You are on page 1of 36

Limite com amor

Limites

Conflitos e limites fazem parte da vida. Quanto antes a criana aprender a superar suas frustraes melhor para seu futuro pessoal e profissional.
Pode-se ser timos pais mesmo limitando e dizendo no quando necessrio, mas muitas vezes tem o custo de ser considerado chato, antiquado e de cortar o barato.

Limites com amor

Seu filho precisa tanto de disciplina quanto do seu amor. Se alguma coisa est impedindo voc de disciplinar seu filho, determine o que e trabalhe em superar isso.

Autoridade

Autoridade o uso do conhecimento e experincia em favor de todos os envolvidos. Se a criana tem menos experincia ela no tem condies de saber distinguir o certo do errado. Ela precisa de limites para sentir-se segura e no abandonada e sem cho.

Autoritarismo
Autoritarismo o abuso do poder sem ouvir e considerar o que melhor para todos os envolvidos. A imposio autoritria de regras muito diferente de dar segurana quanto aos limites de comportamento com equilbrio e bom senso, visando uma convivncia harmoniosa tanto com a famlia quanto com a sociedade.

Democracia
Voc tem sido um pai genuinamente interessado? Ou sente que seu tempo roubado por seu filho? A democracia envolve a igualdade de direitos. A criana deve aprender a se interessar pelo bem-estar dos pais, alm de si mesma.

Pais culpados

Estes pais se sentem culpados pelos problemas de seu filho, principalmente quando precisam disciplin-lo. Culpar a si mesmo impede de ensinar seu filho a melhorar o comportamento. Estes pais tornam-se permissivos e passivos.

Pais raivosos

Estes pais ficam chateados e bravos cada vez que disciplinam seu filho. J que no conseguem disciplinar sem se sentirem horrveis e estressados, simplesmente ignoram o mal comportamento do filho. Tirar a criana da rea de problema, colocando-a no canto da reflexo, ajuda este tipo de pai a ficar calmo.

Pais limitados

Estes pais so limitados pelo parceiro(a) quando disciplina o filho. Nestes casos, continue conversando com seu marido ou esposa sobre os objetivos desejados para a criana. Depois de obter consenso dos objetivos, entrem em consenso sobre os mtodos disciplinares apropriados.

Pais culpados

Estes pais se sentem culpados pelos problemas de seu filho, principalmente quando precisam disciplin-lo. Culpar a si mesmo impede de ensinar seu filho a melhorar o comportamento. Estes pais tornam-se permissivos e passivos.

Pais culpados

Estes pais se sentem culpados pelos problemas de seu filho, principalmente quando precisam disciplin-lo. Culpar a si mesmo impede de ensinar seu filho a melhorar o comportamento. Estes pais tornam-se permissivos e passivos.

3 regras para educar


1. Recompensar o bom comportamento (e fazer o mais freqente e rpido possvel). 2. No recompensar acidentalmente um mau comportamento. 3. Corrigir um mau comportamento ao invs de usar uma correo educativa como o canto da reflexo.

4 erros para evitar


1. Os pais falham em recompensar um bom comportamento. 2. Os pais acidentalmente corrigem um bom comportamento. 3. Os pais acidentalmente recompensam um mau comportamento. 4. Os pais falham em corrigir os maus comportamentos quando as correes educativas so indicadas.

Recompensar o bom comportamento

importante recompensar os bons comportamentos da criana. a maneira mais fcil de fazer com que os bons comportamentos aconteam mais.

Tipos de recompensas

1. Sociais: sorrisos, abraos, carinho, ateno, bater palmas, psicadelas, incentivos (parabns, bom trabalho, bem feito). 2. Materiais: alimentos, bola, livro, dinheiro, brinquedos, sobremesa especial, DVD. As recompensas sociais so mais eficazes. Quando usar recompensas materiais, use as de pequeno valor.

Tipos de recompensas

3. Atividades: jogar com a me, ir ao parque, ver um livro com o pai, ajudar a fazer um bolo, assistir TV, visitar um amigo, jogar futebol, sair para comer fora, brincar fora.

Benefcios

muito mais fcil lidar com os maus comportamentos quando se conhece as melhores estratgias para minimiz-los.

