You are on page 1of 43

RAIVA BOVINA

Etiologia e Patogenia
Vrus RNA, envelopado, famlia Rhabdoviridae. Diferentes mamferos funcionam como reservatrio da doena, dentre os principais citamos o morcego (Desmodus rotundus). A transmisso ocorre quando um animal raivoso, ou seja, portador da doena, inocula o vrus, contido na saliva, em um animal sadio.

Etiologia e Patogenia
Outras formas de transmisso: Contaminao de feridas recentes com saliva; Material infectado; Contaminao de mucosas (olhos, narinas, boca) Transmisso via aerosol.

Etiologia e Patogenia
O vrus sai do msculo e invade os neurnios, atingindo o SNC. Esta invaso do msculo at o SNC, pode ser rpida ou demorar meses, dependendo da quantidade de vrus transmitida, do local da inoculao, da natureza da ferida e do estado imunolgico do animal.

Etiologia e Patogenia
O vrus pode ser encontrado no SNC, em nervos perifricos, tecidos com inervao abundante, como glndulas salivares, e em secrees como leite e saliva.

Epidemiologia
Afeta animais de sangue quente de todas as idades. Enfermidade endmica, de importante zoonose, com mortalidade mundial. As perdas anuais de bovinos por raiva aproximadamente 17 milhes de dlares.

Epidemiologia
Diz-se que a raiva bovina cclica e sazonal, devido ao ciclo biolgico do morcego. A doena reaparece com periodicidade de 3 a 5 anos, pois os morcegos infectados e doentes morrem em grande quantidade. Alm disso a procura pelas fmeas aumenta na primavera, quando h aumento de transmisso do vrus para os morcegos.

Ciclo de Transmisso

Sinais Clnicos
A raiva por leses difusa do SNC, incluindo medula, tronco enceflico, cerebelo e crebro, apresenta uma grande variao de sinais clnicos. Diz-se que h uma forma furiosa e uma forma paraltica. Sendo a primeira associada a leses cerebrais e mais frequente em caninos e a segunda associada a leses na medula e tronco enceflico e mais comum em herbvoros.

Sinais Clnicos
Paresia flcida (debilidade); Ocasionalmente hipoestesia dos membros posteriores, evoluindo para membros torcicos; Decbito, primeiro esternal, depois lateral; Paresia ou paralisia da cauda; Diminuio do reflexo anal; Flacidez da lngua ou da mandbula;

Sinais Clnicos
Estrabismo; Nistagmo; Dificuldade de deglutio; Diminuio da sensibilidade flacial; Paralisia do maxilar; Trismo mandibular; Diminuio dos reflexos palpebral e pupilar; Paralisia espstica e ataxia.

Sinais Clnicos
Alguns animais podem apresentar leses localizadas no crebro, incluindo depresso ou agressividade, Cegueira total ou parcial, Movimentos involuntrios da cabea e lbios, Bruxismo e mugidos frequentes; Episttono e tremores; Salivao

Sinais Clnicos
Prurido intenso, provavelmente em locais de mordida do morcego. Em alguns casos toro lateral da cabea A enfermidade dura de 2 a 5 dias, embora em alguns casos, possa estender-se at 8 a 10 dias.

Patologia
No h leses macroscpicas significantes. Raramente podem observar-se hemorragias ou reas amareladas de malacia na medula espinhal de bovinos. Evidncias de ferimentos ou automutilao e corpos estranhos no estmago so indicativos de raiva, principalmente em monogstricos.

Patologia
Em herbvoros podem observar-se distenso da bexiga urinria; Distenso da ampola retal e repleta de fezes; Escoriaes e feridas na pele e hematomas subcutneos podem ser observados e cavalos.

Patologia
Achados histopatolgicos incluem: Meningoencefalite e meningomielite no supurativa com infiltrao perivascular de linfcitos e, em menor grau, macrfagos e plasmcitos. Observa-se tambm gliose com proliferao da microglia, degenerao neuronal, satelitose e neuroniofagia.

Patologia
Nos herbvoros as leses so mais proeminentes no tronco enceflico e medula, mas leses de cerebelo e crebro so encontradas na maioria dos animais. Uma das leses mais caractersticas da raiva a presena dos Corpsculos de Negri, que so corpsculos de incluso viral, intracitoplasmticos, redondos a ovais, com 0,25 a 27 m, eosinoflicos, individuais ou mltiplos, que ocorrem em todas as espcies.

Patologia
Podem ser encontrados em diferentes reas do SNC, embora seja convencionado que eles so mais frequentes nos neurnios do hipocampo dos caninos e nas clulas de Purkinje de cerebelo dos bovinos. A presena do corpsculo depende amplamente de estgio, do curso da doena, da cepa e da concentrao do vrus.

Diagnstico
O suporte laboratorial imprescendvel para o diagnstico, j que os sinais so diversos. Antigamente o diagnstico se dava apenas pela observao dos Corpsculos de Negri. Porm o sacrifcio dos animais faz com abrevie o curso da doena, impedindo o desenvolvimento dos corpsculos, alm disso aps 6 horas da morte do animal eles desaparecem.

Diagnstico
Outro problema so os pseudo-corpsculos, que so incluses inespecficas. Atualmente a forma mais adequada de diagnstico para a raiva a imunofluorescncia em impresses corneais, raspado de mucosa lingual, tecido do bulbo de folculos pilosos e cortes cutneos congelados. Confirma-se resultando em positivo.

Diagnstico
Outra forma a imunohistoqumica, que permite a decteco do antgeno viral em tecidos fixados em formol e includos em parafina. Caso o corpsculo do Negri no seja encontrado, uma encefalomielite difusa, afetando principalmente a substncia cinzenta, sugestiva de raiva.

NEURNIOS PIRAMIDAIS DO SETOR CA2 DO HIPOCAMPO (melhor lugar para procurar corpsculos de Negri)

Corpsculos de Negri

Diagnstico
PCR, pode ser usado quando a amostra apresenta uma carga viral muito pequena, especialmente, quando h necessidade de diagnstico in vivo, em amostras de saliva ou em bipsias de pele. A amostra de material deve constituir, metade do crebro fixada em formalina a 10% e metade congelada.

Diagnstico
Diagnstico diferencial para: Listeriose; Poliencefalomalacia; Encefalite por herpesvrus bovino-5; Diversas intoxicaes por plantas (Senecio spp. e Crotalaria spp.); Botulismo; Ttano; Intoxicaes tremorgnicas.

Controle e Profilaxia
No existe tratamento para a doena. Vacinao e revacinao; A Instruo Normativa n 5, de 1 de maro de 2002, do Ministrio da Agricultura, determina a obrigatoriedade, nas reas de ocorrncia da doena, a vacinao anual de bovinos e equinos com vacinas inativadas a partir dos 3 meses de idade.

Controle e Profilaxia
Programas de erradicao e controle; Medidas de transporte; Campanhas anuais de vacinao; Eliminao dos animais contaminados; Controle dos morcegos (venenos anticoagulantes morrem por hemorragia) Tratamento local da ferida.

Obrigada

You might also like