You are on page 1of 41

PLATAFORMAS

Uma plataforma petrolfera ou plataforma de petrleo, uma grande estrutura usada na perfurao em alto mar para abrigar trabalhadores e as mquinas necessrias para a perfurao de poos no leito do oceano para extrao de petrleo e/ ou gs natural, processando os fludos extrados e levando os produtos, de navio, at a costa.

PLATAFORMAS
Com o aumento das profundidades da explorao de reservas petrolferas, as plataformas desenvolveram novas tecnologias para compensar os movimentos verticais e laterais causados pela onda e manter as plataformas estveis mesmo com as piores condies climticas.
H diversos tipos de plataformas e cada uma delas possuem caractersticas inerentes as suas particularidades de trabalho ( posio, profundidade da reserva, ondas, ventos, condies climticas).

CONSTRUCAO DE PLATAFORMAS OFFSHORE


A construcao das plataformas flutuantes e diferenciada apenas pelo projeto do casco da plataforma. A construcao dos modulos da planta de processo e quase sempre feita por empresas terceirizadas. O FPSO devido a sua particularidade de projeto e diferenciado, em todos os aspectos, da construcao das outras plataformas flutuantes.
A construcao e dividida em etapas e comeca quando o projeto, que define qual o material e o tipo de plataforma a ser usada na exploracao, chega ao estaleiro. Este, normalmente, e responsavel apenas pela construcao do casco.

CONSTRUCAO DE PLATAFORMAS OFFSHORE


Os cascos sao construidos de aco, com excecao da plataforma de gravidade e apenas uma plataforma semisubmersivel que sao feitas de concreto. Enquanto os modulos dos conveses sao construidos por empresas terceirizadas paralelamente a construcao do casco.

Tipos de plataformas
Quanto a manuteno da sua posio:

Apoiadas no fundo do mar

Flutuantes

Plataformas Fixas

Tipo Jaqueta

De gravidade

Auto-elevveis

Plataformas Fixas tipo Jaqueta


Plataformas Fixa tipo Jaqueta: Funcionam como um edificio. Cravadas com estacas, so as mais comuns at 100 metros de profundidade, mas podem trabalhar at 400 metros. Servem como plataformas de produo, e podem ser de ao e de concreto.

Possuem estrutura tubular chamada jaqueta cujas pernas servem de gabarito para a cravacao das estacas e de contraventamento lateral das mesmas;
As Estacas que sao cravadas no fundo do mar, ancorando a jaqueta, e que juntamente com ela devem ser projetadas para resistir aos esforcos provenientes das ondas, vento etc.

Base das plaformas fixas tipo Jaqueta

Construo
O projeto estrutural desta plataforma abrange as mais diversas areas de engenharia. O primeiro passo e a preparacao dos dados fisicos, requeridos para descrever a estrutura ao computador, este e o projeto em si da estrutura. Apos o projeto e a fabricacao das pecas tubulares, a Jaqueta e montada em pecas maiores, como blocos de um navio, com soldagem das pecas entre si, estas pecas sao interligadas ja apoiadas na viga de lancamento da estrutura.
A construcao da estrutura e feita na horizontal e a solda realizada entre os tubos da estrutura devem ser feitas com alta precisao e qualidade, pois estao sujeitas a alta tensao, uma vez que estas sao a sustentacao de toda a plataforma.

Plataformas fixas de gravidade


Apiam-se no fundo por gravidade;
So fabricadas de concreto( mais comum) e/ou ao;

Construo
A construcao das plataformas fixas de gravidade e iniciada em canteiro de obra do estaleiro e finalizada em alto mar,. Os tanques sao concretados e transportados para o local de instalacao da plataforma onde o processo e finalizado com a construcao das colunas.

Plataformas auto-elevveis
So basicamente consttuida, de um balsa, equipadas com uma estrutura de apoio, ou pernas, que acionadas mecnica ou hidraulicamente, movimentam-se para baixo at atingirem o fundo do mar, ou para cima at uma altura segura das ondas;
Essas plataformas so mveis, sendo transportadas por rebocadores ou por propulso prpria; Destinam perfurao de poos exploratrios na plataforma continental, em lminas de gua que variam entre 5 130 m.

Plataforma autoelevveis

Plataforma autoelevveis

Construo
A primeira parte da plataforma a ser construida sao as anteparas internas do casco, feito de concreto, possui a forma de um triangulo e em cada vertice e feito uma abertura onde serao colocados os pes e as pernas trelicadas que sustentam a plataforma. Ao mesmo tempo em que e construido o casco tambem sao construidos os Spud Can, como sao chamados os pes da estrutura, a torre de perfuracao, as acomodacoes, o heliponto e as tres pernas trelicadas.

