You are on page 1of 78

Metodologia da Pesquisa Cientfica

O que Cincia?
a atividade que prope a aquisio sistemtica de conhecimentos sobre a natureza biolgica, social e tecnolgica com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual e material. Caracteriza-se como uma forma especial de conhecimento da realidade emprica; um conhecimento racional, metdico, sistemtico, capaz de ser submetido verificao e que passa por um processo de reflexo (DENCKER, 1998).

Quais sos os princpios da Cincia?

O conhecimento cientfico nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substitudo;
A exatido sobre um conhecimento nunca obtida integralmente, mas sim, atravs de modelos sucessivamente mais prximos; Um conhecimento vlido at que novas observaes e experimentaes o substituam.

Cincia e Bom Senso


A

crtica s explicaes oferecidas pelo bom senso inicia o trabalho cientfico. cincia forma um corpo metdico de regras e sistematicamente formado (mtodo) para explicar, predizer e retrodizer fenmenos da realidade( objetivo da cincia).

Objeto da Cincia
O

objetivo da cincia explicar a realidade. Explicar a realidade explicar por qu. A realidade revela-se atravs de fatos. Conhecimento a idia ( interpretao ou elaborao mental) que um observador (pessoa) tem de um ou mais fatos.

Fenmeno, fato, observao


Fenmeno o fato percebido por algum. Assim, o fato existe sem o observador, o fenmeno no. Ento o mesmo fato pode ser visto como fenmenos distintos. A observao feita atravs de um protocolo cientfico. Observador algum com inteno explicativa.

Objetivos da Cincia
Melhoria da qualidade de vida material; Melhoria da qualidade de vida intelectual.

Funo da Cincia
Novas descobertas; Novos produtos; Melhoria da qualidade de vida.

Tipos de Conhecimentos

Conhecimento popular ou emprico (senso comum)

Tambm denominado bom senso ou senso comum, aquele que todo o ser humano desenvolve no contato direto e dirio com a realidade. o conhecimento do povo, obtido ao acaso, aps inmeras tentativas. ametdico e assistemtico, basicamente desenvolvido por meio dos sentidos, sendo obtido por meio das experincias feitas ao acaso.

Tipos de Conhecimentos

Conhecimento Religioso ou Teolgico


Conhecimento revelado relativo a Deus aceito pela f teolgica. O que funda o conhecimento religioso a f. No preciso ver para crer, e devemos crer mesmo que as evidncias apontem para o contrrio do que a religio nos ensina. As verdades religiosas esto registradas em livros sagrados ou so reveladas por deuses (ou outros seres espirituais) por meio de alguns iluminados, santos ou profetas. Essas verdades so em geral tidas como definitivas, e no permitem reviso mediante a reflexo ou experincia. Nesse sentido, podemos classificar sob este ttulo os conhecimentos ditos msticos ou espirituais.

Tipos de Conhecimentos

Conhecimento Filosfico
Com o objetivo de diferenci-lo do conhecimento cientfico, poderamos caracterizar o conhecimento filosfico contemporneo como um dilogo contnuo com os filsofos precedentes, baseado em raciocnios lgicos e sem a obrigao de aplicao direta realidade.

O que Conhecimento Cientfico?


Vai alm do emprico, procurando conhecer, alm do fenmeno, suas causas e leis. Para Aristteles, o conhecimento cientfico era caracterizado como:

Certo, porque sabe explicar os motivos de sua certeza, o que no acontece com o emprico; Geral, no sentido de conhecer no real o que h de mais universal e vlido para todos os casos da mesma espcie; Metdico e sistemtico. O cientista no ignora que os seres e fatos esto ligados entre si por certas relaes. O seu objetivo encontrar e reproduzir esse encadeamento. Alcana-o por meio do conhecimento ordenado de leis e princpios.

O que Conhecimento Cientfico?


um produto resultante da investigao cientfica; Surge da necessidade de encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria (senso comum) e, Do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas e da discusso intersubjetiva.

Caractersticas do Conhecimento Cientfico

Objetividade necessria para que a investigao cientfica seja independente de quem a conduz .

Sistematicidade fundamentao.

Visa

estabelecer

as

conexes

de

Metodicidade Os procedimentos so metdicos e adequados aos objetos de estudos.

Caractersticas do Conhecimento Cientfico

Verificabilidade Fundamental no conhecimento cientfico, a possibilidade de comprovar a veracidade ou falsidade das proposies. Comunicabilidade A utilizao precisa da terminologia cientfica uma exigncia bsica. Mesmo quando se produz uma revoluo cientfica (terica), esta tem que ser inteligvel a luz dos trabalhos anteriores.

