EMBRIONRIO* (1) um invlucro de blastmeros TROFOBLASTO (2)


+ uma cavidade BLASTOCLIO ou BLASTOCELO O boto embrionrio posicionado para o endomtrio, dar origem ao feto O trofoblasto rodeia o boto embrionrio e dar origem placenta.
* massa celular interna

Perodo embrionrio

Perodo embrionrio

Perodo embrionrio

ATIVIDADE 9 da PGINA 32 do manual

Perodo embrionrio
Quando o blastocisto entra em contacto com o endomtrio, inicia-se o perodo de implantao do embrio naquela regio NIDAO. (6/7 dias)

Segundo alguns autores a partir da nidao que se inicia a GESTAO.

Perodo embrionrio
Ao longo do desenvolvimento embrionrio ocorrem trs processos: CRESCIMENTO MORFOGNESE DIFERENCIAO CELULAR

Quadros da pgina 33 do manual

Perodo embrionrio
MORFOGNESE

DIFERENCIAO CELULAR

Perodo embrionrio

Perodo embrionrio

Perodo embrionrio
A partir da 4 semana, o corao comea a bater e, no final da 8 semana, todos os principais rgos de um adulto esto presentes, ainda que numa forma rudimentar.

Perodo embrionrio
Os ANEXOS EMBRIONRIOS tambm se formam por diferenciao celular a partir dos folhetos germinativos (tecidos do embrio). So estruturas transitrias que apenas existem durante a gravidez (sendo expulsos durante o parto) e que permitem a fixao, a proteo e a nutrio do ser em desenvolvimento.

ATIVIDADE 10 da PGINA 34 do manual

Perodo embrionrio
Os anexos embrionrios so: vescula vitelina (saco vitelnico), mnio (ou bolsa amnitica), crion e alantoide. (+ cordo umbilical)

Perodo embrionrio
A Placenta um rgo atravs do qual se estabelece a troca de oxignio e de substncias nutritivas da me para o embrio, e de dixido de carbono e de produtos do metabolismo do embrio para a me. As trocas efetuam-se por difuso atravs de membranas. Funciona como uma barreira protetora no permitindo que a maioria das bactrias chegue at ao feto Substitui o pulmo fetal que no funciona, durante a vida intrauterina.

Perodo embrionrio

Perodo embrionrio

Perodo fetal
Vai desde a 8 semana de gestao at ao nascimento.

a fase embrionrio.

mais

prolongada

do

desenvolvimento

Correspondendo ao perodo de amadurecimento, ao longo do qual os rgos, j formados na fase anterior, acabam de adquirir a sua estrutura definitiva, alcanando a sua plena atividade.

Perodo fetal

Perodo fetal

Perodo fetal

http://www.net-bebes.com/tudosobre/gravidez/evolucaodofeto
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=739

http://www.youtube.com/watch?v=Sm_H7-C7w1A&feature=related

Mecanismos de controlo

ATIVIDADE 11 da PGINA 36 do manual

PORQUE FICAM BLOQUEADOS OS CICLOS SEXUAIS DURANTE A GESTAO?

Mecanismos de controlo
No incio da gestao, o embrio segrega hormonas que sinalizam a sua presena e controlam o sistema reprodutor da me. Uma dessas hormonas a gonadotrofina corinica humana (hCG). A hCG atua sobre o corpo amarelo da mesma forma que a LH produzida pela hipfise. O corpo amarelo estrognios. estimulado a produzir progesterona e

A partir da 8/10 semana e at ao final da gestao, a segregao de hCG diminui.

Mecanismos de controlo

A partir da 8/10 semana a produo de estrognios e de progesterona assegurada pela placenta.

Mecanismos de controlo

Mecanismos de controlo

Mecanismos de controlo
Elevados nveis de progesterona (P) e de estrognios (E) provocam mudanas no aparelho reprodutor feminino, tais como: aumento dos seios (desenvolvimento e maturao das glndulas mamrias); P+E aumento da secreo do muco cervical, que forma uma tampa protetora; P crescimento da parte materna da placenta; P aumento do tero e manuteno do endomtrio; P+E inexistncia de contraes uterinas; P ausncia de menstruao e de ovulao (feedback -). P+E

Mecanismos de controlo

Mecanismos de controlo

Parto

No final do ltimo trimestre de gestao, a concentrao de estrognios atinge o seu mximo.


Formao de recetores para a OXITOCINA no tero. A OXITOCINA uma hormona que estimula as contraes uterinas bem como a produo de PROSTAGLANDINAS para a placenta, o que aumenta as contraes. Durante o parto, devido a um mecanismo de feedback positivo, a libertao de oxitocina e de prostaglandinas estimulada + contraes.

Mecanismos de controlo

Parto

Mecanismos de controlo

Parto

Mecanismos de controlo

Parto

Mecanismos de controlo

Parto

Mecanismos de controlo

Parto

Mecanismos de controlo

Lactao

Durante a gravidez ocorre um desenvolvimento das glndulas mamrias o que permite a produo de leite a partir do nascimento.

Essas alteraes devem-se aos elevados nveis de estrognios e de progesterona.

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

COLOSTRO - substncia espessa e amarelada, cremosa, altamente proteica, com baixo teor em gorduras e rica em anticorpos que fortalecem o sistema imunitrio do bebe.

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

Mecanismos de controlo

Lactao

BIBLIOGRAFIA
http://www.youtube.com/watch?v=sBzFCLFf0nI http://www.youtube.com/watch?v=_JhHod94v30&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=FmBejdPqEcM&feature=related http://www.net-bebes.com/tudosobre/gravidez/evolucaodofeto

http://lu-biogeo10.blogspot.com/2009/02/noticia4.html
http://teobiowiki.wikispaces.com/1.+P%C3%A1gina+Inicial http://diariodebiologia.com/2008/12/gemeo-parasita-fetus-in-fetu/ http://www.youtube.com/watch?v=mPo8p0jqbMk (placenta) http://www.youtube.com/watch?v=cThhMB_k0-A http://www.youtube.com/watch?v=X0np1oeOe4I http://www.youtube.com/watch?v=k3th1JLvNFg http://www.youtube.com/watch?v=vgpk0c1bYBk http://www.youtube.com/results?search_query=a+gravidez+por+dentro&aq=f http://www.youtube.com/playlist?list=PLA3789426B736D00F

You might also like