You are on page 1of 43

BEM-VINDO DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTFICA

METODOLOGIA CIENTFICA

Prof Clara Brum

ESTRUTURA DA AULA
Apresentao da disciplina; Estudar os tipos de conhecimentos. Distinguir os conceitos de senso comum, conhecimento filosfico, cientfico e discurso religioso.

METODOLOGIA CIENTFICA

A expresso Metodologia Cientfica conhecida de todos, mas, qual o seu significado?

METODOLOGIA CIENTFICA
Se aceita frequentemente como indiscutvel a necessidade de organizao de nossas tarefas dirias. Ao formularmos tais questes, estamos nos interrogando sobre o significado e a funo da disciplina, bem como seu ponto de partida recaindo sobre atitudes que no so espontneas existncia humana.

METODOLOGIA CIENTFICA
A Metodologia Cientfica divide-se em duas grandes reas: 1. Epistemologia ou filosofia da cincia com seu interesse pela cincia e seus fundamentos; 2. Metodologia Cientfica Aplicada destinada pesquisa e elaborao de trabalhos acadmicos e cientficos.

METODOLOGIA CIENTFICA
A disciplina oferecida pela Estcio de S destina-se a oferecer ao aluno uma metodologia do trabalho cientfico, entendendo-o como sujeito do processo, ensinando-o a pesquisar e a sistematizar o conhecimento adquirido.

METODOLOGIA CIENTFICA
A disciplina trabalha o desenvolvimento das ferramentas necessrias produo e apresentao de trabalhos acadmicos e, nesse aspecto, observa tanto o processo lgico de construo do conhecimento, quanto o processo grfico para sua apresentao escrita.

METODOLOGIA CIENTFICA

Por que tenho que estudar Metodologia Cientifica?

METODOLOGIA CIENTFICA
1. O conhecimento cientfico no existe sem mtodo, sem uma linguagem especfica, um rigor prprio. 2. O maior desafio da universidade est em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional.

METODOLOGIA CIENTFICA
3. Precisamos focalizar a autonomia do pensamento que encontra seu lugar na vida acadmica que, por sua vez, representa o mais alto nvel de instruo de uma sociedade.

4. preciso desenvolver o hbito de ler muito e ler bem para cumprir as tarefas acadmicas de maneira eficiente e eficaz.

METODOLOGIA CIENTFICA

Como a Metodologia Cientfica poder nos ajudar a entender a futura profisso?

METODOLOGIA CIENTFICA
No exerccio profissional o erro ou acerto est intimamente relacionado capacidade de planejar, de organizar o pensamento. Um novo profissional, num mundo com novas exigncias.

ENSINO SUPERIOR

Trs objetivos:

1. Formao de profissionais de diferentes reas com habilidades e competncias; 2. Formao do pesquisador; 3. Formao do cidado consciente.

Metodologia Cientfica
Vamos conhecer alguns conceitos?

Metodologia cientfica o estudo dos mtodos de conhecer, de buscar o conhecimento. uma forma de pensar para se chegar natureza de um determinado problema, seja para explic-lo ou estud-lo. (KAHLMEYER-MERTENS et al. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e mtodo. Rio de janeiro: FGV, 2007. p. 15)

Metodologia Cientfica
Vamos conhecer alguns conceitos? Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer cincia. uma disciplina instrumental a servio da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo cientfico, tambm problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da cincia, seja com referncia capacidade de conhecer, seja com referncia capacidade de intervir na realidade. (DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 11.)

Metodologia Cientfica
Vamos conhecer alguns conceitos?

Metodologia (do grego methodos + logia) significa o estudo do mtodo. Quanto palavra cincia, durante muito tempo ela serviu para indicar conhecimento em sentido amplo, genrico, como na expresso tomar cincia, cujo significado ficar sabendo. Aos poucos, porm, como veremos, ganhou tambm sentido restrito, passando a designar o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relao a determinado domnio do saber. (RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientfica: para alunos dos cursos de graduao e ps-graduao. 3. ed. So Paulo: Loyola, 2005. p. 13.)

CONHECIMENTO?

O que significa conhecer? Quais os tipos de conhecimentos? Qual o valor do conhecimento?

vdeo do youtube: O Conhecimento http://www.youtube.com/watch?v=AXzfjQeEjYg

CONHECIMENTO?
O homem um ser jogado no mundo, condenado a viver a sua existncia. Por ser existencial, tem que interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindolhes significaes. Cria intelectualmente representaes significativas da realidade. A essas representaes chamamos conhecimento (KCHE, 2009, p. 23) .

CONHECIMENTO?
Podemos interpretar o mundo de vrias maneiras, mas duas esto presentes em nossas vidas: a maneira do senso comum ou conhecimento emprico, ordinrio ou comum, bem como o conhecimento cientfico.

CONHECER???
o que acontece quando um sujeito apreende um objeto. Significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer. o resultado das experincias que acumulamos em nossa vida cotidiana.

