You are on page 1of 49

Aula 06 Patologia das estruturas

Prof. MSc. Deyse Macdo

ATAQUE POR CLORETOS

Levantamento da incidncia de corroso estruturas de concreto armado

Levantamento da incidncia de corroso principais causas

Limite de cloretos aceitveis

Processo corrosivo conceitos


Corroso: interao destrutiva de um material com o ambiente, entendida como o inverso do processo metalrgico transformao de um metal em on metlico.
Corroso qumica: o metal reage com o meio de forma homognea, em toda a sua superfcie, no havendo gerao de correntes eltricas;

Corroso eletroqumica: em geral localizada, resultado da formao de uma pilha ou clula de corroso.

Mecanismo da clula de corroso

JUST,2008

Reaes qumicas envolvidas


nodo: Fe Fe2+ + 2eCtodo: H2O + 0,5 O2 + 2e- 2OHEletrlito: Fe2+ + 2OH- Fe(OH)2

b) Para [Cl-]/[OH-] > 1 , tem-se lepiudocrocita, goetita; c) Para 1 < {Cl-]/{OH-] < 2,5, tem-se magnetita; d) Para [Cl-]/[OH-] > 4, tem-se akaganeita ;

Fe FeO Fe3O4 Fe3O3 Fe(OH)2 Fe(OH)3 Fe(OH)3, 3H2O 0 1 2 3 4 5 6 Volume (cm3) 7

Perfil tpico de concentrao dos superfcie, onde predomina a absoro, a cloretos no cobrimento do concreto. Nota-se que na cloretos concentrao vai aumentando com a profundidade devido ao ao longo do cobrimento, em um concreto da lixiviao por guas pluviais que carreiam as solues com cloreto. A externa contaminado por impregnaopartir da zona de difuso a concentrao de cloretos vai diminuindo com a profundidade. de solues ricas em cloretos.
% em relao massa do cimento 4 Profundidade de anlise 3
Armadura

CASCUDO (1997) apresenta um diagrama (FIG. 40) um perfil tpico da concentrao de

0,4%

Teor crtico de cloretos

0 0 10 20 30 40 50 Espessura de cobrimento (mm) 60

FIGURA 40 Perfil tpico 45 concentrao dos cloretos ao longo do cobrimento, em um concreto Fonte: CASCUDO, 1997, p. de contaminado por impregnao externa de solues ricas em cloretos.

81

Esquema de variao do teor de cloretos Para Hausmann 1967 (citado por HELENE, 1986, p.16 e EMMONS, 1993, em funo, da qualidade do concreto e p.12) concentraes umidadede cloreto iguais ou superiores(CEB-FIB, Bulletin em gua do ambiente a 700 mg/l despassivam o ao imerso
10

de cal (pH=12,5), alm de diminurem a resistividade do concreto.

183, 1992)

FIGURA 41 Esquema de variao do teor de cloretos em funo da qualidade do concreto e umidade do ambiente (CEB-FIB, Bulletin 183, 1992)

Fonte: FIGUEREDO, 2005, p. 844

Formas em que os cloretos se apresentam:


parte dos cloretos fica ligada ao aluminato triclcico (C3A) e forma principalmente, o cloroaluminato de clcio, conhecido por sal de Friedel (C3A.CaCl2.10H20), incorporando-se s fases slidas do cimento hidratado;

outra poro adsorvida na superfcie dos poros;

uma terceira parte dissolvida na fase aquosa dos poros, formando os cloretos livres que so perigosos.

Tipos de corroso
Generalizada;

Localizada:

por pite

fissurante

Passivao
Resistncia corroso proporcionada por uma pelcula de xido estvel e aderente formado na superfcie do metal (HELENE, 1995) pH = 12 a 13.

