You are on page 1of 23

MOTIVAO, AFETIVIDADE E COGNIO. AES MEDIADORAS DA APRENDIZAGEM.

Por Tnia Joceli Valesko dos Santos Orientador: Professor Mestre Marcelo Raymundo

OBJETIVOS
GERAL Conscientizar e desempenhar uma postura adequada no relacionamento do Professor e Pedagogo diante do trabalho com o aluno interligando a afetividade, motivao e cognio para a construo de uma aprendizagem coerente.

ESPECFICOS
Pontuar o atendimento do professor ou Pedagogo diante do aluno mostrando algumas atitudes e virtudes importantes; Expor e promover o trabalho alinhando os quesitos motivao, afetividade e cognio; Definir a importncia do papel mediador do Professor e Pedagogo com o aluno.

CAPITULO 1 MOTIVAO, AFETIVIDADE E COGNIO NA GRCIA CLSSICA.

Praticar o bem; Virtudes: E a primeira delas ser humilde com seus conhecimentos; Tambm se auto-conhecer para entender como aprimorar seus ensinamentos; No ser arrogante e prepotente como o conhecimento que tem.

CAPITULO 2 - A IMPORTNCIA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Escola desenvolve a existncia do ser; Ambiente de compartilhamento de informaes; Professor e alunos constroem conhecimentos juntos; Sentimentos que valorizem e alimentem a harmonia da sala de aula; Compromisso social de ensinar a pensar certo.

CAPTULO 3- O EDUCADOR DIANTE DA APRENDIZAGEM.

Iami Tiba (Tiba 1999, p.127) prope: O professor precisa provocar captar a ateno dos alunos para o que ele est falando. O que a gente v no esquece (...) uma vivncia jamais se apaga.

Professor pode:
Empregar o bom humor; Movimentao cnica; No fazer uma simples transferncia de contedo; Tornar a aula uma experincia de vida.

CAPITULO 4 A AFETIVIDADE

Paulo freire (1979, p.29) explica: No h educao sem amor. Amizade tem um papel fundamental; Temos que estar preocupados com seu interior; No podemos ser individualistas e fazer da aprendizagem algo mecnico.

O dilogo essencial, bem como a harmonia e parceria. Freire coloca esse contexto do seguinte modo (1996, p.141): A afetividade no se acha excluda da cognoscibilidade.

CAPITULO 5 MOTIVAO

Necessitamos da presena marcante do outro para completar informaes significativas no seu processamento cognitivo. Tiba nos prope deste modo (1999, p.122): professor precisa despertar no aluno a funo de discpulo, cativ-lo para que ache interessante o tpico que est sendo estudado.

Existem as variveis da motivao. De acordo com Bock (1998, p.121) so eles: O ambiente. As foras internas do individuo, como necessidade, desejo, vontade, interesse, impulso, instinto. O objeto que atra o individuo por ser fonte de satisfao da fora interna que o mobiliza.

CAPITULO 6 COGNIO

Bock (1998, p.117): O cognitivismo est, pois, preocupado com o processo de compreenso, transformao, armazenamento e utilizao das informaes, no plano da cognio.

CAPITULO 6.1 APRENDIZAGEM

Quando obtemos uma significao cognitiva, por meio de descobertas, investigaes e perguntas estando participando de modo integrado na aprendizagem.

Homem tem estruturas biolgicas; Herda o funcionamento intelectual; Interage com o ambiente que leva a construo de um conjunto de significados; A interao do sujeito com o ambiente permitir a organizao desses significados em estruturas cognitivas;

Durante a vida, a organizao dos significados, marca os diferentes estgios de desenvolvimento. A cada estgio ser estrutura cognitiva que permitir formas diferentes de interao com o meio; So as diferentes estruturas cognitivas que permitem prever o que pode conhecer naquele momento da evoluo.

CAPITULO 7 - AES MEDIADORAS E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Bock (1998, p.261) apresenta: A escola permite que a criana humanize-se, cultive-se, socialize-se, ou numa palavra, eduque-se. Por isso essencial para que o professor atenda bem as necessidades daquele aluno, que tenha uma linguagem acessvel e garanta que o mesmo fique a fim de estar naquela instituio.

CAPITULO 7.1 - O RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO DIANTE DAS AES MEDIADORAS.

Devemos de acordo com Freire (1996, p.86): Estimular a pergunta, a reflexo critica sobre a prpria pergunta, o que se pretende com esta ou com aquela pergunta em lugar da passividade em face das explicaes discursivas do professor (...)

(...)o fundamental que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos dialgica, aberta, curiosa, indagadora e no apassiva, enquanto fala ou enquanto ouve.

CONCLUSO

Construir no ambiente escolar, trabalhando o estado emocional com a equipe educacional de forma positiva, por meio de virtudes e valores que desenvolvam a afetividade nos mesmos, como confiana, respeito, satisfao interna, para assim desempenhar de maneira eficiente seu papel.

Promover a afetividade, a motivao a cognio possvel sim principalmente se a escola se mostrar aberta a cidadania, a ordem, a disciplina e ao respeito. Ou seja, uma instituio humilde de ideais tanto para aprender quanto para ensinar.

O aluno conseguir sentir-se autodirecionado, decidido, com senso de responsabilidade, pois percebe que o que lhe cerca so valores positivos e harmoniosos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
BOCK, Ana M. Bahia et al. Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. So Paulo: Saraiva 1998. BRIGGS, Dorothy C. A auto-estima do seu filho. So Paulo: Martins Fontes, 2000.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. So Paulo: Saraiva 2006. CHALITA, Gabriel. Educao: a soluo est no afeto. So Paulo: Gente, 2001.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia do Amor. So Paulo: Gente, 2003. CLARET, Martin. A essncia da Motivao. Ed. Martin Claret, 1998. DICIONRIO AURLIO, Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. Editora Nova Fronteira. 1 CD-ROM, 1994. DE LA TAILLE, Yves ET AL. Piaget Vygotsky Wallon Teorias Psicogenticas em discusso. 22. Ed. So Paulo: Summus editorial, 1992. FONZAR, Jair. Educao concepes e teorias. Curitiba: UFPR. 1982. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessrios a prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Educao e Mudana. 31. Ed. So Paulo: Paz e terra. 1979. GODOY, Eliete Aparecida de. Educao, afetividade e moral. Revista Educao e Ensino USF. Bragana Paulista: v. 2. n. 1. p. 35. Jan/jun., 1997. LESSA, Jadir. A construo do poder pessoal. Rio de Janeiro, Editora da SAEP, 1999. LOPES, Toms de Vilanova Monteiro. Motivao no Trabalho. Ed. Fundao Getlio Vargas 1980. MIRANDA, Simo de. . Professor, no deixe a peteca cair!. 1. ed. CAMPINAS - SP: PAPIRUS, 2005. v. 1. NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreenso da realidade. 19. Ed. Argentina: Brasiliense. 1975 OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: Um processo scio histrico. So Paulo: Scipione, 1998. RIBEIRO, Dr. Lair. Auto-Estima. 3.ed. Rio de Janeiro, Editora: Objetiva, 1994. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. Ed. So Paulo: Cortez, 2002. SPONVILLE, Andr Comte. Pequeno tratado das grandes virtudes. 2. ed. So Paulo, Editora: Positivo, 2009. TIBA, Iami. Disciplina: limite na medida certa. So Paulo: Gente, 1999

Mensagem
S aqueles que tm pacincia para fazer coisas simples com perfeio que iro adquirir habilidade para fazer coisas difceis com facilidade.

(Johann Christoph Von Schiller)

You might also like