You are on page 1of 40

O ESTADO MODERNO: CONCEITO, ORIGEM E VARIAES

O ESTADO: CONCEITO
O Estado Moderno surge como uma instituio poltica, social e jurdica com poder soberano exercido por um governo sobre uma populao(nao) dentro de um territrio. - Instituio: mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade - Governo: organizao poltica com autoridade reconhecida por um Estado ou Nao. - Nao: conjunto de pessoas com vnculos coletivos derivados de identidade tnica, lingustica, religiosa e cultural. - Poder soberano: entidade que no conhece superior na

Concepo e Organizao Poltica

ESTADO MODERNO

Organizao Social
Idias Econmicas

O Sistema scio-econmico e poltico das sociedades da Europa Ocidental na poca foi denominado, a partir do sculo XVIII, de ANTIGO REGIME. O Estado Moderno Europeu nos aparece como uma forma de organizao do poder historicamente determinada. O Estado Moderno, que representou a superao de concepes polticas medievais, de um lado tendo como base concreta a nao, ele se opunha s idias universalistas que pretendiam organizar todos os povos ou pelo menos os europeus, sob o poder de um nico Imprio, cada senhor feudal era um chefe de Estado. A histria do surgimento do estado Moderno a histria destra tenso, do sistema policntrico e complexo dos senhorios de origem feudal se chega ao estado territorial concentrado e unitrio atravs da chamada racionalizao da gesto do poder e da prpria organizao poltica imposta pela evoluo das condies histricas materiais.

Graficamente, a sociedade do Antigo Regime pode ser identificada da seguinte maneira: REI

1 Estado
Nobreza 2 Estado

Eclesistica (alto clero)

de sangue ou de espada Leiga togadas ou de ttulo

Alta 3 Estado

Burguesia

Banqueiros e grandes comerciantes Comerciantes e Mdia Profissionais liberais Pequenos comerciantes Pequenos produtores

Baixa
Baixo Clero Trabalhadores da Cidade Trabalhadores do campo

Servos Camponeses Livres

Convencionou-se chamar de Idade Moderna o perodo histrico que se estende de 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos) at 1789 (incio da Revoluo Francesa). No plano econmico, essa poca foi marcada pelo desenvolvimento do capitalismo comercial (ou mercantil), forma inicial do sistema capitalista. Como qualquer marco, estes precisam ser considerados com o devido cuidado. Na verdade, devem servir apenas como pontos de referncia, pois os processos histricos no so como fenmenos fsicos cujo comeo, meio e fim podem ser determinados com rigor. Alm de ser resultado da ao humana, cada momento da histria tem seus antecedentes e seus desenvolvimentos ulteriores. Assim, o mundo moderno no surgiu abruptamente, pronto e acabado, naquele ano de 1453, nem desapareceu para sempre em 1789. ele foi, de fato, gerado no decorrer de um longo processo de transio que teve suas razes fincadas no sculo XII e cujos desdobramentos vo at a ecloso da Revoluo Industrial, em meados do sculo XVIII. Foi s aps essa revoluo que a sociedade capitalista assumiu seus contornos definitivos.

Como vimos, no sistema feudal predominavam as relaes de produo. No capitalismo, definem-se as relaes assalariadas de produo; h a ntida separao entre aqueles que detm os meios de produo e os que apenas possuem de seu a fora de trabalho. Alm desse elemento essencial, o capitalismo tambm se caracteriza pela produo destinada ao mercado, pelas trocas monetrias, pela organizao racional e sistemtica do trabalho e pelo esprito de lucro. Dos fins da Idade Mdia at hoje, a sociedade capitalista passo, por quatro fases bem distintas: Pr-Capitalismo Capitalismo Comercial Capitalismo Industrial Capitalismo Monopolista-Financeiro

