You are on page 1of 26

O surgimento da sociologia

A Sociologia uma cincia que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivduos em associaes, grupos e instituies. Enquanto que o indivduo isolado estudado pela Psicologia e a Antropologia. A Sociologia estuda os fenmenos que ocorrem quando vrios indivduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.

A Sociologia interessa-se pelo comportamento das pessoas enquanto seres sociais; a vida social dos humanos. Vai estudar desde o contato de indivduos annimos em uma rua at o processo global de socializao (globalizao).

O surgimento da sociologia
A Sociologia surgiu como uma disciplina no sculo XIX, na forma de uma resposta acadmica para um desafio de modernidade: se o mundo est ficando menor e mais integrado, a experincia de pessoas do mundo crescentemente atomizada e dispersada. Socilogos no s esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas tambm desenvolver um "antdoto" para a desintegrao social. Hoje os socilogos pesquisam macroestruturas inerentes organizao da sociedade, como raa ou etnicidade, classe e gnero, alm de instituies como a famlia; processos sociais que representam divergncia, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divrcio. E pesquisam os microprocessos como relaes interpessoais.

O surgimento da sociologia
Socilogos confiam frequentemente em mtodos quantitativos de pesquisa social (como a estatstica) para descrever padres generalizados nas relaes sociais, e para desenvolver modelos que possam ajudar a predizer mudanas sociais e como as pessoas respondero a essas mudanas. Mas para algumas reas da Sociologia (e para alguns socilogos) acredita-se que mtodos qualitativos como entrevistas dirigidas, discusses em grupo e mtodos etnogrficos permitam um melhor entendimento dos processos sociais.

O surgimento da sociologia
Uma abordagem mediana apropriada que ambos os mtodos so complementares, do que se conclui que cada mtodo pode complementar os resultados do outro. Por exemplo, os mtodos quantitativos podem descrever os padres grandes ou gerais, enquanto as aproximaes qualitativas podem ajudar entender como os indivduos entendem ou respondem a essas mudanas.

O surgimento da sociologia
Histria: A Sociologia um estudo relativamente novo entre outras Cincias Sociais, como a Economia, a Cincia Poltica, a Antropologia e a Psicologia. O termo Sociologie foi cunhado por Auguste Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem inclusive a Histria, a Psicologia e a Economia.

Seu esquema sociolgico era tipicamente positivista, (corrente que teve grande fora no sculo XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases histricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os remdios para os problemas de ordem social.

O surgimento da sociologia
No fim, a Sociologia no substituiu as outras cincias sociais, mas veio a ser outra entre elas, com suas prprias nfases particulares em relao a tpicos e mtodos de estudo. Hoje, a Sociologia estuda as organizaes da humanidade e as instituies sociais, em grande parte por um mtodo comparativo. Concentrou-se particularmente na organizao de sociedades industriais complexas.

O surgimento da sociologia
A cincia da sociologia: Ainda que a sociologia tenha emergido em grande parte da convico de Comte de que ela eventualmente suprimiria todas as outras reas do conhecimento cientfico, hoje ela mais uma entre as cincias. Pelo contrrio, a sociologia passou a ser identificada com outras cincias sociais (i.e., psicologia, economia, etc.). Atualmente, ela estuda organizaes humanas, instituies sociais e suas interaes sociais, aplicando mormente o mtodo comparativo. Esta disciplina tem se concentrado particularmente em organizaes complexas de sociedades industriais.

O surgimento da sociologia
reas de estudo em Sociologia: Os socilogos estudam uma variedade muito grande de assuntos. Segue uma pequena lista de reas e tpicos de estudo na Sociologia Demografia social, Micro-sociologia, Sociologia Ambiental, Sociologia da cultura, Sociologia econmica, desenvolvimento econmico, Sociologia Industrial, Sociologia Mdica, Sociologia Poltica, Sociologia da Religio, Rural, do Trabalho, Urbana, Leituras em sociologia, do Esporte e Lazer, da Educao Fsica.

O surgimento da sociologia
Comparao com outras Cincias Sociais: No comeo do sculo XX, socilogos e antroplogos que conduziam estudos sobre sociedades no-industrializadas ofereceram contribuies Antropologia. Deve ser notado, entretanto, que mesmo a Antropologia faz pesquisa em sociedades industrializadas; a diferena entre Sociologia e Antropologia tem mais a ver com os problemas tericos colocados e os mtodos de pesquisa do que com os objetos de estudo.

