You are on page 1of 33

Vest-UFES 2011 Professor Bravin

SCULO XVI INCIO DA COLONIZAO


- Capitania do ES foi criada em 1534 e cedida pelo rei de Portugal d. Joo III ao donatrio Vasco Fernandes Coutinho, que assinaria no mesmo ano a Carta de Doao e a Carta Foral.

Empreendimento colonizador
23/05/1535 Vasco F. Coutinho chegou as terras brasileiras (Vila Velha) com mais ou menos 60 homens e 2 fidalgos. 1549 Com o Primeiro Governador Geral do Brasil, chegam Bahia os primeiros jesutas, liderados pelo Padre Manoel da Nbrega com a tarefa de catequizar os ndios e torn-los produtivos. (Abreu, 1993:48) 1551 Os jesutas chegam ao Esprito Santo. Eram os padres Afonso Brs e Leonardo Nunes e o irmo Simo Gonalves. Estabeleceram-se na Ilha de Santo Antonio na Vila de Nossa Senhora da Vitria, onde fundaram o Igreja de So Tiago e residncia contgua a Igreja, mais tarde transformado no Colgio de Vitria. Aps a expulso dos jesutas, o colgio passou a funcionar como sede do governo Provincial. No sculo XX, reformado e transformado no Palcio do Governo. (atual Palcio Anchieta).

Igrejas e Sedes Administrativas


Vitria Colgio e Igreja de So Tiago (Sede Geral da Companhia de Jesus). Reritiba [atual Anchieta] Igreja de Nossa Senhora da Assuno Nova Almeida Igreja dos Reis Magos

Fazendas Jesutas

Fazenda Carapina situada ao Norte de Vitria, servia


como repouso e produzia frutas e verduras para o Colgio So Tiago. Fazenda Muribeca Situada no atual municpio de Presidente Kennedy Atividades: criao de gado bovinos e eqinos. Em 1649 possua 1.639 cabeas de gado. Fazenda de Araatiba Situada prxima ao Rio Jucu, em Viana. Atividades: plantaes de cana-de-acar. Produzia acar, cachaa e rapadura. Fazenda Itapoca Situada entre Viana e Cariacica. Atividades: cultivo de mandioca e fabricao de farinha de mandioca.

SCULO XVIII PEDRAS PRECIOSAS E OURO NA COLNIA PAPEL DA REGIO DO ES : DEFESA NATURAL

Empreendimento Portugus: Resultados desbravador das Entradas e Bandeiras


Descoberta do OURO e PEDRAS PRECIOSAS no Brasil central e transformou o ESPIRITO SANTO em regio de defesa das Minas descobertas (Barreira verde)

Conseqncias POLITICAS para a regio do Esprito Santo:


Ampliao do numero de fortes ao longo da costa e remodelao dos j existentes. Proibio de abertura de estradas que ligassem o ES s Minas Gerais. Proibio de navegao no Rio Doce.

Perfil da ocupao do solo e das atividades econmicas


Nmero de vilas existentes:
Vitria (sede) Vila Velha, Guarapari, Nova Almeida, Benevente (Anchieta)

Contingente Populacional
1789 - 22.493 habitantes, sendo:

10.659 (Homens livres) 7.374 (Escravos)


Brasil: 3 a 4 milhes de habitantes

Atividades econmicas
Fase de estagnao econmica, desestruturao das fazendas jesutas e de retorno dos ndios catequizados s suas tribos de origem.

SCULO XVIII AUGE E DECADNCIA DO CICLO MINERATRIO PAPEL DA REGIO DO ES : DEFESA NATURAL

Principais fatos que marcaram o sculo XVIII


Em 1718/1810 - O ES ficou subordinado administrativamente capitania geral da Bahia.

Isto por que: Em 1718 a capitania do ES foi comprada pela Coroa e no teve mais donatrios. Seu governo passou a ser exercido por capites-mores ficando subordinada administrativamente a capitania geral da Bahia e judicialmente a capitania do Rio de Janeiro. Em 1764 o ES perdeu parte de seu territrio para Bahia, que estendeu seus limites at o Rio Doce em Linhares, dominando a regio por 59 anos. Somente aps a independncia do Brasil em 1824, que o imperador D. PEDRO I e JOS BONIFCIO reconheceram o Rio Mucuri como limite entre as Provncias ES e BAHIA. No entanto a questo no ficou resolvida em definitivo. Diversas tentativas de acordos foram feitas, porm ainda permanece pendente a questo dos limites entre ES e Bahia.