As lutas religiosas que laceraram a Europa nos sculos XVI e XVII devem ser consideradas como matriz e ponto necessrio de passagem da nova forma de organizao do poder expressamente poltico. Desde a sua pr-histria, o estado se apresenta precisamente como a rede conectiva do conjunto de tais relaes, unificadas no momento poltico da gestao do poder, mas com a fundao poltica do poder, que se seguiu s lutas religiosas. A origem Senhoril do poder monrquico foi na verdade de tal maneira marcada que depressa condicionou o processo de formao do aparelho estatal por causa da absoluta insuficincia das estradas privadas do prncipe para a instaurao de uma administrao eficiente e sobretudo para a criao de um exrcito estvel. O desenvolvimento constitucional do Estado Moderno devia desenvolver-se contra as categorias sociais, em funo da eliminao do seu poder poltico e administrativo, mais ainda; talvez seja possvel afirmar que se pode falar de estado Moderno em sentido prprio apenas quando o dualismo constitucional tpico do estado por categorias sociais foi definitivamente alojado. O estado moderno significava precisamente a negao de tudo isto, a instaurao de um nvel diferente da vida social, a delimitao de uma esfera rigidamente separada de relaes sociais, gerenciada exclusivamente de uma forma poltica.

Encontra infinitos dados na histria cultural e religiosa do ocidente nos sculos XVII e XVIII constitui o terreno de base no qual se constitui em primeiro lugar, a tomada de conscincia por parte do indivduo da identidade e da caracterstica comum de seus interesses privados. O estado continuou a existir em sua dimenso histrica, no plano institucional bem pouco mudou na passagem do antigo para o novo regime. em relao a este Estado, fundado sobre o direito, a ponto de ter sido levado a coincidir com o ordenamento jurdico que respeita o indivduo, e seus direitos naturais e tambm a sociedade e suas leis naturais, sobretudo no campo da economia, que foi proposta a definio de instrumento de domnio da classe dominante. Depois de cinquenta anos,m os meios tcnicos de gesto da ordem social e econmica se refinaram bastante.

ORIGEM DO ESTADO MODERNO (1)


Surge da desintegrao do mundo feudal e na transio para o capitalismo comercial. Feudalismo: poder poltico era descentralizado Revoltas sociais camponesas e o crescimento do comrcio e das cidades contriburam para a crise do feudalismo.

Origem do Estado Moderno (2)


Processo de centralizao e concentrao de poderes (a partir do sculo XIV) ocorreram em funo: - Do surgimento de exrcitos nacionais (monoplio da fora); - Da cobrana de impostos unificada para sustentar a

AS DIVERSAS FORMAS DO ESTADO MODERNO: ABSOLUTISMO


Surge no contexto da expanso do mercantilismo Foi implantado 1 em Portugal (Revoluo de Avis 1385) Teve seu apogeu na Frana (reinado de Lus XIV 1638-1715) Caractersticas: centralizao poltica, jurdica e militar; controle das atividades econmicas (monoplios, preos, tarifas, moeda e metais preciosos). Confrontou interesses clero+nobreza X burguesia

O ESTADO LIBERAL (1)


Surge em reao ao absolutismo (sculo XVIII) no contexto da implantao do capital industrial Princpios fundamentais: individualismo, liberdade e propriedade privada Fundamentao poltica: soberania popular, constituio, diviso dos poderes e representatividade. Fundamentao econmica:livre comrcio e livre concorrncia, atividades reguladas pelo mercado.

O Estado Liberal (2)


Papel do Estado: guardio da ordem social e da propriedade privada Decadncia do modelo liberal ocorreu em funo: - Da intensa concorrncia entre as empresas capitalistas concentrao do capital (capitalismo monopolista de Estado) concorrncia passou a ser entre pases, e no mais entre empresas. - Resultado da intensa concorrncia capitalista: Guerra de rediviso de mercados (I Guerra Mundial 1914-1918).

O ESTADO TOTALITRIO

CARACTERSTICAS DO TOTALITARISMO DE DIREITA (NAZI-FASCISMO)

Unipartidarismo: o Partido Fascista ou Nazista confundiam-se com o Estado, transformando-o em sntese das aspiraes nacionais. Nacionalismo exaltado: defendendo que tudo deveria ser feito pela nao. Autoritarismo: a autoridade do lder (Duce ou Fhrer) era inquestionvel. Militarismo: defesa da salvao nacional por meio da guerra. Antiliberalismo / Antidemocracia / Anticomunismo

BASES FILOSFICAS

1.THOMAS MORUS/1478-1535
INGLATERRA SC. XVI. CERCAMENTOS E EXCLUSO. BASES ESTADO PERFEITO: NO EXISTE PROPRIEDADE. DEFESA DA COMUNHO. DEFESA DA IGUALDADE. NO H DIVISO TRABALHO. Escreveu A Utopia, era uma proposta idealizada de um estado perfeito ou um stira Europa do sculo XVI.

