You are on page 1of 13

geral Vida Pblica de Keynes Principais obras do autor Ideias fundamentais de sua teoria Influncia sobre o pensamento econmico

Keynes e a crise internacional de 2008/2009

Introduo

Disciplina: Macroeconomia I

Ao

publicar a Teoria Geral do emprego, do Juro e da Moeda, em 1936, John Maynard Keynes marca uma revoluo na teoria econmica deu vida Macroeconomia Moderna. assim, um rompimento de Keynes com o pensamento econmico da poca.

H,

Disciplina: Macroeconomia I

Tratado

de Versalhes; Volta da libra ao padro-ouro em 1925; Papel das obras pblicas e da poltica fiscal na recuperao da depresso nos anos 30; Problemas de financiamento interno e externo da Gr-Bretanha no incio da Segunda Guerra Mundial; Construo da ordem financeira mundial no psguerra; Negociaes financeiras anglo americanas ao final da guerra.
Disciplina: Macroeconomia I

Tract

on a Monetary Reform (1923): aceita-se a TQM (re-interpretao).

A Treatise on Money (1930): a moeda passa a ter a funo de reserva de valor.


general theory of employment, interest, and money (1936): desenvolve-se a ideia de economia monetria de produo.
Disciplina: Macroeconomia I

The

O carter GERAL da teoria de Keynes: Sua teoria se ocupa de todos os nveis de emprego e se refere s mudanas de volume do emprego e da produo no sistema econmico em conjunto. Ateno s flutuaes de curto prazo: o automatismo ao pleno emprego era resultado alcanado a longo prazo.

A teoria de uma economia monetria de produo: a moeda desempenha importante papel (no neutra), influenciando posies de longo prazo da economia.
Juros como prmio para no entesourar dinheiro: os juros so a recompensa para se abandonar o controle da riqueza na sua forma lquida. Importncia do conceito de liquidez: possibilidade de converter a riqueza presente em poder de compra para us-lo na aquisio de outras formas de riqueza.
Disciplina: Macroeconomia I

O investimento como mais importante fator determinante do emprego: o emprego nas atividades de investimento ajuda a manter a procura da produo existente de bens de consumo. Incerteza e a relevncia do estado de confiana: os investidores tendem a confiar no juzo da maioria ou da mdia (convenes). Estado de confiana e ponto de demanda efetiva: A reduo (colapso) do estado de confiana aumenta a PPL, reduz o preo de demanda dos ativos menos lquidos, atingindo os ativos de capital real, pois contrai investimentos e, atravs do multiplicador de consumo, a renda e o emprego agregados. Papel dos gastos do governo: sustentao do nvel de atividades quando h reduo da demanda privada.
Disciplina: Macroeconomia I

Revoluo keynesiana no campo terico. New Deal de Roosevelt. Criao do Fundo Monetrio Internacional e o Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento Econmico. Seguidores de Keynes sugeriram a poltica do New Economics da administrao Kennedy.

Disciplina: Macroeconomia I

Inadimplncia

de tomadores de hipotecas; Crise de liquidez; Rpida elevao da PPL e consequente colapso, como previsto por Keynes, dos preos de ativos menos lquidos; Crise bancria: colapsaram-se as relaes interbancrias de crdito; Interveno da AM; Aumento da PPL dos bancos restrio da oferta de crdito aos setores no financeiros estrangulamento da atividade produtiva.
Disciplina: Macroeconomia I