SCULO XIX BRASIL IMPRIO O ESPRITO SANTO : PRINCIPAIS MUDANAS

1 Metade do sculo: 1800 / 1850 Principais fatores geradores de mudanas: 1808 Chegada da Famlia Real Portuguesa ao Brasil 1813 Incio da imigrao Aoriana Foram trazidas 30 famlias das ilhas de Aores (Portugal), para as quais foram doadas sesmarias as margens do rio Santo Agostinho, a cerca de 18 km de Vitria; ao povoamento foi dado o nome de Viana, em homenagem ao intendente geral da policia, Paulo Fernandes Viana. Durante a gesto de Rubim foram feitos os primeiros aterros das reas alagadias e de manguezais na ilha. 1812/1813 O ES j produzia caf, porm em reduzida magnitude, nas regies Norte (So Mateus) e na central (Vitria). Porm s a partir de 1850 que o caf se torna significativo na pauta das exportaes do ES.

Construo da primeira estrada No perodo de 1814/ 1820 Rubim realiza a construo da primeira estrada de rodagem ligando o ES a Minas Gerais (Ouro Preto), a qual foi denominada de So Pedro de Alcntara. Seguia (mais ou menos) o traado da atual Rodovia Federal BR 262 . Embora economicamente fora inviabilizada, sua importncia reside na repercusso sobre o processo de povoamento do oeste esprito-santense. Pois, a partir dos quartis sentinela diversos ncleos populacionais foram criados. Luiz Serafim Derenzi registra 10 ncleos criados ao longo dessa estrada: Borba, Melgao, Ourm, Barcelos, Viosa, Conceio do Norte, Souza (Baixo Guandu), Chaves, Santa Cruz, Prncipe. (Derenzi, L. Biografia de uma Ilha)

2 metade do sculo: 1850/ 1900 Regio Sul Predomnio de latifndios (superiores em tamanho aos do RJ/SP) 1856/1872 migrao interna de fluminenses e mineiros os quais traziam seus plantis escravistas para o ES. 1872 a 1888 novo surto migratrio na regio sul em virtude do esgotamento do vale do Paraba. Os fazendeiros na busca de terras novas abriram suas vertentes migratrias oeste paulista e norte fluminense atingindo o Sul do ES. 1888 a 1910 abolio da escravatura e substituio parcial na regio sul da mo-de-obra escrava pela do imigrante europeu Estrutura comercial: Toda a produo era canalizada para o Rio de Janeiro, atravs da Barra do Itapemirim, que por cabotagem seguia para a capital imperial do Brasil. Esta relao de dependncia se manteve at 1910 quando foi concluda a 1 estrada de ferro ligando Cachoeiro de Itapemirim a Vitria.

Expanso da Cafeicultura Sc XIX

A estrutura comercial era idntica existente nas demais regies cafeeiras do Brasil. Isto , atravs de comissrios que faziam a intermediao entre o fazendeiro e o exportador. somente a partir da 1 crise de preos do caf no mercado internacional (1897/1910) que essa situao se modificaria um pouco. Pois, com a crise, muitos comissrios acabaram falidos, com isso os exportadores passaram a adquirir diretamente o caf dos fazendeiros. Vrias empresas de MG e RJ compravam e exportavam o caf produzido na regio sul do ES, via cidade do Rio de Janeiro. nessa ocasio que se forma a 1 empresa exportadora na regio sul Vivacqua & Irmos que praticamente monopolizava a comercializao do caf produzido. Porm a empresa Vivacqua & Irmos realizava seus negcios de exportao atravs da cidade do Rio de Janeiro, o que mantinha e reforava a dependncia quela cidade.

Regio Central (Grande Vitria e regio centro serrana)

Presena macia da pequena propriedade 1850/1870 a economia aucareira predomina em relao cafeeira. 1870/1890 Governo Provincial investiu na imigrao estrangeira visando povoar a regio e criar condies para redefinir as bases econmicas em relao a regio sul. Mais do que suprir a escassez da mo de obra escrava e imigrao de italianos e alemes tem o objetivo de povoar o ES. O assentamento desses imigrantes foi feito atravs da doao de pequenos lotes de terra, para cada famlia, agrupados em diversas colnias, localizados principalmente no entorno da regio da capital. Mais precisamente, ao longo do vale do rio Santa Maria e Santo Agostinho, dando origem aos ncleos de Domingos Martins, Santa Izabel, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Ibirau, etc. Estrutura comercial A maior parte da produo era escoada atravs do rio Santa Maria para Vitria e da exportada diretamente para o exterior.