Conhecimento cientfico atual

A qualidade do conhecimento cientfico dependente da forma de aquisio que utilizada; No processo de obteno de conhecimentos cientficos dever ser utilizadas trs formas de aquisio de conhecimentos:

(Intuio + Empirismo + Racionalismo) (Experincia)

Conhecimento cientfico produtivo


Intuio = Criatividade e idias sobre um novo produto ou processo Experimentao = Projetar, Experimentar, Montar, Testar, Construir Racionalizao = Descrever, explicar porque funciona fisicamente

Pressupostos para validade cientfica

Enquadramento na cincia . Por meio da utilizao do mtodo cientfico.

Finalidade Cientfica . Resultado verificvel; . Contribuio cientfica.

Cincia e Paradigma
A cincia um fenmeno histrico e s pode ser compreendida por uma teoria que leve em conta sua dimenso histrica.

Cincia Normal Cincia normal refere-se verificao rotineira da teoria dominante num momento histrico. So produzidos textos cientficos que apresentam a teoria, suas aplicaes e seus sucessos, esses socializam estudantes e profissionais em uma comunidade cientfica determinada.

Cincia e Paradigma

Paradigma
Paradigma est intimamente relacionado com a idia de cincia normal. Os cientistas que compartilham de um mesmo paradigma comprometem-se com as mesmas regras, normas e padres para a sua prtica cientfica.

Crise e Revoluo
A mudana de paradigma revoluo em cincia e s aceita gradualmente. A rejeio de um paradigma comea com as tentativas de test-lo. Surgem inconsistncias entre paradigmas e achados de pesquisa. Em determinado momento, surgem problemas no passveis de soluo pelo paradigma, fracassando as tentativas de dominar as dificuldades.

Cincia e Paradigma

Verdade em cincia: relativa e provisria


A histria da cincia tem mostrado que no existe uma teoria, proposio ou fato que possa ser designado como verdadeiro. Existem teorias, proposies e fatos que hoje so verdadeiros, ou o so relativamente a uma certa perspectiva, a um certo contexto. Jamais teremos certeza que atingimos a verdade. No existe garantia de que um fato novo no venha a falsificar uma teoria tida como verdadeira.

Todo conhecimento uma tentativa de mudana. Verdade, em cincia, sempre relativa e est sempre aberta a modificaes. Coisas que no soubemos no passado podemos saber agora.

O que pesquisa cientfica?

Pesquisar procurar respostas para indagaes propostas;

Atividade bsica das cincias na sua indagao e descoberta da realidade. uma atitude e uma prtica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (Minayo);
O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos.

Classificaes das Pesquisas


Do

ponto de vista da sua natureza Do ponto de vista da forma de abordagem do problema Do ponto de vista de seus objetivos Do ponto de vista dos procedimentos tcnicos adotados

Natureza da Pesquisa

Pesquisa Bsica ou Fundamental gerar conhecimentos novos teis para o avano da cincia sem aplicao prtica prevista. Envolve verdades e interesses universais (sem finalidades imediatas). Pesquisa Aplicada ou Tecnolgica gerar conhecimentos para aplicao prtica dirigidos soluo de problemas especficos. Envolve verdades e interesses locais (possui finalidades imediatas).

Forma de Abordagem do Problema


Pesquisa

Quantitativa traduz em nmeros opinies e informaes para classific-los e organiz-los. Utiliza mtodos estatsticos.
Qualitativa considera a existncia de uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito. descritiva. O processo o foco principal.

Pesquisa

Objetivos

Pesquisa Exploratria conhecer mais e melhor o problema, elaborar hipteses, aprimorar idias (pesquisas bibliogrficas e estudos de caso). Exemplo: verificar quais so as necessidades de apoio de uma comunidade X.
Pesquisa Descritiva descrever as caractersticas de uma populao ou fenmeno; envolve tcnicas padronizadas de coleta de dados, como questionrios e observao sistemtica. Exemplo: descrever o trabalho realizado nas creches municipais de Taquara. Pesquisa Explicativa explica o porqu das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Exemplo: verificar a relao entre depresso e desempenho no trabalho.

Procedimentos Tcnicos

Pesquisa Bibliogrfica a partir de material j publicado; Pesquisa Documental a partir de material no publicado; Pesquisa Experimental variveis de controle sobre um objeto; Levantamento interrogao direta; Estudo de Caso estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento; Estudo de Campo semelhante ao estudo de caso. Tende a utilizar muito mais tcnicas de

observao do que de interrogao;


Pesquisa Expost-Facto experimento realizado depois dos fatos; Pesquisa-Ao resoluo de um problema coletivo; Pesquisa Participante interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas.

Para que utilizada a pesquisa?


Basicamente para: Responder a um questionamento (explicar ou descrever); Resolver um problema; Satisfazer uma necessidade de mercado.

