You are on page 1of 46

Algas e Cianobacterias

Membros do grupo: Kan, Inayat Massingue, Alberto Muchico, Joaquina Saiete, Mahomed Sueia, Raimundo

Introduo sueia
O processo de determinao da qualidade da gua, usado amplamente hoje nos rgos responsveis pela distribuio de gua nas cidades problemtico e requer um tempo demasiadamente elevado. As algas e cianobactrias tm um importante papel na determinao da qualidade da gua em lagos de gua doce, reservatrios e rios.

ALGAS
As algas so seres unicelulares ou multicelulares, eucariticas, auttrofas ocupando todos os ambientes da biosfera. Podem ser epfitas sobre rvores de mangue ou sobre outras algas, ou ainda, mantm relaes simbiticas com protozorios, fungos e animais Habitam sempre a zona euftica e, com menores densidades populacionais, a zona disftica. So constituintes do plncton.

Estrutura das algas unicelulares


A presena da parede celular com celulose como matriz regra em pyrrophyta, chlorophyta, phaeophyta e rhodophyta; Todas as algas apresentam as clorofilas em cloroplastos (s -clorofila presente em todas); A diviso celular centrpeta como nos animais e fungos; As substncias de reservas so geralmente carbohidratos caractersticos .

Variedades das algas unicelulares


Euglenophyta

Famlia - euglenaceae (Euglena, Phacus,


Trachelomonas, Ottonia),

Classe- Euglenophyceae,
Ordem- Euglenales e

Sub-ordem- Eugleniales (isoladas).

Falta imagem de estrutura das algas

Morfo-fisiologia e estrutura bsica das Euglenophyta

cavhakblkkj hgo

Chrysophyta
Caractersticas gerais: Trs classes: Diatomceas, Crisofceas e Xantofceas Duas Ordens: Centrales e Penales Principal constituinte do fitoplncton marinho e dulccola, embora vivam com epfitas; Clorofila a e c, mais fucoxantina excepto nas Xantofceas Cloroplastos bioquimicamente semelhantes aos das Phaeophyta e de algumas Pyrrophyta.

hgjghkfajhkfjhfjsgh

Pyrrophyta
Classe: Cryptophyceae, Chloromonadophyceae, Desmokontae, Dinophyceae; Ordem: Gymnodiniales; Famlia: Gymnodiniaceae, Noctilucaceae ; Maioria das espcies unicelular biflagelada; Placas celulsicas duras; Clorofila a e c, mascaradas por carotenides; Substncia de reserva: Amido, leos e poliglucanos.

Sxhgfjhgfyrugxfbdrf,ghfrkg

Algas pluricelulares muchico


Existem trs divises: Chlorophyta (clorofceas); Phaeophyta (feofceas) e Rhodophyta (rodofceas).

Algas pluricelulares
Clorofceas: Algas Verdes

Sao frequentes em agua doce e do mar algumas formas vivam no solo hmido, em troncos, em rochas hmidas e at mesmo na neve e no gelo.

Morfologia
clorofceas apresentam formas unicelulares mveis (com flagelos) e imveis, coloniais ou de vida livre possuem clorofilas a e b na mesma proporo que as plantas superiores, apresentando tambm pigmentos carotenides, parede de celulose e reserva de amido,

Reproduo
Assexuada: Atravs de bipartio (nas formas unicelulares), por formao de esporos ou atravs de fragmentao, em que um pedao do filamento da alga se desprende, originando outro filamento, por mitoses. Sexuada: por troca de material gentico entre as clulas de algas diferentes ou atravs de unio de gmetas.

Eutrofizao de mananciais
o fenmeno do crescimento excessivo de plantas aquticas atravs de uma super fertilizao. Factores da eutrofizao Percolao dos nutrientes agrcolas (NPK) para os lagos, lagoas e rios; Ocupao urbana das bacias e a gerao do esgoto, podem ocorrer casos de assoreamento e carregamento de sedimentos para o manancial.

Consequncias da eutrofizao
Aumento da matria orgnica particulada, Aumento de substncias orgnicas dissolvidas que podem conferir sabor e odor gua, Aumento do pH e das suas flutuaes dirias; Diminuio do teor de oxignio prximo ao sedimento podendo ocorrer a liberao de sulfeto de hidrognio (toxicidade), amnia, ferro, mangans, fsforo; Problemas estticos, recreacionais e at de reduo na navegao e capacidade de transporte, uma vez que o crescimento excessivo de macrfitas enraizadas interfere com a navegao

Cianobactrias massingue
Pertencem ao domnio bactrias,; Apresentam colorao azul em condies ptimas, mas so frequentemente encontradas apresentando a colorao de verde oliva e verde azulada; Classe: photobactria; Ordem: cyanobacteriales; Apresentam geralmente, uma estrutura externa para evitar a dessecao: a bainha de mucilagem que uma substancia gelatinosa incolor que recobre totalmente ou parcialmente o indivduo.

