You are on page 1of 14

INTRODUO

Este trabalho relativo aos dois principais constituintes da atmosfera terrestre: o azoto (considerado o quinto elemento mais abundante do universo) e o oxignio (um dos elementos mais importantes da qumica orgnica, sendo essencial na respirao celular dos organismos aerbios).

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DO AZOTO


Nmero atmico: 7 Nmero de massa: 14 Raio atmico: 71 pm Ponto de fuso: 63,15 K Ponto de ebulio: 75,36 K Energia de 1 Ionizao: 1402 KJ/mol Em condies PTN, o azoto encontra-se no estado gasoso.

ORIGEM DO AZOTO
Inicialmente, a Terra no tinha atmosfera. Os gases pouco densos (hidrognio e hlio) tinham sido lanados para o exterior do Sistema Solar pelas radiaes e pelos ventos solares emitidos pelo Sol. Com as erupes vulcnicas e a consequente libertao de gases, formou-se a atmosfera primitiva da Terra.

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DO OXIGNIO


Nmero atmico: 8 Nmero de massa: 16 Raio atmico: 66 pm Ponto de fuso: 50,35 K Ponto de ebulio: 90,18 K Energia de 1 Ionizao: 1313 KJ/mol Em condies PTN, o oxignio encontra-se no estado gasoso.

ORIGEM DO OXIGNIO
O oxignio surgiu, pela primeira vez, h cerca de 2.8 bilhes de anos, atravs do processo fotossinttico realizado pelas cianobactrias que tem como produto final o oxignio molecular. Com o passar de milhes e milhes de anos, a percentagem de oxignio comeou a ser cada vez mais significativa at atualidade.

Atualmente, os gases mais abundantes na atmosfera so o azoto (78%) e o oxignio (21%).

E SE A CONCENTRAO DE AZOTO FOSSE MENOR?


O azoto -nos essencial, pois entra na constituio de muitas substncias necessrias vida. Os seres vivos obtm azoto atravs da ingesto de protenas, quer de carter animal, quer de carter vegetal. Se a sua concentrao diminusse, a vida dos seres vivos estaria em risco.

E SE A CONCENTRAO DE OXIGNIO FOSSE MAIOR?


Se houvesse um aumento drstico da percentagem de oxignio na atmosfera, isso afetaria a vida, pois o oxignio um oxidante que provoca reaes de oxidao nas clulas do nosso organismo e consequente morte das clulas. Por isso, se a concentrao de oxignio fosse muito alta, os organismos extinguir-se-iam muito mais cedo ou no chegariam sequer a existir.

E SE A CONCENTRAO DE OXIGNIO FOSSE MENOR?


Em altitude, onde as concentraes de oxignio so muito mais baixas, a flora praticamente inexistente e a que existe muito mais rasteira. A fauna , tambm, inexistente. As maiores altitudes em que o Homem vive esto a 4 km de altura e os alpinistas que escalam os picos mais altos (cerca de 9 km de altura), tm que carregar mscaras de oxignio, logo podemos concluir que, se a concentrao de oxignio na atmosfera fosse menor, o Homem no sobreviveria.

CONCLUSO
Atualmente, os nveis de azoto e oxignio so ideais para a existncia da vida fora de gua. Se estes elementos fossem escassos, todos os seres vivos estariam em vias de extino ou totalmente extintos.

BIBLIOGRAFIA
pt.wikipedia.org geofull.blogspot.pt profs.ccems.pt www.notapositiva.com gold.br.inter.net

Realizado por Anjum Dhanani, da turma A do 10 Ano no mbito da disciplina de Fsica e Qumica A.

You might also like