You are on page 1of 27

D

BEIR OS BOM

MI

CORP O

TA

DO

DO

CENTRO DE ENSINO E INSTRUO 2 CURSO DE FORMAO DE SARGENTOS BM/2006 INFORMTICA


INSTRUTOR: MAJ BM JAMES
ASSUNTO: SOBREVIVNCIA NA SELVA GRUPO: AL SGT BM N 05 DE OLIVEIRA AL SGT BM N 09 BELINE AL SGT BM N 11 SILVA SANTOS AL SGT BM ENALDO N. 19

C R

LITAR

ES

SGBSCBMAC

SOBREVIVNCIA NA SELVA

SUMRIO
* INTRODUO

* LOCALIZAO DE REAS DE SELVA * DESLOCAMENTO NA SELVA * ORIENTAO * ABRIGOS * ALIMENTAO * ANIMAIS PEONHENTOS E VENENOSOS * MARCHA NA SELVA * TRANSPORTE DE FERIDOS NA SELVA * REFLEXO

SOBREVIVNCIA NA SELVA
INTRODUO
a. A capacidade de sobrevivncia residir basicamente numa atitude mental adequada para enfrentar situaes de emergncia e na posse de estabilidade emocional, a despeito de sofrimentos fsicos decorrentes da fadiga, da fome, da sede e de ferimentos, por vezes, graves. b. Se o indivduo ou o grupo de indivduos no estiver preparado psicologicamente para vencer todos os obstculos e aceitar os piores reveses, as possibilidades de sobreviver estaro sensivelmente reduzidas. c. Em casos de operaes militares, essa preparao avultar ento de valor. Da porque o conhecimento das tcnicas e dos processos de sobrevivncia constituir um requisito essencial na formao do indivduo destinado a viver na selva, quer em operaes militares, quer por outra circunstncia qualquer. d. Conservar a sade em bom estado ser requisito de especial importncia, quando algum se encontrar em situao de s poder contar consigo mesmo para salvar-se ou para auxiliar um companheiro. Da sade dependero, fundamentalmente, as condies fsicas individuais.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
reas de selva.

Localizao
As reas geogrficas com caractersticas de selva situamse, em sua quase totalidade, na zona tropical, limitada pelos paralelos de CNCER e de CAPRICRNIO. Assim que, no continente americano, encontram-se a Selva AMAZNICA , a mais vasta do mundo, abrangendo pores territoriais do BRASIL, GUIANA FRANCESA, SURINAME, GUIANA, VENEZUELA, COLMBIA, PERU, EQUADOR e BOLVIA, e a Selva da AMRICA CENTRAL. Na FRICA, encontram-se as grandes florestas das bacias dos Rios NGER, CONGO e ZAMBEZE, a da costa oriental e a da ilha MADAGSCAR. Na SIA, as florestas do sul da NDIA e do sudeste do continente. Na OCEANIA, as ilhas em geral so cobertas por vegetao com caractersticas de selva.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
reas de Selva no Brasil
No BRASIL, encontram-se reas cobertas com vegetao caracterstica das grandes florestas. A principal e a maior do mundo a Floresta AMAZNICA ou Selva AMAZNICA, como j conhecida internacionalmente. As outras, bastante limitadas, quer pelas extenses que ocupam, quer pelas condies de povoamento e conseqente existncia de ncleos populacionais e de estradas, quer ainda pelas diferentes condies climticas, topogrficas e de vegetao, so encontradas formando os conjuntos florestais que se desenvolvem a sudoeste do Estado do PARAN, a noroeste do Estado de SANTA CATARINA e prximo ao litoral, sendo conhecida por MATA ATLNTICA.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Deslocamentos na Selva
Generalidades
O indivduo ou grupo de indivduos, tomando parte ou no em operaes militares, ao ver-se isolado na selva e tendo necessidade de sobreviver, tender naturalmente a movimentar-se em uma direo qualquer, em busca de salvao. Ser normal esta precipitao, mas totalmente errada, pois muitos j perderam a vida por se terem deixado dominar pela nsia de salvar-se, andando a esmo e entrando, fatalmente, em pnico.