Como iniciar uma pesquisa?


A elaborao de uma pesquisa um processo em que, a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente define-se um problema e as formas de solucion-lo.

Mtodos Cientficos
O mtodo um caminho a seguir na busca do conhecimento, na soluo de problemas.

Mtodo Dedutivo Mtodo Indutivo Mtodo Hipottico-Dedutivo Mtodo Dialtico

Mtodo Dedutivo
Proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz S a razo capaz de levar ao conhecimento verdadeiro Aplicao de princpios gerais a casos particulares Usa o silogismo

Todo mamfero tem um corao (premissa maior) Ora, todos os ces so mamferos (premissa menor) Logo, todos os ces tem um corao.

Mtodo Dedutivo

Lakatos e Marconi (1995) exemplificam o mtodo dedutivo, diferenciando-o do indutivo: Dedutivo: Todo mamfero tem um corao. Ora, todos os ces so mamferos. Logo, todos os ces tm um corao. Indutivo: Todos os ces que foram observados tinham um corao. Logo todos os ces tm um corao.

Mtodo Indutivo

Proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume; O conhecimento fundamentado na experincia, no levando em conta princpios pr-estabelecidos; A generalizao deriva de observaes de casos da realidade concreta; Passa-se pelo raciocnio, pelos indcios percebidos (observao), a uma realidade desconhecida. Vai-se do particular ao geral.
. O corvo 1 negro, o corvo 2 negro, o corvo n negro = ... (todo) corvo negro . Todos os ces que foram observados tinham um corao. Logo, todos os ces tm um corao.

Mtodo Hipottico-Dedutivo

Proposto por Popper ... Quando os conhecimentos disponveis sobre determinado assunto so insuficientes para a explicao de um fenmeno, surge um problema... Procuram-se evidncias empricas para derrubar a hiptese; Busca superar as dificuldades de generalizao dos resultados atravs da noo de falseabilidade;

O mtodo hipottico-dedutivo parte de um problema, ao qual oferece uma soluo provisria, passando-se depois a criticar a soluo com vistas eliminao do erro, dando surgimento a novos problemas.

Mtodo Dialtico

Proposto por Hegel Contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo; Os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico, etc; A dialtica compreende o mundo como um conjunto de processos. As coisas no so analisadas na qualidade de objetos fixos, mas em movimento. Nada est acabado, encontrando-se sempre em vias de se transformar, desenvolver; o fim de um processo sempre o comeo de outro.

A Estruturao da Pesquisa Cientfica

Assunto,Tema

e Problema; Formulao e Soluo; Modalidades de Pesquisa; Hiptese; A Estruturao do Projeto de Pesquisa.

Pesquisa Cientfica
Toda

Pesquisa Cientfica comea pela formulao de um problema. Problema: uma dificuldade ainda sem soluo. Definico do Problema: Escolha do assunto; enunciado do tema; definio(formulao) do problema.

Pesquisa Cientfica

Assunto - o Campo vago. Ex: Cadeia Produtiva. Tema - Dentro do assunto focaliza o que quer estudar sem indicar exatamente qual a dificuldade(explicao) que se deve superar.

Ex: Estudo da cadeia produtiva do leite no Maraj.

Como estruturar o Projeto de Pesquisa

1. DADOS de IDENTIFICAO
1.1. Escolha do Tema 1.1.1. Fatores Internos - Afetividade em relao a um tema ou alto grau de interesse pessoal. - Tempo disponvel para a realizao do trabalho de pesquisa. - O limite das capacidades do pesquisador em relao ao tema pretendido. 1.1.2. Fatores Externos - A significao do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadmicos e sociais.

Como estruturar o projeto de pesquisa


-

O limite de tempo disponvel para a concluso do trabalho.


Material de consulta e dados necessrios ao pesquisador

2 LEVANTAMENTO; REVISO DE LITERATURA OU REFERENCIAL TERICO Breve reviso da literatura pertinente: no se trata de uma enunciao mecnica de uma bibliografia, nem de exibio de conhecimento, mas de uma apreciao inteligente e esclarecedora sobre porque certos autores, teorias e ttulos so relevantes para o seu tpico e para as suas perguntas.

Como estruturar o projeto de pesquisa


-

3 APRESENTAO DO OBJETO DE PESQUISA


a) a pergunta de pesquisa: escrita na forma de frase interrogativa, deve propor algum tipo de relao entre duas variveis, dois fenmenos ou dois eventos; responder essa pergunta deve ser o objetivo principal da dissertao; b) definio precisa dos termos e conceitos empregados; c) perguntas de pesquisa subsidirias ou secundrias: tambm escritas em forma interrogativa, devem merecer respostas especficas ao longo da sua pesquisa.