Punies severas
Punio severa e sarcasmo prejudicam o bem-estar emocional da criana. A criana pode tornar-se extremamente retrada ou agir com mais agressividade. Pais que so severos geralmente carregam grande carga de culpa.

Modelo no-agressivo
Lembre-se: seu filho imita seu comportamento. Se voc grita e bate, est ensinando seu filho a usar mtodos agressivos para lidar com as pessoas. Quando se usa disciplinas do canto da reflexo, voc mostra um modelo no-agressivo e racional para o seu filho.

Canto da reflexo

O que ?

O canto da reflexo envolve colocar a criana num local isolado para ela ficar quieta e refletir por um tempo sobre seu comportamento.
uma punio que envolve a perda de privilgios.

Para que serve?

Para ajudar a criana a desenvolver autocontrole e autodisciplina.


Para parar rapidamente comportamentos difceis de lidar como a agressividade, teimosia e desobedincia.

Por que funciona?


Porque pra imediatamente o comportamento indesejado. desagradvel para a criana tirar a ateno dada a ela, a liberdade de brincar ou interagir com a famlia ou amigos. Serve como um tempo para acalmar os pais e a criana.

Passos antes

1. Escolher um comportamento-alvo.
2. Escolher um lugar sem atrativos para o castigo.

3. Explicar as regras para a criana.

Passos durante
O mau comportamento ocorre! 1. Aponte o erro com firmeza, sem gritar: se repetir, ir para o canto da reflexo. O mau comportamento se repete! 2. Coloque seu filho no canto da reflexo. Use no mais que 10 segundos para apontar o erro. Ex.: Voc no foi gentil. Por isso, vai para o canto da reflexo.

Passos durante
3. Pegue um relgio ou um timer e conte um minuto por ano da idade da criana. 4. Saia do local para retirar toda a ateno da criana enquanto ela espera passar o tempo. No brigue nem fale nada com ela. 5. Passado o tempo, pergunte por que ela ficou ali e pea para pedir desculpa.

Comando efetivo
1. Aproxime-se da criana. 2. Mostre uma cara de desaprovao. 3. Diga o nome dele(a). 4. Mantenha o contato visual. 5. Use um tom de voz firme, sem gritar. 6. D um comando direto, claro e simples. 7. Repita seu comando se necessrio.

Erros: argumentar

A criana est no canto da reflexo e pergunta quanto tempo falta para sair dali. Voc responde. ERRO
Ela responde: muito tempo. Isso no justo. Em vez de ignor-la, voc responde ou comea a argumentar com ela. ERRO

Erros: sermo
As aes falam mais que as palavras. O sermo leva a criana a se defender mais e conseguir o que ela quer: mais ateno. No caia nesta cilada. Se falar resolvesse ela j seria um anjinho, certo?

6 erros mais comuns

1. Conversar ou argumentar com a criana ANTES ou DEPOIS de coloc-la no canto da reflexo. Responder significa dar ateno e dar um grau de poder criana neste tempo. Esta no a hora de explicar que voc no pode responder as perguntas dela. Explique mais tarde mas ignore agora.

6 erros mais comuns

2. Usar o quarto da criana ou um lugar interessante para ela. 3. Tentar envergonhar, assustar ou exigir que ela prometa se comportar melhor da prxima vez. A punio j foi suficiente. Ex.: Voc no tem jeito mesmo, j a 10 vez que vai para o castigo!

6 erros mais comuns

4. No usar o relgio e deixar a criana tempo demais ou de menos. O objetivo ela aprender que as aes dela tem conseqncias e no de tortur-la.
6. Ficar ameaando ao invs de agir. A criana vai ficar testando at ter certeza que voc est falando srio.

6 erros mais comuns


Toda vez que se deixa para l o erro, deseduca-se a criana: j que dessa vez eu posso, ento vou fazer outras vezes. Punir s nos momentos do no agento mais, induz a criana a aproveitar o resto do tempo explorando tudo que pode e tornar-se cada vez mais incapaz de aceitar qualquer negativa, sem brigar.

Consistncia
O

segredo da educao a consistncia: toda vez que a criana repetir o mal comportamento, os mtodos educacional devem ser usado.

Consistncia

A criana tende a testar a segurana dos pais em suas ordens, repetindo os comportamentos que foram proibidos.
Cabe aos pais a tarefa de reforar a proibio, com segurana e presteza.

You might also like