Morfologia
A maioria das espcies encontram-se em gua continental, mas algumas so marinhas ou ocorrem em solos hmidos, ainda sendo encontradas em ambientes lacustres (principalmente hipersalinos), ambientes congelados, sob o folhio de florestas entre outros.

Morfologia
Dividem-se em cinco grupos morfolgicos: Unicelulares que se dividem por fisso binria; Unicelulares que se dividem por fisso mltipla (colonial); Filamentosas com clulas especiais fixadoras de Nitrognio ou heterocistos; Filamentosas mas sem heterocistos e Filamentosas ramificadas.

Reproducao das cianobacterias


Reproduzem-se por diviso celular, por fragmentao, endosporo, exosporo ou aceneto. Factores que influenciam a reproduo das cianobactrias Populao pr-existente; Intensidade luminosa: Tolerncia a altas intensidades luminosas (carotenides); Requerem pouca energia para a manuteno das funes celulares (crescem em intensidade luminosa mais baixa - turgidez).

Reproducao das cianobacterias


Factores que influenciam a reproduo das cianobactrias Temperatura: temperatura ptima acima de 25o C, podendo crescer em temperaturas entre 15 e 35 oC; Condies hidrolgicas e morfologia do corpo de gua: baixa correnteza; forma dendrtica;

Cianotoxinas

So toxinas produzidas por algumas espcies de cianobactrias em gua doce ou salgada Em altas concentraes de toxinas, primeiramente as comunidades aquticas so afectadas. As floraes de cianobactrias txicas podem provocar a mortalidade de peixes e outros animais, incluindo o homem, que consomem a gua ou organismos contaminados.

Cianobactrias e o Meio Ambiente


Quando presentes em grande nmero, elas modificam a qualidade da gua, por produzirem toxinas, odores ou uma espuma densa de cor verde-azulada na superfcie da gua, chamada de florao.

Floraes e eutrofizao

Aumento da biomassa de cianobactrias, algas ou plantas aquticas causado pela eutrofizao, que o excesso de nitrognio e fsforo nos corpos de gua provenientes de esgotos domsticos ou industriais, eroso de solos agrcolas e drenagem urbana.

Consequncias das floraes

Ambiental Eliminao de espcies benficas por competio (luz, nutrientes); Mortandade de animais; Consumo de oxignio dissolvido na gua pela elevada respirao e decomposio; Bioacumulao das toxinas.

Consequncias das floraes


Sade Pblica Produo de cianotoxinas; gua de abastecimento; gua de recreao: balneabilidade.

Problemas no tratamento da gua kan

Entupimento de filtros, corroso, produo de limo; Interferncia na floculao e decantao em estaes de tratamento de gua; Formao de THM; Odor e sabor.

Importncia do monitoramento ambiental de cianobactrias

Predizer floraes; Monitorar seu desenvolvimento para elaborao de planos de contingncia; Avaliar aces de controlo e remediao; Anlise da qualidade ecolgica das guas superficiais.

Remoo de algas e de produtos metablicos nas estaes de tratamento de gua

Oxidao

A oxidao um processo de desinfeco que consiste na aplicao de um composto qumico (Cloro - Cl2, Dixido de cloro - ClO2, Permanganato de potssio - KMnO4, Oznio O3) ou no qumico (como o caso do ultravioleta) que inactive os mecanismos de sobrevivncia de micro organismos, inclusive algas.

Coagulao/Floculao

Remoo de algas e de produtos metablicos nas estaes de tratamento de gua

A presena de algas implica em maior estabilidade das partculas em suspenso aumentado a dosagem de produtos qumicos e no custo do metro cbico de gua tratada.

Filtros Lentos

Remoo de algas e de produtos metablicos nas estaes de tratamento de gua

De acordo com BRANDAO (1996), um dos mais eficientes sistemas para o controle de alga sem a lise das clulas a filtrao lenta. Todavia, a presena de algas causa a obstruo rpida dos filtros de areia em virtude do reduzido tamanho dos gros de areia. A soluo comummente adoptada tem sido a utilizao de micro peneiradores ou de uma etapa de pr-filtrao em pedregulho.