Como estruturar o projeto de pesquisa


-

3.1. PROBLEMA DE PESQUISA


como so as coisas...?; quais as causas...?; quais as conseqncias...?; que fatores...?; por qu...?; o que...?.

Como estruturar o projeto de pesquisa


3.1. Fatores que determinam a escolha do problema

o problema relevante? ainda que seja interessante, adequado para mim? tenho possibilidades reais para executar tal pesquisa? terei tempo suficiente para investigar tal questo?

3.2. Recomendaes para formulao do Problema - Deve ser formulado como pergunta, para facilitar a identificao do foco da pesquisa; - Tem que ter dimenso vivel: deve ser restrito para permitir a sua viabilidade; - Deve ter clareza e ser preciso: alm de definir os termos necessrio que sua aplicao esteja delimitada.

Exemplo: - Tema: Oficinas digitais: proposta de incluso digital para o Governo do Estado de Gois. - Problema: Como o Governo do Estado pode contribuir para elevar o ndice de incluso digital em Gois?

Como estruturar o projeto de pesquisa


4. HIPTESE

Hiptese sinnimo de suposio. Neste sentido, Hiptese uma afirmao categrica (uma suposio), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. uma pr-soluo para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, ento, ir confirmar ou negar a Hiptese (ou suposio) levantada.

4.1. Como chegar a uma Hiptese?


-

Observao;

Resultados de outras pesquisas;


Teorias; e Intuio.

Como estruturar o projeto de pesquisa


5 - JUSTIFICATIVA

A Justificativa num projeto de pesquisa, como o prprio nome indica, o convencimento de que o trabalho de pesquisa fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hiptese levantada so de suma importncia, para a sociedade ou para alguns indivduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaborao da Justificativa, de no se tentar justificar a Hiptese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importncia do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito.

Como estruturar o projeto de pesquisa


5 - JUSTIFICATIVA
-

Resposta s seguintes questes:

Qual o tema a ser abordado e por que o mesmo relevante para a sociedade?

Qual a razo da escolha do tema?


Qual a importncia terica e prtica da realizao deste estudo/pesquisa para a comunidade envolvida? quais os antecedentes, tendncias e mudanas em relao ao tema?

quais os pontos positivos que voc percebe na abordagem proposta?


que vantagens e benefcios voc pressupe que sua pesquisa ir proporcionar?

Como estruturar o projeto de pesquisa

6 - OBJETIVOS
A definio dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realizao do trabalho de pesquisa. Objetivo sinnimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Especficos, mas no h regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessrio dividir os Objetivos em categorias.

Um macete para se definir os Objetivos coloc-los comeando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc .

Como estruturar o Projeto de Pesquisa

6.1. Definio dos objetivos


- Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral ser a sntese do que se pretende alcanar e os objetivos especficos explicitaro os detalhes e sero um desdobramento do objetivo geral. - A especificao do objetivo de uma pesquisa responde s questes para qu? E para quem? - Determinar estgio cognitivo de conhecimento: apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; - Determinar estgio cognitivo de compreenso: descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever; - Determinar estgio cognitivo de aplicao: aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traar e usar.

Como estruturar o projeto de pesquisa

6.1. Definio dos objetivos Determinar estgio cognitivo de anlise: analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; Determinar estgio cognitivo de sntese: articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; Determinar estgio cognitivo de avaliao: apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

Como estruturar o projeto de pesquisa

6.1.1. Objetivo Geral


Propor um modelo de sistema de inteligncia, aqui denominado Inteligncia Empresarial Estratgica, que seja aplicvel a qualquer organizao, independente do seu porte, da destinao funcional e da localizao geogrfica.

6.1.2. Objetivos especficos


Caracterizar as funes bsicas que permitem operacionalizar o modelo Inteligncia Empresarial Estratgica. Descrever as rotinas de trabalho para os integrantes de uma Clula de Inteligncia Empresarial Estratgica. Organizar a interatividade dos atores de inteligncia na Clula de Inteligncia Empresarial Estratgica mediante a definio modular de uma intranet especfica.

Como estruturar o projeto de pesquisa

7- METODOLOGIA
A Metodologia a explicao minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ao desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa, ou seja, deve-se descrever em termos precisos os procedimentos que sero adotados para a execuo da pesquisa. a explicao do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionrio, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da diviso do trabalho, das formas de tabulao e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

Como estruturar o projeto de pesquisa


7.1. PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS

Descrio da moldura terica e conceitual a ser adotada; Definio dos dados necessrios; Enumerao das fontes de dados; Definio das formas de coleta e anlise de dados; Forma do relatrio.

