You are on page 1of 20

Geografia .

a questo energtica?

Energia & conservao

Diante dos novos desafios da humanidade, qual ser o melhor caminho para lidarmos com

http://www.janeladosaber.com/dia_energia/index.htm

PRINCIPAIS QUESTES ENERGTICAS ATUAIS


Com base em estimativas razoveis, a populao mundial atingir 10 bilhes de pessoas em meados do sculo XXI.

Em 1990, o consumo de energia primria por habitante e por ano era de 2.2x1011 joule ou 5.1
tep (toneladas de equivalente em petrleo: 4.4x1010 J = 12000 KWh) nos pases industrializados, e dez vezes menos nos pases em vias de desenvolvimento. De acordo com os cenrios escolhidos para a procura energtica, o consumo de energia primria mundial poder atingir duas a trs vezes o consumo atual. As fontes de energia capazes de corresponder de forma substancial a esta procura so:

os combustveis fsseis, principalmente o carvo, pois as reservas de petrleo e de gs


sero fortemente reduzidas, a energia nuclear: fisso e fuso, as energias renovveis: hidrulica, solar, elica, das ondas, das mars, geotrmica,

biomassa, etc.

Crescimento estimado da procura de energia no mundo

Htpp\\: www.geocities.com/capecanaveral/5534/newpage2.htm

PRINCIPAIS FONTES ENERGTICAS MUNDIAIS

http://pretocienciasbranco.blogspot.com/2008/05/o-que-so-osrecursos-no-renovveis.html

FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS


PRINCIPAIS FONTES CONVENCIONAIS DE ENERGIA:
HidroEltrica
Petrleo Carvo Fisso

As Energias Convencionais so aquelas mais conhecidas e utilizadas atualmente, que surgiram quando no havia a preocupao com o meio ambiente, e nem tecnologia para coletar energia de fontes alternativas. Elas so caracterizadas pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida.

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS


PRINCIPAIS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA:
Solar Elica Biomassa Geotrmica Fuso Ondas, Mars leos Vegetais Gs Natural

As Energias Alternativas so aquelas surgidas como solues para diminuir o impacto ambiental, e para contornar o uso de matria prima que normalmente no renovvel no caso da energia convencional, como o carvo e petrleo por exemplo. A Energia Solar e a Energia Elica vem tomando lugar antes ocupado pela energia eltrica convencional com custo menor, e como a vantagem de ser grtis, precisando apenas de um investimento inicial.

ENERGIA HIDRELTRICA
Pontos positivos: renovvel; reservatrio hdrico; controle do fluxo dos rios. Pontos negativos: limitada pela morfologia do terreno, regime de chuvas e temperatura; alterao do microclima; destruio da biodiversidade; alto custo de implantao; deslocamento de populaes ribeirinhas.
http://professoravero.zip.net/arch2007-10-28_2007-11-03.html

PETRLEO
Pontos positivos: Conveniente, multiplicidade derivados. Alta densidade energtica. Fcil de transportar e de armazenar. Co-evoluo da fonte energtica com os equipamentos para seu uso.

Pontos negativos: Fortemente poluidor da atmosfera. Preos volteis. Concentrao geogrfica das jazidas. Produto cartelizado e mercado manipulvel. Vulnerabilidade de interrupo de oferta e instabilidade geopoltica. Riscos de transporte e armazenamento. Reservas em esgotamento.
http://blogdofavre.ig.com.br/tag/bacia-de-santos/

CARVO MINERAL
Pontos positivos:
Economicamente acessvel, uso seguro. Fcil de transportar e de armazenar. Grande teor energtico.

Pontos negativos:
Alta emisso de gases de efeito estufa.

Necessita portentosos investimentos para


desenvolvimento de tecnologias que reduzam as emisses de gases de efeito estufa (GEE) a nveis aceitveis.
http://web.educom.pt/dgpedronunes/oceanos/Ocetra.html

Extrao perigosa.
Energia no renovvel.

FISSO NUCLEAR
Pontos positivos:
No h emisses de gases de efeito estufa. Poucas limitaes de recursos. Alta densidade energtica.

Pontos negativos:

Baixa aceitao da sociedade.


http://www1.cursoobjetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/combustivel_usinas_termicas.aspx

Sem soluo para eliminao dos resduos.

Operao arriscada e perigosa.


Muito intensivo em capital.

ENERGIA SOLAR
PONTOS POSITIVOS:
Os usurios dos sistemas de Energia Solar Trmica se beneficiam economizando com gastos de aquecimento de gua. Os usurios tm um retorno econmico certo (a economia instantnea chega a 80% em alguns casos). Na Energia Solar Fotovoltaica, uma vantagem evidente a quase total ausncia de poluio desse tipo de sistemas. Outra vantagem que, por se tratar de sistemas imveis, no produzem rudos nem cheiro, e tem uma longa vida til.

PONTOS NEGATIVOS:
Os gastos iniciais de implementao do sistema so relativamente elevados. necessrio um certo tempo para que se tenha uma compensao econmica. Um inconveniente desse tipo de sistema o baixo rendimento do mesmo. Nos casos mais bem sucedidos o rendimento chega a 20 %. Outra desvantagem o alto custo de produo dos Mdulos Fotovoltaicos, que faz com que essa tecnologia seja pouco usada ainda hoje.

http://www.strallos.com.br/eco/index.php?act=show_noticia&id=1 65

ENERGIA ELICA
PONTOS POSITIVOS:
Transformao limpa do recurso energtico natural, o vento, no produz resduos poluentes. O sistema bastante durvel e precisa de pouca manuteno. Apresenta maior potencial de crescimento no Brasil. Sistemas elicos de grande porte interligados a rede pblica de distribuio so bastante viveis, pois dispensam armazenamento. Trazem a oportunidade de eletrificao de regies remotas.