CONHECIMENTO
O conhecimento o referencial diferenciador do agir humano em relao ao agir de outras espcies. (...) O conhecimento , pois, elemento especfico fundamental na construo do destino da humanidade (SEVERINO, 2007, p. 27-28).

MODOS DE CONHECER
Discurso Religioso

Conhecimento Filosfico;

Conhecimento Cientfico

Senso comum ou conhecimento emprico (vulgar)

CONCEITO DE SENSO COMUM

Conjunto de concepes geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noes escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas (COTRIM, 2000, p. 47-48).

SENSO COMUM
Caractersticas: Espontneo; Ametdico; Emprico; Ingnuo ou acrtico; Subjetivo.

CARACTERSTICAS

Espontneo: primrio, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia-a-dia.

CARACTERSTICAS

Ametdico: porque no possui um mtodo, ou seja, um procedimento, uma tcnica.

CARACTERSTICAS

Emprico: se baseia na experincia cotidiana comum.

CARACTERSTICAS

Ingnuo ou acrtico: no critico, no se coloca como problema e no se questiona enquanto saber.

CARACTERSTICAS

Subjetivo: relativo ao sujeito cognoscente. formado por juzos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento das emocional e valorativo de quem observa.

IDIAS DO SENSO COMUM


O Sol menor do que a Terra O Sol se move em torno da Terra As cores existem por si mesmas Quem tudo quer, tudo perde Diga-me com quem andas e te direi quem s Em casa de ferreiro, espeto de pau gua morna em pedra dura, tanto bate at que fura Quem ri por ltimo ri melhor

A CINCIA E SENSO COMUM


Canja de Galinha no faz mal a ningum Especialmente quem est resfriado, afirma Stephen Rennard, da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. De acordo com as suas pesquisas, caldo de galinha e legumes cebola, cenoura, batata e nabo tm o poder de retardar o movimento dos neutrfilos, isto , os glbulos brancos (leuccitos) que, embora ataquem os germes invasores, tambm so responsveis por grande parte dos sintomas do resfriado e da gripe. (...) Ele demonstrou tambm que a cistena, um aminocido que o frango libera durante o cozimento, quimicamente muito similar acetilcistena, um frmaco habitualmente receitado em casos de bronquite (Revista Super Interessante. Setembro de 2000).

VISO COMUM DE CINCIA


O que pensamos quando a palavra cincia aparece?

Saber diferente dos demais; Ideia de sucesso ou certeza; Ideia de autoridade (algum que sabe o que diz)

CINCIA

A cincia um conjunto de conhecimentos racionais, constitudos de um sistema conceitual, que engloba definies, hipteses e leis de uma determinada especialidade (LAKATOS, 2000, p.21-23).

PONTOS IMPORTANTES
Saber racional; Conhecimento lgico e sistemtico; Verificvel; Se realiza atravs de um mtodo.

CARACTERSTICAS
Saber racional aquele que obedece regras, leis, princpios e se contrape ao saber ilusrio, s emoes e s crenas

CARACTERSTICAS

Saber lgico e sistemtico: porque as ideias formam uma ordem coerente.

CARACTERSTICAS

Verificvel e metdico: passvel de exame para ter sua pretenso confirmada ou no. Para tanto segue uma tcnica, um procedimento.

CINCIA UM SABER...
Racional e objetivo Atm-se aos fatos, mas poder transcend-los analtico e requer exatido e clareza comunicvel e verificvel Depende de investigao metdica Busca e aplica leis explicativo e pode fazer predies aberto e til.

FILOSOFIA UM SABER...

A filosofia um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura terica, uma atitude diante da vida, tanto nas condies corriqueiras como nas situaes-limites que exigem decises cruciais. (ARANHA ; MARTINS, 2003, p. 81 )

FILOSOFIA: CARACTERSTICAS

Caractersticas: Radical: da palavra latina radix, radicis significa raiz e, no sentido figurado, fundamento, base. Rigorosa: o filsofo deve dispor de um mtodo a fim de proceder com rigor. Saber de conjunto: a filosofia globalizante porque ao examinar , observa os diversos aspectos de um problema. A filosofia visa ao todo. Por isso, interdisciplinar.

CONHECIMENTO TEOLGICO
O conhecimento teolgico produto do intelecto do ser humano, o qual recai sobre a f. (...) De modo geral, o conhecimento teolgico apresenta respostas para as questes que o ser humano no pode responder com os demais conhecimentos (filosfico, emprico ou cientfico), pois envolve uma aceitao, ou no como conseqncia da f ( FACHIN, 2006, p. 13).

REFERNCIAS
ARANHA, M. l. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introduo filosofia. 3.ed.,So Paulo: Moderna, 2003.
COTRIM, G. Fundamentos da filosofia. Histria e grandes temas. So Paulo: Saraiva, 2000. FACHIN, Odlia. Fundamentos de metodologia. 5. ed., So Paulo: Saraiva, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia Cientfica. 3. ed., So Paulo: Atlas, 2000.


SEVERINO, Antnio J. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2007.

You might also like