O surgimento da sociologia
A Etnologia, por sua vez, o estudo sociolgico das sociedades primitivas, e nesse aspecto se aproxima da Sociologia. Quanto a Psicologia social, alm de se interessar mais pelos comportamentos do que pelas estruturas sociais, ela se preocupa tambm com as motivaes exteriores que levam o indivduo a agir de uma forma ou de outra. J o enfoque da Sociologia na ao dos grupos, na ao geral.
J a Economia diferencia-se da Sociologia por estudar apenas um aspecto da integrao social, aquele que se refere a produo e troca de mercadorias. Nesse aspecto, como mostrado por Karl Marx e outros, a pesquisa em Economia freqentemente influenciada por teorias sociolgicas.

O surgimento da sociologia
Por fim, a Filosofia social procura generalizar as explicaes e procedimentos observados na sociedade, tentando construir uma teoria que possa explicar inclusive as varincias no comportamento social; a Sociologia, por sua vez, mais especfica no tempo e no espao. Apesar de ainda estar em uma fase de desenvolvimento, principalmente terico, a sociologia do Esporte, Lazer e Educao Fsica, entrou na agenda de estudos da sociologia influenciada pelos aspectos emprico.

O surgimento da sociologia
O Esporte, por exemplo, uma grande instituio social mobilizadora e aglutinadora de diversas sujeitos no Brasil e no mundo. Estes sujeitos so oriundos de culturas especficas e vivenciam problemas sociais e econmicos singulares provocando o interesse de diversos profissionais da Educao Fsica e do Esporte (no s), quanto a esta temtica.

O surgimento da sociologia
ORIGEM: Plato e Aristteles que primeiro trataram as questes humanas de forma sistemtica e independente da religio. Santo Agostinho que apresentou idias e anlises para as concepes jurdicas e sociolgicas modernas. So Toms de Aquino retomou idias do pensador helnico Aristteles sobre as relaes inter-humanas, mas sem se afastar da orientao crist.

No perodo da Renascena, as obras propunham normas que entrosassem poltica e economia, como Utopia, de Thomas Morus.

O surgimento da sociologia
Uma das tradies da sociologia que se comprometeu com a defesa da ordem instalada pelo capitalismo, teve no pensamento conservador uma rica fonte de inspirao para formular os seus principais conceitos explicativos da realidade (p.36). Estes, outrora chamados profetas do passado, construram suas obras contra os iluministas.

No sculo XVII, Montesquiel, Humer, Adam smith e Rousseau elaboraram grandes obras de grande valor no campo da poltica, economia e sociologia. Tais pensadores se inspiravam no pensamento, na sociedade feudal e na sua organizao hierrquica e estvel.

O surgimento da sociologia
DESENVOLVIMENTO: No desenvolvimento da sociologia existiam os grandes estudiosos como, mile Durkheim, Ferdinand Tonnies, Gabriel Tarde, Charles H. Cooley, Georg Simmel, Max Weber, Vilfredo Pareto, Piritim A. Sorokin, Talcott Parsons e Robert K Merton. poca de grandes obras criadas por esse autores citados a cima, analisando atravs dessas obras estudos sociolgicos, metodolgicos, psquicos, as mudanas sociais, independncia, condutas e elementos culturais.

O surgimento da sociologia
A SOCIOLOGIA BRASILEIRA: A sociologia brasileira comeou a ganhar identidade no incio da dcada de 1930, com a publicao de trabalhos como Casa grande e senzala, de Gilberto Freyre, e Formao do Brasil contemporneo (Colnia), de Caio Prado Jr. Esses livros coincidiram com o incio dos primeiros cursos de Cincias Sociais nas principais universidades do Rio de Janeiro e So Paulo. Graas a especialistas estrangeiros foram publicadas, nestas universidades, obras de sistematizao terica que permitiram o nascimento de uma gerao de socilogos formada dentro do pas.

O surgimento da sociologia
Neste contexto, comeou a se destacar a obra de Florestan Fernandes, na qual a preocupao com a interpretao do fato social tinha mais relevncia do que, apenas, sua descrio. Na dcada de 1960, a sociologia brasileira conheceu sua idade de ouro. Neste perodo, pensadores de formao marxista influenciaram fortemente a produo intelectual nacional. Entre estes pensadores est Fernando Henrique Cardoso, que j foi nosso presidente da Repblica. No final da dcada de 1980, a falncia, na prtica, da ideologia socialista gerou uma crise no pensamento sociolgico brasileiro.