Estaes compactas com Filtrao Directa Descendente

A presena de algas em sistemas de filtrao descendente influencia alm do tempo de ciclo entre lavagens, no consumo de coagulantes. A aplicao de sulfato de alumnio na gua de lavagem tem apresentado bons resultados na eficincia da limpeza dos meios filtrantes.

Flotao
em muitos casos de mananciais com elevada presena de algas, a flotao passa a ser a alternativa mais interessante para tratamento fsico-qumico da gua uma vez que a densidade das algas menor. a melhor forma de optimizar a remoo de algas neste processo, a utilizao de coagulao com sulfato de alumnio seguida de neutralizao das cargas na superfcie das algas com policloreto de alumnio.

Sistemas baseados em membranas

A presena de algas em sistemas baseados em membranas (ultra filtrao e micro filtrao) diminui o intervalo entre as limpezas e reduz a recuperao de permeado, todavia no compromete a qualidade do efluente do sistema.

Adsoro qumica em carvo activado

A adsoro em carvo activado tem sido a alternativa mais utilizada em casos extremos, aonde a concentrao de algas e seus subprodutos provam significativas alteraes no sabor, odor e toxicidade da gua produzida.

Estratgias de controlo de cianobactrias e algas em reservatrios saiete


A preveno deve sempre ser a primeira alternativa, evitando-se o acesso directo do escoamento superficial de reas fertilizadas no manancial, a ocorrncia de eroso decorrente do desmatamento e lanamento de guas residuais de qualquer natureza no curso de gua principal ou em seus contribuintes.

Aerao/Mistura
A estratificao do reservatrio estimula o crescimento de algas nas camadas mais quentes e prximas superfcie alm de provocar outros problemas decorrentes dos baixos nveis de oxignio dissolvido nas camadas anteriores. A aerao, alm de provocar a mistura das guas nas diversas camadas do reservatrio evitando a presena de zonas anaerbias, acelera o processo de remoo do fsforo e da amnia, envolvidos directamente na florao de algas.

Tratamento qumico

Diversos produtos qumicos como o sulfato de cobre e algicidas podem ser utilizados no controle do florescimento algal. Esta a alternativa menos interessante face aos custos da aplicao e manejo destes produtos, segurana de uso eficincia em longo prazo.

Limitao da incidncia de luz solar

A luz solar utilizada no processo de fotossntese algal. Reduzir a incidncia de luz no reservatrio uma maneira eficaz de controlar a proliferao de algas sem recorrer ao uso de produtos qumicos. Infelizmente esta opo torna-se invivel em reservatrios com elevada rea superficial.

Consequncias do consumo ou contacto de gua com cianobactrias e algas


Algumas espcies de algas azuis, tais como Microcystis aeruginosa, Anabaena flosaquae e Aphanizomenon flosaquae produzem toxinas que podem causar distrbios gastrointestinais, respiratrios, neurolgicos e alergias ao ser humano. As hepatotoxinas das cianobactrias podem produzir intoxicaes agudas ou crnicas e considera-se que a dosagem passvel de causar risco ao ser humano seja de 1g/L.

De acordo com a espcie de alga, as hepatotoxinas so denominadas microcisitnas (mais de quarenta tipos) e nodularinas. A actuao no fgado humano atingida por absoro no intestino delgado, seguindo o mecanismo do cido biliar; os peptdeos das hepatotoxinas provocam retraco dos hepatcitos, com consequente separao das clulas e dos sinusides capilares e causando hemorragia heptica

Consequncias do consumo ou contacto de gua com cianobactrias e algas

As toxinas podem ser polipeptdeos de baixa massa molecular, que actuam lentamente e causam danos hepticos, ou alcalides que causam bloqueio neuro-muscular e cuja aco se inicia em poucos minutos.

Consequncias do consumo ou contacto de gua com cianobactrias e algas

A contaminao do ser humano pode ocorrer por contacto directo com gua contendo florescimentos de cianobactrias txicas, em actividades de recreio, ou por sua ingesto. Do contacto podem resultar rinite, conjuntivite, dispneia, dermatites, etc, enquanto da ingesto tm sido descritos quadros de gastroenterite com diarreia, nuseas, vmitos, diarreias, clicas abdominais e febre, ou hepatite com anorexia, astenia, vmitos e hepatomegalia.

Consequncias do consumo ou contacto de gua com cianobactrias e algas

A gua com cianobactrias tambm no indicada para uso na cozinha, lavagem de verduras e frutas ou na alimentao dos animais domsticos. Deve-se evitar comer peixes, mariscos e camares pescados em gua com cianobactrias.

Consequncias do consumo ou contacto de gua com cianobactrias e algas

You might also like