You are on page 1of 23

Conceitos bsicos sobre o agronegcio e sobre o enfoque sistmico dos negcios agroindustriais.

Homem nmade
Percepo da capacidade da semente multiplicar a planta de origem.

fixa-se em local desejado


Relao semente-plantasementes

desenvolvimento da agricultura e histria da civilizao.

Especificidades da Produo Agropecuria


Terra como fator de produo Tempo de produo maior que tempo de trabalho Irreversibilidade do ciclo de produo Ciclo de produo dependente de condies biolgicas e climticas Perecibilidade dos produtos Riscos Estacionalidade da produo Trabalho disperso e ao ar livre

Transformaes:
Agricultor auto-suficiente - especializao Setor primrio => agronegcio;cadeia agroindustrial

Relao intra-cadeia e inter-cadeias


Desafios atuais Agricultura: segurana alimentar, energia, sustentabilidade.

Desafios da Indstria de alimentos:

Food safety, proliferao de certificaes/selos


Agregao de valor:

Frango: produtor recebe 61% do valor final do produto. No milho enlatado: 16% do preo final; Flocos de milho: 6% (Jank, 1999).

Desafio geral do agronegcio: comunicao (marketing), tecnologia, logstica

Fonte: Alexandre M. de Barros. Da oferta para a demanda: as transformaes da economia agrcola internacional. FIESP/COSAG. 2009.

AGROINDUSTRIALIZAO: Beneficiamento e/ou transformao de produtos agrosilvopastoris, aqicolas e extrativistas, abrangendo desde os processos mais simples at os mais complexos, incluindo o artesanato no meio rural.

Universidade de Harvard, 1957. John DAVIS e Ray GOLBERG

soma das operaes de produo e distribuio de suprimentos agrcolas, das operaes de produo nas unidades agrcolas, do armazenamento, processamento e distribuio dos produtos agropecurios e itens produzidos a partir deles

Principal objetivo do agronegcio: Satisfazer o consumidor final, atravs da oferta de ampla variedade de produtos processados, de fcil utilizao, qualidade elevada e preos competitivos (Jank,1999).

Sistema Agroindustrial (SAI): o conjunto de atividades que concorrem para a produo de produtos agroindustriais, desde a produo de insumos at a chegada do produto final ao consumidor (Batalha & Silva, 2001).
No est associado a qualquer matria-prima agropecuria ou produto final especfico.

AMBIENTE INSTITUCIONAL CULTURA, TRADIES, EDUCAO, COSTUMES

INSUMOS

AGROPECURIA

INDSTRIA

DISTRIBUIO ATACADO T4

DISTRIBUIO VAREJO
T5

T1

T2

T3

AMBIENTE ORGANIZACIONAL
INFORMAO, ASSOCIAES, P&D, FINANAS, FIRMAS
Fonte: Zylbersztajn & Farina (1997). Estrado de Waacke Terreran (1998, p.87) T=Transaes Tpicas entre os elos do sistema

Tem como ponto de partida determinada matriaprima de base. A arquitetura deste complexo seria ditada pela exploso da matria-prima principal que o originou, segundo os diferentes processos industriais e comerciais que ela pode sofrer at se transformar em diferentes produtos finais.
A formao de um complexo agroindustrial exige a participao de um conjunto de cadeias de produo, cada uma delas associada a um produto ou famlia de produtos.

Aplicao do SAI

desenho de polticas pblicas; arquitetura de organizaes e formulao de estratgias das empresas;


Ex: Avaliao de Impacto Regulatrio; Cooperativismo Alianas estratgias

Carter mesoanaltico: anlise estrutural e funcional dos subsistemas e de sua interdependncia dentro de um sistema integrado. Viso sistmica: eficincia em todos os segmentos.

Ao contrrio do complexo agroindustrial, definida ao se identificar determinado produto final, a partir do qual se encadeia de jusante a montante, as vrias operaes tcnicas, comerciais e logsticas necessrias a sua produo.

Uma sucesso de operaes de transformao dissociveis, capazes de ser separadas e ligadas entre si por um encadeamento tcnico; Um conjunto de relaes comerciais e financeiras que estabelecem, entre todos os estados de transformao, um fluxo de troca, situado de montante a jusante, entre fornecedores e clientes; Um conjunto de aes econmicas que presidem a valorao dos meios de produo e asseguram a articulao das operaes.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Consumidor (jusante) Varejo Atacado Agroindstria (indstria de 1a., 2a. ou 3a. Transformao) Produo primria (montante) Indstrias de servios de apoio

Interno e externo Ambiente organizacional

Ambiente institucional

Insumos a produo

Produo de bovinos Processamento

Distribuio

Consumo

Produtor

Secador Corretor (seco/verde) Indstria


Arroz verde Arroz seco Arroz seco/verde Arroz beneficiado

Cadeia do arroz no RS
Cooperativa
Fonte: Cepea

Atacadista
Varejo

Faam um levantamento de dados sobre os seguintes segmentos:

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9)

Hortalias e legumes (Francisco, Marcos, Willian, Alex) Trigo (Jonas, Aden, Giseli, Chaiane) Acar (Leandro, Renan, Guilherme) Frutas (Kelly, Danieli, Geni) Carnes (Lucas, Srgio, Zelmar, Mrio) Pescados (Rodael, Cristian) Indstria de leos Indstria de biscoitos Ind. Bebidas (no alcolicas) (Luciano, James, Adalcio)

10)Indstria de cerveja (Felipe, Julio, Ademir, Denis) 11)Indstria de caf ( Fernando, Sueli, Tais, Cristiano) 12)Conservantes 13)Feijo (Alfredolin, Marciele, Francieli, Jssica Lais) 14)Arroz (Dvila, Hlio, Mauriceu, Joice) 15)Biodiesel 16)lcool (Jaime, Edmilson, Andr, Rodolfo) 17)Produtos lcteos (Camila, Joana, Andriele, ngela)
18) Soja (Suzana, Marilia, Jssica Pavarin)

Dados a pesquisar so referentes a produo, localizao principais empresas, pases fornecedores, dificuldades nesse mercado. Data da entrega: (04/09/2012) Entregar o trabalho (seguindo a metodologia), E a apresentao do trabalho em slides.

You might also like