O surgimento da sociologia
Para substituir as proposies perdidas e responder as novas perguntas da sociedade contempornea, os pensadores resgataram os autores clssicos da sociologia mundial, como o francs mile Durkheim e o alemo Max Weber. Nessa nova gerao, destacam-se os trabalhos de Renato Ortiz, no campo da cultura, e de Ricardo Antunes, no campo das relaes trabalhistas. A SOCIOLOGIA LATINO- AMERICANA: A sociologia dentro da Amrica latina visava questes existentes e caractersticas das sociedades subdesenvolvidas, conhecidas como pases do terceiro mundo, que ainda estavam em desenvolvimento.

O surgimento da sociologia
Para Burke (1729-1797), Maistre (1754-1821) Bonald (17541840), era importante o resgate das instituies feudais: a religiosa, monrquica e aristocrtica, que estavam sendo desmoronadas. Segundo os conservadores, a sociedade moderna encontrava-se em declnio.
As idias dos conservadores se estabeleceriam enquanto um ponto de referncia para os pioneiros da sociologia, estes, interessados na preservao da nova ordem econmica e poltica que estava sendo implantada nas sociedades europias ao final do sculo passado.(p.39)

O surgimento da sociologia
Destacam-se Saint-Simon, Augusto Comte e Emile Durkheim, em que as idias dos conservadores provocariam grande influncia. Saint-Simon saudado como um autor de idias positivistas (Durkheim) e de idias socialistas (Engels). A unio dos industriais com os homens da cincia, formando a elite da sociedade e conduzindo os seus rumos, era a fora capaz de trazer ordem e harmonia emergente sociedade industrial.

O surgimento da sociologia
Para alguns, a nova cincia deveria descobrir as leis do progresso e do desenvolvimento social. Acreditavam que a melhoria das condies de vida dos trabalhadores deveria ser iniciativa das elites formada pelos industriais e cientistas.

O surgimento da sociologia
Comte (1798-1857), pensador menos original, porm mais sistemtico, foi durante certo perodo seu secretrio particular. Comte defende sem ambigidade as idias conservadoras. Segundo Comte as sociedades europias se encontravam em um estado profundo de caos. Em seus trabalhos, sociologia e positivismo aparecem intimamente ligados, uma vez que a criao desta cincia marcaria o triunfo final do positivismo no pensamento humano. Para Comte a sociologia o coroamento da evoluo do conhecimento cientifico. Para este autor um dos pontos altos da sociologia era a reconciliao entre ordem e o progresso.

O surgimento da sociologia
Durkheim (1858-1917), tambm vai se preocupar com a questo da ordem social e com o estabelecimento do objeto da sociologia, assim como o seu mtodo de investigao. atravs deste autor que a sociologia ganha espao no mundo acadmico. Uma de suas preocupaes, relaciona-se a responder as formulaes das teorias socialistas em expanso. A sociologia deveria se preocupar com os fatos sociais que se apresentavam aos indivduos como exteriores e coercitivos. Para este autor, a educao dever repassar as geraes futuras, os costumes, as crenas religiosas e o sistema financeiro. (p.49) A sociologia positivista deveria analisar a sociedade da mesma forma que os fenmenos da natureza.

O surgimento da sociologia
Merton e Parsons so os responsveis pelo desenvolvimento do funcionalismo moderno e pela integrao da contribuio de Durkheim ao pensamento sociolgico contemporneo. O pensamento socialista por sua vez realizar uma crtica radical a esse tipo histrico de sociedade colocando em evidencias os seus antagonismos e contradies (p.51)

a partir de sua perspectiva terica que e a sociedade capitalista passa a ser analisada.

O surgimento da sociologia
A formao e o desenvolvimento do conhecimento sociolgico crtico e negador da sociedade capitalista, liga-se a Marx (1818-1883) e Engels (1920-1903). A rigor estes pensadores no se encontram interessados em fundar a sociologia como disciplina especfica. A formao terica do socialismo marxista constitui uma complexa operao intelectual onde se articulam trs ramos do saber, quais sejam: o socialismo, a dialtica e a economia poltica. O socialismo utpico ou pr-marxista constitua uma clara reao nova realidade implantada pelo capitalismo, principalmente em relao ao processo de explorao. Este tipo de socialismo tambm criticado por Marx e Engels.

O surgimento da sociologia
Existem quatro socilogos considerados os principais precursores da sociologia: Henri de Saint-Simom. Pierre-Joseph Proudhon. August Comte. Herbert Spencer. H trs pensadores que so considerados clssicos da sociologia: mile Durkheim. Max Weber. Karl Marx.

You might also like