You are on page 1of 19

8 - DIREITO COLETIVO DO TRABALHO AULA 8 SINDICALISMO E A ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO 1 A CONVENO 87 DA OIT: Uma das mais importantes Convenes

es da OIT sobre matria sindical, a 87, que versa sobre liberdade sindical e proteo do Direito Sindical. Data de 1948, foi ratificada por mais de uma centena de membros da OIT. Dentre os mais importantes, podem ser citados: Alemanha Blgica Canad Dinamarca Espanha Frana Itlia Japo Mxico Portugal.

No Brasil, ainda que tenha sido encaminhada ao Congresso Nacional brasileiro mensagem recomendando sua aprovao, a matria ainda no foi objeto de apreciao pelo Senado, tendo sido aprovada na Cmara dos Deputados em 1984. A aprovao da Conveno 87 da OIT implicar em modificaes na legislao brasileira, pois, embora a CF de 1988 tenha consagrado a autonomia sindical, manteve a unicidade sindical, no art. 8, inciso II, que consiste, por imposio legal, na criao de apenas uma entidade sindical, de determinada categoria, de qualquer grau, na mesma base territorial. Essa base territorial no poder ser inferior rea de um municpio.

Examinaremos as disposies da Conveno 87, no que diz respeito aos sindicatos, fazendo uma comparao da regra internacional com as disposies da nossa legislao. 1.1 A CONSTITUIO DE SINDICATOS: O art. 2 da Conveno em exame diz que trabalhadores e empregadores, sem nenhuma distino e sem autorizao prvia, tm o direito de constituir as organizaes que julgarem convenientes, com a nica ressalva de respeitar e observar os seus estatutos.

O art. 7, refere que a personalidade jurdica das organizaes sindicais, tanto de empregados como de empregadores no pode estar sujeita a condies cuja natureza limite a liberdade de

constituio ou estejam subjugadas.

No nosso ordenamento jurdico, verificamos uma certa convergncia de orientaes, pois o art. 8, caput e inciso I da CF adotam o princpio da liberdade de constituio.
No que diz respeito ao registro no rgo competente devemos entender como sendo o registro Civil de Pessoa Jurdica, pois, segundo o nosso ordenamento jurdico, a pessoa jurdica s adquire personalidade com o registro no rgo competente. 1.2 INGRESSO E SADA DOS SINDICATOS: Pelo art. 2 da Conveno 87, empregados e empregadores tm o direito de filiao s entidades sindicais.

No mesmo sentido, a CF brasileira no art. 5 XX e art. 8, inciso V, adota o princpio do livre ingresso e desligamento dos sindicatos. 1.3 ENQUADRAMENTO SINDICAL: Se procedermos a uma interpretao extensiva do art. 2 da Conveno 87 concluiremos que no h limitao de enquadramento sindical pois, fala em organizao de sua prpria escolha.

No nosso ordenamento jurdico ainda persiste o enquadramento sindical previsto na legislao infraconstitucional, j que os sindicatos so enquadrados segundo a categoria econmica ou profissional (art. 8, II, III e IV categoria - da CF)

Nesse aspecto, encontramos divergncia entre a Conveno 87 e as normas brasileiras.


1.4 ADMINISTRAO INTERNA:

Determina a Conveno 87 da OIT, no art. 3 e pargrafo 1, que as entidades sindicais de empregados e empregadores tm o direito de redigir seus estatutos e regulamentos administrativos, assim como o direito de eleger livremente os seus representantes, organizar a sua administrao e suas atividades e, ainda, formular os seus programas de ao.
A nossa constituio vigente probe a interveno e a interferncia do Poder Pblico nas atividades de administrao das entidades sindicais (art. 8 caput).

Aqui, verificamos uma completa harmonia entre a regra internacional e as normas internas.

1.5 CONSTITUIO DE ENTIDAS SUPERIORES:


A Conveno 87 da OIT dispe no art. 5 que as organizaes de trabalhadores e empregadores tero o direito de constituir federaes e confederaes, e de a elas se filiarem.

No direito brasileiro, se analisarmos o art. 5, caput da CF, verificamos uma plena harmonia entre a norma interna e a internacional, uma vez que este dispositivo constitucional confere plena liberdade de associao, inclusive em entidades sindicais.

1.6 FILIAO A ORGANISMOS INTERNACIONAIS:

A norma internacional permite que as entidades sindicais se filiem a organismos internacionais (art. 5 da Conveno 87 da OIT). Internamente, no existe qualquer bice neste sentido, pois no existe qualquer norma legal restringindo esse direito.
Assim, se verificam normas convergentes no mbito interno e no internacional. 1.7 UNICIDADE OU PLURALIDADE SINDICAL: De acordo com os artigos 2, 3 e 7, da Conveno 87, os sindicatos devem ter a possibilidade de serem constitudos sem qualquer interferncia ou interveno do Estado.

Portanto, a OIT adota o sistema de pluralidade sindical. No nosso direito sindical, tanto em norma constitucional como na legislao infraconstitucional se adota o sistema da unicidade sindical, por isso, o Brasil jamais pode ratificar a Conveno 87 da OIT. Por essa razo que se diz que no Brasil no existe a liberdade sindical.