Como estruturar o projeto de pesquisa

8 CRONOGRAMA
O Cronograma a previso de tempo que ser gasto na realizao do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os perodos sero definidos a partir das caractersticas de cada pesquisa e dos critrios determinados pelo autor do trabalho. Os perodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes sero determinados a partir dos critrios de tempo adotados por cada pesquisador.

Como estruturar o projeto de pesquisa

9 - RECURSOS Normalmente as monografias, as dissertaes e as teses acadmicas no necessitam que sejam expressos os recursos financeiros. Os recursos s sero includos quando o Projeto for apresentado para uma instituio financiadora de Projetos de Pesquisa. Os recursos financeiros podem estar divididos em Material Permanente, Material de Consumo e Pessoal, sendo que esta diviso vai ser definida a partir dos critrios de organizao de cada um ou das exigncias da instituio onde est sendo apresentado o Projeto.

Como estruturar o projeto de pesquisa

10 - ANEXOS
Este item tambm s includo caso haja necessidade de juntar ao Projeto algum documento que venha dar algum tipo de esclarecimento ao texto. A incluso, ou no, fica a critrio do autor da pesquisa.

11 REFERNCIAS
As referncias dos documentos consultados para a elaborao do Projeto um item obrigatrio, segundo as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informao consultados no Levantamento de Literatura.

Como estruturar o projeto de pesquisa

RESUMINDO...
1 - Introduo (obrigatrio) 2 - Justificativa 3 - Problema (obrigatrio) 4 - Hiptese (obrigatrio) 5 - Objetivos (obrigatrio) 6 - Reviso da Literatura (obrigatrio) 7 - Metodologia (obrigatrio) 8 - Cronograma (se achar necessrio) 9 - Recursos (se achar necessrio) 10 - Anexos (se achar necessrio) 11 - Referncias (obrigatrio)

Elaborao e apresentao da monografia

1. Introduo Uma monografia a exposio por escrito sobre temas atribudos em disciplinas de cursos de graduao ou de ps-graduao nos diversos nveis. Assim como estabelecido no captulo anterior, a monografia deve conter: Elementos Pr-Textuais
Capa ....................................................................................................(obrigatrio) Sumrio ..............................................................................................(obrigatrio) Resumo e Abstract ..............................................................................(obrigatrio)

Elementos Textuais Introduo Referencial Terico Anlise Crtica Concluso Elementos Complementares e Ps-Textuais Glossrio..................................................................................................(opcional) Referncias..........................................................................................(obrigatrio) Apndice .................................................................................................(opcional) Anexo......................................................................................................(opcional)

Elaborao e apresentao da monografia


2. Elementos Pr-textuais 2.1. Capa Devem constar os elementos essenciais necessrios identificao do documento. A capa deve conter as informaes essenciais, de acordo com o exemplo apresentado abaixo: Nome da Universidade Ttulo do Curso

Titulo da Monografia Nome do autor


Orientador Macap Ano

Elaborao e apresentao da monografia

2.2. Sumrio uma listagem das principais divises, sees e outras partes de um documento refletindo a organizao da matria no texto. O sumrio deve incluir apenas as partes da publicao que se lhe sucedem (resumo, texto, referncias bibliogrficas, apndices e anexos), exatamente com a mesma grafia adotada no texto. Aconselha-se usar letras maisculas para indicar ttulos de partes ou captulos (sees primrias) e apenas a inicial maiscula para os ttulos das divises dos captulos (sees secundrias). Deve-se incluir apenas as sees primrias e secundrias. O sumrio deve indicar a numerao dos captulos e suas divises, o ttulo de cada parte e a respectiva paginao. Os elementos pr e ps textuais aparecem sem numerao, na mesma margem das sees primrias. 2.3. Resumo Redigido pelo prprio autor da monografia, o resumo condensa o contedo, expe as finalidades, o objeto de estudo, a anlise crtica e as concluses. Deve constituir-se numa apresentao concisa e seletiva do texto, destacando os elementos de maior importncia. Usar no mximo 250 palavras.

Elaborao e apresentao da monografia

3. Elementos textuais a apresentao e desenvolvimento do assunto abordado. Quanto organizao dos elementos textuais (texto propriamente dito) do relatrio da pesquisa, no existe uma nica maneira de realiz-la, seja o texto uma tese ou uma dissertao. Pode ser dividido em captulos e sees, variando sua estrutura de acordo com a rea do conhecimento e a natureza do trabalho. Podero constar da monografia as seguintes partes ou subdivises textuais, que podem sofrer adaptaes e/ou modificaes em funo da natureza do trabalho dentro da rea de concentrao a que pertence, ou seja, se necessrio, outras subdivises podem ser includas:

