You are on page 1of 43

Direito Constitucional

Separao dos Poderes


Modelo de separao dos poderes no rgido, mas FLEXVEL exercem funes tpicas e atpicas. Os freios e contrapesos (checks and balances) consistem em controles (limites) recprocos entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, que assegura a independncia e harmonia entre eles art. 2 da CF. Exemplos: julgamento pelo PJ de ADI, julgamento pelo Senado do Presidente da Repblica, controle externo pelo Congresso Nacional etc. PODER LEGISLATIVO Poder Legislativo Federal

As funes precpuas do Legislativo so: elaborar as leis (desde a EC at as leis ordinrias), exercer o controle poltico do Poder Executivo e realizar a fiscalizao oramentria de todos os que lidam com verbas pblicas.
1

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (SISTEMA BICAMERAL). Nosso sistema bicameral, a exemplo dos Estados Unidos da Amrica do Norte, do tipo federativo : Casa legislativa composta por representantes do povo, eleitos em nmero relativamente proporcional populao de cada unidade da Federao (Cmara dos Deputados) Casa legislativa diversa (Senado Federal) com representao igualitria de cada uma das unidades da Federao (Estados membros e DF, com 3 senadores cada).

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Cada legislatura tem a durao de 4 anos, o que corresponde a quatro sesses divididas em 8 perodos, conforme consta do art. 44 c.c. art. 57, ambos da Constituio Federal - Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. O mandato dos deputados federais de 4 anos (uma legislatura), o dos senadores, 8 anos, havendo sua renovao a cada 4 anos, na proporo intercalada de 1/3 e 2/3. A renovao do Senado ocorre de 4 em 4 anos, alternando-se 1/3 ou 2/3 pelo princpio majoritrio (ganha o candidato mais votado, independentemente dos votos de seu partido).

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

O nmero de deputados federais (hoje so 513) deve ser proporcional populao (E NO AOS ELEITORES, CUIDADO!) de cada Estado membro, nos termos da LC n. 78/93, que dispe sobre o tema. Nenhum Estado membro pode ter menos de 8 deputados federais e o Estado mais populoso (atualmente So Paulo) ser representado por 70 deputados federais art. 45, 1.

Mnimo de 8 mximo de 70
Os Territrios Federais (atualmente inexistentes) elegiam 4 deputados federais e no elegiam senadores.

Os senadores representam os Estados e o DF; so em nmero de 3 por unidade da Federao, com 2 suplentes, e mandato de 8 anos (26 Estados membros mais o DF: 81 senadores).
A idade mnima para ser eleito senador de 35 anos; para deputado federal ou estadual de 21 anos; e para vereador de 18 anos.
4

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Poder Legislativo Estadual


O Poder Legislativo Estadual exercido pela Assembleia Legislativa, composta por deputados estaduais, representantes do POVO; O sistema UNICAMERAL. Nmero de deputados estaduais O nmero de Deputados Assembleia Legislativa corresponder ao triplo da representao do Estado na Cmara dos Deputados e, atingido o nmero de trinta e seis, ser acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze. Proporcional ao nmero de deputados federais: A frmula matemtica :

Y=(X-12) + 36
Y: nmero de deputados estaduais X: nmero de deputados federais
5

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Assim, Se o nmero de deputados federais est entre 8 e 12, multiplica-se por trs e se obtm o nmero. Se passar 12 deputados federais, a regra a seguinte:
NMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS + 24 = NMERO DE DEPUTADOS ESTADUAIS Portanto:

De 8 a 12: multiplica por 3 (nmero mnimo de deputados estaduais = 24) De 13 a 70: somam 24 (nmero mximo de deputados estaduais = 94)
Mnimo de 24 mximo de 94
6