Colono vendeiro ou pequeno comerciante local comerciante mdio ou de segunda classe grandes casas comerciais exportadoras e importadoras mercado externo. Esse fluxo se realizava tambm no sentido inverso em termos da distribuio das mercadorias importadas, em geral gneros de necessidades bsicas (manufaturas, sal, querosene, implementos agrcolas: enxada, machado, foice, etc.) atingindo as localidades mais distantes do estado. Regio Norte Permaneceu quase inabitada apenas o ncleo em torno de So Mateus que tem expresso populacional e econmica (produtos bsicos: caf e farinha de mandioca) Territrio 85% terras devolutas densas matasPopulao 1872 82.137 habitantes 0,83% Brasil 1890 135.997 habitantes 0,95% 1900 209.783 habitantes 1,2%

REPBLICA FEDERATIVA ESPIRITO SANTO : PRINCIPAIS MUDANAS POLTICAS

Elites polticas e direo poltica do ES durante a Repblica Velha 1889 a 1930 Partido Republicano Construtor (PRC): principal instituio articuladora e agregadora das oligarquias mercantis exportadoras da regio central do ES. Partido Republicano Federal: principal instituio articuladora e agregadora das oligarquias agro fundirias da regio central e de parte da regio sul do ES.

Partido da Lavoura: principal instituio articuladora e agregadora das oligarquias agro fundirias da regio sul do ES.

Moniz Freire (1892/96) + (1898-1904)


Estrada Ferro no sul do ES; Mais de 30.000 de imigrantes (principalmente italianos); Fracionamento das fazendas; ampliao do processo de colonizao via loteamento de latifndios. Vitria deveria se transformar em grande metrpole comercial. Projeto do Novo Arrabalde = loteamento planejado previa-se a ampliao do sitio da capital em torno de 5 a 6 vezes a sua dimenso poca, na regio das praias (Canto, Su, Comprida) chegando at Jucutuquara. Saturnino de Brito higienizao da cidade / saneamento. Aterro dos mangues. Concepo da poca era de que os mangues eram os focos de doenas. Incio da construo de obras no porto de Vitria que at ento era um porto natural.

Jernimo Monteiro (1908-1912)


Promoveu a unificao de todos os partidos em um nico partido, o PRES Partido Republicano EspritoSantense. Modernizou e urbanizou a capital Iniciou projeto de industrializao integrado em Cachoeiro de Itapemirim (regio sul), o qual inclua as seguintes indstrias: Usina Hidroeltrica do Rio Fruteiras Usina de Acar (Paineiras) Fbrica de leo vegetal Fbrica de papel Fbrica de tecidos (Tecisa) Serraria industrial Incentivou a imigrao estrangeira: + 2.000 famlias chegam ao ES. Incio do EFVM

Perodo de 1912 a 1930 Foras mercantis exportadoras regio central


Florentino vidos (1924-1928) Ponte Florentino Avidos: ligando a Ilha / continente; Ponte Florentino vidos: sobre o Rio Doce em Colatina ligando a regio sul e central a regio norte; Construo do Porto de Vitria (cais e armazns).
A Revoluo no ES Eclodiu no ES a partir da fronteira com Minas Gerais tanto no sul (municpios de Alegre e Guau) como na regio central (municpio de Baixo Guandu). Foras oposicionistas do ES e Minas provocam surtos revolucionrios. Aristeu Borges de Aguiar no comando das foras situacionistas pediu o apoio militar a Washington Luiz. Presidente Washington Luiz enviou um navio para o ES, mas eram do movimento tenentista e mudaram de lado ao desembarcarem. Imediatamente aps a fuga de Aristeu B. de Aguiar foi instaurada uma junta governativa.