Fonte: Just, 2008

defendem a adoo do modelo proposto por Tuutti (FIG. 37). Podemos cita

(1997), SILVA (1995), ANDRADE (1992), FORTES (1995). Tuutti divid o agente agressivo Modelo de alcanar a til - tuutti vida armadura e despassiv-la; desenvolvimento da corroso at um limite inaceitvel.
Grau mximo aceitvel de corroso

corrosivo em duas fases: iniciao e propagao. A iniciao vai da execuo da a propagao

Grau de corroso

CO2 , CLIniciao Propagao Tempo

Tempo antes de reparar

FIGURA 36 Modelo de vida til de tuutti

Possveis causas
Presena de quantidade suficiente de ons cloreto: penetram e destroem o filme protetor de xido, podendo advir do meio externo (ambiente salino) ou interno (agregado contaminado);

Reduo da alcalinidade do concreto: devido s reaes de carbonatao ou penetrao de substncias cidas.

Ataques por ons cloreto


Despassivao por meio de penetrao no filme protetor mesmo com pH alcalino;

Formao de pites de corroso;

Mecanismos de transporte: Absoro capilar Difuso inica Permeabilidade Migrao inica

Reaes por carbonatao

Perodo de propagao
Eletrlito: fase lquida contida nos poros, por onde ocorre o movimento inico para formao da pilha de corroso;

Diferena de potencial (ddp): responsvel pelo movimento de ons do nodo para o ctodo, com origem em solicitaes mecnicas, diferena na composio qumica e na compacidade do concreto, concentrao salina diferencial etc;

Oxignio: essencial para a formao da ferrugem (xido de ferro), devendo estar no estado dissolvido para ser consumido na reao catdica.

Exemplo patologia nas estruturas de concreto devido ao processo corrosivo

Causas da corroso e danos ocasionados


A porosidade do concreto, a existncia de trincas e a deficincia no cobrimento fazem com que a armao seja atingida por elementos agressivos, acarretando, desta maneira, a sua oxidao;

A parte oxidada aumenta o seu volume em cerca de aproximadamente 8 vezes e a fora da expanso expele o concreto do cobrimento, expondo totalmente a armadura ao agressiva do meio. A continuidade desse fenmeno acarreta a total destruio da armao.

Exemplos tpicos de corroso das armaduras


Face do comprometida pilar Efeito de canto

Representacao esquematica das patologias tipicas observadas em vigas comum se observarmos nas bordas das fissuras manchas de colorao marrom-avermelhadas de concreto armado causadas pelos produtos da corroso. afetadas por corrosao.
desplacamento compromete o monolitismo estrutural oferecido pela aderncia ao/concreto. HUSNI (2003) associa o grau de fissurao ao % de variao de volume apresentado pelo ao (FIG. 67.)

A evoluo dessas fissuras implica em desplacamentos do concreto de cobertura. Esse

Fissuras paralelas na direo das barras principais

Fissuras paralelas as barras principais e estribos

Resplacamento da cobertura de concreto e armadura exposta

2%

2%

5%

5%

FIGURA 67 Representao esquemtica das patologias tpicas observadas em vigas de concreto armado afetadas por corroso. p.46 Fonte: HUSNI , 2003, Fonte: HUSNI , 2003, p.46

TIPOS DE RECUPERAO
Recuperao: Proteo Fsica da Armadura, podendo ser de carter fsico ou orgnico.

Galvanizao; Resinas Epxi; Inibidores; Proteo Catdica Galvnica; Proteo Catdica por Corrente; Re-alcalinizao; Extrao de Cloretos;

Estudo de caso
fonte: medeiros, Tchne

Caso 01
Observou-se fissurao e destacamento de concreto dos pilares de borda de condomnio residencial, que comprometia a segurana dos usurios e pedestres. Essa manifestao patolgica ocorreu na etapa de uso do edifcio.

a) Levante as possveis causas e solues para o problema em questo.

Sintomatologia

Fissurao e destacamento

Passo a passo
O incio do reparo acontece com o corte da rea afetada e a escarificao do concreto, processo que remove o material solto, de baixa resistncia, resultante da corroso das armaduras.