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Mandato: 4 anos As regras sobre sistema eleitoral, inviolabilidade, imunidades, remunerao, perda de mandato, licena, impedimentos e incorporao s Foras Armadas so as mesmas aplicveis aos Deputados Federais. Remunerao: 75% do salrio, em espcie, dos Deputados Federais.
Poder Legislativo Municipal O Poder Legislativo Municipal exercido pela Cmara dos Vereadores, composta por vereadores, representantes do POVO. O sistema UNICAMERAL. Nmero de vereadores CUIDADO: a regra do nmero de vereadores mudou - Art. 29, inc. IV

Mnimo de 9 mximo de 55
7

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Mandato: 4 anos Remunerao: Limites do artigo 29-A No poder ultrapassar os percentuais, relativos ao somatrio da receita tributria e das transferncias, efetivamente realizado no exerccio anterior I - 7% (sete por cento) para Municpios com populao de at 100.000 (cem mil) habitantes; II - 6% (seis por cento) para Municpios com populao entre 100.000 (cem mil) e 300.000 (trezentos mil) habitantes; III - 5% (cinco por cento) para Municpios com populao entre 300.001 (trezentos mil e um) e 500.000 (quinhentos mil) habitantes; IV - 4,5% (quatro inteiros e cinco dcimos por cento) para Municpios com populao entre 500.001 (quinhentos mil e um) e 3.000.000 (trs milhes) de habitantes; V - 4% (quatro por cento) para Municpios com populao entre 3.000.001 (trs milhes e um) e 8.000.000 (oito milhes) de habitantes; VI - 3,5% (trs inteiros e cinco dcimos por cento) para Municpios com populao acima de 8.000.001 (oito milhes e um) habitantes.
8

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Inviolabilidade dos Vereadores por suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato e na circunscrio do Municpio somente MATERIAL.
Poder Legislativo Distrital Unicameralismo: Cmara Legislativa Deputados Distritais Aplicam-se as mesmas regras do Estados. Atribuies do Congresso Nacional IMPORTANTE: As matrias do artigo 48, cabem ao Congresso Nacional, com sano ou veto do Presidente da Repblica As matrias do artigo 49, cabem ao Congresso Nacional EXCLUSIVAMENTE, SEM SANO E VETO. So materializadas por DECRETO LEGISLATIVO.
9

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Art. 48. CONGRESSO COM SANO DO PRESIDENTE: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembleias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal; X - criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b; XI - criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; 10 XII - telecomunicaes e radiodifuso;

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, por lei de iniciativa conjunta dos Presidentes da Repblica, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispem os arts. 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I. XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispem os arts. 39, 4; 150, II; 153, III; e 153, 2, I.
Art. 49. Competncia EXCLUSIVA do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;
11

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes;

12

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares.
Atribuies da Cmara dos Deputados Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a 13 abertura da sesso legislativa;

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) V - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII.
Atribuies do Senado Federal Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 23, de 02/09/99)
14

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) III - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituio; b) Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica; c) Governador de Territrio; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da Repblica; f) titulares de outros cargos que a lei determinar; IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente; V - autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios;

15

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

VI - fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; VIII - dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; IX - estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato; XII - elaborar seu regimento interno;
16

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios e fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) XIV - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII. XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)
17

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

As Prerrogativas dos Membros do Congresso Nacional Podem ser: MATERIAL: Art. 53. Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. Obs.: dentro ou fora da casa, mas Se interna: no precisa ter conexo com a atividade parlamentar! Se externa: precisa ter conexo com a atividade parlamentar!! Os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. FORMAL: Art. 53, 2 Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva, para que, pelo voto 18 da maioria de seus membros, resolva sobre a priso.

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

3 Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria (leia-se, absoluta) de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. Portanto, o processo tem andamento normal, independentemente de AUTORIZAO. A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. EM MBITO MUNICIPAL: S MATERIAL (COM RESTRIES) ESTADUAL: IGUAL AO FEDERAL, MAS NO TEM IMUNIDADE FORMAL PARA CRIMES PRATICADOS ANTES DA DIPLOMAO. FORO ESPECIAL PELA FUNO: Art. 53, 1. Os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. CUIDADO: A PRERROGATIVA DE FORO APLICA-SE A TODOS OS CRIMES (ANTES OU DEPOIS DA DIPLOMAO). S A SUSTAO 19 QUE SE APLICA AOS CRIMES POSTERIORES.