Autor: Fbio Alves O Estado de S. Paulo - 31/07/2011


Ao longo da histria do Pas, muitos governantes aplicaram ao p da letra os preceitos e a doutrina do economista ingls
Se Deus no fosse brasileiro, John Maynard Keynes certamente deveria ter sido. Em nenhum outro pas o economista ingls que publicou o cnone "Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda", em 1936, tem tantos discpulos na academia. E ao longo da histria foram muitos os governantes que aplicaram ao p da letra seus preceitos e doutrina. Atestam isso o nmero expressivo de economistas alinhados com a teoria keynesiana no alto escalo do governo Dilma Rousseff e o crescimento significativo da Associao Keynesiana Brasileira (AKB), que promover nesta semana, no Rio de Janeiro, a quarta edio de seu encontro internacional. O encontro servir para acadmicos brasileiros e estrangeiros discutirem o panorama do sistema financeiro mundial e a crise do euro. (...) A associao, que encontra apenas na Frana entidade de tamanho semelhante em nmero de seguidores, j conta com 120 membros, mais que o dobro dos 50 acadmicos brasileiros que a criaram em 2008, ano em que a crise financeira mundial reacendeu o temor da Depresso dos anos 30. (...) Alm do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social (BNDES), Luciano Coutinho, outros economistas tidos como keynesianos no governo Dilma incluem o secretrio executivo do Ministrio da Fazenda, Nelson Barbosa, e o secretrio de Poltica Econmica, Mrcio Holland de Brito. a essa inclinao para um desenvolvimentismo la Keynes que muitos atribuem a escolha da presidente Dilma e, por tabela, do Banco Central em no sacrificar o crescimento econmico em prol do combate inflao, abrindo mo, inclusive, de atingir neste ano o centro da meta do regime de inflao, de 4,5%.

Disponvel em: www.estadao.com.br


Disciplina: Macroeconomia I

Autor: Paul Singer 9 de maio de 2009


(...) A poltica anticclica keynesiana consiste essencialmente em aes do setor pblico em substituio ao setor privado, paralisado pelo pnico. Os bancos pblicos salvam tanto bancos privados em crise, oferecendo-lhes o crdito que eles se negam mutuamente como empresas no financeiras em crise. Alm disso, as instituies governamentais podem ampliar a oferta de servios pblicos educao, sade, pesquisa, saneamento, segurana, justia etc. pois diferentemente das firmas privadas, no visam lucro e no correm o risco de quebrar. Os governos so responsveis pela construo, conservao e restaurao da infraestrutura urbana, de transporte, energia etc.. e as promovem at o limite de seus recursos oramentrios, quase sempre aqum das necessidades. O combate a crises oferece oportunidades para expandir servios e infra-estrutura vitais para a qualidade de vida dos mais carentes. Alm disso, governos democrticos distribuem renda diretamente aos mais pobres, sob a forma de Bolsas Famlia, cestas bsicas, merenda escolar, habitao de interesse social e reforma agrria. Na medida em que estas polticas so financiadas por impostos arrecadados dos mais ricos, a demanda efetiva de consumo sobe, contribuindo diretamente para o aumento da produo, do emprego e do investimento.
Disponvel em: http://criseoportunidade.wordpress.com/2009/05/09/a-crise-de-2008-poe-aprova-as-politicas-keynesianas-paul-singer/
Disciplina: Macroeconomia I

10

Autor: Antonio Delfim Netto Valor Econmico - 09/08/2011


(...) No preciso ser macroeconomista para saber que a nica forma de manter a demanda global, em tal circunstncia, ampliar a demanda pblica, que o remdio keynesiano. preciso insistir que o aumento da demanda pblica (pela ampliao do gasto) pode ser eficaz para ampliar o uso dos recursos "desempregados" pela queda da demanda do setor privado se, e unicamente se, estimular um aumento do consumo ou do investimento do prprio setor privado. O problema com um certo keynesianismo esquecer Keynes. O resultado final do aumento da demanda pblica s ser funcional se alterar as "expectativas" do consumidor (que v - no futuro opaco - a possibilidade de encontrar emprego) e recuperar o esprito animal do investidor (que v - no futuro opaco - o renascimento da demanda). O famoso "multiplicador" dos gastos pblicos depende do "estado de esprito" dos agentes econmicos e s pode ser conhecido "a posteriori". at possvel obter uma ampliao do crescimento com uma reduo do gasto pblico ou dos impostos (multiplicador negativo!) em condies excepcionais de "expectativas". A poltica funcionou muito mal nos EUA e na Europa porque os governos foram incapazes de cooptar a confiana do setor real das suas economias, aquele que emprega e investe. Protegeram o setor financeiro criador da desgraa (da qual eles mesmos foram coadjuvantes) e foram incapazes de restabelecer a confiana necessria ao pleno funcionamento do "circuito econmico". (...)

Disponvel em: www.valoronline.com.br


Disciplina: Macroeconomia I

11

KEYNES

(1936)[1982] Apresentao da edio brasileira.

DILLARD
CARDIM

(1948)[1976] Item I

DE CARVALHO, Fernando J. O Retorno de Keynes. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 83, p. 91-101, 2009.

Disciplina: Macroeconomia I

12

Disciplina: Macroeconomia I

13

You might also like