You are on page 1of 14

HEPATITE

conceitos e informaes farmacuticas


Dr. Luis Antonio Cezar Junior
Farmacutico Bioqumico

O que a hepatite?

Hepatite toda e qualquer inflamao do fgado e que pode resultar desde uma simples alterao laboratorial (portador crnico que descobre por acaso a sorologia positiva), at doena fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).

Tipos de Hepatite

Existem vrias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vrus (vrus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovrus, etc).

Tipos de Hepatite

Alm dos virus outros fatores podem causar a hepatite. Outras causas: drogas (antiinflamatrios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazlicos, hormnios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distrbios metablicos (doena de Wilson, politransfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pschoque. Em comum, todas as hepatites tm algum grau de destruio das clulas hepticas.

Quadro Clnico

A grande maioria das hepatites agudas so assintomticas ou leva a sintomas incaractersticos como: febre, mal estar, desnimo e dores musculares

Quadro Clnico

Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais especficos, sendo o sinal mais chamativo a ictercia, conhecida popularmente no Brasil por "tiria" ou "amarelo" e que caracteriza-se pela colorao amarelo-dourada da pele e conjuntivas

Quadro Clnico

Exemplo de ictercia

Quadro Clnico

Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal).

Hepatites mais graves podem cursar com insuficincia heptica e culminar com a encefalopatia heptica e bito. Hepatites crnicas (com durao superior a 6 meses), geralmente so assintomticas e podem progredir para cirrose.

Hepatites Virais

Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose heptica, e 1-2% para hepatocarcinoma. O Brasil hoje um pas que tem portadores crnicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos do Organizao Mundial da Sade, de nvel mediano: 1-3%

Hepatites A
uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vrus da hepatite A. Altamente contagiosa, sua transmisso do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminao direta de pessoa para pessoa ou atravs do contacto com alimentos e gua contaminados. Existe vacina segura para hepatite A. Os sintomas so de incio sbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensao de desconforto no abdome, nuseas e vmitos. Pode ocorrer diarreia.

Hepatites B
Sua transmisso atravs de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, tambm com as tintas das tatuagens, bem como atravs da relao sexual. considerada tambm uma doena sexualmente transmissvel. Os sintomas so semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar a cirrose heptica.

Existe vacina para hepatite B, que dada em trs doses intramusculares e deve ser repetida a cada 10 anos. O perodo de incubao do vrus da hepatite B de 90 dias.

Hepatites C
Hepatite que pode ser adquirida atravs de transfuso sangunea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda no foi comprovado que pode ser contagiosa por relaes sexuais. A hepatite C perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose heptica e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fgado. No existe vacina para a hepatite C e considerada pela Organizao Mundial da Sade como o maior problema de sade pblica, a maior causa de transplante heptico e transmite-se pelo sangue mais facilmente do que a AIDS.

Preveno
Existem vrias medidas eficazes na preveno da doena, como: Vacinao, no caso das hepatites por vrus A e B; Uso de gua tratada ou fervida; Lavar bem legumes, frutas e verduras; Lavar bem as mos aps usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar; No compartilhar seringas e agulhas; Uso de preservativo nas relaes sexuais; Uso de material de proteo, por profissionais de sade; Acompanhamento pr-natal para aconselhamento adequado e preveno da transmisso; Evitar uso abusivo de lcool, medicamentos e drogas.

Dvidas

You might also like