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

CUIDADO: De acordo com a jurisprudncia do STF, se a jurisdio especial, decorrente de prerrogativa de funo, do STF, como a mais alta corte do pas, garantia constitucional do mais justo julgamento a que podem aspirar os titulares dessa prerrogativa, um deputado federal no tem, sob nenhum argumento nem pretexto, interesse jurdico em renunciar a esse favor constitucional, o que, no institudo no interesse pessoal do ocupante do cargo, mas no interesse pblico de seu bom exerccio, integra os predicados objetivos do devido processo legal, para ser julgado por rgo de menor categoria. NO DISPE A AUTORIDADE DA POSSIBILIDADE DE RENUNCIAR AO FORO POR PRERROGATIVA DE FUNO. As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida.
20

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

As Deliberaes
Qurum de instalao: maioria absoluta (PARA VOTAR QUALQUER ATO NORMATIVO PRIMRIO) Qurum de deliberao: REGRA: MAIORIA SIMPLES OU RELATIVA Salvo disposio constitucional em sentido contrrio, as deliberaes de cada uma das casas (Cmara ou Senado) e de suas comisses so tomadas por maioria de votos (qurum de aprovao), presente a maioria absoluta de seus membros (art. 47 da CF). O qurum de maioria absoluta para aprovao e do de maioria qualificada ou especial (aquele que exige o voto favorvel de 2/3 ou de 3/5 de todos os membros da casa) s sero exigidos se expressamente disciplinados pela CF. Em regra, as deliberaes legislativas do Congresso Nacional so submetidas sano ou veto do Presidente da Repblica .
21

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

ATENO: EMENDA CONSTITUCIONAL NO TEM SANO!! Tambm no exigem a sano do Presidente, as matrias de competncia exclusiva do Congresso, da Cmara ou do Senado (arts. 49, 51 e 52 da CF). Exemplos: autorizao para a instaurao de processo contra o prprio Presidente e seus Ministros (competncia da Cmara); convocao de plebiscito ou referendo (competncia do Congresso Nacional); suspenso da execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; julgamento do Presidente e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal por crime de responsabilidade (competncia do Senado Federal). Sesso legislativa ordinria: corresponde s reunies do Congresso Nacional, que se realizam de e 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro (dois perodos da sesso anual). No se interrompe a sesso legislativa sem a aprovao da lei de diretrizes oramentrias.
22

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Cada uma das Casas reunir-se- em sesses preparatrias, a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subsequente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 50, de 2006)

A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional (art. 67)
O Congresso Nacional presidido: Presidente do Senado Federal.

23

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Das Reunies:

Sesso Ordinria: Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro.
Sesso Extraordinria: Art. 57, 6. A convocao extraordinria do Congresso Nacional far-se-: I - pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente- Presidente da Repblica; II - pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
24

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Sesso Conjunta: Art. 57, 3 - Alm de outros casos previstos nesta Constituio, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: I - inaugurar a sesso legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar.

Sesso Preparatria: Art. 57, 4 Cada uma das Casas reunir-se- em sesses preparatrias, a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subseqente.

25

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

As Comisses
Alm dos plenrios, o Legislativo atua por meio de comisses grupos menores de parlamentares que atuam, de forma transitria ou permanente, sobre determinados assuntos. De acordo com Jos Afonso da Silva, organismos que desempenham papel de grande relevncia na fiscalizao e controle da Administrao, a ponto de receberem, pela Constituio de 1988, poderes de investigao prprios das autoridades judicirias, alm de outros previstos nos regimentos internos da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. So elas: Comisso temtica ou em razo da matria art. 58, 2 Comisso especial ou temporria RI CPI art. 58, 3 Comisso Mista Comisso representativa (durante o recesso) art. 58, 4
26