Plataformas Flutuantes
Essas plataformas se desenvolveram ao longo dos anos, e podemos afirmar que elas podem ser divididas nas seguintes categorias: 1. 1 Gerao : Utilizam somente sistemas de ancoragem de amarras ou de cabos/180 m 300 m. 2. 2 Gerao : Utilizam sistemas de ancoragem combinados com amarras e cabos/ at 600 m. 3. 3 Gerao : Utilizam sistema de ancoragem com Thruster/ at 1100 m. 4. 4 Gerao : Utilizam sistema de ancoragem com Thruster/ at 1500 m. 5. 5 Gerao : Utilizam sistema de ancoragem com Thruster e sistema de posicionamente dinmico/ at 3000 m.

Plataforma semi-submersvel
Esse tipo de plataforma se apia em flutuadores submarinos, cuja profundidade pode ser alterada atravs do bombeio de gua para dentro ou para fora dos tanques de lastro. semi-submersvel uma unidade projetada com um piso (drill floor) tpico de plataforma, onde ficam os equipamentos de perfurao e outros compartimentos, ligados a esse piso pelas pernas da plataforma e que so considerados os cascos da plataforma, chamados pontoons, que ficam submersos e aonde h outros equipamentos, como bombas, thrusters etc.

Plataforma semi-submersvel
Ela suscetvel movimentaes, causadas pela ao do vento, ondas e corrente martimas, o que pode at acarretar em prejuzos de alguns equipamentos, mas h maneiras de se diminuir consideravelmente esses danos: o sistema de ancoragem e o sistema de posicionamento dinmico.

Plataforma semi-submersvel

Construo
As construcoes das plataformas semi submersiveis podem ser realizadas tanto em canteiro de obra quanto em dique seco nos estaleiros. A primeira etapa do processo e a divisao do projeto em blocos, em seguida preparam-se as chapas, os perfis e os paineis para a montagem dos blocos dentro das oficinas do estaleiro. Esses blocos sao levados ate o local da construcao para a montagem dos componentes e edificacao da estrutura.

Plataforma TLP
As plataformas de pernas atiadas, tambm conhecidas como plataformas TLP (Tension Leg Plataform), so utilizadas para a produo de petrleo, sendo que sua estrutura bem parecida com a plataforma semisubmersvel, mas como um sistema de ancoragem diferente.
As TLPs sao ancoradas por tendoes de aco fixados no mar atraves de estacas, a flutuabilidade do casco faz com que os cabos fiquem tracionados reduzindo o movimento de heave da plataforma. (sua maior vantagem) Desta forma, as operaes de perfurao, completao e produo das TLPs so semelhantes s executadas em plataformas fixas. (hibrdo : fixa x flutuantes)

Plataforma TLP

Construo
A construcao e feita por blocos, onde estes sao feitos nas oficinas do estaleiro. Os blocos sao levados para o local da construcao, geralmente em canteiro de obra, atraves de guindastes. A construcao da plataforma TLP, diferentemente da plataforma Jaqueta, e feita verticalmente, ou seja, o casco e disposto de forma vertical e a construcao inicia-se pelos pontoons ou pelos tanques de asa da plataforma. Os blocos sao conectados atraves da soldagem, a estrutura de suporte do tendao e soldada aos tanques de lastro permanentes. Desta forma sao construidas as colunas, sendo uma coluna a praca de bombas e outras tres de estoque de oleo diesel e agua doce. E instalado a estas colunas, o bracing que e a parte responsavel pela interligacao das colunas e posterior encaixe a planta de processo.

Plataforma SPARS
Plataforma flutuante apoiada sobre um ou mais cilindros metlicos. Uma estrutura metlica poder complementar este cilindro. Possui sistemas de produo, processamento e transbordo. O sistema Spar consiste de um cilindro vertical de ao de grande dimetro, ancorado, operando com um calado de profundidade constante de cerca de 200 metros, o que gera apenas pequenos movimentos verticais e, consequentemente, possibilita a adoo de risers (linhas) rgidos verticais de produo. Possui baixo custo, podendo utilizar um sistema de amarracao convencional. A plataforma Spar ancorada com 6 ou mais por tendes de ao.

Plataforma SPARS

Tipos de Spars
Ha tres tipos de plataformas SPARs, baseadas na evolucao do conceito da mesma, que sao:
a) Spar Buoy;

b) Truss Spar;
c) Cell Spar.

