You are on page 1of 5

QUESTO 05 D13 Identificar as marcas lingusticas que evidenciam o locutor e interlocutor de um texto. exemplo de linguagem formal, no texto, A.

A. botam B. adentrar C. dito-cujo D. po-duro.

QUESTO 11 D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros. A luta e a lio


(...) Ora, diro os entendidos, assim que caminha a humanidade. Se cada um repetisse meu exemplo, ficando solidamente instalado no cho, sem tentar a aventura, ainda estaramos nas cavernas, lascando o fogo com pedras, comendo animais crus e puxando nossas mulheres pelos cabelos, como os trogloditas - se que os trogloditas faziam isso. Somos o que somos hoje devido a heris que trocam a vida pelo risco. Bem verdade que escalar montanhas, em si, no traz nada de prtico ao resto da humanidade que prefere ficar na cmoda plancie da segurana. (...)

Identifique qual tipo de crnica foi utilizada. A. crnica Lrica B. crnica Descritiva C. crnica Narrativa D. crnica Dissertativa

QUESTO 15 D03 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso.

Em No faa isso com o coitado!, a palavra sublinhada sugere sentimento de:


A. crueldade B. desprezo C. esperana D. afeio

Refletindo...
Em um ano letivo temos 800 h/a distribudos em 200 dias de trabalho na escola, sendo que Lngua Portuguesa e Matemtica tm pelo menos 5 aulas semanais.
Questionamentos: Os professores de Portugus e Matemtica esto realmente trabalhando em suas respectivas reas de formao? Como coordenador tenho a preocupao de acompanhar o desenvolvimento dos alunos nas disciplinas crticas desde o incio do ano, levando sugestes metodolgicas aos professores? Por que em minha escola h alunos que entram no 6 ano com determinadas dificuldades nas disciplinas de Lngua Portuguesa e Matemtica e aps 4 anos (800 x 4 = 3. 200 h/a) ainda apresentam praticamente as mesmas dificuldades de leitura, compreenso, produo, clculos, dentre outros? Os demais colegas professores das outras disciplinas trabalham aspectos relacionados compreenso leitora ou ainda entendem que isso obrigao apenas das aulas de Portugus?

Meus professores de Portugus e Matemtica trabalham usando os DESCRITORES (6 ao 9) para planejar? Minha escola est ensinando a seus alunos a pensar e refletir criticamente os contedos? Trabalhamos os contedos de forma contextualizada? Como so corrigidas as atividades em sala de aula? Os professores apenas do as respostas corretas sem fazer os alunos entenderem como se chega quelas respostas? Por que meus professores e, portanto, meus alunos tambm, no apreciam o hbito da leitura? Ser que os alunos de minha escola no sabem responder as questes propostas no simulado ou tiveram preguia de responder? Qual o problema com relao disciplina de Matemtica? Por que os alunos em geral tm mais dificuldades em Matemtica do que em Portugus? Como trabalhada a disciplina de Matemtica em minha escola?

You might also like