You are on page 1of 18

12/20/12

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO DA FUNORTE ISENORTE EDUCAO FSICA

Conselho Escolar

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Conselhos Escolares e a Legislao


O

12/20/12

princpio bsico da Gesto Escolar disposto nas legislaes que regem o assunto (CF/88, LDB, PNE), consiste em um modelo de Gesto Escolar Democrtico e participativo. sentido, deve-se procurar inserir a escola na comunidade a qual ela se faz presente, fazendo com que professores e cidados contribuam efetivamente para a boa gesto do ensino, quer seja pblico ou privado.

Neste

12/20/12

Um

dos mecanismos de democratizao da gesto de uma escola o Conselho Escolar. forma que, quanto mais ativa e ampla for a participao de seus membros maiores sero as possibilidades de fortalecimento dos mecanismos de participao e deciso coletivos.

De

12/20/12

conselho escolar um elemento aglutinador de foras dos diferentes segmentos que compem as comunidades local e escolar.

Atua

na implementao da gesto democrtica da escola como espao coletivo e co-responsvel pela gesto. construo desse processo implica em repensar a lgica de organizao e participao na escola.

12/20/12

Os

Conselhos Escolares so rgos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que tm como atribuio deliberar sobre questes poltico-pedaggicas, administrativas, financeiras, no mbito da escola.

Representam,

um lugar de participao e deciso, um espao de discusso, negociao e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participao social e promovendo a gesto democrtica.

So,

enfim, uma instncia de discusso, acompanhamento e deliberao, na qual se busca incentivar uma cultura democrtica, substituindo a cultura patrimonialista pela cultura participativa e cidad.

12/20/12

Compete

ao Conselho Escolar debater e tornar claros os objetivos e os valores a serem coletivamente assumidos, definir prioridades, contribuir para a organizao do currculo escolar e para a criao de um cotidiano de reunies de estudo e reflexo contnuas, que inclua, principalmente, a avaliao do trabalho escolar.

12/20/12

As

reunies do Conselho Escolar devem ser realizadas com a presena da maioria dos representantes, sendo todas as discusses, votaes e decises registradas em atas, que sero lidas, aprovadas e assinadas e colocadas disposio da comunidade escolar.

Mecanismos de participao e a autonomia da escola


Ao

se falar em autonomia, e o mesmo que defender que a comunidade escolar tenha um grau de independncia e liberdade para coletivamente pensar, discutir, planejar, construir e executar seu projeto poltico-pedaggico.

12/20/12

12/20/12

Essa

autonomia deve ser construda cotidianamente, no sendo apenas resultado de atos e resolues.

Ela

deve ser resultado da construo coletiva e democrtica de projetos, na instituio educativa, que venha a atender aos anseios da comunidade escolar.

12/20/12

construo desses processos, implica a garantia de processos participativos de escolha dos dirigentes escolares e de outros mecanismos de participao como os conselhos escolares. o compromisso com o partilhamento do poder por meio de mecanismos de participao envolvendo os atores e o seu papel nesse processo.

Implicam

O diretor, o Conselho Escolar e a Gesto Democrtica na escola


O

12/20/12

diretor , normalmente, assume o papel de coordenador das atividades gerais da escola.

algum tempo, o diretor centralizava em suas mos a tomada de deciso e pouco partilhava com a comunidade local e escolar, gesto tradicional.

12/20/12

Na

gesto democrtica, tem-se uma equipe gestora, contando com a coordenao, supervisores, vice-diretor, professores, que trabalham coletivamente com o diretor.

Alm

disso, muitas escolas tm experimentado o fortalecimento do Conselho Escolar como espao de deciso e deliberao das questes pedaggicas, administrativas, financeiras e polticas da escola. conselho um grande aliado na luta pelo fortalecimento da unidade escolar e pela democratizao das relaes escolares.

12/20/12

12/20/12

Desta

forma, o diretor pode ser entendido como o lder da comunidade e como gestor pblico da educao e no como mero representante ou preposto de um determinado governo.

12/20/12

democratizao da gesto por meio do fortalecimento dos mecanismos de participao na escola, em especial o Conselho Escolar, podese apresentar como uma alternativa criativa para desenvolver os diferentes segmentos das comunidades local e escolar nas questes e problemas vivenciados pela escola, possibilitando um aprendizado coletivo gerando o fortalecimento da gesto democrtica na escola.

12/20/12

Fortalecer

instncias de participao, como o Conselho Escolar, buscando formas de ampliar a participao ativa dos professores, coordenadores, orientadores educacionais, estudantes, funcionrios, pais de estudantes, e comunidade local muito importante para a efetivao de um processo de gesto inovador que expresse, a cada dia, as possibilidades de construo de uma nova cultura.

Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mo, tambm. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se pe diante de ns que o de assumir esse pas democraticamente. Paulo Freire

12/20/12

12/20/12

Obrigada!

You might also like