SOBREVIVNCIA NA SELVA

Deslocamentos na Selva
Ser aconselhvel, em tal emergncia, que sejam observadas rigorosamente as seguintes regras, nemonicamente expressas pela palavra E-S-A-O-N: -E: ESTACIONE - fique parado, no ande toa. -S: SENTE-SE - para descansar e pensar. -A: ALIMENTE-SE - saciando a fome e a sede, qualquer um ter melhores condies para raciocinar. -O: ORIENTE-SE - procure saber onde est, de onde veio, por onde veio ou para onde quer ir, utilizando-se do processo que melhor se aplique situao. -N: NAVEGUE - agora sim, desloque-se na direo selecionada.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Orientao Generalidades
A densidade da vegetao torna a selva "toda igual"; nela no haver pontos de referncia ntidos. Mesmo aqueles que j possuem alguma experincia no confiam muito em possveis referncias, porque tudo se confunde devido repetio contnua e montona da floresta fechada; os incontveis obstculos constantemente causaro desequilbrio e quedas, tornando difcil a visada permanente sobre determinado ponto; a necessidade de saber onde pisar ou colocar as mos desviar, por certo, a direo do raio visual; e, finalmente, a prpria densidade da vegetao s permitir que se veja entre a distncia de 10 a 30 metros frente, quando muito. noite nada se v, nem a prpria mo a um palmo dos olhos. O luar, quando houver, poder atenuar um pouco essa escurido, sem contudo entusiasmar o deslocamento noturno. O copado fechado das rvores no permitir que se observe o sol ou o cu, a no ser que se esteja em uma clareira, o que, ainda assim, no significar que se possa efetivamente observ-los, de dia ou de noite, para efeito de orientao, pois haver constantemente a possibilidade do cu nublado.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Orientao
O Sol e as Estrelas Essa maneira de orientar-se durante uma viagem apresentava enormes limitaes: no permitia, por exemplo, que se atravessasse um territrio desconhecido, e mesmo a mais familiar estrada tornava-se completamente estranha quando coberta de neve. Essas contingncias, relativamente previsveis e freqentes, levaram busca de novos meios de orientao que fossem mais seguros e se aplicassem a qualquer lugar. Uma primeira soluo nasceu do estudo do sol e das estrelas, que despertavam a curiosidade dos astrnomos j nos tempos da civilizao assrio-babilnica - ou seja, milhares de anos do nascimento de Cristo. A partir desse estudo, os homens puderam identificar com exatido os quatro pontos cardeais - norte, sul, leste e oeste - elementos bsicos de qualquer mtodo de orientao.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Orientao
Norte: onde o Sol mais alto Todos os dias o movimento aparente do Sol desenha no cu uma parbola que atinge seu ponto mais elevado por volta do meio-dia. Nesse momento a posio do Sol indica precisamente a direo norte. Ateno, porm: isso vlido apenas para quem se encontra no hemisfrio sul; no hemisfrio norte a posio do Sol ao meio-dia indica exatamente a direo contrria, ou seja, o sul. Sul: para onde aponta a constelao do Cruzeiro Durante a noite, no hemisfrio austral (a metade da Terra que fica entre o equador e o plo sul), identifica-se facilmente uma constelao em forma de cruz - o Cruzeiro do Sul - que indica aproximadamente a direo sul (prolonga-se imaginariamente quatro vezes o brao maior da cruz e em seguida tira-se uma perpendicular ao horizonte). No hemisfrio boreal (do equador ao plo norte) h uma "estrela guia", a estrela Polar (da constelao da Ursa Menor), que indica exatamente a direo norte.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Orientao
Leste: onde o Sol nasce O Sol surge sempre mais ou menos no mesmo ponto do horizonte, denominado oriente (do verbo latino oriri, "surgir"). Mais precisamente, nos dias 21 de maro e 23 de setembro, o "ponto" em que o Sol surge no horizonte indica com exatido a direo leste.

