You are on page 1of 15

FILOSOFIA Aula 3... Distino entre as noes de dever e inteno.

Diferentemente de outras religies da Antiguidade, que eram nacionais e polticas, o cristianismo nasce como religio de indivduos que no se definem O cristianismo introduz por seu pertencimento a duas diferenas uma nao ou a um primordiais na Estado, mas por sua f antiga concepo tica: num mesmo e nico Deus.

FILOSOFIA Em primeiro lugar, a idia de que a virtude se define por nossa relao com Deus e no com a cidade (a polis) nem com os outros.
Por esse motivo, as duas virtudes crists primeiras e condies de todas as outras so a f (qualidade da relao de nossa alma com Deus) e a caridade (o amor aos outros e a responsabilidade pela salvao dos outros, conforme exige a f).

FILOSOFIA

Em segundo lugar, a

afirmao de que somos


dotados de vontade livre ou livre-arbtrio e que o primeiro impulso de nossa liberdade dirige-se para o

mal e para o pecado, isto ,


para a transgresso das leis

divinas.

FILOSOFIA

O cristianismo, portanto, passa a considerar que o ser humano , em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepo leva a introduzir uma nova idia na moral: a idia do dever.

Mesmo quando, a partir do Renascimento, a filosofia moral distancia-se dos princpios teolgicos e da fundamentao religiosa da tica, a idia do dever permanecer como uma das marcas principais da concepo tica ocidental. Com isso, a filosofia moral passou a distinguir trs tipos fundamentais de conduta:

FILOSOFIA

1. a conduta moral ou tica, que se realiza de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever; 2. a conduta imoral ou antitica, que se realiza contrariando as normas e as regras fixadas pelo dever; 3. a conduta indiferente moral, quando agimos em situaes que no so definidas pelo bem e pelo mal, e nas quais no se impem as normas e as regras do dever.

FILOSOFIA

Juntamente com a idia do dever, a moral crist introduziu uma outra, tambm decisiva na constituio da moralidade ocidental: a idia de inteno.

At o cristianismo, a filosofia moral localizava a conduta tica nas aes e nas atitudes visveis do agente moral, ainda que tivessem como pressuposto algo que se realizava no interior do agente, em sua vontade racional ou consciente.

FILOSOFIA

Aula 4... Concepes de virtude.

Se tomarmos a tica a Nicmaco, de Aristteles, nela encontraremos a sntese das virtudes que constituam a arete (a virtude ou excelncia tica) e a moralidade grega durante o tempo em que a polis autnoma foi a referncia social da Grcia. Aristteles distingue vcios e Virtudes pelo critrio do excesso, da falta e da moderao: um vcio um sentimento ou uma conduta excessivos, ou, ao contrrio, deficientes; uma virtude, um sentimento ou uma conduta moderados.

FILOSOFIA
VCIO POR EXCESSO VIRTUDE VCIO POR FALTA

Temeridade Libertinagem Prodigalidade Vulgaridade Vaidade Irascibilidade Orgulho Zombaria Condenscendncia inveja

Coragem Temperana Liberalidade Respeito prprio Magnificincia Gentileza veracidade Agudeza de esprito Amizade Justa indignao

Covardia Insensibilidade Avareza Vileza Modstia Indiferena Descrdito prprio Grosseria Tdio malevolncia

FILOSOFIA
Quando examinamos as virtudes definidas pelo cristianismo, descobrimos que, embora as aristotlicas no sejam afastadas, deixam de ser as mais relevantes. O quadro cristo pode ser assim resumido:

Virtudes teologais: f, esperana, caridade; Virtudes cardeais: coragem, justia, temperana, prudncia;
Pecados capitais: gula, avareza, preguia,
luxria, clera, inveja e orgulho.

Virtudes morais: sobriedade, prodigalidade, trabalho, castidade, mansido, generosidade, modstia.

FILOSOFIA
Observamos o aparecimento de virtudes novas, concernentes relao do crente com Deus (virtudes teologais), e da justia como virtude particular (para Aristteles, a justia o resultado da virtude e no uma das virtudes); a amizade substituda pela caridade (responsabilidade pela salvao do outro); os vcios so transformados em pecados (portanto, voltados para a relao do crente com a lei divina); e, nas virtudes morais, encontramos um vcio aristotlico a modstia -, alm do aparecimento de virtudes ignoradas ou desconhecidas por Aristteles humildade, castidade, mansido.

FILOSOFIA Para Espinosa, somos seres naturalmente passionais, porque sofremos a ao de causas exteriores a ns. Em outras palavras, ser passional ser passivo, deixando-se dominar e conduzir por foras exteriores ao nosso corpo e nossa alma.

As paixes no so boas nem ms: so naturais. Trs so as paixes originais: alegria, tristeza e desejo. As demais derivam-se destas.

FILOSOFIA

da alegria nascem o amor, a devoo, a esperana, a segurana, o contentamento, a misericrdia, a glria; da tristeza surgem o dio, a inveja, o orgulho, o arrependimento, a modstia, o medo, o desespero, o pudor; do desejo provm a gratido, a clera, a crueldade, a ambio, o temor, a ousadia, a luxria, a avareza.

FILOSOFIA

VCIO: Submeter-se s paixes, deixando-se governar pelas causas externas.


VIRTUDE: Ser causa interna de nossos sentimentos, atos e pensamentos. Ou seja, passar da passividade (submisso a causas externas) atividade (ser causa interna).

FILOSOFIA

A tica espinosista evita oferecer um quadro de valores ou de vcios e virtudes, distanciando-se de Aristteles e da moral crist, para buscar na idia moderna de indivduo livre o ncleo da ao moral. Em sua obra, tica, Espinosa jamais fala em pecado e em dever; fala em fraqueza e em fora para ser, pensar e agir.

FILOSOFIA

As virtudes aristotlicas inserem-se numa sociedade que valorizava as relaes sociopolticas entre os seres humanos, donde a proeminncia da amizade e da justia. As virtudes crists inserem-se numa sociedade voltada para a relao dos humanos com Deus e com a lei divina. A virtude espinosista toma a relao do indivduo com a Natureza e a sociedade, centrando-se nas idias de integridade individual e de fora interna para relacionar-se livremente com ambas.
Chega!

You might also like