PUNARO BLEY NO ESPRITO SANTO (1930-1943)


1 Interventoria (1930/1934) 2 Interventoria (1937/1943) Principais aes na rea econmica Incentivos para a diversificao agrcola atravs da cultura de outros produtos (cacau, feijo, milho, mandioca) = policultura para livrar o ES das vicissitudes da monocultura cafeeira; Incentivo a pecuria (no sul do Estado); Escola prtica de agricultura de Santa Tereza (1940); Criao do instituto de crdito agrcola do Es (1935) hoje Banestes; Concluso das obras de aparelhamento do Porto de Vitria. No campo da Poltica Social rea de sade e assistncia social Hospital dos servidores pblicos; Hospital Infantil Nossa Senhora da Glria; Sanatrio Getlio Vargas (para Tuberculose); Colnia de Itanhenga (para portadores hansenase); Preventrio Alzira Bley (para filhos < de 10 anos); Patronatos para menor abandonado; Asilo dos velhos (Ilha de Santa Maria).

rea de educao e cultura Incio de funcionamento das duas primeiras faculdades do Esprito Santo: Direito, Farmcia e Odontologia (faculdades privadas mas que recebeu apoio do poder pblico para funcionamento); Ampliao da rede escolar existente; Elevou de 5 para 20 o nmero de grupos escolares e de 789 para 803 o nmero de escolas primrias gerais; Investiu na melhoria do corpo docente e na constituio de rgos de difuso cultural. Consideraes sobre o significado da Era Vargas para o Esprito Santo

- A ao do poder pblico liberta-se de certa forma das injunes polticas locais na medida em que as diretrizes nacionais se tornam o eixo condutor da ao local - Ditadura no plano nacional propiciou o respaldo legal e institucional para a implementao de medidas que provavelmente se estivesse numa situao de normalidade democrtica no se implementaria. - nfase nas polticas sociais atendendo com isso demandas mais populares, o que beneficiou um contingente mais amplo da populao. - Introduo de demandas racionalizadoras na administrao pblica

Partidos polticos do perodo democrtico


PSD Partido Social Democrtico UDN- Unio democrtica Nacional PR- Partido Republicano PTB Partido Trabalhista Brasileiro PRP Partido de Representao Popular PCB Partido Comunista Brasileiro PSB Partido Socialista Brasileiro PSP Partido Social Progressista PDC Partido Democrtico Cristo - O PRP agregava principalmente as foras constitudas na pequena e mdia produo rural, principalmente aquela formada pela populao de origem estrangeira. - O PSD, por sua vez agregava as lideranas ligadas as classes agrofundirias (principalmente os chamados coronis do interior do ES).

Carlos Lindemberg (1947-1950) apoio a cafeicultura ampliao da fronteira agrcola terras devolutas no noroeste do estado vendida aos descendentes de imigrantes federalizao da faculdade de direito Jones dos Santos Neves (1951-54) Plano de Valorizao econmica (porto, energia eltrica, rodovias e educao) Dragagem da Baa de Vitria ampliao da rea urbana do centro: esplanada capixaba Criao da Universidade do Esprito Santo (estadual) Formao do estado Unio de Jeov Massacre de Ecoporanga

Carlos Lindemberg (1959-1962) construo da Usina Hidreltrica Suia eletrificao rural Companhia Ferro e ao de Vitria Federalizao do ensino universitrio (UFES)

Francisco Lacerda de Aguiar (Chiquinho) -1955-58 e 62-66 populismo continuao da ocupao da fronteira noroeste incentivo ao corporativismo e associativismo criseagrcola erradicao dos cafezais

PERODO DE 67 A 82 REGIME MILITAR

Cristiano Dias Lopes (1967-1971) estrutura porturia do ES ( Praia Mole, Tubaro, Barra do Riacho e Ubu) implantao da poltica de incentivos fiscais fundao do CIVIT monocultura do eucalipto Aracruz descoberta de petrleo em So Mateus

Arthur Carlos Gerhardt (1971-74) Grandes Projetos Industriais incio das obras: SAMARCO/ CVRD usinas de pelotizao estruturao do corredor centro leste inaugurao da CIVIT implantao da lavoura de Conillon incio da explorao de petrleo

lcio lvares (1975-78) Continuidade dos Grandes projeto Industriais Incio das obras CST, incio das atividades da SAMARCO e da ARACRUZ Obras de infra-estrutura na capital: nova rodoviria, incio das obras da 3. ponte, inaugurao da 2.ponte, inaugurao do CEASA, implantao do sistema aquavirio.
Eurico Rezende (1978-82) Perodo do final do Regime Militar. Com a redemocratizao do pas, no Es reaticulam-se os movimentos sociais.

FINAL DO REGIME MILITAR E NOVA REPBLICA


eleies diretas para governadores dos estados Gerson Camata1982-1986 Max Mauro1986-1990 Albuno Azeredo1990-1994 Vitor Buaiz1994-1998 Jos Igncio1998-2002 Paulo Hartung2002-2006

You might also like