INTRODUO

REFERENCIAL TERICO
ANLISE CRTICA CONCLUSO

Elaborao e apresentao da monografia

3.1. Introduo

Deve descrever com clareza o campo ou assunto em que se enquadra a monografia. A introduo deve: estabelecer o assunto, definindo-o claramente, no deixando dvidas quanto ao campo que abrange; indicar a finalidade e os objetivos do trabalho (geral e especficos), esclarecendo sob que ponto de vista tratado o assunto; referir-se aos tpicos principais do texto dando o roteiro ou a organizao da monografia.
3.2. Referencial Terico

Consiste no detalhamento dos conceitos extrados da bibliografia e os estudos j realizados por outros autores sobre o tema ou especificamente sobre o problema e que sero utilizados no trabalho de monografia. Este dever ser o captulo mais desenvolvido. importante mencionar os autores reconhecidamente importantes em relao ao tema escolhido.

Elaborao e apresentao da monografia

3.3. Anlise Crtica Nesta seo o autor manifesta sua maturidade intelectual, sua capacidade de anlise, seu conhecimento sobre o assunto estudado, apresentando a sua contribuio analtica a respeito da pesquisa bibliogrfica realizada. Caso tenham sido coletados dados, os resultados obtidos devem ser apresentados e relacionados com os principais aspectos relativos ao tema, dando subsdios para a concluso.

3.4. Concluso As concluses devem ser fundamentadas na anlise crtica ou nos resultados obtidos. Deve ser apresentada de forma clara e concisa revelando a sntese do estudo realizado. No se permite a incluso de dados novos neste captulo.

Elaborao e apresentao da monografia


4. Elementos ps-textuais 4.1. Referncias Bibliogrficas Neste item consta a relao das fontes utilizadas pelo autor. No confundir com Bibliografia, que a relao alfabtica, cronolgica ou sistemtica de documentos sobre determinado assunto ou de determinado autor. Todas as obras citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas referncias bibliogrficas. 4.2. Anexos e Apndices Documentos complementares e/ou comprobatrios do texto, com informaes esclarecedoras, tabelas ou dados colocados parte, para no "quebrar" a seqncia lgica da exposio. Apndice, segundo a ABNT (NBR14724:2001) consiste em um texto ou documento elaborado pelo prprio autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.Devem ser identificados por letras maisculas consecutivas e seus respectivos ttulos. As pginas devem ser numeradas consecutivamente ao texto. Ex.: APNDICE A QUESTIONRIO APNDICE B TABELAS DE CORRELAO

Elaborao e apresentao da monografia


Anexo, segundo a ABNT (NBR14724:2001), consiste em um texto ou documento, no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Ex.: ANEXO A LEI Nr 4352, de 19 de setembro de 1998 ANEXO B PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO 4.3. Glossrio Consiste em uma lista de palavras ou expresses tcnicas que precisam ser definidas para o entendimento do texto. um item opcional. 5. Outros aspectos 5.1. Numerao das Sees As sees primrias (captulos) do texto devem comear em lauda prpria (nova) e em pginas mpares, isto se o material for impresso nos dois lados da folha. Deve-se usar espaamento 1,5 entrelinhas no texto e 2 entre as sees e subsees. O incio de pargrafos e alneas ser feito com tabulao de 1,25 cm a partir da margem esquerda.

Elaborao e apresentao da monografia


Anexo, segundo a ABNT (NBR14724:2001), consiste em um texto ou documento, no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Ex.: ANEXO A LEI Nr 4352, de 19 de setembro de 1998 ANEXO B PARECER DO CONSELHO CONSULTIVO 4.3. Glossrio Consiste em uma lista de palavras ou expresses tcnicas que precisam ser definidas para o entendimento do texto. um item opcional. 5. Outros aspectos 5.1. Numerao das Sees As sees primrias (captulos) do texto devem comear em lauda prpria (nova) e em pginas mpares, isto se o material for impresso nos dois lados da folha. Deve-se usar espaamento 1,5 entrelinhas no texto e 2 entre as sees e subsees. O incio de pargrafos e alneas ser feito com tabulao de 1,25 cm a partir da margem esquerda.

Citao
Citao a meno no texto de uma informao extrada de outra fonte escrita ou oral (ABNT). Tipos:

citao direta; citao indireta; citao de citao.

Citao direta Transcreve-se o texto utilizando as prprias palavras do autor. A transcrio literal vir entre aspas. Ex: Segundo Vieira (1998, p.5) o valor da informao est diretamente ligado maneira como ela ajuda os tomadores de decises a atingirem as metas da organizao.

Citao

Citao Indireta

a reproduo de idias do autor. uma citao livre, usando as suas palavras para dizer o mesmo que o autor disse no texto.

Ex:

O valor da informao est relacionado com o poder de ajuda aos tomadores de decises a atingirem os objetivos da empresa (VIEIRA,

1998).