Spar Buoy
Possui como principal caracteristica o casco em formato de um unico cilindro vertical, composto por aco, que flexibiliza a capacidade de carga no conves. Este foi o primeiro conceito de plataforma SPAR a ser desenvolvido.

Truss Spar
Consiste na principal evolucao do conceito da plataforma SPAR, que e a substituicao do cilindro na regiao abaixo dos tanques por uma estrutura trelicada e por placas horizontais que minimizam os efeitos de onda e diminuem os movimentos verticais da plataforma.

Cell Spar
O casco da Cell Spar assemelha-se ao da classica, mas ao inves de possuir um unico cilindro, ele consiste de varios cilindros de diametros menores fixados lado a lado. . Foi desenvolvida desta forma devido ao baixo custo da construcao.

Construo
Ha diferentes formas de ser feita a construcao das plataformas SPARs, a diferenca est de acordo com o tipo de plataforma, seja SPAR convencional, Cell SPAR ou Truss SPAR. A construcao da SPAR BUOY, a convencional, e semelhante a de um navio. Sao construidas em blocos e a edificacao e realizada no canteiro de obra. J a construcao da Cell SPAR e mais simples, pois, geralmente, os tubos sao dutos reaproveitados. E feita a adaptacao destes e os tubos sao conectados conforme mostra a figura a seguir.

Correo de dados falado em sala de aula


certo que os cilindros ou o cilindro das plataformas SPARs so constitudos de tanques de lastros, assim como nas plataformas fixa por gravidade.

Grata,

Profa. Ellen de Oliveira

Construo
A Truss SPAR difere em seu modo de construcao, pois e feito primeiro a construcao do cilindro, as chapas horizontais sao fabricadas nas oficinas do estaleiro e levadas ate a edificacao no canteiro de obra. Uma vez transportadas, e iniciado o processo de edificacao, de acordo com o projeto de casco da plataforma.

Plataforma FPSO
Plataforma flutuante em um casco modificado de um navio, normalmente um petroleiro. FPSO uma sigla em ingls que significa floating, production, storage and offloading, so navios com capacidade de processar, armazenar e escoar a produo de petrleo e/ou gs natural. No convs do navio h um separador de fluidos, que utilizado para separar e tratar os fluidos produzidos pelo poo. Aps a separao, o petrleo armazenado em tanques no prprio navio, e mais tarde esse petrleo transferidos para navios chamados aliviadores, onde so levados a terra firme. O gs ao contrrio do petrleo que transferido para o navio aliviador, enviado para terra atravs de gasodutos, ou ento so reinjetados nos reservatrios para aumentar a produo do poo.

FPSO

FSO/FPDSO/FSO
FSO (Floating, Storage and Offloading) :Plataforma flutuante cuja unica diferenca quando comparada ao FPSO e nao produzir hidrocarbonetos, so os armazena e promove seu transbordo (transferencia para navios aliviadores ou dutos). FPDSO (Floating, Production, Drilling, Storage and Offloading) :Plataforma flutuante de producao de petroleo e gas, perfuracao, armazenagem e transbordo da producao. Esta descricao aplica-se tambem ao FPSO, exceto quanto a perfuracao (drilling).
FPS (Floating Production System) : Sistema de producao flutuante, cuja denominacao pode aplicar-se a uma plataforma semisubmersivel.

Construo
O FPSO por nao ser especificamente um navio esta submetido a regras de seguranca e conceitos estruturais e operacionais de forma diferenciada, os conceitos de projeto e construcao sao distintos. Quando e feito o estudo do poco a ser explorado e escolhido o navio a ser convertido, que nao so apresenta um bom estado de conservacao, como tambem o tamanho do mesmo para o ritmo de exploracao e armazenamento do petroleo. E feita a analise, principalmente, da estrutura da embarcacao bem como os arranjos de proa e popa que terao por funcao nao so melhorar a estabilidade como tambem podera facilitar a instalacao dos sistemas de amarracao da plataforma.

O processo de construcao dos equipamentos do conves e separado do casco. Enquanto o casco e convertido por um estaleiro os equipamentos sao fabricados, paralelamente, por empresas contratadas.

Plataforma
Navios-sonda - um navio projetado para a perfurao de poos submarinos. Sua torre de perfurao localiza-se no centro do navio, onde a abertura no casco permite a passagem da coluna de perfurao.O sistema de posicionamento do naviosonda, composto por sensores acstico, propulsores e computadores, anula o efeito do vento, ondas e corrente que tendem a deslocar o navio de sua posio.

Navios-sonda

Ilustrao

Curiosidade

You might also like