NO H DIFERENAS.

NO H UMA RELIGIO.
NO H UM DEUS. H LIBERDADE RELIGIOSA.

DINHEIRO DE TODOS.
TODOS CULTIVAM HBITOS SAUDVEIS.

THOMAS MORUS

Que ningum fique ocioso e preguioso.

2. MAQUIAVEL (1469/1527)
TERICO POLTICO. COMO SE GOVERNA? LIMITES DA VIOLNCIA. COMO CONQUISTAR PODER?

CONTEXTO:
ITLIA: FRAGMENTADA. DISPUTAS POLTICAS.

Para ele s h um caminho para administrar uma nao: escolher uma forma de governo capaz de controlar a maldade humana.

MAQUIAVEL

Somente um prncipe seria capaz de organizar os homens numa sociedade onde existisse o equilbrio, sem maus desejos, educada, virtuosa e com instituies estveis
Para Maquiavel, os fins justificam os meios, sua proposta de governo foge tradio de caridade e elevado carter propagado por outros pensadores, o fundamental conquistar e manter o poder com ordem.

MAQUIAVEL NA POLTICA. DIPLOMATA DE FLORENA. A LGICA DO PODER:

Quem se preocupar mais com o que deveria fazer do que com oque faz, aprende a prpria runa.
DESTAQUE EFICCIA. LGICA DA FORA. GOVERNAR COM VIRTUDES. (FORA-VALOR-FORTUNA). DEFESA DO OPURTUNISMO. O VIRTUOSO APROVEITA AS SITUAES.

PENSAMENTO MAQUIAVEL:
LUTA, DISCRDIA, COMBATE ENTRE AS PESSOAS.

CONFRONTO INERENTE AO HOMEM.


preciso submeter se coao ou exerc la. A vida coletiva um inferno. No h terreno onde cesse a rivalidade. POLTICA SE FAZ A PARTIR DAS DIVERGNCIAS. POLTICA FUNDAMENTA-SE NOS OPOSTOS. NO MAIS MITOS, DEUS OU RAZO SUPERIOR. A SOCIEDADE FUNDA O PODER POLTICO.

Os fins justificam os meios.

O Prncipe deve ser, antes temido, depois amado.

3. THOMAS HOBBES:1588/1679 INGLATERRA: ABSOLUTISMO. REVOLTAS INGLESAS. DITADURA DE CROMWELL. DEFENSOR ABSOLUTISMO. ESTADO NATURAL E CONTRATO SOCIAL: OBRA: LEVIAT.

Para Hobbes necessrio que os homens submetam sua vontade a vontade de um s homem que os mantenha em respeito e sob leis.
Acreditava que o governo existe para que possamos viver em paz e o poder do governante tem que ser ilimitado. Segundo Hobbes, ou o poder absoluto, centralizado e sem divises ou continuamos a viver na condio de guerra, de poderes que se enfrentam constantemente. Para ele, o homem o lobo do homem.

THOMAS HOBBES

QUAL A ORIGEM DO PODER POLTICO? NO ESTADO NATURAL OS HOMENS GUERREAVAM ENTRE SI.

O mais fraco tem fora para matar o mais forte. Os homens so naturalmente iguais. Homo homini lupus.
H UM DESEJO UNIVERSAL DE AUTOCONSERVAO. TUDO VALE,AT A ANIQUILAO DO OUTRO.

SEM GOVERNO E LEIS


OS HOMENS VIVEM EM GUERRA.

DIREITO DE NATUREZA:
DIREITO NATURAL. OPE-SE AO DIREITO POSITIVO (ESTABELECIDO). LIBERDADE DE PRESERVAR-SE COMO BEM ENTENDER. LIBERDADE PARA DISPOR DA PRPRIA LIBERDADE.

