You are on page 1of 13

GEOPOLTICA

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

O territrio e a soberania A propriedade dos lenis freticos O Brasil e o aqufero guarani

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO


Conceitos iniciais:
TERRITRIO SOBERANIA PROPRIEDADE

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO


TERRITRIO
conjunto de relaes sociais referenciadas no espao. Que o territrio seja necessrio existncia do estado

coisa bvia. Exatamente porque no possvel conceber um estado sem territrio e sem fronteiras que vem se desenvolvendo rapidamente a geografia poltica; e embora mesmo a cincia poltica tenha frequentemente ignorado as relaes de espao e a posio geogrfica, uma teoria de estado que fizesse abstrao do territrio no poderia jamais, contudo, ter qualquer fundamento seguro (Ratzel, 1990, p. 73).

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

SOBERANIA

Constituio Federal: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;

A soberania de um pas, em linhas gerais, diz respeito sua autonomia, ao poder poltico e de deciso dentro de seu respectivo territrio nacional, principalmente no tocante defesa dos interesses nacionais. Nesse sentido, cabe ao Estado nacional (ao governo, propriamente dito) o direito de sua autodeterminao em nome de uma nao, de um povo. A soberania una, uma vez que inadmissvel dentro de um mesmo Estado, a convivncia de duas soberanias. indivisvel, pois os fatos ocorridos no Estado so universais, sendo inadmissvel, por isso mesmo, a existncia de vrias partes separadas da mesma soberania. inalienvel, j que se no houver soberania, aquele que a detm desaparece, seja o povo, a nao ou o estado. imprescritvel, principalmente, justificando-se pelo fato de que jamais haveria supremacia em um Estado, se houvesse prazo de validade. A soberania permanente e s desaparece quando forado por algo superior.

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO


PROPRIEDADE

Conforme Martignetti, o Conceito de Propriedade : "o de "objeto que pertence a algum de modo exclusivo", logo seguido da implicao jurdica: "direito de possuir alguma coisa", ou seja, "de dispor de alguma coisa de modo pleno, sem limites". A implicao jurdica (de enorme importncia sociolgica) surge logo: ela , com efeito, um elemento essencial do conceito de propriedade, dado que todas as lnguas distinguem, como j fazia o direito romano, entre "posse" (manter "de fato" alguma coisa em seu poder, independentemente da legitimidade de o fazer) e Propriedade (ter o direito de possuir alguma coisa, mesmo independente da posse da fato). Estes elementos, embora sbrios, so suficientes para propor uma definio sociolgica do conceito de Propriedade.
A propriedade garantida como direito fundamental pela constituio

ptria, e das constituies da grande maioria dos outros pases. Porm esta garantia sofre restries pela prpria Constituio e crticas pela doutrina, como ser mostrado neste item.

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO


Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:[...] XXII - garantido o direito de propriedade; XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas;"

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

A GUA COMO RECURSO ENERGTICO O que recurso energtico?

Correspondem as fontes de energia, tais como gua, petrleo, vento, sol. Como Recursos energticos, atualmente e ao nvel dos pases industrializados, utilizam-se como principal fonte de energia os combustveis fsseis, os quais tm reservas limitadas e a sua utilizao tem causado graves consequncias para o ambiente, como o efeito estufa, destruio da camada de oznio e chuvas cidas. Agora tambm existe a obteno de energia a partir do vento, das ondas do mar, do Sol etc. A mais utilizada no Brasil, a hidrulica, onde a energia gerada por uma hidreltrica atravs da fora da gua.

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

A PROPRIEDADE DOS LENIS FRETICOS O que prev a Constituio Federal de 1988 sobre a propriedade dos

recursos hdricos?

Art. 20. So bens da Unio: IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; 1 - assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, bem como a rgos da administrao direta da Unio, participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de recursos hdricos para fins de gerao de energia eltrica e de outros recursos minerais no respectivo territrio, plataforma continental, mar territorial ou zona econmica exclusiva, ou compensao financeira por essa explorao.

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO


AQUIFERO GUARANI Esse reservatrio de propores gigantescas de gua subterrnea formado por

derrames de basalto ocorridos nos Perodos Trissico, Jurssico e Cretceo Inferior (entre 200 e 132 milhes de anos). constitudo pelos sedimentos arenosos da Formao Pirambia na Base (Formao Buena Vista na Argentina e Uruguai) e arenitos Botucatu no topo (Missiones no Paraguai, Tacuaremb no Uruguai e na Argentina). ausncia completa de espessura em reas internas da bacia. Considerando uma espessura mdia aqfera de 250 metros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que as reservas permanentes do aqfero (gua acumulada ao longo do tempo) sejam da ordem de 45.000 Km. abastecimento da populao, para o desenvolvimento das atividades econmicas e do lazer.

A espessura total do aqfero varia de valores superiores a 800 metros at a

O Aqufero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratgica para o

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO

O AQUIFERO GUARANI, A SOBERANIA DO

BRASIL E A OMC uma questo para refletir

Considerando que o aqufero guarani , atualmente, considerado

a reserva de agua potvel do mundo, o que deve prevalecer: a legislao brasileira, por estar a maior extenso do lenol fretico no subsolo do Brasil ou as Convenes em debate na OMC, que defendem a internacionalizao, tendo em vista o interesse global? Acordo sobre o Aqufero Guarani - 02/08/2010 Mercosul (http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-aimprensa/acordo-sobre-o-aquifero-guarani)

QUESTES ENERGTICAS E DE PRODUO


Referncias: RIBEIRO, Paulo Silvino. Soberania nacional e Ordem Mundial. Disponvel em http://www.brasilescola.com/sociologia/soberania-nacional-ordem-mundial.htm. Acesso em 29.11.2012 Khn, Edgar. Direito Propriedade: potncia e proteo. Disponvel em <http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1735>. Acesso em em 29.11.2012 Brasil. CRFB. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em em 29.11.2012 Aqfero Guarani. Disponvel em <http://www.daaeararaquara.com.br/guarani.htm>. Acesso em em 29.11.2012 HAESBAERT,R; LIMONAD,E. O territrio em tempos de globalizao. Revista Eletrnica de Cincias Sociais Aplicadas e outras coisas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2(4), ago. 2007. Disponvel em: <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_2_4.pdf>. Acesso em: 1 fev. 2012. MAIA, L. O conceito de territrio e o fetichismo do poder. Revista Eletrnica Ateli Geogrfico, Goinia, v. 4, n. 10, p.169-189, abr. 2010. Disponvel em:<http://www.revistas.ufg.br/index.php/atelie/article/view/9914>. Acesso em: 1 fev. 2012. GORENDER, J. Estratgias dos Estados nacionais diante do processo de globalizao. Estudos Avanados, So Paulo, v. 9, n. 25, p. 93-112, 1995. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v9n25/v9n25a07.pdf>. Acesso em: 1 fev. 2012.

You might also like