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Exemplos de comisses permanentes: Comisso de Constituio e Justia (SF) e a Comisso de Cidadania (CD). Exemplo de comisso temporria a Comisso Parlamentar de Inqurito. A finalidade precpua das comisses fornecer ao plenrio uma opinio aprofundada sobre o tema a ser debatido (espcie de parecer). Os pareceres das Comisses de Constituio e Justia costumam ser terminativos. Os prprios regimentos internos da Cmara e do Senado, porm, admitem que os projetos rejeitados pelas comisses sejam levados para votao, se o plenrio der provimento a recurso nesse sentido que tenha sido apresentado por um dcimo dos membros da casa respectiva. Na formao das comisses, deve ser observada a representao proporcional dos partidos. As comisses so: tcnicas (Comisso de Constituio e Justia) de inqurito representativas do Congresso Nacional (funcionam durante os 27 recessos e dentro dos limites previstos no Regimento Interno).

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

A Constituio admite que comisso seja delegada a deliberao (votao) sobre projeto de lei que dispensar, na forma do Regimento Interno, a competncia do plenrio. a chamada delegao interna corporis (art. 58, 2., inc. I, da CF), impugnvel antes da votao por recurso de 1/10 dos membros da Casa e que no pode ser utilizada para aprovao de Projeto de Emenda Constitucional ou de Lei Complementar. No Senado, o prazo para o recurso de 5 dias teis, contados da publicao da deciso (art. 91, 3., do Regimento Interno do Senado). Na Cmara, o prazo de 5 sesses, contadas da publicao da deciso (art. 58, 1., do Regimento Interno da Cmara).

28

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

As Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs) As CPIs podem ser criadas, em conjunto ou separadamente, pela Cmara e pelo Senado mediante requerimento de 1/3 dos respectivos membros, aprovado por maioria simples em plenrio para, em prazo certo (que pode ser prorrogado dentro da mesma legislatura), apurar fato determinado e de interesse pblico. As CPIs tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas casas. As deliberaes das CPIs, quando relacionadas a poderes de investigao prprios das autoridades judicirias, devem ser fundamentadas. Em deciso de 1999 (MS n. 23.452-RJ), o Supremo Tribunal Federal admitiu a quebra de sigilo bancrio, fiscal e de registros telefnicos por determinao de Comisso Parlamentar de Inqurito, desde que devidamente motivada. CUIDADO: para que uma CPI possa determinar diretamente a quebra de sigilo necessrio demonstrar a existncia concreta de causa provvel que legitime essa medida excepcional. Ademais, deve estar justificado como o referido procedimento se enquadra na investigao dos fatos determinados que deram causa instaurao 29 da comisso.

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

A LC n. 105/01, que dispe sobre sigilo bancrio, revogou o art. 38 da Lei n. 4.595/94, autorizando que o Poder Legislativo Federal e as CPIs, fundamentadamente, tenham acesso direto (sem ordem judicial) a informaes e documentos sigilosos das instituies financeiras. As requisies devem ser aprovadas previamente pelo plenrio da Cmara, do Senado ou da respectiva Comisso Parlamentar de Inqurito.

Quanto ao sigilo telefnico, decretao de priso preventiva, escuta telefnica, e busca e apreenso domiciliar, cinco ministros do Supremo Tribunal Federal j declararam (incidentalmente) que sobre os temas incide o princpio da reserva de jurisdio, ou seja, tais medidas exigem prvia autorizao judicial por previso constitucional (v. Boletim IBCCRIM de outubro de 1.999, p. 1 e Informativo STF n. 212, de 1.12.2000). Admite-se que a Comisso Parlamentar de Inqurito determine a conduo coercitiva de testemunha (TJSP, rgo Especial, Agravo Regimental n. 48.640-0/3-01, Rel. Des. Dirceu de Mello) e a priso em flagrante por falso testemunho (STF, HC 75.287- 0).
30

