You are on page 1of 22

CENTRO DE EDUCAO POPULAR PAULO FREIRE EJAI/SME/LINS/SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO


CENTRO DE EDUCAO POPULAR PAULO FREIRE Curso de Educao de Jovens Adultos e Idosos.

S DESPERTA PAIXO DE APRENDER, QUEM TEM PAIXO DE ENSINAR.


O Centro de Educao Popular Paulo Freire foi inaugurado no dia 24 de abril de 2003 com a presena de Lutgardes Freire filho do Ilustre Educador Paulo Freire, o mentor da educao para a conscincia. O mais clebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transform-lo A histria do C.E.P. Paulo Freire est alicerada com muito trabalho e tem rompido muitos obstculos e quebrando paradigmas, sempre com a certeza do caminhar para a mudana do olhar de toda uma sociedade. uma escola que no nega o passado e nem mesmo as pessoas que fizeram parte dele. Em sua Proposta Pedaggica a escola mantm como eixo de sua pedagogia as razes filosficas do iderio Popular e Freireano.

No Posso continuar sendo humano se fao desaparecer em mim a esperana

Sou professor a favor da esperana que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha prpria prtica, boniteza que dela some se no cuido do saber que devo ensinar, se no brigo por este saber, se no luto pelas condies materiais necessrias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de j no ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas no desiste. (fotos 7 e 8)
"PAULO FREIRE, Pedagogia da Autonomia.

Ser Diferente um Direito

De acordo com a legislao vigente, o Centro de Educao Popular Paulo Freire vem desempenhando seu papel com brilhantismo dentro da perspectiva inclusiva. Oferece oportunidades educacionais a todos, independente de fatores sociais, econmicos ou emocionais. A escola funciona na modalidade de Educao de Jovens e Adultos e Idosos e trabalha com a incluso de pessoas com deficincias, visando sempre igualdade, dignidade, a aprendizagem e a insero no mercado de trabalho. O trabalho pedaggico, nas salas de aula, diversificado respeitando o ritmo e a individualidade de cada aluno. O professor regente da classe tem o apoio de um tutor(s) na medida da especificidade de cada aluno. Alguns alunos recebem o atendimento especializado em sala de recurso na prpria unidade escolar em horrio inverso ao perodo formal de aula. Todos os trabalhos so orientados e supervisionados pelo NCLEO DE APOIO INTEGRADO AO A.E.E "Prof Elizabeth Guedes Chinali" do Sistema Municipal de Educao de Lins. A Relao Dialgica Problematizadora orientaram a Incluso no CEP Paulo Freire. O dilogo envolve as pessoas, contextualizando os problemas, criando estratgias para solucion-los. (Freire (1987, p.24). Temos como caractersticas: responsabilidades assumidas em conjunto, valorizao e mobilizao da equipe pedaggica e administrativa, compartilhamento constante e comunicao aberta para disseminao de informaes. Dentre estes indicadores nossos currculos so flexveis, abertos e comprometidos com o atendimento s necessidades educacionais de cada aluno. Alm disso, oportuniza igualdade de condies e direitos, ainda que apresentem diferenas sociais, culturais e pessoais.

Sabedoria no tem prazo de validade.


A presena marcante dos Idosos no Centro de Educao Popular Paulo Freire
Dizia Paulo Freire, em relao ao adulto, que se deve compreend-lo, a partir do significado de sujeito Pois, a educao faz parte do existir humano.. neste sentido que, para homens e mulheres estar no mundo necessariamente significa estar com os outros. (FREIRE, 1997)

No que se refere aos idosos, na rea da educao, por exemplo, 49% da populao idosa no Pas analfabeta funcional, ou seja, l e escreve, mas tem dificuldades de compreenso. Na sua quase totalidade, as pessoas idosas buscam a escola no s para a ampliao de seus conhecimentos, mas tambm como uma oportunidade de convvio social e de identidade pessoal. neste contexto que buscamos entender o que leva, por exemplo, um senhor(a) de mais 70 anos a frequentar os bancos escolares. Tomando como eixo a pedagogia Freiriana, a alfabetizao entendida como um processo que se inicia e desenvolve durante toda a vida do indivduo e seu grupo. Neste sentido, destacamos alguns elementos bsicos para a formao de uma rede solidria de educao, tais como: cooperao, comunho, comunicao, relao dialtica, tecnologia-social, economia solidria, bens culturais, histria oral, direitos humanos, diversidade, autonomia e interdependncia. Enganam-se os que pensam que as novas tecnologias superam os saberes antigos de nossos antepassados. Sabedoria no tem prazo de validade

Buscamos criar uma escola que apaixonadamente diz sim a VIDA. Aprender para ns construir, reconstruir, constatar para mudar, o que no se faz sem abertura ao risco e aventura do esprito. Uma escola definitivamente, portal de partida e de chegada para uma realidade menos cruel e uma sociedade mais justa para os Jovens, Adultos e Idosos que a ns confiarem seu recaminho por uma escolarizao efetivamente comprometida com o crescimento individual e o bem comum

"A alegria no chega apenas no encontro do achado, mas faz parte

do processo da busca. E ensinar e aprender no pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. ... As pessoas se libertam em comunho. (Paulo Freire)

Salete Elias da Silva Castro


Diretor de Escola do Centro de Educao Popular Paulo Freire. SME/Lins/SP

Pedagoga Especialista em Polticas Inclusivas na Educao


Fones: (14) 81337933/ 97025910 Email: salletelias@hotmail.com cep.paulofreire@hotmail.com

You might also like