You are on page 1of 11

NUTRIO HUMANA

Tema: Vitamina: B5 B6 B9 B12

Grupo: Alessandra - Ariely - Daffiny- Sarah Patrcia- DiulVanda

Vitamina

A vitamina B12, tambm chamada de Cobalamina, atua na preveno e no combate da anemia sendo encontrada principalmente em alimentos de origem animal e nos alimentos enriquecidos com vitamina B12.

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina B12 so: Levedo de cerveja Iogurte Cereais integrais enriquecidos (os alimentos de origem vegetal no contm a vitamina B12) Leite Batata Peixes (atum, truta, bacalhau e salmo) Ovos Carnes e geral (suna, bovina e de aves)

A carncia de vitamina B12 comum em casos de anemia perniciosa, sndrome de m absoro, hipotiroidismo, baixa produo de cido clordrico pelo estmago e em pessoas com dietas estritamente vegetarianas.

Mais da metade dos idosos brasileiros apresentam carncia de vitamina

Sente-se cansado, desmemoriado, irritado, fraco e est com problemas de concentrao? Dorme cansado e acorda mais cansado ainda? Voc pode estar com falta de vitamina B12.

Para que serve a vitamina B12


A vitamina B12 serve para manter as clulas vermelhas e nervosas do sangue saudveis e tambm ajuda no metabolismo da gordura. Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12 para evitar a anemia perniciosa e outras complicaes como o derrame cerebral e as doenas cardacas. A vitamina B12 pode ser encontrada em forma de comprimidos, xarope ou injetvel.

Excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12 no organismo pode provocar pequenas alteraes no bao, alterao dos linfcitos e aumento dos linfcitos, mas isto no muito comum pois a vitamina B12 bem tolerada pelo organismo. Contudo isto pode ocorrer caso o indivduo tome suplementos de vitamina B12 sem o acompanhamento mdico.

Excesso de vitaminas pode prejudicar e sobrecarregar rgos

Quais so algumas boas fontes de Vitamina B12? A vitamina B12 encontra-se naturalmente s em produtos de origem animal. Carnes, aves e pescado Ovos Produtos lcteos, como queijos, leite

Enzima da vitamina B6 ajuda a prevenir o cncer de clon


Enzima contida na vitamina B6, o fosfato de piridoxal parece ter um papel benfico na preveno do cncer de clon. A vitamina B6 encontrada nos cereais, na carne, no frango e no peixe, bem como em algumas frutas, como banana e abacate. Nos Estados Unidos, de acordo com o Jama, 20% dos homens e 40% das mulheres com mais de 50 anos tm carncia de vitamina B6.

Funes:
A principal funo metablica da vitamina B6 como

coenzima. Tem um papel importante no metabolismo das protenas, hidratos de carbono e lpidos; as suas principais funes so: a produo de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores; a formao do cido nicotnico da vitamina; a decomposio do glicognio; o metabolismo dos aminocidos

Fonte de Vitamina B6: Imunidade celular, diurtico, liberao de glicognio heptico e muscular. Faz o equilbrio do sdio e potssio no organismo. Intervm nos processos de crescimento dos tecidos. Ajuda na formao dos anticorpos. Reduzem cibras e dormncia nas pernas e nas mos, espasmos musculares noturnos.

A piridoxina (tambm conhecida como vitamina B6) favorece a respirao das clulas e ajuda no metabolismo das protenas. absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outras do complexo no totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente, nos msculos. Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminocidos, sendo importante para um crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para a converso deste em niacina. Isto mostra a ligao que essas vitaminas tem umas com as outras. A deficincia dessa vitamina relativamente rara, no entanto, alguns medicamentos co a isoniazida, diminuem as concentraes plasmticas da piridoxina. Pessoas com quadro de alcoolismo e mulheres grvidas que apresentam pr-eclmsia eclmpsia,podem apresentar deficincia dessa vitamina. Estudos feitos, ainda no comprovaram, totalmente, sua eficincia na tenso prmenstrual. Na falta da Vitamina B6 pode ocorrer: dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e n lngua, nusea e nervosismo.

You might also like