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Respeitados o sigilo profissional, as prerrogativas funcionais e o direito ao silncio dos acusados, a Comisso Parlamentar de Inqurito pode determinar que qualquer pessoa preste depoimento (INCLUSIVE MAGISTRADO, DESDE QUE NO SEJA RELACIONADO A FATO JURISDICIONAL S ADMINISTRATIVO FUNO ATPICA)
A Comisso Parlamentar de Inqurito deve respeito ao princpio da autonomia dos Estados, do DF e dos Municpios, cujos Legislativos so exclusivamente responsveis pela investigao parlamentar de assuntos de interesse pblico local. Suas concluses (instrumentalizadas por projeto de resoluo) e a resoluo que as aprovar (depende de maioria simples) so encaminhadas ao Ministrio Pblico ou s autoridades administrativas ou judiciais competentes, para que seja promovida a responsabilizao administrativa, civil e criminal dos infratores. O receptor das concluses, segundo prev a Lei n. 10.001, de 4.9.2000, em 30 dias deve informar as providncias tomadas, ou justificar sua omisso. Vige, ainda, a Lei n. 1.579/52, que tambm disciplina os 31 trabalhos das CPIs.

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Processo Legislativo
1. INTRODUO O processo legislativo compreende o conjunto de atos observados na proposta e na elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, decretos legislativos, resolues e medidas provisrias (art. 59 da Constituio Federal). A Lei Complementar n. 95/98, que regulamenta o pargrafo nico do art. 59 da Constituio Federal, dispe sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. a denominada lei das leis, alterada pela Lei Complementar n. 107/01. 1.1. Das Emendas Constituio (Poder Constituinte Derivado Reformador) O art. 60 da Constituio Federal dispe que essa poder ser emendada mediante proposta: de um tero (1/3), no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; 32 do Presidente da Repblica;

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros (maioria absoluta quanto ao nmero de Assembleias e maioria simples quanto aos seus membros). JOS AFONSO DA SILVA sustenta que a proposta de Emenda Constitucional pode decorrer de iniciativa popular, posio polmica que no est expressamente prevista no art. 60 da Constituio Federal, mas que tem por base a regra de que todo o poder emana do povo (art. 1., par. n., da Constituio Federal).

A proposta de Emenda Constitucional discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos em cada uma, considerando-se aprovada se obtiver, em todos esses turnos (quatro no total), trs quintos (3/5) dos votos favorveis dos respectivos membros (e no apenas dos presentes sesso). A Emenda Constitucional aprovada ser promulgada (ter sua existncia atestada) pelas mesas diretoras da Cmara e do Senado Federal. Dessa forma, as emendas constitucionais NO ESTO SUJEITAS SANO OU PROMULGAO PELO PRESIDENTE DA 33 REPBLICA. Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

A matria constante de proposta de Emenda Constitucional rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa - no se aplica Emenda Constitucional rejeitada ou tida por prejudicada a regra prevista no art. 67 da Constituio Federal (que autoriza a reapresentao, na mesma sesso legislativa, de proposta de lei relativa matria rejeitada, desde que assinada por mais da metade de todos os membros de alguma das Casas).
A Constituio Federal no pode ser emendada na vigncia de Interveno Federal, Estado de Defesa e Estado de Stio (limitaes circunstanciais). No ser objeto de deliberao a proposta tendente a abolir as clusulas ptreas. Conforme vimos, essas so clusulas ptreas explcitas e impem uma limitao expressa material ao Poder de Emenda. Tambm vale para clusulas ptreas implcitas.
34

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

CUIDADO (lembre-se): a Lei Orgnica de um Municpio votada em dois turnos, com interstcio (intervalo) mnimo de 10 dias entre eles, e aprovada por 2/3 de todos os membros da Cmara Municipal, que a promulgar (art. 29, da Constituio Federal). Tambm no est sujeita sano ou promulgao pelo Chefe do Poder Executivo, a exemplo das normas constitucionais. 1.2. Leis Complementares e Ordinrias A iniciativa das leis complementares e ordinrias, segundo o art. 61 da Constituio Federal, cabe: a qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional ao Presidente da Repblica ao Supremo Tribunal Federal aos Tribunais Superiores ao Procurador-Geral da Repblica aos cidados, na forma e nos casos previstos na Constituio Federal.
35