Citao

Citao da Citao

Meno de documento ao qual voc no teve acesso, mas que citado em outro trabalho. Expresso latina apud (citado por) para indicar a obra de onde foi retirada a citao. Ex:

Porter (apud CARVALHO; SOUZA, 1999, p.74) considera que a vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricao pelas empresas.

Citao

Sistema autor-data Quando utilizado o sobrenome do autor acompanhado da data do documento.

Ex:

Conforme Stewart (1997, p.7) o capital humano a capacidade, conhecimento, habilidade [...] pelo qual os clientes procuram a empresa e no o concorrente.

Observaes:

quando houver coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data de edio, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: Segundo Cintra, O. (1998a)...; Conforme Cintra, A. (1998b)...

Citao

Sistema autor-data Observaes:

as citaes de diversos documentos e o mesmo autor, publicados no mesmo ano, so


distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas aps a data e sem espacejamento: Na concepo terica de estratgias de leitura apresentada em anlise documentria Cintra (1987a) concorda com a viso... O domnio da estrutura textual implica o conhecimento das partes...(CINTRA, 1987b).

no item Referncias, estas devero aparecer por extenso em ordem alfabtica, considerando primeiramente sobrenome do autor:

CINTRA, Ana Madalena. Elementos de lingstica para estudos de indexao automatizada. Cincia da Informao, Braslia, v.15, n.2, p.5-22, jan./jun.1987b.

CINTRA, Ana Madalena. Estratgias de leitura em documentao. In: SMITT, Johanna. Anlise documentria: anlise da sntese. Braslia: IBICT, 1987a. p.29-38.

Nota de Rodap
As notas de rodap tm a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho consideraes complementares, cujas incluses no texto interromperiam a seqncia lgica da leitura. Devem ser reduzidas ao mnimo e aparecer em local to prximo quanto possvel do texto. A chamada das notas de rodap deve ser feita com numerao crescente dentro de cada captulo, em algarismos arbicos ou por asterisco, na entrelinha superior, sem parnteses. Se as notas forem em nmero reduzido, pode-se adotar uma seqncia numrica nica para todo o trabalho. As notas de rodap podem ser:

Bibliogrficas - utilizadas para indicar a fonte de onde foi tirada uma citao; Explicativas - utilizadas para apresentar comentrios ou observaes pessoais do autor, informaes obtidas por meio de canais informais.
As notas de rodap localizam-se no p da pgina, separadas do texto por um trao contnuo de aproximadamente 1/3 da linha, a partir da margem esquerda, em espao simples (um), com caracteres menores do que os usados no texto. Usa-se espao duplo para separar as notas entre si. As notas no devem ocupar mais do que 50% do espao total da pgina.

Figuras, Quadros e Tabelas


As figuras, os quadros e as tabelas devem aparecer no texto, segundo a NBR14724:2001, de forma padronizada:

Figuras so grficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc. que complementam visualmente o texto; Tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente; Quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas. Devem ser inseridos no texto, o mais perto possvel do trecho a que se referem. Cada tabela, quadro ou figura deve ter um nmero e um ttulo. Deve-se procurar reduzir ilustraes a uma nica pgina, evitando ao mximo material desdobrvel. Sendo necessrio, colocar as ilustraes ao longo da pgina, com a parte superior na margem esquerda. Tabelas nunca so fechadas por linhas laterais. Quando for o caso, mencionar abaixo da tabela ou ilustrao, a fonte de onde foram tirados os dados. Tabelas, quadros e figuras, quando muito numerosas, devem vir nos Apndices, para no sobrecarregarem o texto. As tabelas e quadros tm numerao independente e consecutiva; o ttulo colocado na parte superior precedido da palavra tabela ou quadro e de seu nmero de ordem. A fonte, ou seja, a indicao da autoria do quadro ou tabela se esta no for a mesma da dissertao ou tese, deve aparecer na parte inferior do quadro ou tabela.

Referncia
Conjunto de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados.

Elementos indispensveis:

autor (quem?); ttulo (o que?);

edio;
local de publicao (onde?); editora; data de publicao da obra (quando?).