Tanto a CLT (art. 516), como a CF (art. 8, inciso II), adotam a unicidade sindical. Essa sem dvida uma das principais crticas relativas organizao sindical no Brasil que o impede de ratificar a Conveno 87 da OIT.

1.8 CONTRIBUIO SINDICAL COMPULSRIA: Segundo o art. 2 da Conveno 87 da OIT, a nica condio que empregados e empregadores devem observar, na constituio de entidades sindicais, a observncia dos estatutos da entidade. Donde se conclui que a nica contribuio que ser devida ao sindicato aquela do associado. Por outro lado, as Convenes 98 e 154 da OIT que versam sobre negociao coletiva, no preveem qualquer tipo de contribuio decorrente do ato. Portanto, no faz parte dos princpios de liberdade sindical e de negociao coletiva de trabalho,

previstos pela OIT, a obrigatoriedade de pagar qualquer tipo de contribuio s entidades sindicais, que no seja a associativa. No direito brasileiro, existe e se mantm a contribuio sindical obrigatria, tanto dos empregados como dos empregadores e dos autnomos (arts. 578 a 591 da CLT), alm da contribuio assistencial (estabelecida em norma coletiva) e da contribuio confederativa (art. 8, inciso IV da CF). Dessa forma, estamos diante de mais uma disposio interna contrria aos princpios preconizados pela OIT.

1.9 NEGOCIAO COLETIVA: A OIT atravs da Conveno 87 prega a plena liberdade sindical. Portanto, a ideia o fomento negociao coletiva entre empregados e empregadores, na soluo dos conflitos. Tambm, pelas Convenes 98/49 e 154/81, a OIT propugna pela ampla liberdade de negociao sem interferncia estatal. O nosso direito interno prev e estimula a negociao coletiva apenas com a limitao imposta pelo Poder Normativo da Justia do Trabalho. Registre-se que o Brasil ratificou as Convenes 98 e 154 da OIT e, no ordenamento jurdico interno, ideia geral a adaptao das regras que tratam da negociao coletiva do princpio do direito liberdade.

H, entretanto, um entrave que continua sendo o Poder Normativo da Justia do Trabalho, na soluo dos conflitos coletivos. 1.10 PODER NORMATIVO DA JUSTIA DO TRABALHO:
Esse poder conferido Justia do Trabalho, no Brasil, se ope ao princpio de direito fundamental liberdade. Todas as regras da OIT que tratam da liberdade sindical e da negociao coletiva vedam a interferncia do Estado nessas atividades. Porm, internamente, o Poder Normativo da Justia do

Trabalho, que se mantm desde dcadas, foi mantido na Emenda Constitucional n 45, de 2004. Portanto, o nosso ordenamento jurdico afronta com o regramento internacional nesse mister.

1.11 EXERCCIO DO DIREITO DE GREVE:


A atividade e a dinmica sindical relativamente greve esto inseridas no contexto das regras internacionais, prevista na Conveno 87 da OIT. Pelas normas, internacionais e nacionais, deve haver limites formais e materiais para o exerccio do direito de greve.

Estes limites esto previstos tanto interna como internacionalmente, portanto, em plena consonncia dos dois sistemas, havendo convergncia entre os dois. 1.12 CONCLUSO: A Conveno 87 da OIT assegura a liberdade sindical nos planos coletivo, individual e institucional, conferindo aos empregados e empregadores, salvo aos membros das foras armadas e da polcia (art. 9 da Conveno), o direito de constituir, sem autorizao prvia, organizaes de sua livre escolha, assim como o de filiar-se, sob a condio nica de observarem os seus estatutos (art. 2 da Conveno).

12 OUTRAS NORMAS INTERNACIONAIS (CONVENES DA OIT EM MATRIA SINDICAL):

135/71 trata da proteo e facilidades para os representantes dos trabalhadores nas empresas;
141/ 76 aplicvel a todas as organizaes representativas de trabalhadores rurais; 151/78 dispe sobre a sindicalizao e negociao coletivas dos servidores pblicos; 154/81 trata do fomento negociao coletiva. Aplicvel a todos os ramos da atividade econmica.

12.1 NORMAS INTERNACIONAIS DE DIREITO COLETIVO DO TRABALHO Registro sobre a OIT (1919 Tratado de Versailles), suas convenes e recomendaes. Convenes so tratados internacionais sujeitos a ratificao dos pases membros. Recomendaes so instrumentos opcionais, que tratam dos mesmos temas que as Convenes, e estabelecem orientaes para a poltica e a ao nacionais.

4- Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) art. XXIII (4): Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteo de seus interesses. 12.2 - convenes e recomendaes da OIT em matria de direito coletivo do trabalho

1-Conveno 11 (1921) Direito de Associao (Agricultura)


2-Conveno 87 (1948) Liberdade sindical e proteo ao direito de sindicalizao

3-Conveno 98 (1949) Direito de sindicalizao e negociao coletiva 4-Conveno 144 (1976) Consultas Tripartites (Normas Internacionais do Trabalho) 12.3 -convenes e recomendaes da OIT em matria de direito coletivo do trabalho ratificadas pelo Brasil

Foram ratificadas pelo Brasil as Convenes 11 (1957), 98 (1952), 141 (1994), 144 (1994) e 154 (1992)

You might also like