You are on page 1of 19

CAPACIDADES FSICAS FLEXIBILIDADE

FLEXIBILIDADE
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos ou leses, a ampla movimentao em uma articulao ou grupos de articulaes, ou ento, como a capacidade de uma articulao mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

ALONGAMENTOS
Alongamentos so exerccios destinados a manuteno e aprimoramento da flexibilidade. Existem vrios mtodos de exerccios alongamento, entre eles podemos citar: Alongamento ativo (esttico e dinmico); Alongamento passivo (esttico e dinmico); e Alongamento com a combinao dos dois mtodos acima.

Ativa Flexibilidade ativa a maior amplitude de movimento alcanada usando apenas a contrao dos msculos agonistas e sinergistas, enquanto os antagonistas so alongados. Passiva Flexibilidade passiva a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando foras externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto o que vem mente quando a maioria das pessoas pensam sobre flexibilidade. A flexibilidade passiva sempre maior que a flexibilidade ativa

TIPOS DE FLEXIBILIDADE

Fatores que Afetam a Flexibilidade


Vrios fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, tendes, msculos, pele, leses, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. Tecido conjuntivo - quando o msculo alonga, o tecido conjuntivo adjacente fica mais tenso. Estrutura articular a flexibilidade por ser afetada pela forma e a direo dos ossos que, por motivos genticos, so anatomicamente diferentes de indivduo para indivduo.

Fatores que Afetam a Flexibilidade


Massa

muscular Quando muito desenvolvida (como em um fisioculturista), a massa muscular pode ser um fator de limitao mecnica. No entanto, isto no afeta a capacidade de alongamento do msculo. Idade - Na transio entre a infncia e a adolescncia a flexibilidade apresenta o seu valor mximo, a musculatura apresenta alteraes em funo do avanar da idade, como a perda de gua e elasticidade dos tecidos.

Fatores que Afetam a Flexibilidade


Temperatura - A temperatura ambiente, a temperatura corporal geral e a temperatura muscular especfica influem na flexibilidade. A flexibilidade muscular pode aumentar cerca de 20% sob boas condies de aquecimento.
Sexo - O sexo feminino apresenta maior capacidade de alongamento e elasticidade da musculatura, ligamentos e tendes.

BENEFCIOS DA FLEXIBILIDADE
Dentre os benefcios atribudos aos exerccios de alongamento destacam-se: Reduo das tenses musculares; Benefcios para a coordenao; Maior grau de mobilidade; Desenvolvimento da conscincia corporal; Liberao movimentos bloqueados por tenses emocionais; Ativao da circulao; Melhoria a capacidade mecnica dos msculos e articulaes.

FLEXIBILIDADE E SADE
A flexibilidade uma das variveis essenciais da aptido fsica relacionada a sade, sendo definida como a mxima amplitude fisiolgica passiva em um determinado movimento articular necessrio que ir depender da elasticidade muscular e da mobilidade articular, sem que ocorram leses antomo patolgicas Juntamente com a fora, a resistncia, a potncia, o equilbrio e a coordenao, a amplitude de movimento contribui de modo significativo para a qualidade global das funes fsicas de um indivduo.

FISIOLOGIA DA FLEXIBILIDADE
Trs receptores principais tem implicaes para o alongamento e a manuteno da amplitude de movimento favorvel, como o fuso muscular, o rgo tendinoso de Golgi (OTG) e os mecanorreceptores articulares. O fuso muscular um receptor que consiste de fibras musculares especiais, como as fibras intrafusais que so distintas das fibras musculares esquelticas normais

FISIOLOGIA DA FLEXIBILIDADE
rgo Tendinoso de Golgi um mecanoreceptor sensvel contrao dos msculos esqueltico, a pequenas alteraes na tenso do tendo e responde a tenso adicional tanto por estiramento passivo de um msculo como por contrao muscular ativa Mecanorreceptores articulares so quatro receptores de extremidades nervosas. Esses receptores articulares sentem foras mecnicas nas articulaes, tais como presso de alongamento e distenso.

FASES DO ALONGAMENTO
Reflexo miottico ou de alongamento Quando um msculo alongado, o mecanismo reflexo de alongamento iniciado, estiram-se as fibras musculares extrafusais e os fusos musculares e os potenciais de ao so estimulados, o que acarretar em um impulso resultando em uma contrao reflexa Inibio autgena o relaxamento neurolgico de um msculo quando estimulado. Poder ocorrer quando for ativado o OTG, gerando impulsos que iro proteger os msculos inibindo os neurnios motores

FASES DO ALONGAMENTO
A inibio recproca inibe o msculo antagonista quando o msculo agonista move um membro na amplitude do movimento, ou seja, os msculos geralmente atuam em pares, sendo que quando os agonistas contraem, os msculos opostos, os antagonistas, relaxem. A coativao ou co-contrao a contrao de dois msculos opostos com um alto nvel de atividade nos msculos agonistas, simultaneamente com um baixo nvel de atividade no msculo antagonista da mesma articulao. Preserva a estabilidade articular, ao fazer uma articulao mais rgida, tornando o movimento mais difcil.

FISIOLOGIA DO ALONGAMENTO

EXERCCIOS BSICOS DE ALONGAMENTO

VDEOS
http://youtu.be/giQf8mYmRaw

CAPACIDADES FSICAS VELOCIDADE

VELOCIDADE

CAPACIDADES FSICAS COORDENAO MOTORA

You might also like