Oeste: onde o Sol se pe As mesmas consideraes so vlidas para a parte do horizonte onde o Sol se pe, denominada ocidente (do verbo latino occidere, "cair"). O "ponto" em que o Sol desaparece no horizonte nos dias 21 de maro e 23 de setembro indica exatamente a direo oeste.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Orientao
Instrumentos de Navegao
A bssola um instrumento que sempre aponta para o norte magntico e por ter essa caracterstica ela nos permite navegar, nos orientando dentro at mesmo de cavernas e matas muito fechadas, alm de no precisarem de baterias e possuir um timo custo beneficio. Porm no adianta voc possuir uma bssola se voc no sabe para onde vai, ou at mesmo se voc no sabe a sua localizao. A partir do momento que voc sabe esses dados sua bssola ter uma serventia e ser bem utilizada na navegao.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Proteo na Selva Abrigos
Definio Abrigos so construes preparadas pelo combatente, com os meios que a selva e o prprio equipamento lhe oferecem, para a proteo contra as intempries e os animais selvagens. Um homem na selva, em regime de sobrevivncia, necessita de algum conforto, de condies psicolgicas, as mais favorveis possveis e de proteo contra o meio adverso. Ele necessita de um abrigo eficiente, limpo e de bom aspecto. As operaes na selva podem ser sinteticamente conceituadas como sendo o emprego da inteligncia, do vigor fsico e da adaptabilidade do combatente selva. O combate, ento, mais que qualquer outro, exige homens com timas condies fsicas e psicolgicas, de sorte a poderem suportar, com o mnimo desgaste, as influncias meteorolgicas e, assim, apresentar um rendimento mximo nas aes. Um dos meios de conseguir isto construindo um bom abrigo, sempre que possvel.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Alimentao na Selva
Como sobreviver significa RESISTIR, ESCAPAR, a sobrevivncia em plena selva estar em ntima ligao com o tempo em que nela se permanecer. Para tanto o homem dever estar altamente capacitado para dosar suas energias e lanar mo de todos os meios ao seu alcance, a fim de no pr em risco a sua vida. Esta capacidade envolve conhecimentos especializados, invulgares ao homem comum, onde o uso da imaginao, o empenho, o bom senso e o moral elevado, alm do intrnseco instinto de conservao, so fatores preponderantes. Quem pensar que tarefa fcil sobreviver em plena selva, custa exclusiva dos recursos naturais, equivoca-se. Pequenos grupos, quando devidamente preparados, podero, entretanto, faz-lo. Boa comida e gua so encontradas, desde que o homem esteja apto a saber onde, como e quando procur-las. Assim, em qualquer situao, dever considerar como condies primordiais para uma sobrevivncia as necessidades de: GUA - FOGO - ALIMENTOS.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Alimentao na Selva
gua Necessidade a. Apesar do enorme caudal hidrogrfico representado pela abundncia de cursos de gua e do alto ndice pluviomtrico da AMAZNIA, haver situaes em que no ser fcil a obteno de gua. Sendo a primeira das necessidades para a sobrevivncia do homem, abastecer-se dela deve constituir uma preocupao constante. b. O ser humano pode resistir vrios dias sem alimento, estando, entretanto, com menores possibilidades de sobreviver se lhe falta a gua. Esta resistncia estar condicionada capacidade orgnica e s condies fsicas do indivduo, as quais, na selva, estaro, contudo, sempre alm das possibilidades normais deste mesmo indivduo. o tributo cobrado pela prpria selva. c. Na selva equatorial, o que mais ressalta de importncia e a necessidade constante da gua, por sofrer o organismo sudao excessiva com eliminao de sais minerais, que, quando demasiada e constante, poder acarretar a exausto. Torna-se vital a manuteno do equilbrio hdrico do organismo.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Alimentao na Selva
Fogo Necessidade Se bem que no alcance a importncia representada pela gua, o fogo tambm uma necessidade, para que seja possvel prolongar a sobrevivncia. Ser mais um valioso recurso para aumentar e melhorar as condies de vida na selva, pois atravs dele se conseguir: - purificar a gua; - cozinhar; - secar a roupa; - aquecer o corpo; - sinalizar; - iluminar e fazer uma segurana noturna.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Alimentao na Selva
Cada regio possui recursos naturais e os regionais utilizam formas e processos peculiares para procur-los e prepar-los. O habitante local, o nativo, ser sempre uma fonte de referncia til. Caso no possa ele prprio fornecer algum recurso alimentar, poder informar quanto s possibilidades da regio, nesse particular. Regras Gerais a. No h uma forma absoluta para identificar as venenosas. Seguindo-se a regra abaixo, poder-se- utilizar qualquer vegetal, fruto ou tubrculo, sem perigo de intoxicao ou mesmo envenenamento, NO DEVEM SER CONSUMIDOS os vegetais que forem cabeludos e tenham sabor amargo e seiva leitosa . b. Qualquer fruto comido pelos animais poder tambm ser consumido pelo homem.

