You are on page 1of 16

O Sistema Solar constitudo por: uma estrela central, o Sol (que ocupa cerca de 99% da massa do Sistema Solar)

r) oito planetas principais dezenas de planetas secundrios (luas) alguns planetas anes variados Corpos Menores Do Sistema Solar

Calcula-se que o Sistema Solar possua um dimetro de 12 000 milhes de km

O Sol uma estrela e em torno dela gravitam a Terra e os outros planetas e astros do nosso sistema planetrio. A sua massa 333 000 vezes a da Terra e o seu volume 1 400 000 vezes.

A distncia do nosso planeta ao Sol de cerca 150 milhes de km ou 1UA e a sua luz demora, para chegar at ns, pouco mais de 8min.

O Sistema Solar possui oito planetas principais: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Neptuno.
Do ponto de vista dimensional e fsico, estes planetas so divididos em: Planetas menores, terrestres ou telricos: Mercrio, Vnus, Terra e Marte; Planetas gigantes ou gasosos: Jpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Quanto sua localizao em relao cintura de asterides, estes mesmos planetas podem ser de dois tipos: Planetas interiores: Mercrio, Vnus, Terra e Marte; Planetas exteriores: Jpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

TERRA

Os planetas secundrios ou satlites naturais, mais conhecidos como luas, so os planetas que giram em torno de outros planetas.

Os planetas anes so corpos celestes muito semelhantes a um planeta principal, pois orbitam em torno do Sol, possuem uma forma arredondada, mas no possuem uma rbita desimpedida, orbitando com milhares de outros pequenos corpos celestes. So exemplos destes: Pluto, Ceres, ris, Makemake e Haumea.

So corpos rochosos (tendo alguns composio metlica) menores do que os planetas e tm forma irregular. A regio em que orbitam conhecida como Cintura de Asterides. De acordo com a sua rbita, os asterides podem ser agrupados em vrios grupos, dos quais se destacam: os que pertencem Cintura de Asterides; os Asterides Prximos da Terra; os Asterides Troianos; os Asterides Centauros.

Os cometas so pequenos corpos celestes esferoidais, constitudos essencialmente por gua, gases congelados e poeiras rochosas, com dimetro compreendido entre 1 km e 10km.

So corpos celestes menores do que os asterides, que so constitudos por rocha e ferro ou apenas rocha, e muitos deles so apenas pedaos de asterides ou cometas. Durante a entrada na atmosfera terrestre, o meteoride sofre aquecimento devido ao atrito, torna-se incandescente e deixa um rasto luminoso chamado de meteoro (mais conhecido por estrela cadente), quando ocorrem muitos destes origina-se uma chuva de estrelas. Quando alguns dos meteorides resistem ao atrito provocado pela entrada na atmosfera terrestre, vaporizam parcialmente e colidem com a superfcie terrestre, formando meteoritos. Por vezes, o impacto de um meteorito com a superfcie terrestre pode provocar uma depresso saliente que se designa cratera de impacto.

Wikipdia. Sistema Solar. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar > DIAS, A. G., GUIMARES, P., ROCHA, P. (2009). Geologia 10. 1edio, Areal Editores. Porto.

Ins Lino n11 Ins Antunes n12 Joana Bernardino n13

You might also like