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

A Iniciativa fase introdutria do processo legislativo consiste na competncia atribuda a algum ou a algum rgo para apresentar projeto de lei ao Legislativo, podendo ser concorrente (arts. 24 e 61, 1., c. c. 128, 5., todos da Constituio Federal), privativa (ex.: arts. 22 e 61, 1., da Constituio Federal) ou conjunta (fixao dos subsdios dos ministros do Supremo Tribunal Federal, art. 48, inc. XV, da Constituio Federal).
Algumas leis so de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica (art. 61, 1., da Constituio Federal), como as que fixam ou modificam os efetivos das Foras Armadas, as que dispem sobre a Defensoria Pblica da Unio, sobre servidores pblicos da Unio e dos Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis etc.

Quanto organizao do Ministrio Pblico da Unio, a iniciativa de lei concorrente do Presidente da Repblica e do Procurador-Geral da Repblica (art. 61, 1., e art. 128, 5., ambos da Constituio Federal).

36

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

O Presidente da Repblica poder solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, hiptese em que a Cmara dos Deputados e o Senado Federal tero, sucessivamente, 45 dias para se manifestar sobre a proposio, sobre o projeto de lei (e no apenas sobre o pedido de urgncia). As eventuais emendas constitucionais apresentadas pelo Senado Federal devem ser apreciadas em dez dias pela Cmara dos Deputados. Os prazos no correm nos perodos de recesso. Caso as duas Casas do Congresso Nacional no se pronunciem no prazo previsto pela Constituio, o projeto ser includo na Ordem do Dia, sobrestando-se as deliberaes sobre os demais assuntos at que se ultime a votao. Tratase do chamado procedimento legislativo sumrio ou abreviado (regime de urgncia encontrado no 1., art. 64, da Constituio Federal).
Duas observaes: No cabe o procedimento abreviado para projetos de Cdigo. No admitido o aumento das despesas previstas nos projetos de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica, exceto se as emendas constitucionais estiverem de acordo com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias, e indicarem os recursos necessrios (admitidos 37 apenas os recursos decorrentes de anulao de outras despesas).
Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Aprovao das leis Conforme prescreve o art. 47 da Constituio Federal, um projeto de lei ordinria ser aprovada por maioria simples ou relativa. lei complementar ser aprovada por maioria absoluta.
1.3. Casa Iniciadora e Casa Revisora A primeira Casa a examinar um projeto de lei (exame que estabelece a fase constitutiva) a Casa iniciadora (normalmente a Cmara dos Deputados Cmara Baixa), onde o projeto submetido s comisses temticas pertinentes, recebendo um parecer e seguindo para votao em plenrio. Sendo de iniciativa de senador, a Casa iniciadora o prprio Senado (Cmara Alta).

Aprovado pela Casa iniciadora em um nico turno (2 turnos, com 3/5 dos votos em cada Casa, s so exigidos para a EC), o projeto de lei complementar ou ordinria enviado para a Casa revisora. Na Casa revisora, o projeto de lei tambm passa por comisses e em seguida submetido votao em plenrio ou comisso:

38

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Se aprovado sem emendas, o projeto ser enviado para sano (expressa ou tcita) do Presidente da Repblica.
H matrias, porm, que so de competncia exclusiva do Congresso ou de alguma de suas Casas (arts. 49, 51 e 52 da Constituio Federal) e, consequentemente, dispensam a sano. Essas matrias de competncia exclusiva costumam ser exteriorizadas por meio de decreto legislativo ou de resoluo. Se rejeitado pela Casa revisora, o projeto de lei arquivado. Casa revisora aprova o projeto com emendas (que podem ser aditivas, modificativas, substitutivas, de redao, corretivas de erro ou supressivas de omisso), ele volta Casa iniciadora para a apreciao das emendas: se as emendas forem aceitas, o projeto segue para a sano; se as emendas forem rejeitadas pela Casa iniciadora, o projeto de lei segue sem elas para a sano, pois prevalece a vontade da Casa iniciadora quando a divergncia for parcial, diverso do que ocorre se a Casa revisora rejeitar o projeto, determinando o seu arquivamento 39 (divergncia integral).

