You are on page 1of 30

Um perodo devocional em famlia propicia aos pais um ambiente natural para compartilhar verdades espirituais e grandes doutrinas bblicas.

Os filhos podem ser instrudos a responder a Deus em f com santidade e obedincia.

a) Seja realista
b) Lembre-se de orar especialmente para que o Esprito Santo aja atravs dos seus esforos.

c) Se sua famlia nunca teve um perodo de adorao em conjunto, faa uma introduo gradual.

d) Mantenha o perodo de devoo sempre curto. Continue enquanto houver interesse.


e) Recuse-se a permitir que o culto domstico se torne austero ou maante.

O culto familiar pode ser pouco ou muito planejado, extremamente espontneo ou muito elaborado.

Tente inventar e explorar novas idias e materiais e at horas e lugares novos e diferentes.

a) A reunio de adorao jamais acontecer sem planejamento. Escolha uma hora do dia em que a famlia esteja tranqila e relaxada.

b) O culto domstico deve ser constante dia aps dia, semana aps semana, ms aps ms. Faa a famlia perceber que algo rotineiro, to natural quanto comer.

c) No se desespere, a constncia diria compensar

d) Tome a deciso de que nada menos do que uma emergncia de vida ou morte poder interromper o culto domstico. Desligue o telefone. Ponha o cachorro para fora. Alimente e troque o beb.

a) Realize as devoes familiares em lugares variados para uma agradvel mudana de cenrio, no quintal onde as azalias esto em flor; mesa da cozinha, no escritrio ou sala de estar, sentados em circulo no tapete, na varanda assistindo ao pr-dosol,ao redor da cama de um membro que est enfermo.

a) O programa e os mtodos para apresent-lo devem ser to variados quanto o formato das nuvens no cu.

a)

Adorar louvar, amar, responder de corao a Deus; sentir reverncia por quem Ele ; ter um esprito submisso Sua vontade.

O Dr. Oswald J. Smith, ex-pastor da igreja do Povo em Toronto, Canad, diz que a Palavra de Deus deve ser lida diariamente, da mesma forma que o man era colhido diariamente.

a) Deus ordena em Deut. 6:6 e 7:

Estas palavras que hoje te ordeno, estaro no teu corao; tu as inculcars a teus filhos, e delas falars assentado em tua casa, e andando pelo caminho....

b) A Palavra de Deus deve ser claramente transmitida de gerao em gerao, de tal forma que cada gerao a conhea to bem quanto a gerao anterior.

a) Promova concursos entre adultos e crianas; b) Ajude os menores a aprender pela repetio;

c) Coloque os versculos que esto sendo memorizados em algum lugar visvel;

d) Tenha grficos de memorizao;


e) Adquira um livro de msicas bblicas e cante versculos bblicos; f) Use letras e palavras de flanelgrafos ou cartes com versculos;

g) Escreva o versculo numa lousa;

h) Escreva os versculos em cartes;


i) Faa que o lder comece um versculo e pare depois de algumas palavras para que a pessoa ao lado comece o versculo.

A orao essencial para o culto domstico, portanto torne-a significativa.

a) Faa oraes breves b) Certifique-se de que elas se relacionam com o que acontece na vida familiar e no mundo sua volta.

c) Ore em linguagem comum, evitando o arcaico vs ou vosso.

d) orao pode ser qualquer silenciosamente ou alta, e as crianas saber disto.

feita em posio, em voz precisam

e) Ore especificamente f) Evite generalizaes.

Lembre-se de que o perodo orao no o momento apresentar diante de Deus falhas dos outros membros famlia, nem de repreend-los.

de de as da

Use estas idias para dar um brilho extra ao seu culto domstico. Voc encontrar em cada sugesto uma agradvel mudana de ritimo.

1)

Proponha dramatizaes de histrias bblicas preferidas e deixe os outros membros da famlia adivinharem a identidade dos personagens envolvidos

2) Encerre o culto com pipocas ou com sorvete

3) Procure termos na leitura bblica que necessitam de pesquisa no dicionrio. 4) Comece o culto avisando que depois da leitura bblica qualquer um ter oportunidade para fazer uma pergunta sobre o texto a outra pessoa

5) Adote uma famlia Missionria 6) Se uma sesso se tornar muito longa ou complicada, libere os menores para outras atividades.

7) Comece dizendo: Estou pensando em um versculo de Gnesis, captulo 8 que fala sobre um corvo. Continue dando pistas, enquanto os membros da famlia procuram o versculo correto em suas Bblias. 8) Memorize os livros da Bblia

9) Utilize jornais e revistas evanglicos 10) Leia em voz alta a letra de um hino preferido 11) Dedique um culto ocasional s para cantar.

You might also like