c. Se uma planta no for identificada, outra regra bsica utilizar exclusivamente os brotos, de preferncia os subterrneos, pois sero mais tenros e saborosos.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Alimentao na Selva
d. Nas regies onde houver igaraps, seguindo seus cursos, obter-se-o alimentos vegetais com maior facilidade. e. No h na rea amaznica palmitos txicos; todos podem ser consumidos: buriti, abacaba, aa, patu. Apresentam-se sempre como prolongamento central do tronco, sendo o seu tamanho proporcional idade da palmcea.

f. Os alimentos de origem vegetal estaro sempre na dependncia da poca do ano e da distribuio geogrfica.
g. Para eliminar a toxidez de alguns vegetais basta ferv-los durante cinco minutos, realizando a troca de gua por duas ou trs vezes nesse perodo. Aps isto o vegetal poder ser consumido. So excees a esta regra os cogumelos. h. Se o sobrevivente consumir exclusivamente vegetais dever faz-lo de forma moderada at que seu organismo se acostume nova dieta.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Animais

peonhentos e venenosos

Peonha Generalidades
Na selva h inmeros animais que podero atuar como inimigo do homem, se este no estiver capacitado a evit-los ou a debelar os malefcios que podero decorrer da sua peonha ou do seu veneno. a. Animal Peonhento - aquele que segrega substncias txicas com o fim especial de serem utilizadas como arma de caa ou de defesa. Apresentam rgos especiais para a sua inoculao. Portanto, para que haja uma vtima de peonhamento, necessrio que a peonha seja introduzida por este rgo especializado, dentro do organismo da vtima. b. Animal Venenoso - aquele que, para produzir efeitos prejudiciais ou letais, exige contato fsico externo com o homem ou que seja por este digerido.

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Animais

peonhentos e venenosos

Animal

venenoso

Animal peonhento

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Planeje e execute cada dia de marcha de forma que fique com tempo e energia suficiente para montar um local e pernoitar seguro e satisfatrio.
A velocidade da marcha ser determinada por vrios fatores, entre eles condies do tempo, do terreno e carga a transportar.

Disposio no incio da Marcha

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Transpondo obstculos na selva. Trabalho de equipe na passagem do cabo areo

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Transporte de feridos na selva

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Transporte de feridos na selva

SOBREVIVNCIA NA SELVA
Animais tipicamente encontrados na selva

SOBREVIVNCIA NA SELVA

REFLEXO
ASSIM QUE,SE ALGUM EST EM CRISTO, NOVA CRIATURA ; AS COISA VELHAS J PASSARAM; EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO. II CORNTIOS 5:17

You might also like