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

vedada a apresentao de emenda emenda, ou seja, a subemenda.


1.4. Da Sano e do Veto Sano a aquiescncia (concordncia) do Chefe do Poder Executivo aos termos de um projeto de lei j aprovado pelo Poder Legislativo. A sano no supre vcio de iniciativa caso a matria, de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo, tenha sido objeto de proposta apresentada por parlamentar. Pelo veto, o Chefe do Executivo demonstra sua discordncia com o projeto de lei aprovado pelo Legislativo, quer por entend-lo inconstitucional (veto jurdico), quer por entend-lo contrrio ao interesse pblico (veto poltico). O veto sempre motivado. Como o prazo para o veto de 15 dias teis (art. 66, 1., da Constituio Federal), entende-se que o prazo para sano tambm de 15 dias teis (o 3. do art. 66 da Constituio Federal no explcito nesse sentido). No havendo manifestao expressa do Chefe do Executivo nesse lapso, verifica-se a sano tcita.
40

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

O veto pode ser: total (recair sobre todo o projeto) parcial (atingir o texto de um artigo, de um pargrafo, de um inciso ou de uma alnea). No cabe veto parcial sobre uma palavra ou grupo de palavras, fato que muitas vezes alterava completamente o sentido do projeto. A parte no vetada promulgada, publicada e posta em vigor.
O veto, total ou parcial: comunicado em 48 horas ao Presidente do Senado, a contar de seu recebimento pelo Presidente do Senado Federal (que tambm Presidente do Congresso Nacional) 30 dias o veto ser apreciado em sesso conjunta da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, considerando-se derrubado (rejeitado) caso a maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional (o primeiro nmero inteiro acima da metade de todos os membros de cada uma das Casas), em escrutnio secreto, votar contra ele. O veto, portanto, relativo (supervel) e no absoluto, pois pode ser derrubado pelo Poder Legislativo.

41

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

Obs.: Mesmo nas sesses conjuntas do Congresso Nacional, deputados e senadores votam separadamente.
Caso no seja votado em 30 dias, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, com prejuzo de outros assuntos (art. 66, 6., da Constituio Federal), exceto da medida provisria. Se o veto no for mantido, ser o projeto enviado, para promulgao, ao Presidente da Repblica. Se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da Repblica, nos casos de sano tcita ou veto no mantido, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Vice-Presidente do Senado faz-lo. CUIDADO: A matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

42

Professora Amanda Almozara

Direito Constitucional

A promulgao, segundo PONTES DE MIRANDA, constitui mera atestao da existncia da lei. Atesta que a lei perfeita e acabada executvel (observada a vacatio legis) e obrigatria.
Conforme leciona ALEXANDRE DE MORAES, citando os ensinamentos de JOS AFONSO DA SILVA, MICHEL TEMER, MANOEL GONALVES FERREIRA FILHO e PONTES DE MIRANDA, (...) o projeto de lei torna-se lei, ou com a sano presidencial, ou mesmo com a derrubada do veto por parte do Congresso Nacional, uma vez que a promulgao refere-se prpria lei. Encerra-se aqui a fase constitutiva do processo legislativo. A promulgao e a publicao integram a fase complementar do processo legislativo, sendo que o 7. do art. 66 da Constituio Federal refere-se promulgao de lei e no promulgao de projeto de lei (conforme bem observa PEDRO LENZA). Aps a promulgao, deve seguir-se a publicao da lei. Pela publicao, leva-se ao conhecimento do povo a existncia da lei. Compete a publicao autoridade que promulga o ato. A publicao condio para que a lei se torne exigvel, obrigatria. feita pelo Dirio Oficial (da Unio, se lei federal).
43

Professora Amanda Almozara

You might also like