Apresentao Grfica
a maneira de organizar fsica e visualmente um trabalho, levando-se em considerao, entre outros aspectos, estrutura, formatos, uso de tipos e paginao:

Negrito, Grifo ou Itlico O uso de negrito, grifo ou itlico deve ser estabelecido no incio da digitao do trabalho e ser aplicado coerente e uniformemente, evitando-se o uso ora de um, ora de outro para o mesmo tipo de expresses. So empregados para: palavras ou frase em lngua estrangeira; ttulos de livros e peridicos; expresses de referncia como ver, vide; letras ou palavras que meream destaque ou nfase, quando no for possvel dar esse realce pela redao; nomes de espcies em botnica, zoologia e paleontologia (neste caso no se usa negrito); ttulos de captulos (neste caso no se usa itlico). Aspas As aspas devem ser usadas apenas em citao textual de menos de cinco linhas e em citao includa em nota de rodap. Evita, no texto, o uso de aspas para indicar repetio. Podem ser de dois tipos: aspas simples (') : para citao, emprstimos, realce, dentro da citao; aspas duplas ("): quando completam texto do autor ou quando encerram um texto citado de terceiros, comeando por caixa alta mesmo depois de dois pontos, fecham-se as aspas antes de vrgula ou ponto final.

Apresentao Grfica

Paginao As pginas do texto so numeradas em algarismo arbicos, colocados no canto superior externo da pgina, um espao duplo acima da primeira linha da folha-guia. As paginas pr-textuais recebem algarismo romanos minsculos, centrados, na margem inferior da pgina. A numerao em arbico distinta da numerao em romano, isto , uma no continua a outra. No so contados na numerao: a capa; o verso das pginas digitadas; a falsa folha de rosto (quando houver). A pgina de rosto contada na numerao, mas no recebe nmero. Para trabalhos em mais de um volume, recomenda-se: a incluso de folha de rosto em todos os volumes; paginao contnua nos volumes, exceto quando a matria for dividida por especialidades; uso de algarismos arbicos na numerao dos volumes; indicao do nmero do volume e transcrio do ttulo especfico do volume na folha de rosto.

Apresentao Grfica

Papel e Impresso
O papel deve ser de cor branca, boa opacidade e de qualidade que permita reproduo e leitura. Utiliza-se um nico formato, o A-4 (210mm X 297mm). A impresso, em cor preta, dever ser de um s lado da folha utilizando-se de microcomputadores, com elementos de escrita ARIAL (tamanho 12), TIMES NEW ROMAN (tamanho 12) ou equivalente. O espaamento entrelinhas do corpo do trabalho deve ser de 1,5 linha. Margens As margens devero obedecer uma folha guia com as seguintes caractersticas, permitindo a reproduo e a encadernao adequadas ao trabalho: Margem Esquerda : 3 cm; Margem Direita: 2 cm; Margem Superior: 3,0cm; Margem Inferior: 2cm. O espaamento (1,5cm) entre ttulos e sub-ttulos e texto e vice-versa dever ser de uma linha livre no mximo. Os pargrafos, no corpo do texto, devem comear aps tabulao de 1,25 cm da margem esquerda. A numerao das pginas deve aparecer no canto superior direito da lauda, duas linhas acima da primeira linha do texto.

Tipos de Trabalhos Cientficos

A maioria dos trabalhos cientficos hbrido, mas existem alguns tipos ideais de estudos cientficos: Estudos que propem teorias e novas hipteses. Apresentam um argumento dedutivo sobre teorias e hipteses. Podem oferecer exemplos para ilustr-las e demonstrar a sua plausibilidade, mas no fazem testes empricos. Estudos que testam teorias. Usam evidncias empricas para avaliar teorias existentes. Estudos que fazem inventrio da literatura terica e emprica existente sobre um assunto. Eles avaliam as teorias e perguntam se os testes feitos at o momento so convincentes e completos. Estudos que avaliam ou prescrevem polticas pblicas, ou propostas de polticas pblicas, atuais ou futuras. Examinam a validade das premissas factuais e tericas dos proponentes e oponentes de polticas propostas e discutem a possibilidade de as polticas sugeridas produzirem os resultados anunciados.

1.

2.

3.

4.

Tipos de Trabalhos Cientficos


5. Estudos histrico-explicativos que usam uma teoria para explicar as causas, os padres ou as consequncias de casos histricos. Esse tipo de texto geralmente contm muita descrio, mas o foco recai na explicao daquilo que descrito. Estudos que fazem a avaliao histrica das crenas factuais e tericas que guiaram atores polticos oficiais ou no-oficiais, e/ou avaliam as consequncias das polticas que eles defenderam. Estudos que fazem previses. Aplicam teorias para prever o futuro a partir de eventos atuais ou de acontecimentos futuros previstos. Esses sete tipos podem ser agrupados em quatro categorias: formulao de teorias (1), teste de teorias (2), aplicao de teorias (4, 5, 6, e 7) e reviso da literatura (3). H ainda estudos que: analisam discursos, valores ou representaes de atores ou de analistas; relatam experincias de trabalho de interveno.

6.

7.

Fontes
Diretrizes para elaborao de projetos de pesquisa, monografias, dissertaes, teses Cassandra Ribeiro O. Silva Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil Normas para elaborao de Trabalhos de Concluso de Curso Maria Lucia Borges

You might also like