A autoconservao levou o homem ao estado de guerra em

busca da paz, fugindo da solido, da pobreza, guiado por suas, paixes e pela razo, criando um contrato social: renunciando ao seu direito sobre todas as coisas em favor do Estado ( Rei ).

JOHN LOCKE (1632-1704)


Para Locke o Estado foi consolidado com a inteno de garantir os direitos vida, liberdade e aos bens.
Se os direitos no forem protegidos e ainda o governo usar da fora sem amparo legal, o povo tem o legtimo direito de resistncia opresso e tirania.

TEORIA DO DIREITO DIVINO


Determinava que os absolutistas tivessem amparo espiritual para exercer seu domnio. Foi defendida por Bodin e Bossuet.

O FASCISMO ITALIANO: SMBOLO

O FASCISMO ITALIANO: CORPORATIVISMO

sociedade era organizada em corporaes sindicais que governavam o pas por meio do Partido Fascista, representado pelo prprio Estado. Negava a oposio de classes na estrutura social (antimarxismo). O Estado corporativo deveria buscar a harmonizao entre os interesses conflitantes do capital e do trabalho.

O FASCISMO ITALIANO: LIDERANA DE BENITO MUSSOLINI

O FASCISMO ALEMO: ORIGEM DA SUSTICA

O FASCISMO ALEMO (NAZISMO) Origem no movimento do Partido Nacional Socialista Alemo (Nazi). Arianismo: ideia pseudocientfica da existncia da raa ariana que seria descendente de um grupo indo-europeu mais puro. Xenofobia: dio ou desvalorizao do elemento estrangeiro na sociedade. Anti-semitismo: perseguio racistas aos judeus, justificada pela traio judaicomarxista nao alem na Primeira Guerra Mundial e pelo antinacionalismo judeu contra a raa ariana. Expansionismo: busca do espao vital (novas reas para o desenvolvimento alemo).

O FASCISMO ALEMO: LIDERANA DE ADOLF HITLER

O ESTADO TOTALITRIO DE ESQUERDA: O STALINISMO NA U.R.S.S.


Perodo: de 1924 a 1953. Economia planificada: Planos Quinquenais; coletivizao agrcola. Autoritarismo de Stlin: controle sobre o Partido Comunista e o Estado Sovitico. Polcia poltica: controle interno e expurgos. Poltica Externa: o Komintern e a influncia da U.R.S.S. sobre os partidos comunistas no mundo (1919-1943).

O stalinismo sovitico: culto personalidade de Stlin

O ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL Base terica: Teoria geral do desemprego e da moeda (1936), de John Maynard Keynes. Origem: contexto da Grande Depresso (crise capitalista de 1929) Onde foi adotado: EUA e Europa Ocidental Caracterstica: interveno do Estado nas atividades econmicas visando ao bem-estar da maioria da populao. Mecanismos: o Estado regula, subsidia as atividades econmicas e executa grandes investimentos e obras (moradia, educao bsica pblica, transporte coletivo, lazer, trabalho, salrio e seguro-desemprego). Objetivo: criar cidados consumidores.

A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE N.YORK - 1929


Incio da crise capitalista mundial

O ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL NOS EUA: O GOVERNO DE F.ROOSEVELT

O ESTADO NEOLIBERAL Base terica: Friederich von Hayek (1889-1992) e Milton Friedman (1912-2006): atribuam a crise capitalista aos gastos dos Estados com polticas sociais, o que gerava dficit oramentrios e mais impostos, provocando mais inflao. Contexto: desafios ao capitalismo aps a crise do petrleo da dcada de 1970: - recesso, desemprego e greves (EUA e Europa); endividamento dos pases em desenvolvimento Caracterstica bsica: privatizao dos servios pblicos e de empresas estatais e mnimo de

EXPRESSES DO NEOLIBERALISMO DCADA DE 1980


Ronald Reagan EUA

Margareth Tatcher Inglaterra

BIBLIOGRAFIA
ARRUDA, Jos Jobson de A. BOBBIO, Norberto. Dicionrio de Poltica. NADAI, Elza; NEVES, Joana. Histria Geral. Editora Saraiva. PILETTI, Nelson.

You might also like