PONTOS NEGATIVOS:
Poluio visual e a poluio sonora. As ps das turbinas produzem sombras e reflexos mveis que tambm so indesejveis nas reas residenciais. Em fazendas elicas pode ocorrer mortalidade de aves por impacto com as ps das turbinas. Verifica-se que o recurso elico apresenta variaes, os ventos no so constantes. As baterias so consideradas o ponto crtico do sistema, pela pouca durabilidade.

www.dee.feis.unesp.br/usinaecoeletrica/eolica/aspectos.ht m - 7k -

BIOMASSA
PONTOS POSITIVOS:
Baixo custo de aquisio; No emite dixido de enxofre; As cinzas so menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustveis fsseis; Menor corroso dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovvel; Emisses no contribuem para o efeito estufa; Menor poder calorfico; Poderia criar empregos pois plantas menores poderiam ser usadas.

PONTOS NEGATIVOS:
Menor poder calorfico;
Maior possibilidade de gerao de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoo de material
http://www.sathel.com.br/energia.html

particulado; Dificuldades no estoque e armazenamento;

Ineficiente se forem usadas plantas pequenas;


Poderia ser um contribuinte significativo para o aquecimento global pois o combustvel tem baixo ndice de conteno de calor.

GEOTRMICA
PONTOS POSITIVOS:
Umas das mais benignas e baratas fontes de energia. A emisso de gases poluentes (CO2 e SO2) praticamente nula. Produz energia independente de variaes como chuvas, nveis de rios, etc. A rea requerida para a instalao da usina pequena. Estimula os negcios regionais. Pode abastecer comunidades isoladas. Baixo custo de operao, devido ao baixo custo do combustvel. Gerao de empregos (mo-de-obra barata e especializada).

PONTOS NEGATIVOS:
uma energia muito cara e pouco rentvel. Pode causar deteriorao ao ambiente, ainda que a reinjeo de gua seja feita. Pode levar o campo geotrmica ao esgotamento. A energia deve ser posta em uso no campo geotrmico ou prximo dele. O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente. Emisso de H2S (cido sulfdrico) com odor desagradvel,
http://www.greensolutions.pt/geotermica.html

corrosivo e nocivo sade.


Altos custos para reconhecimento e pesquisa do local.

FUSO NUCLEAR
PONTOS POSITIVOS:
os combustveis de base (D, Li) no so radioativos, so abundantes e distribudos de uma forma bastante uniforme na crosta terrestre, a combusto no se pode prolongar de uma forma

descontrolada, pois se parar a injeo de combustvel fresco, a quantidade de matria para a fuso presente no reator s permite o seu funcionamento durante algumas dezenas de segundos, os problemas dos resduos so limitados: no existem cinzas radioativas, e o tratamento dos gases no queimados feito no

local.

PONTOS NEGATIVOS:
Os custos de investimento sero certamente mais elevados do que para as centrais de carvo ou de fisso, mas o custo do combustvel ser muito reduzido. Muitas experincias, realizadas para verificar a obteno de tais resultados eletroqumicos inexplicados, no foram conclusivas em termos de ganho energtico e da produo de reaes de fuso.
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/plano_b_para_a_ener gia_imprimir.html

ONDAS, MARS
Pontos positivos: uma fonte de energia
renovvel, que produz eletricidade de forma limpa, no poluente e barata.

Pontos negativos: dificuldade em manter


um fornecimento regular de energia devido as variaes climticas e o ciclo de mars..

www.abcdaenergia.com/enervivas/cap08.htm

www.cei.santacruz.g12.br/~energia/energiadasmares.htm

LEOS VEGETAIS
PONTOS POSITIVOS:
Reduo de gases poluentes; Utilizao de gorduras recicladas; Reduo na importao de petrleo.

PONTOS NEGATIVOS:
Maior viscosidade que pode causar problemas na injeo de combustveis; Alterao na potncia dos motores; Custo maior de produo dependendo do leo de partida.

www.arquivosbrasilbio.blogspot.com/2008/07/leo-vegetal-x-combustvel-deorigem.html

GS NATURAL
PONTOS POSITIVOS:
Segurana de operao; No toxidade; Baixa densidade relativa ao ar atmosfrico.

PONTOS NEGATIVOS:
Dificuldade de transporte; Limitao para o abastecimento; Alto custo de manuteno; Fornecimento pode sofrer crises.

www.ctgas.com.br/template.asp?parametro=476 - 55k

DESAFIO
Depois de conhecermos as

limitaes e as potencialidades das diversas fontes de energia, por qu o Brasil tm ganhado tanto destaque no

desenvolvimento do Biodiesel? JUSTIFIQUE.

http://2b5-salesiano.blogspot.com/2007/11/charge.html

Conservar ou produzir?
Diante dos novos desafios da humanidade, qual ser o melhor caminho para lidarmos com a questo energtica, conservar ou produzir?

http://alea-estp.ine.pt/html/desafios/html/desafio3.html

You might also like