Depois da limpeza dos resduos resultantes da escarificao e do lixamento das armaduras, realiza-se a saturao do substrato com gua potvel e pulverizador, de forma a manter a superfcie na condio "saturado com superfcie seca", ideal para o recebimento e adeso da argamassa de reparo

A partir da aplica-se uma argamassa cimentcia tixotrpica, modificada com polmeros e, preferencialmente, reforada com fibras, que recebe depois o acabamento com desempenadeira de madeira.

Ateno - Uma manta de cura molhada com gua aplicada sobre a argamassa, para manter a umidade ao longo de sete dias, evitando a evaporao da gua de amassamento e a conseqente fissurao.

Preveno - Corroso nas Armaduras de Concreto Armado


Na estratgia de projeto deve-se considerar medidas que preservem e protejam a estrutura contra a deteriorao prematura. Escolha apropriada da forma estrutural dos elementos; Determinao da composio do concreto; Definio da qualidade do concreto e da espessura de cobrimento; Detalhamento adequado das armaduras; Limitao da abertura nominal das fissuras; Medidas especiais para ambientes agressivos; Procedimentos de inspeo e manuteno durante o uso da estrutura; Considerao de aspectos relativos a execuo.

Metodologia recuperao

de

Informaes bsicas
Locao, tamanho, tipo e idade da estrutura.Qualquer detalhe de projeto ou construo que no seja usual.

Condies de exposio ao meio ambiente, tais como variaes de temperatura e de umidade relativa, chuvas e sua drenagem,impermeabilizao, ambiente marinho ou industrial.

Sobre as armaduras, se protendidas, se protegidas, cobrimento, detalhamento.

Histrico de recuperaes e reforos, manuteno,presena de sistemas de proteo anticorrosiva.

Pontos averiguados antes da recuperao


Informaes sobre condies da estrutura e do meio ambiente; Levantamento eletroqumico e fsico dos dados da estrutura e do meio ambiente; Anlise destes dados, estabelecendo modelos de

deteriorao;
Identificar opes viveis de recuperao da estrutura; Projetar e detalhar tais solues; Especificar materiais e procedimentos para recuperao.

Principais exames a serem realizados


Inspeo visual detalhada dos locais manchados, fissurados e desplacados com registro fotogrfico; Percusso na estrutura; Anlise e quantificao de ons cloreto e sulfato; Resistncia compresso estimada do elemento estrutural; Estimativa da frente de carbonatao; Verificao da continuidade eltrica e sua reposio; Umidade do concreto e correspondente resistividade; Mapeamento do potencial eletroqumico das armaduras; Medio da velocidade de corroso; Medio da perda de seo transversal das armaduras corrodas.

Medidor de potenciais

Proteo catdica preventiva

Corroso em fundaes como evitar???

Proteo Catdica x Proteo por Barreira

Neste pilar de edificao, h contaminao generalizada por ons cloretos, motivada pelas sucessivas lavagens com cido muritico. A soluo foi pela utilizao de proteo catdica com corrente galvnica.

Como aplicar anodos de sacrifcio

AS ESTAES PERMANENTES PARA TESTES APS A PROTEO CATDICA

Caso 02

Prdio situado entre duas ruas de grande movimento de veculos, regio metropolitana de Porto Alegre, rea considerada tipicamente urbana distante aproximadamente 100m do rio Guaba. Com base nos registros fotogrficos, em anexo e histrico descrito. Indique o que poderia ser considerado como medida corretiva da manifestao apresentada e as possveis medidas preventivas?

Corroso generalizada dos pilares

Corroso dos pilares

Fissuras verticais, formadas ao longo da barra de canto da armadura do pilar, devido ao processo expansivo do metal.

Desplacamento do cobrimento

Pilares com estribos parcialmente rompidos e armaduras longitudinais soltas

Corroso generalizada

You might also like